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Loja Santo Antônio: soluções da Cielo ajudam a manter vendas em alta após a Black Friday

Com planejamento e foco no cliente, empresária se destaca no segmento de venda de produtos e utensílios para quem gosta de cozinhar.
Publicado por Equipe Cielo

A dona da Loja Santo Antônio (no meio) e os filhos, que também trabalham no negócio da família

Há mais de três décadas no mercado, a Loja Santo Antônio sempre apostou num diferencial para se destacar da concorrência: oferecer a cada cliente bem mais do que artigos de culinária.

Com muita criatividade e planejamento estratégico, a empresária Meire Lousa vem garantindo o sucesso do negócio da família ao longo dos anos.

Na Black Friday 2023, a aposta em ações de marketing de conteúdo ajudou a destacar o estabelecimento em uma das datas mais badaladas do calendário do Varejo.

Mas a receita de sucesso da Loja Santo Antônio vai muito além desta data e conta com um ingrediente essencial: a parceria com a Cielo!

Fundada em 1990, Loja Santo Antônio começou em pequeno cômodo

Ficar perto da família foi uma das principais motivações para Meire decidir ter seu próprio negócio.

Por isso, quando surgiu, em 1990, a Loja Santo Antônio ocupava um dos cômodos da casa da empresária. Assim, ela podia cuidar dos negócios e dos filhos Fábio e Francine ao mesmo tempo. Na época, as crianças tinham apenas seis e três anos de idade, respectivamente.

Desde o início, Meire buscou iniciativas para “ir além” e buscar formas de fidelizar seu público.

Assim, ela realizava ações como a entrega de receitas para inspirar e motivar clientes a cozinharem utilizando os itens vendidos na Loja Santo Antônio.

A estratégia ajudou a atrair pessoas que queriam empreender no segmento da Alimentação, o que contribuiu para que a empresária identificasse uma outra oportunidade: a realização de cursos de Culinária.

Ela passou a organizar e oferecer aulas no quintal de casa, agregando mais valor para seu público através da oferta de serviços relevantes para o setor.

Do pequeno ponto de venda domiciliar até chegar ao e-commerce e à loja que ocupa quase um quarteirão no Tatuapé, em São Paulo, já são 33 anos de atuação no mercado.

Fábio e Francine agora trabalham com a mãe, cuidando da parte administrativa e do marketing do negócio.

A família se dedica bastante para garantir o sucesso da Loja Santo Antônio, principalmente, em períodos como a Black Friday.

Opções não faltam para o público: são mais de mais de 30 mil itens na loja física e cerca de 8 mil na loja virtual.

Para alavancar o faturamento em datas comemorativas e impulsionar as vendas, a receita de sucesso inclui planejamento estratégico, boa divulgação, conteúdo de qualidade e, claro, as soluções da Cielo!

>>> Clique e assista ao episódio do programa “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” que destaca a parceria da Cielo com a Loja Santo Antônio!

Marketing de conteúdo tem papel importante na estratégia da empresa

As datas do calendário comercial são sempre uma boa oportunidade para impulsionar as vendas.

Para isso, é importante traçar o planejamento, definir as ações mais adequadas para o perfil do seu público e se preparar com antecedência.

Na Loja Santo Antônio, oferecer conteúdo de qualidade tem uma grande importância na estratégia da empresa. Afinal, uma boa parcela da clientela da loja é formada por pessoas que ganham a vida com seu próprio negócio.

Assim, em ocasiões como a Black Friday, o foco é ampliar a divulgação de dicas, receitas e ideias sobre como aproveitar bem as vantagens da data promocional.

Meire ressalta também a importância de “prolongar” as promoções, aproveitando o período antes e depois da data para despertar o interesse do público.

Ainda em outubro, por exemplo, a empresa já começou a fazer diversas postagens nas redes sociais sobre o tema.

Além disso, o blog da loja ampliou a oferta de conteúdos educacionais como receitas, informações sobre produtos e orientações de gestão voltadas para empreendedores do ramo da Alimentação.

Outra ação que faz parte das apostas da Loja Santo Antônio para a data foram as chamadas live shops, transmissões online onde são feitas demonstrações de produtos com foco em vendas e ações promocionais.  

Foram diversas lives voltadas para a produção de receitas e ofertas especiais de insumos e equipamentos não só para quem empreende no segmento, mas também para quem tem a culinária como hobby.

No site da loja, destaque também para a oferta de frete rápido e o parcelamento em até seis vezes sem juros para quem aproveitar as ofertas.

Na parceria com a Cielo, segurança e diversidade de formas de pagamento se destacam

Desde o começo, Meire prioriza a segurança nos pagamentos. Por isso, no início, já dava preferência ao pagamento com cartão em vez dos cheques, por exemplo.

Com a crescente digitalização dos meios de pagamentos que vem ocorrendo desde que a Loja Santo Antônio foi fundada, a empresária conta com as soluções da Cielo para continuar recebendo por suas vendas de maneira segura.

Na loja física, além das nossas maquininhas de cartão, os caixas do estabelecimento usam terminais TEF (sigla para Transferência Eletrônica de Fundos).

Com integração direta no sistema da empresa, eles possibilitam melhor controle das finanças, registrando todos os pagamentos feitos com cartões de crédito e débito.

No site da empresa, a API E-commerce oferece experiência personalizada para as vendas online.

Além de antifraude integrado, a solução tem diversas ferramentas para impulsionar e otimizar a conversão das suas vendas e aceita diversas formas de pagamento como Pix, carteiras digitais, boleto e as principais bandeiras de cartão de crédito e débito.

A Loja Santo Antônio também utiliza o Link de Pagamentos Cielo para vender pelo televendas e em outros canais digitais, como redes sociais e aplicativos de mensagens, por exemplo.

Ele possibilita gerar links de pagamento, que são enviados para que os clientes possam pagar por suas compras feitas à distância com segurança e agilidade.

Segundo Meire, isso ajuda principalmente as pessoas que estão – muitas vezes, literalmente – com a mão na massa, percebem a falta de algum ingrediente e acabam usando estes canais para agilizar os pedidos.

O uso das soluções mais indicadas para o perfil da Santo Antônio é acompanhado de perto pelo Gerente de Negócios da Cielo, Reinaldo de Siqueira Preto.

É ele quem atende o estabelecimento e está sempre atento às novidades que a Cielo oferece para solucionar as necessidades da loja.

Cielo Farol oferece visão completa do negócio

Além de contar com nossas soluções para melhorar as vendas e as finanças da loja, a empresária também utiliza o Cielo Farol.

O Cielo Farol utiliza a inteligência de dados da nossa empresa para oferecer uma visão completa da Loja Santo Antônio.

Isso ajuda a Meire a melhorar a gestão do seu negócio.

Com o Cielo Farol, é possível:

  • Saber como está a performance do seu estabelecimento;
  • Fazer a comparação do desempenho em relação a negócios similares do mesmo porte e que atuam no mesmo setor e região que o seu;
  • Entender o perfil de renda e o comportamento de compra do seu público;
  • Descobrir os dias e horários de maior fluxo de vendas – essencial para planejar boas ações promocionais;
  • Saber qual a frequência de clientes no estabelecimento, indicando quais são novos ou recorrentes;
  • Conhecer o ticket médio e os formatos de venda mais utilizados (crédito, débito, à vista ou parcelado), além do perfil de consumo de seus clientes.

Confira o vídeo que fizemos, detalhando as vantagens que o Cielo Farol oferece:

Faça como a Loja Santo Antônio e junte forças com a Cielo!

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