Marketplace PME: As vantagens de saber como anunciar no marketplace e impulsionar as vendas
Marketplace pode ser uma forma de pequenas e médias empresas “pularem etapas” e competirem de igual para igual com grandes players do mercado
Se você já se aventura no mundo de vendas digital ou está pensando na possibilidade, saiba que comercializar os seus produtos em uma plataforma de terceiros é uma boa aposta. Já sabe como anunciar no marketplace? Essa é a alternativa que irá ampliar o alcance do seu negócio e vamos falar mais sobre ela na sequência.
Um estudo chamado Panorama dos Marketplace no Brasil, feito pela Precifica, empresa de monitoramento de preços no e-commerce e precificação dinâmica, aponta que a quantidade de empresas que entram em marketplace passou de 7.448 em setembro de 2017 para 14.204 em setembro de 2018, registrando um crescimento de 90,7% no período.
Aumento incrível, não acha? Por isso, você precisa mergulhar nesse mundo e entender o porquê deve anunciar no marketplace. Pôr isso em prática é muito simples, pois as plataformas, normalmente, são bem intuitivas e simples de manusear.
O que é um marketplace?
Trata-se de um modelo de negócio semelhante ao shopping center virtual. Dentro dessa plataforma, o consumidor encontra produtos de diversas marcas, tipos e preços.
Lojas Americanas e Submarino, por exemplo, são marketplace. Ou seja, outras empresas divulgam e vendem seus produtos dentro dessas plataformas. É como se fosse uma vitrine virtual.
Vamos supor que você tenha uma empresa pequena, que fabrica móveis. Um conhecido seu trabalha com produtos semelhantes, mas todos eles são vendidos na internet, em um e-commerce que recebemos milhares de visitas todos os dias. Ele sugere que você divulgue os seus itens nesse canal e aproveite essa audiência para vender mais.
Isso é marketplace.
E por que o marketplace ajuda a expandir vendas de pequenas e médias empresas? Vamos falar sobre isso agora!
Marketplace PME: as vantagens do investimento
Agora, vamos destacar quais são as maiores vantagens de expor seus produtos em um marketplace. Afinal, todo empreendedor deseja aumentar as vendas.
Maior visibilidade
Essa é a maior vantagem de estar em uma marketplace. Quanto mais acessos o site tem, mais probabilidade de serem vistos e vendidos os seus produtos terão. Isso, de certa forma, faz você investir menos tempo e dinheiro na divulgação do seu negócio em outros canais.
Além do site das Lojas Americanas, Submarino e Magazine Luiza, temos dezenas de outras possibilidades para expor seus produtos e serviços. E o melhor: com alcance muito maior do que você teria sozinho.
Basta encontrar o marketplace que mais lhe agrada e começar a vender o quanto antes.
Aumento nas vendas
Como falamos, o alcance da divulgação do seu produto será muito maior. Consequentemente, o número de vendas também será, pois os produtos chegarão a mais potenciais compradores.
Então, não hesite: um bom marketplace representará um aumento significativo em suas vendas.
Credibilidade
Sendo um pequeno ou médio empreendedor, sem a ajuda de um marketplace o seu trabalho será muito maior e as suas vendas ficarão restritas a um grupo pequeno de pessoas.
Se você vende móveis, por exemplo, por que as pessoas comprariam da sua empresa, sendo que existem várias outras mais conhecidas e que o consumidor considera confiável?
Você teria que fazer um trabalho de construção de marca, relacionamento com cliente e vários outros pontos que podem ser determinante para que o cliente escolha a sua empresa.
Ao se associar a um marketplace já consolidado no mercado, você pula todas essas etapas e passa a competir de igual para igual com empresas muito maiores que a sua. Quem tiver o melhor produto, com o melhor preço, venderá.
Dados estratégicos
Hoje, toda e qualquer ação no ambiente digital é guiada pelos dados que a campanha gera. No marketplace não é diferente.
Essas plataformas, geralmente, oferecem aos seus parceiros um grande volume de dados sobre as suas vendas e o seu desempenho no geral dentro do site. A partir dessas informações, as empresas podem usá-las para aprimorar a sua presença no e-commerce.
E como isso pode ser feito?
Se as pessoas não clicam no seu produto, por exemplo, a foto do item pode não ser tão atrativa. Essa é uma possibilidade entre diversas outras. Com os dados fornecidos pelo marketplace, você pode eliminá-las uma a uma e passar a vender mais.
E aí, gostou do conteúdo? Agora você já sabe o poder que um marketplace tem para aumentar o faturamento de pequenas e médias empresas.
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