Saiba como montar um restaurante de sucesso em 10 passos
Quer saber como montar um restaurante de sucesso? Fique sabendo que esse setor é um dos preferidos dos empreendedores de primeira viagem.
Apesar do entusiasmo dos novatos e do otimismo do setor de alimentação, empresas do ramo costumam enfrentar dificuldades para dar certo, especialmente quando falta planejamento.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 50% dos empreendimentos ligados à gastronomia duram menos de dois anos.
Então, pra ajudar você que sonha empreender no ramo de alimentação, preparamos algumas dicas de como montar um restaurante realmente de sucesso. Confira!
Por que montar um restaurante do zero?
O setor de bares e restaurantes no Brasil está fervilhando! No primeiro trimestre de 2024, o faturamento ultrapassou R$ 100 bilhões. E as projeções indicam que o setor deve alcançar R$ 428 bilhões até o final de 2024, o que seria um crescimento 3,3% em relação a 2023.
Já uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e Abia, realizada pela consultoria Galunion, mostrou que 74% dos restaurantes e lanchonetes aumentaram o faturamento em 2023, contra 58% em 2022.
Esses números indicam que abrir um restaurante pode ser sim uma oportunidade lucrativa e com boas chances de sucesso. Isso, claro, desde que o processo seja feito de forma planejada.
Como montar um restaurante em 10 passos?
O primeiro passo para montar um restaurante do zero é o desenvolvimento de um plano de negócios, que é essencial para verificar a viabilidade econômica da sua ideia. Muitos empreendedores falham nessa etapa, o que compromete o sucesso do empreendimento.
Um restaurante é uma empresa e, sem uma mentalidade empresarial desde o início, o risco de fracasso aumenta. Além de planejar, você deve considerar fatores como localização, cardápio, equipe e decoração.
Para te ajudar a ficar longe desses erros, apresentamos 10 dicas essenciais para ajudar você a abrir seu restaurante com sucesso. Veja a seguir!
1. Faça pesquisa de mercado e analise a concorrência
Antes de começar a cozinhar, é preciso entender o paladar dos seus futuros clientes. Mapear o mercado e definir o seu público-alvo é fundamental para criar um restaurante que faça sucesso.
Qual tipo de comida as pessoas da sua região mais gostam? Qual é o poder aquisitivo delas? E os seus hábitos de consumo?
Para te ajudar nessa pesquisa, você pode utilizar ferramentas como o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O ICVA é um estudo que acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro e pode te dar insights valiosos sobre o mercado de alimentação.
Dá um play no vídeo abaixo e entenda melhor o que é o ICVA!
Quer saber mais sobre o ICVA e como ele pode te ajudar a tomar decisões mais assertivas?
Cadastre-se e acompanhe os dados mais completos do varejo disponíveis no ICVA.
2. Escolha o modelo de atendimento do restaurante
Antes de abrir um restaurante, é preciso definir o tipo de alimentação que você deseja servir. Veja algumas opções abaixo!
- Self-service (autosserviço)
- À la carte (como listado no cardápio)
- Delivery (entregas)
- Fast-food (lanches e comida rápida)
- Rodízio
- Comida japonesa
- Petiscos
- Churrascaria
Depois dessa definição, o empreendedor precisa escolher e negociar com fornecedores, contratar uma boa equipe e planejar a montagem do estabelecimento. Essa é uma das premissas básicas para saber como montar um restaurante de sucesso!
3. Elabore o plano de negócios do restaurante
Um bom plano de negócios é fundamental para entender os custos envolvidos em abrir e manter um restaurante.
Esse plano ajuda a definir o investimento inicial e as estratégias para conseguir recursos, que podem vir de financiamentos, investidores ou economias pessoais.
Segundo uma matéria do portal Terra, 80% das empresas analisadas em uma pesquisa não tinham planejamento adequado, o que explica muitos dos fracassos.
Com o plano certo, você terá uma visão clara do mercado e poderá se preparar melhor para os desafios do setor.
Saiba mais sobre o assunto: O que é um plano de negócio e qual a sua importância? Entenda aqui
4. Escolha o local de instalação e monte a estrutura
A localização do seu restaurante é um dos fatores mais importantes para o seu sucesso. Escolha um lugar de fácil acesso, com boa visibilidade e que esteja próximo ao seu público-alvo.
Também crie um perfil no Google Meu Negócio para que as pessoas encontrem seu estabelecimento no mapa em buscas no Google.
Além da localização, você precisa pensar no design e na decoração do seu restaurante.
O ambiente deve ser agradável e convidativo para que os clientes se sintam à vontade. Outro ponto importante é investir em equipamentos de qualidade, como fogões, geladeiras, utensílios de cozinha e sistema de gestão.
A tecnologia também é uma grande aliada na gestão do seu restaurante. Utilize um software de gestão (ERP) para controlar o estoque, as vendas e as finanças do seu negócio.
5. Cuide da documentação e das obrigações legais
Montar um restaurante envolve mais do que apenas uma cozinha equipada e um cardápio de encher os olhos e dar água na boca. A parte burocrática é essencial para garantir que o seu negócio funcione dentro da lei.
Para isso, você precisa obter as licenças necessárias, como o alvará de funcionamento, e cumprir com as exigências da vigilância sanitária.
As regras podem variar de acordo com a cidade e o estado, por isso, é fundamental procurar a vigilância sanitária da sua região para se informar sobre todos os requisitos.
E atenção: ignorar essa etapa pode te causar muitos problemas, como a perda de produtos e até mesmo a suspensão do seu estabelecimento.
6. Contrate a equipe e faça treinamentos
Muitos empreendedores falham por acreditar que dão conta de tudo sozinhos. Embora essa seja a realidade do início de muitos negócios, é importante encarar isso como uma situação momentânea. Afinal, sua equipe é o seu maior patrimônio.
Aqui vale lembrar que, embora essencial, nenhuma empresa sobrevive apenas com a dedicação do dono. É preciso contar com profissionais qualificados, motivados e que se identifiquem com a cultura do seu empreendimento.
E não é só isso: invista em aprendizados sobre gestão para você e em treinamentos para a equipe se alinhar com os objetivos do negócio e oferecer um atendimento de excelência aos clientes.
Uma equipe bem treinada é capaz de te ajudar a manter um bom relacionamento com os clientes , fidelizá-los e aumentar a reputação do seu negócio.
Leia também:
- Aprenda como encantar o cliente no primeiro atendimento
- 10 ideias para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a sua fidelidade
7. Entenda como será a rotina do restaurante
Para a maioria dos restaurantes, os períodos de maior movimento são justamente os dias e horários em que outras empresas tiram o pé do acelerador: a hora do almoço, noites, fins de semana e feriados.
O dono de um novo restaurante deve se preparar para deixar a rotina de lado e trabalhar nos dias e horários em que a maioria dos trabalhadores, em geral, descansam.
E ainda deve ter um bom planejamento (e pessoas de confiança) para manter o estabelecimento aberto se pretende tirar um fim de semana para descansar.
8. Planeje as compras e elabore os cardápios
Administrar estoques é um dos principais desafios de empresários do setor de alimentação. Ao contrário de outras empresas, restaurantes trabalham com produtos frescos e podem ter grandes prejuízos se não calcularem bem quanto devem comprar.
Ao mesmo tempo, se um prato aparece no cardápio, é fundamental que o restaurante disponha de todos os ingredientes para prepará-lo, sob risco de desapontar o cliente.
Uma das recomendações mais comuns para ter sucesso na administração do estoque é planejar bem o cardápio.
Em geral, menus mais simples costumam facilitar a vida do dono do restaurante, enquanto que aqueles com muitas opções tendem a causar desperdício e prejuízo.
Faça uma análise: se um prato foi pedido por apenas um ou dois clientes no último mês, será que vale a pena mantê-lo no cardápio e seguir comprando os ingredientes para prepará-lo?
9. Crie estratégias para atrair e fidelizar os clientes
A hora do almoço é uma das principais fontes de receita de um restaurante, principalmente se o estabelecimento estiver numa área com grande concentração de empresas.
Aliás, quase dois milhões de pessoas fazem a segunda refeição na rua, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para fidelizar clientes e enfrentar a concorrência neste horário, uma boa dica é planejar algo especial.
Mesmo os restaurantes que costumam cobrar mais caro podem ser mais competitivos se criarem pratos e menus especiais para esse horário, oferecer descontos ou criar programas de fidelidade.
Lembre-se que para empreender no ramo alimentício é necessário exercitar, diariamente, o planejamento: seja na hora de comprar matéria-prima para os pratos, seja na hora de criar estratégias de marketing para horários de alto movimento.
E por falar no assunto, uma boa ferramenta para viabilizar o seu planejamento é o Cielo Farol. Com o Farol, você fica por dentro dos detalhes do fluxo de clientes do seu negócio e consegue fazer ações de vendas mais efetivas.
Conheça todas as vantagens e funcionalidades do Cielo Farol para seu empreendimento!
E já que estamos falando de horários de pico no restaurante, a agilidade e mobilidade são habilidades essenciais para atender mais pessoas. Por isso, é importante fazer a escolha certa dos meios de pagamento em um restaurante…
10. Defina os meios de pagamentos que serão oferecidos
Já pensou em perder uma venda porque o seu cliente não tinha dinheiro em espécie? Ou pior, em criar uma experiência negativa para o cliente por não oferecer as opções de pagamento que ele precisa? Terrível, né?
As formas de pagamento são um fator decisivo na hora da compra. Por isso, é fundamental oferecer diversas opções aos seus clientes, como cartão de crédito, débito, Pix e outras alternativas.
Em outras palavras, quanto mais opções você oferecer, maior será a sua chance de concretizar a venda e fidelizar o cliente.
Além disso, a agilidade na hora de realizar o pagamento é fundamental, principalmente em um restaurante, onde as pessoas geralmente estão com pressa. Por isso, a Cielo Flash é a maquininha ideal para quem busca velocidade e praticidade.
Com ela, você realiza até 3 vendas por minuto e oferece aos seus clientes todas as principais opções de pagamento utilizadas no Brasil, incluindo pagamento por aproximação (NFC) e QR Code.
Conheça a Cielo Flash e tenha uma maquininha ultraveloz para vender muito mais no seu restaurante!
Conclusão
E aí, tirou suas dúvidas sobre como montar um restaurante do zero? Esperamos que as 10 dicas apresentadas neste guia sejam úteis para você!
Seguindo esses passos vai ficar mais fácil enfrentar os desafios do segmento e alcançar o sucesso no empreendedorismo.
Para mais dicas sobre gestão, empreendedorismo e, claro, para vender mais, acesse o Blog Cielo e continue acompanhando conteúdos exclusivos para o seu negócio.