Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Aprenda como abrir uma loja de calçados

Publicado por Equipe Cielo

Você está pensando em montar um comércio e quer ser seu próprio chefe? Esse é o desejo de muitos brasileiros. Entre as muitas possibilidades, já pensou em como abrir uma loja de calçados? Afinal de contas, todo mundo precisa de sapatos e eles também são objeto de desejo de muita gente, principalmente da mulherada.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), as indústrias calçadistas produzem 894 milhões de pares de calçados no Brasil e obtêm um faturamento anual de R$ 12,3 bilhões, sendo responsáveis pela geração de mais de 348 mil empregos no país. Considerando todos esses pontos, ensinaremos como abrir uma loja de calçados.

Antes de mais nada, o futuro comerciante de sapatos deve ter conhecimento do mercado e suas rotinas administrativas. Clique para conhecer 8 dicas imperdíveis de como abrir um pequeno negócio.

Qual é o investimento necessário?

Para você que busca como montar uma loja de calçados, o primeiro passo é estruturar um bom plano de negócios. Faça um levantamento de todos os custos necessários para a instalação e operação do seu empreendimento.

Leve em conta os custos relacionados à compra ou aluguel do espaço físico, negociações com fornecedores para aquisição de estoque, estrutura interna, decoração do espaço, embalagens e equipamentos, além do valor necessário para a contratação de sua equipe e taxas de regularização do negócio com a prefeitura e custos referentes à água, luz e telefone.

Ao pesquisar como abrir uma loja de sapatos, saiba que um plano de negócios bem feito também irá facilitar a sua vida caso queira buscar crédito para começar, ter um investidor ou sócios em seu futuro negócio. Mostra comprometimento e profissionalização de suas ideias e objetivos.

Quais são os tipos de lojas de calçados?

O futuro empreendedor que quer aprender como abrir uma loja de calçados deve ainda decidir se a loja vai comercializar produtos de diversas marcas ou de uma só. Por exemplo:

  • Franqueada: loja que negocia somente os modelos fabricados pela marca representada;
  • Multimarcas: o mais comum dos tipos de loja, em que se trabalha simultaneamente com vários fornecedores e modelos de calçados;
  • Lojas de fábrica: para quem quer vender o próprio calçado e, por isso, conta com preços competitivos.

Ele também pode optar por criar a própria marca, o que implica na produção dos calçados a serem comercializados.

Não vamos esquecer também do comércio de calçados usados. Com a tendência da moda circular, atualmente esse tipo de loja de sapato tem se popularizado muito, tanto com pontos físicos quanto internet.

Como definir um público-alvo?

Uma outra dica de como abrir uma loja de calçados, é estruturar seu ponto de venda de acordo com o seu público-alvo.

Se o público da sua loja de calçados for composto pelas classes C e D, exponha os produtos. Isso atrai a clientela. Principalmente com apelos para promoções em datas especiais como Natal, Dia dos Namorados, volta às aulas, entre tantas outras.

No entanto, se a loja focar no público das classes A e B, a sugestão é diminuir a exposição. Deixe em evidência os produtos mais bem-elaborados e caros, para dar um ar de exclusividade. Não se preocupe com os modelos que não estejam expostos.

Treine sua equipe de vendas para mostrá-los durante o atendimento, como alternativas ao modelo escolhido pelo cliente. Em geral, as estatísticas mostram que nesse tipo de compra, o consumidor leva o que ele escolheu além de um dos pares que o vendedor indicou durante a venda.

Dica de segmentação

Você poderá ainda atuar em nichos específicos como o comércio de calçados esportivos, ortopédicos ou exclusivamente femininos, masculinos ou infantis.

Estrutura da loja de calçados

Para quem vai iniciar o negócio, o nosso guia de como abrir uma loja de calçados aconselha que o ideal é que o negócio seja de aproximadamente 60 m², divididos em uma área para exposição dos produtos comercializados, área de atendimento/vendas, estoque/depósito e administrativa/financeira.

Sugestão para composição de equipe para loja de calçados

  • Vendedores
  • Caixa
  • Estoquista
  • Gerente
  • Auxiliar administrativo

Equipamentos necessários

  • Balcão
  • Estantes
  • Artigos para escritório (computador, impressora, etc.)
  • Material de escritório (lápis, papéis, canetas, etc.)
  • Prateleiras

Certamente você precisará de soluções de pagamento para aceitar cartões de crédito e débito.

A Cielo tem a máquina ideal para você e o seu negócio. Conheça nosso portfólio de maquineta de cartão e faça o seu negócio acontecer.

E-commerce de calçados

O acesso online para a compra de produtos e serviços está cada vez mais presente na vida do consumidor. Portanto, é válido considerar esta opção na sua busca sobre como montar uma loja virtual de calçados. Em dias de chuva, por exemplo, você poderá vender tanto quanto, ou até mais, do que na loja física.

Sem falar que as compras online estão cada vez mais em evidência depois do aprendizado que todos nós tivemos com a pandemia.

Oferecer um canal de compras virtuais aos seus clientes vai de encontro com essa nova tendência de consumo, aumentando logo de cara seu volume de vendas. Pense nisso!

Boas práticas de marketing para loja de calçados

Já pensou em como abrir uma loja de calçados em áreas de grande movimentação de pessoas, como galerias, shopping ou ruas com grande fluxo de pedestres ajuda muito em seu marketing logo de início?

Apostar em outros produtos também pode ser uma boa! Bolsas, carteiras, cintos e meias ajudam a alavancar seu faturamento.

Acompanhe as tendências de cada estação e busque informações em canais do ramo, além de feiras do setor e tenha um bom relacionamento com seus fornecedores.

O bom atendimento e a oferta de produtos de qualidade, com preços justos e competitivos são atitudes que garantem credibilidade a sua loja de calçados.

A vitrine deve ser feita com cuidado e capricho. Evidenciar os produtos mais criativos pode chamar mais a atenção de quem passar pela loja.

Participe e acompanhe todas as operações da empresa. Desde as vendas ao gerenciamento do negócio. Isso vai ajudá-lo a corrigir pequenas falhas e a melhorar a performance da loja.

Agora que você já sabe como abrir uma loja de calçados, que tal começar esse projeto agora? Para isso, confira como começar pelo plano de negócios.

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288