Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Publicado por Equipe Cielo

Montar o próprio negócio pode exigir alto investimento dos empreendedores. Pensando nisso, preparamos dicas de como montar um negócio com pouco dinheiro.

 
Sabe como abrir um negócio com pouco dinheiro? Se a resposta for não, fique  tranquilo, você não é o único! Na hora de escolher o produto ou serviço que vai oferecer, considere os custos de produção e manutenção.
Qualquer negócio envolverá gastos. Então, antes de mais nada, saiba como abrir uma empresa. Selecionamos alguns exemplos para te ajudar na decisão. Confira:
 

1. Consultoria

Após anos de experiência em determinada área, algumas pessoas saem de grandes empresas e optam por exercer a atividade de consultor. Mas, você sabe o que um consultor faz? Ele é responsável por formular soluções sobre determinado assunto ou especialidade.
Listamos alguns serviços de consultoria disponíveis no mercado:

1.1 Consultor de vendas

Esse tipo de consultor costuma ser contratado para ajudar no aumento do faturamento e na otimização dos processos de vendas de uma empresa.
No início de um negócio próprio, pode ser difícil contratar uma pessoa apenas para essa função, e o consultor acaba sendo uma opção vantajosa para quem empreende.

1.2 Consultor de marketing

O consultor de marketing trabalha na construção de planos, buscando aumentar o alcance de audiência, no estudo de concorrência, sugestões de conteúdo e canais de comunicação ideais para cada ação.
Se uma empresa não está atingindo os resultados que esperava com sua equipe de marketing ou precisa de orientações para saber por onde começar, esse é o profissional indicado.

1.3 Consultor financeiro

Ele trabalha ajudando o cliente no controle de finanças, escolha e realização de investimentos, recuperação de problemas financeiros, entre outras questões que envolvam a gestão do dinheiro.
Nem sempre o motivo de um negócio desandar ou uma pessoa se endividar é a falta de dinheiro. Muitas vezes, o que acontece é a falta de conhecimento sobre o assunto, dificuldade para ajustar a receita/renda aos gastos ou incompreensão das oscilações do mercado, no caso das empresas.

1.4 Consultor de gestão empresarial

Muitas empresas recorrem a um consultor terceirizado para ajudar na melhoria de seus processos internos.
Um bom consultor de gestão empresarial consegue enxergar o que nem sempre é visto pelos funcionários, já que estes estão muito envolvidos na rotina e nas demais exigências do trabalho.

1.5 Consultor de recursos humanos

A área de recursos humanos tem ganhado cada vez mais visibilidade dentro do mundo dos negócios. No entanto, nem todas as empresas têm o conhecimento necessário para implementar os melhores processos de treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas.
Esse tipo de consultor deve ajudar na implementação de procedimentos mais assertivos, para que os profissionais estejam devidamente capacitados e motivados para entregar os resultados esperados pela organização.
Leia mais: como abrir um pequeno negócio.
 

2. Revenda

O mercado brasileiro tem bastante espaço para os profissionais que trabalham neste segmento e o procedimento é simples: você adquire produtos e os vende para outras pessoas.
Nessa área, você pode atuar como representante de vendas, distribuidor ou atacadista. No último caso, será preciso fazer um investimento inicial maior, para formação de estoque.
Há uma infinidade de marcas que trabalham revenda. Cosméticos, produtos plásticos e alimentos naturais são os mais conhecidos. Faça uma pesquisa, conheça as empresas, cadastre-se e comece a vender para seus familiares, amigos e vizinhos. O segredo da venda está no boca a boca.
 

3. Artesanato

Nada melhor do que ganhar dinheiro com aquilo que você já sabe fazer. Por exemplo, se você tem facilidade com artes manuais, pode abrir um ateliê e vender suas mercadorias. Mas, lembre-se: com um espaço físico, as despesas aumentam.

4. Cozinhar

Você notou que, de uma hora para outra, marmitas fitness e docinhos gourmetizados tomaram conta do mercado? Caso tenha habilidade na cozinha, não perca tempo. Arregace as mangas e prepare aquela receita especial.
Você pode vender com a ajuda de plataformas gratuitas, na rua, em estabelecimentos comerciais já existentes, escolas, faculdades… uma infinidade de opções.
Caso prefira, abrir uma lanchonete, também pode ser uma solução.
Leia mais: como abrir um negócio com R$5 mil.

5. Barbearia estilizada

 
Tem um espacinho sobrando em casa? A garagem, ou um cômodo vazio, por exemplo? Compre os equipamentos necessários e dê um upgrade no local.
 
Com uma boa decoração, você terá uma atração à parte! Alguns estabelecimentos vão além da decoração comum, colocando até mesmo mesas de sinuca ou máquinas de fliperama para seus clientes se divertirem.
 
Use as redes sociais para divulgar o seu negócio e como um canal de comunicação com os clientes, onde você pode divulgar fotos de cortes, barbas, criar eventos ou interagir com seu público.

6. Consertos em geral

Assim como os serviços de casa, esse tipo de negócio não exige um ambiente de trabalho estabelecido e nenhum investimento, exceto o das ferramentas.
Use as redes sociais para divulgar seu trabalho, mas não esqueça de destacar sua área de atendimento. Ou, se já investe em mídia paga, faça ações segmentadas para o público que deseja atingir.
Gostou das nossas dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro? Aproveite para conferir também as dicas do especialista em marketing digital, Bruno Ávila, sobre este assunto!
 

 
Agora que você já sabe como abrir um negócio com pouco dinheiro, que tal pôr as dicas em prática?


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288