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Dicas e Histórias de Sucesso

Como não perder vendas? Otimize sua operação com o uso inteligente da tecnologia

Soluções digitais são encaradas como oportunidade de reduzir impacto da crise pelos empreendedores
Publicado por Equipe Cielo

A digitalização dos negócios ganhou mais forças com o período pandêmico e hoje é prioridade em muitos negócios. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, o que coloca a tecnologia como uma grande aliada daqueles que buscam dicas de como não perder vendas.

Não importa se você é um pequeno empreendedor com uma barraquinha ou um grande empresário, não pode ficar sem vender, independente da época. Para ajudá-lo, a tecnologia oferece múltiplos caminhos.

Seja com o uso do WhatsApp, ferramentas de automação ou mesmo uma plataforma de e-commerce, tais ferramentas se apresentam como alternativas quase que indispensáveis. E para falar desse tema tão importante, houve um bate-papo exclusivo sobre esse tema com o Sebrae.

É lógico que você não vai querer perder, né? Então confira tudo aqui mesmo!

E-commerce no Brasil

Claro que a pandemia fez com que muitas pessoas mudassem a forma de consumo e, por isso, diversos varejistas passaram a explorar o e-commerce no país.

Em 2023, de acordo com dados da 49ª edição da pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ Ebit, o comércio eletrônico chegou a faturar mais de R$ 254 bilhões, um aumento de 0,7% quando comparado ao resultado de 2022. Ao observar o volume de clientes, o índice aponta a existência de um público-alvo de 108 milhões de pessoas.

Sites de pesquisas e redes sociais são os maiores incentivadores de compras na internet. Isso prova, mais uma vez, a necessidade de marcar presença nesses canais ao pesquisar sobre como não perder vendas.

Para garantir mais sucesso, o e-commerce Cielo pode ser seu braço direito neste momento. Ele, inclusive, é responsável por mais de 50% dos negócios online de todo o Brasil e conta com a melhor ferramenta antifraude do mercado.

Sendo assim, antes de apresentar nossas dicas para faturar mais, entenda melhor como a Cielo pode te ajudar a vender mais na internet.

O que é o Cielo Link de Pagamento?

Que tal vender online sem precisar ter um site do seu negócio? Esse é o objetivo do Link de Pagamento: a solução é uma excelente alternativa para quem busca dicas de como não perder vendas no ambiente digital sem realizar um grande investimento. Transações por redes sociais, como Instagram e Facebook, são alternativas viáveis e que dão resultados.

Mais do que isso: essa solução permite que o empreendedor aceite pagamento com cartões de crédito e débito sem a necessidade de usar uma máquina, o que traz segurança no caso de deliverys. E não fique achando que é difícil usar essa tecnologia. Veja como ela é bem simples!

Como utilizar o Cielo Link de Pagamento?

  1. Para começar a usar, basta solicitar o cadastro e-commerce como Cielo Link de Pagamento;
  2. Você acessa a área logada do site Cielo e clica em: Vendas on-line > E-commerce > Link de pagamento;
  3. Preencha as informações solicitadas sobre o produto e clique em ‘Gerar link’;
  4. Agora é só copiar o link gerado e compartilhar onde você desejar;
  5. O cliente deve preencher os campos com seus dados. Pronto! Transação aceita.

Além disso, é possível fazer o mesmo procedimento pelo aplicativo da Cielo. Quer saber como gerar um link de pagamento na prática? Esse vídeo no YouTube pode ajudá-lo.

Mas não para por aí. O que faz perder uma venda? São muitos os motivos e é por isso que vamos falar detalhadamente nesse artigo como você pode garantir muito mais o sucesso do seu negócio aproveitando tanto as tecnologias disponíveis. Vamos lá?

Como a tecnologia ajuda a não perder vendas?

Tudo bem, já sabemos que o comércio eletrônico é um fato e os números não mentem. O empreendedor que antes vendia apenas presencialmente, hoje deve pensar em outra alternativa: usar a tecnologia se quiser saber como não perder vendas.

Ali, no tópico anterior, você já viu que com o link de pagamento Cielo não precisa nem de conhecimentos avançados para introduzir a tecnologia em seu negócio, certo?

Porém, o uso da tecnologia não para por aí. As redes sociais, por exemplo, podem ser uma opção de divulgação dos produtos. É preciso se reinventar e estar aberto a outros formatos de vendas após a mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais ativos na internet.

Se você tem um negócio que vende bolos, por exemplo. Que tal entrar na sua lista de contatos e divulgar o produto na hora do café da tarde? Certamente, alguns clientes não resistiriam à proposta e, assim, geraria uma renda mesmo não podendo sair de casa.

E daremos muito mais exemplos que podem te ajudar tanto a fidelizar os clientes mais antigos como garantir que mais pessoas se interessem pelo seu produto ou serviço.

Como atrair e reter clientes usando a tecnologia?

Reter clientes é tão importante quanto conquistar novos consumidores para o seu negócio se quiser saber como não perder vendas. Ampliar a clientela é essencial, mas focar na retenção de quem já tem um relacionamento com a sua marca é um ponto que merece atenção para quem quer alavancar os resultados do seu negócio.

Afinal, é mais fácil estabelecer um relacionamento com quem já conhece seus produtos e serviços e conseguiu auditar a qualidade daquilo que é entregue. Essa pode ser a chave para não perder clientes.

Construir essa relação de forma adequada traz muito valor para as empresas, principalmente naquelas épocas do ano em que o mercado está repleto de promoções e a concorrência para fechar vendas é ainda maior.

Quer vender mais na próxima data comemorativa como, por exemplo, a Black Friday, e aproveitar o embalo para zerar os estoques no Natal? Então, confira algumas dicas de como não perder vendas e conheça estratégias de retenção para ampliar a clientela!

Tenha um programa de fidelidade

Com a internet, os consumidores têm cada vez mais opções de escolha na hora de comprar um produto ou escolher um serviço. Por isso, é importante recompensar aqueles clientes que consomem seu produto continuamente.

Um programa de fidelidade é uma forma de reconhecer e valorizar a preferência dessas pessoas, deixando-as ainda mais satisfeitas. Quanto mais comprarem e se relacionarem com sua empresa, maior a recompensa.

Ofereça descontos, brindes, serviços exclusivos, vantagens especiais em datas festivas, inclusive no aniversário do cliente. Enfim, use a criatividade para criar ações que encantem e fortaleçam o vínculo com compradores fiéis.

A tendência é que essas pessoas consumam ainda mais seus produtos e, com o tempo, é provável que elas também se tornem fãs da sua marca. O que faz você parar de se perguntar sobre como não perder clientes.

Fique atento ao feedback dos clientes

Uma das melhores formas de identificar melhorias e oportunidades para o seu negócio é ouvir os clientes. Afinal, o que faz perder uma venda? Em geral, as pessoas gostam de comentar e melhorar os processos. Isso deve fazer parte das rotinas administrativas da sua empresa.

Puxe uma conversa no balcão enquanto o cliente está usando a maquininha, interaja com eles ou crie pesquisas onde possam avaliar fatores como:

  • qualidade dos produtos/serviços;
  • atendimento;
  • portfólio de ofertas;
  • críticas ou sugestões.

Se houver dificuldade de conseguir a adesão espontânea, experimente oferecer pequenos descontos ou brindes com custo baixo. O investimento é válido, pois ações assim rendem insights valiosos para seu negócio.

Essa dica é válida, inclusive, para aqueles que já deixaram ou estão deixando de ser consumidores. Ainda que eles não voltem a se relacionar com sua empresa, podem trazer pontos importantes para reter outros e também é uma das estratégias essenciais para entender por que se perde um cliente, aprimorando sempre seu negócio.

Ofereça diversas formas de pagamento

Seja em uma loja física ou em um site, oferecer diferentes formas de pagamento ajuda a reter clientes. Afinal, é importante facilitar ao máximo a finalização da venda, sem abrir mão da segurança em todas as transações.

Além das modalidades de débito e crédito, opções como Pix, pagamento por aproximação e WhatsApp por exemplo, são cada vez mais usadas pelos consumidores e ajudam a promover boas experiências de compra.

Pagar suas compras com facilidade e de forma segura conta muito para uma pessoa, e isso, é claro, é decisivo para ajudar a retê-la. Logo, é uma excelente alternativa para a questão de como não perder clientes.

Invista na excelência no atendimento

Seu produto/serviço pode ser muito bom e ter tudo que um consumidor precisa, mas isso pode não ser suficiente. Um fator essencial para garantir a retenção e fidelização de clientes é ter um bom atendimento na abordagem de vendas.

É na hora de resolver um problema, tirar uma dúvida ou de fechar uma venda que a excelência no atendimento faz toda diferença, seja para não perdê-los e também retê-los.

Olhar para os clientes apenas como uma “fonte de receita” e não como uma pessoa que tem necessidades e expectativas pode ser um fracasso.

Assim, se esforce para resolver os problemas de forma satisfatória, dando informações assertivas e que você e sua equipe sejam sempre gentis no atendimento. Seus clientes lembrarão disso e irão sentir também mais segurança para continuar comprando com você.

Foque na experiência do cliente

Todas as dicas que já demos sobre como não perder vendas fazem parte dessa aqui. Juntas, essas ações e técnicas de retenção servem para criar a chamada “experiência do cliente”. Ou seja, trata-se de todo contato que os consumidores atuais e seus potenciais têm com sua empresa e como este processo é complexo ou satisfatório.

Quanto melhor essa experiência, melhor será o relacionamento com o consumidor. Assim, este compromisso vai sendo reforçado a médio e longo prazos.

Pense nas interações que seu cliente tem com seu negócio em cada etapa da abordagem de vendas. Dê atenção especial ao pós-consumo, já que depois que faz sua primeira compra, há muito mais a ser feito!

Considere que uma venda é apenas o primeiro passo para seu negócio ter sucesso. Para que a caminhada a longo prazo tenha sucesso, você precisa agregar valor para quem consome seu produto. Por que se perde um cliente? Porque muitos se esquecem de que é preciso construir a parceria e não a venda!

Dica bônus: como a retenção de clientes pode ajudar a vender mais na Black Friday

A Black Friday 2024 acontece dia 24 de novembro. E você deve investir em estratégias de marketing para pegar o embalo desde já. Aproveite essa dica de como não perder vendas para ter bons resultados em uma das datas mais importantes do comércio!

Lembre seus clientes que você existe

Em datas como a Black Friday, é importante que você seja proativo na comunicação com seus clientes, incluindo aqueles que não têm comprado seus produtos ou serviços ultimamente.

Para saber como não perder vendas e ter bons resultados em datas comemorativas, é essencial se preparar com antecedência. E para isso, você deve criar um calendário de comunicação com seus clientes.

Nele, você deve incluir oportunidades de fazer contato e mapear também quando foi a última vez que cada pessoa fez uma compra. Isso facilita a identificação de oportunidades de lançar ofertas ou de retomar contato, sendo um passo essencial para não perder clientes.

Um exemplo prático desse tipo de ação é mandar um e-mail marketing oferecendo um cupom de descontos para clientes que não têm feito compras no seu e-commerce ou que pedir confirmação se ele deseja ou não manter seu cadastro na loja.

Dessa forma, você “reaquece” a relação com clientes antigos e pode avaliar a receptividade para outras ofertas mais próximas à Black Friday! Vale a pena tentar!

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