Você está em:

Vender Mais

O que é estratégia de marketing? Veja como elevar os resultados do seu negócio

Você sabe o que é estratégia de marketing? Veja a importância, exemplos, tipos como criar uma e como fazer segmentação de mercado.
Publicado por Equipe Cielo

Representação visual de uma estratégia de marketing, contendo uma lâmpada acesa no centro e ao lado desenhos diversos ilustrando métodos e ferramentas.

Saber o que é estratégia de marketing é essencial para a sobrevivência de qualquer organização.

Afinal, em qualquer nicho e segmento é preciso buscar meios de superar a concorrência para garantir os bons resultados.

Existem muitas formas de se fazer isso, e conhecer cada uma delas é indispensável para poder adotar as ações mais eficientes em diferentes contextos.

Por isso, vamos mostrar aqui o que é estratégia de marketing, qual sua importância e alguns conceitos fundamentais para quem quer se destacar no mundo dos negócios.

O que é estratégia de marketing?

Estratégia de marketing é o planejamento e o acompanhamento das ações que uma empresa realiza para se comunicar com o público.

Essas ações servem para reforçar a marca, atrair clientes e posicionar a empresa como autoridade no mercado e na própria sociedade.

Para que as ações de marketing sejam eficientes, a empresa precisa de várias informações sobre o cenário que a cerca.

Por exemplo: é preciso conhecer o perfil dos consumidores, saber quais são os objetivos do negócio, analisar o orçamento disponível, e por aí vai.

Por isso, entender o que é estratégia de marketing é importante para saber quais ações poderão trazer os melhores resultados possíveis para os interesses da empresa.

Qual é a importância do marketing para um negócio?

Todo negócio precisa de divulgação para buscar clientes e sobreviver no mercado, e o marketing é a forma de garantir que essas ações sejam tomadas da maneira mais eficiente possível.

Por isso, desde pessoas que empreendem em pequenos negócios a grandes grupos empresariais precisam ter em mente o que é estratégia de marketing.

Afinal, não basta simplesmente colocar uma placa na sede de uma loja para esperar que as vendas aconteçam.

É claro que a placa é necessária, pois sem ela ninguém vai saber que há uma loja ali e o que é vendido no estabelecimento.

Por isso, essa ação precisa ser apenas uma parte de um conjunto maior de medidas.

Essa empresa ainda vai precisar de outras iniciativas para se posicionar no mercado, como definir outros meios de divulgação, criar frases de promoção para atrair clientes e muitas outras.

Tudo precisa ser acompanhado constantemente para que a gestão do negócio possa perceber o que traz os melhores resultados.

O marketing também é necessário para garantir que a empresa vai aproveitar todas as oportunidades que surgirem.

Por exemplo, quando chega o fim do ano, é este setor que vai pensar nas ideias de promoção de Natal para atrair clientes nessa época.

Portanto, a importância do marketing é justamente a de buscar formas de divulgar bem a empresa.

O que é segmentação de mercado?

Segmentação de mercado é a divisão de todo o público que uma empresa almeja atingir em grupos conforme diferentes características.

Assim, é possível entender as melhores formas de atingir cada um desses grupos para criar estratégias de marketing direcionado.

A segmentação é importante porque não existe uma fórmula para atrair todas as pessoas com potencial para consumir as soluções de um negócio.

Por isso, este é um fator importante quando falamos sobre o que é estratégia de marketing.

Por exemplo: uma campanha de marketing para barbearia pode ter uma ação destinada a um público mais jovem que não traria bons resultados para um público com mais idade.

Além da faixa etária, a segmentação pode levar em consideração fatores como endereço, região, profissão, renda média e outras preferências.

Por que é necessário avaliar a concorrência?

Além da segmentação, outro aspecto a ser levado em conta quando abordamos o que é estratégia de marketing é a análise da concorrência.

Essa prática pode render várias informações importantes para o plano de marketing de um negócio.

Somente conhecendo os detalhes das estratégias de concorrentes, é possível buscar um diferencial competitivo para posicionar a marca de maneira mais assertiva.

Além disso, a precificação também precisa levar em conta os valores cobrados por outras empresas que atuam na mesma área.

Afinal, é necessário ser competitivo, cobrando preços mais baixos.

Agora que já explicamos o que é estratégia de marketing e quais são seus principais aspectos, vamos mostrar algumas estratégias que seu negócio pode adotar.

Estratégias de marketing para usar na sua empresa

A partir da definição que apresentamos sobre o que é estratégia de marketing, vamos mostrar neste tópico as principais ações que podem ser realizadas nessa área.

Outbound marketing

Esse termo reúne os métodos tradicionais de marketing, em que o negócio apresenta de forma clara suas soluções para a clientela.

Nele, as ações são focadas a um público amplo, sem levar em conta as características.

Alguns exemplos de outbound marketing são a veiculação de anúncios em jornais, canais de televisão e outdoors.

Inbound marketing

O inbound é uma estratégia oposta ao outbound, pois tem como objetivo incentivar a própria clientela a ir atrás das soluções oferecidas pela empresa.

Por isso, é conhecido também como “marketing de atração”.

Um exemplo de estratégia de inbound marketing é a otimização para motores de busca (SEO, na sigla em inglês).

Essa técnica é implementada para posicionar o material da empresa entre os primeiros resultados de pesquisas sobre assuntos relacionados à solução que a empresa vende em portais como o Google.

A publicação de conteúdos informativos em blogs e redes sociais também são estratégias de inbound.

Marketing digital

No marketing digital, a divulgação é realizada na internet, sempre direcionadas a um público segmentado.

As empresas usam ferramentas para analisar as características de seus clientes e também avaliar o custo de aquisição de clientes (CAC), o que torna essa estratégia bastante eficiente.

Alguns dos principais exemplos de iniciativas de marketing digital são a veiculação de anúncios pagos em plataformas como Google e Facebook Ads e o envio de campanhas de marketing por e-mail.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma estratégia implementada para fidelizar clientes, despertando uma sensação de proximidade.

Algumas ações simples como se lembrar do nome de uma pessoa ao atendê-la, responder um comentário em uma rede social e enviar uma mensagem de parabéns em seu aniversário podem ser consideradas parte dessa estratégia.

Endomarketing

Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para as pessoas que trabalham em uma empresa.

O objetivo é manter a equipe engajada e motivada, melhorando o clima interno.

Algumas ações comuns de endomarketing são a distribuição de brindes referentes a datas festivas e a realização de palestras ou treinamentos especiais para as equipes.

Marketing de guerrilha

Essa estratégia consiste em adotar uma tática pouco convencional para atrair clientes.

O foco desse método é proporcionar uma experiência surpreendente e agradável para associar boas sensações à marca.

A colocação de anúncios em locais inusitados, a realização de ações na rua e a promoção de um conteúdo viral em alguma rede social são algumas das formas de implementar o marketing de guerrilha.

Eventos e patrocínios

Essa estratégia costuma ser adotada por grandes empresas, que apostam na realização de eventos como palestras, apresentações musicais e culturais para promover seus nomes.

Em alguns casos, as empresas podem apenas patrocinar esses eventos.

Nesse caso, não é preciso arcar com toda a produção, embora os ganhos para a imagem não sejam tão grandes.

Outro tipo de implementação dessa tática é patrocinar artistas, atletas e equipes esportivas, para que exibam a marca do negócio de alguma forma.

Estabeleça metas realistas e monitore os resultados de perto

Como explicamos neste artigo, saber o que é estratégia de marketing é necessário para entendermos quais são as melhores formas possíveis de divulgar um negócio.

A análise do desempenho das iniciativas de marketing é muito relevante para mostrar em quais iniciativas o negócio deve adotar.

Quanto mais informações sobre o desempenho de vendas ficarem disponíveis, mais detalhada será essa análise.

Por isso, vários negócios têm usado tecnologias de dados para não ficarem para trás no mercado.

O Cielo Farol é uma ferramenta de análise de informações capaz de apresentar uma visão completa do negócio.

Além de usar os dados das vendas e do faturamento da própria empresa, o Farol faz uma comparação com o desempenho de negócios do mesmo porte, setor e região.

A ferramenta também disponibiliza dados sobre o fluxo de clientes e ajuda a estabelecer metas de crescimento.

Veja como o Cielo Farol pode ajudar o seu negócio!

Portfólio de soluções,

encontre a sua.

Saiba mais

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288