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Como calcular markup? Aprenda a fórmula para precificar produtos e serviços

Entenda a fórmula, conheça suas despesas, calcule o índice ideal e defina uma boa margem de lucro.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedoras sorridentes observam papéis e notebook para calcular o markup da empresa.

Saber como calcular markup é uma das principais maneiras de definir preços.

Afinal, a tarefa de precificar produtos e faturar bem sem abrir mão da competitividade é desafiadora.

Por isso, seja para administrar um restaurante, um e-commerce ou qualquer tipo de negócio, é preciso saber as principais técnicas para isso.

Neste artigo, vamos explicar uma delas com detalhes, o markup.

Leia o artigo até o final para aprender como calcular markup e o quanto esse indicador pode ser valioso para a sua empresa.

O que é markup?

Markup é um indicador usado para precificar produtos e serviços a partir dos custos de compra ou produção e uma margem de lucro.

Ele garante que a empresa vai repassar todos os custos envolvidos nas suas operações no preço a ser cobrado.

Portanto, saber como calcular markup é uma forma de garantir que um negócio não vai ter prejuízo.

Esse índice é altamente versátil, por isso funciona para diversos tipos de organização.

O importante é que as pessoas que gerenciam o negócio conheçam bem os custos de suas operações.

Entenda melhor essa relação lendo o próximo tópico.

Como funciona o markup?

O markup é um multiplicador – ou seja, é um número decimal que deve ser multiplicado pelos custos de cada item produzido.

O resultado será o preço a ser cobrado.

Por isso, é preciso saber como calcular markup a partir das informações dos custos fixos e variáveis do negócio.

A partir desse levantamento, a gestão da empresa aplica a fórmula que vamos apresentar ao longo deste artigo.

Todo o processo é bem simples, e você vai conferir uma explicação detalhada com exemplo prático.

Qual é o markup ideal para sua empresa?

Não existe um markup ideal, pois cada empresa vive uma situação específica que depende de muitos fatores.

Os próprios custos da operação podem variar bastante, por isso é importante sempre acompanhar esses valores e buscar meios de otimizar as despesas.

Além disso, o preço a ser cobrado precisa também ser atraente para a clientela – ou seja, quem vai consumir seus produtos ou serviços.

Por isso, precisa estar de acordo com o poder aquisitivo desse público e ser competitivo em relação à concorrência.

É por isso que saber como calcular markup é tão importante: não basta fazer esse cálculo uma vez, pois o índice sempre pode mudar.

Como calcular markup de produtos?

O markup é definido pela seguinte fórmula:

  • Markup = 100 / [100 – (DV + DF + ML)].

As variáveis da fórmula são as seguintes:

  • DV: despesas variáveis
  • DF: despesas fixas
  • ML: margem de lucro.

Por isso, para entender como calcular markup, é preciso prestar atenção aos dois itens que vamos explicar abaixo.

Conheça suas despesas

Para ser feito corretamente, o cálculo do markup precisa considerar todas as despesas envolvidas na produção de cada unidade ou em cada serviço prestado.

Por exemplo: se você gasta R$ 1 mil para produzir 100 peças, considere R$ 10 para o cálculo.

Esse valor deve considerar os dois tipos de despesas:

  • Despesas fixas: aquelas que não mudam de acordo o volume de produção ou de vendas de um negócio, como o preço do aluguel de um espaço e o pagamento da folha salarial.
  • Despesas variáveis: as que variam conforme a atividade do negócio, como compras de materiais, gastos com entrega e logística e o pagamento de comissões a profissionais de vendas.

Defina a margem de lucro

A margem de lucro é o indicador que determina quanto a empresa vai ganhar com a comercialização de um produto, excluindo todas as despesas fixas e variáveis.

Vamos voltar ao exemplo que demos logo acima, do produto que custa R$ 10 para ser produzido.

Neste caso, se a empresa cobrar R$ 12 pelo item, a margem de lucro será de 20%.

Esse cálculo ficou fácil porque os valores são redondos, mas na maior parte do caso as pessoas que gerenciam negócios precisam lidar com números quebrados.

Por isso, o markup é o instrumento que facilita a aplicação da margem de lucro definida pela empresa em todos os produtos ou serviços oferecidos.

Veja abaixo um exemplo para entender como achar o markup em um cálculo de precificação.

Exemplo de cálculo do markup

Para que você entenda como calcular markup, vamos realizar agora um cálculo de um exemplo fictício.

Antes de aplicar a fórmula, é preciso definir as variáveis.

Imagine uma empresa que compra fones de ouvido para revender pela internet.

Seus custos fixos, incluindo contas de internet e telefone, custos com hospedagem do site de vendas e publicidade, somam R$ 10 por cada fone comprado.

Já as variáveis, que incluem os próprios fones, além das embalagens e os gastos com frete, somam R$ 40, e a empresa planeja lucrar 18%.

Como a margem de lucro está em termos percentuais, é preciso que as despesas também sejam colocadas em termos percentuais.

Assim, temos as seguintes variáveis:

  • DV: 20%
  • DF: 5%
  • ML: 18%.

Aplicando a fórmula, temos o seguinte cálculo:

  • Markup = 100 / [100 – (20 + 5 + 18)]
  • Markup = 100 / [100 – 43]
  • Markup = 100 / 57
  • Markup = 1,75 (aproximadamente).

Já sabemos que o custo fixo por cada fone adquirido é de R$ 10 e os custos variáveis somam R$ 40.

Ou seja, a aquisição de cada fone custa R$ 50.

Por isso, o preço final é esse valor multiplicado pelo nosso markup:

  • R$ 50 x 1,75 = 87,50.

Como seu preço está em relação aos concorrentes diretos?

Em um contexto ideal, você terá um valor justo e competitivo a partir do cálculo que apresentamos acima.

No entanto, se você encontrou o markup do seu produto e mesmo assim seu preço está muito acima dos seus concorrentes, isso é sinal de que eles têm um processo mais eficiente.

Nesse caso, você terá de investigar como poderá enxugar suas despesas.

Uma maneira de se fazer isso é realizar uma análise SWOT, criada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Por isso, acompanhar a concorrência é importante para qualquer empresa.

O Cielo Farol é uma solução da Cielo de inteligência de negócios que ajuda sua empresa a ter uma visão completa do negócio.

Entre diversas funcionalidades, a ferramenta traça uma comparação entre seus resultados e os de negócios com as mesmas características.

Assim, você pode comparar faturamentos e estabelecer metas de crescimento.

Além disso, o sistema fornece dados como perfil de renda e comportamento de clientes.

Portanto, é uma forma de facilitar a tomada de decisões para que a empresa seja sempre competitiva.

Como sua marca pretende se posicionar no mercado?

Saber como calcular markup é muito importante para que seu negócio realize boas vendas.

Porém, como explicamos no tópico acima, é preciso se atentar a vários fatores para garantir a eficiência da empresa.

Além do preço atrativo, usar bons argumentos de vendas em sua publicidade e garantir o melhor atendimento é essencial.

Com tantas variáveis, você vai precisar de uma ferramenta que ajude a avaliar o desempenho do seu negócio.

Por isso, contar com a parceria de uma empresa que processa 10% do PIB brasileiro a cada ano é uma maneira de garantir os melhores resultados.

Contamos com várias ferramentas que ajudam a aproveitar todo esse fluxo de informações a favor da sua empresa!

Conheça nossas soluções em inteligência de dados!

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