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Como começar a vender: 8 passos para aumentar as vendas | Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Quer saber como começar a vender? Confira 8 passos essenciais e prepare-se para colher ótimos resultados no seu negócio!

 
Você já escolheu o setor de atuação da sua empresa? Então chegou a hora de começar a vender e conquistar bons resultados. Antes de iniciar, é melhor refletir sobre isso: você é a pessoa certa para estar na operação de vendas?
 
Empatia é fundamental para conquistar clientes, estejam eles dentro do seu empreendimento físico ou na sua loja on-line. A mesma regra vale para outras demandas, como quem vai se responsabilizar por cada etapa do processo.
 
Para ajudar você a começar a vender, confira os passos a seguir e boas vendas!
 

1- Defina seu público-alvo

 
Um erro comum é deixar de reavaliar se o público-alvo que você imaginou enquanto planejava o seu negócio não mudou. A maioria dos empreendedores pensa muito no produto que quer começar a vender, mas pouco em quem vai consumir. “Normalmente, o perfil do público muda bastante”, afirma Letícia Menegon, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da ESPM, em São Paulo.
 
É importante saber o comportamento de compra do seu consumidor: compra em lojas físicas ou virtuais? Onde ele busca informações para tirar dúvidas sobre um produto? Como encontrou sua loja? Se você trabalha com vendas  on-line, não deixe de olhar para as estatísticas criadas gratuitamente pelo Google, Facebook e Twitter, por exemplo.
 

2- Calcule o preço do seu produto e margem de lucro

 
A conta não é simples. Se você faz o seu produto, precisa incluir gastos com material, tempo investido e o valor da sua hora, fora os custos adicionais de manter o negócio e a margem de lucro.
 
Busque empreendedores bem-sucedidos da sua área para saber quanto eles cobram e para quem eles vendem, porque talvez o seu público não consiga pagar o mesmo, por exemplo. Nesse caso, retome as contas e veja onde você consegue reduzir custo, como na compra por atacado ou na confecção de um produto menos elaborado. Veja como precificar seu produto ou serviço levando em conta as variáveis da sua empresa.
 

3- Aumente a disponibilidade de produtos na sua loja

 
Para começar a vender, defina quais serão as linhas do seu negócio e o carro-chefe de cada uma delas. A partir disso, inclua outros produtos e veja a saída de cada um. Eles precisam se relacionar entre si para você criar uma linha de produtos que faça sentido dentro de um mesmo setor. “Para agregar um produto novo procure saber se ele cabe no planejamento, no bolso e na sua estrutura”, sugere Menegon. Customizar para cativar clientes é uma opção, mas vai alterar todo o seu planejamento. Essa operação gera um custo adicional.
 

4- Automatize os processos da sua empresa

 
Busque processos automatizados de atendimento ao cliente. “Assim você não cresce em equipe, mas em clientes”, diz. Ela cita o caso de uma startup especializada em gestão de condomínios. “A partir de conversas com clientes, os fundadores desenharam os problemas mais comuns e como seria a busca ideal por uma solução. Hoje, os clientes conseguem resolver a maior parte das demandas on-line, como pedidos de orçamento”, explica. Com o tempo que ganharam, os empresários podem pensar em novos negócios.
 

5- Conecte-se com os clientes nas redes sociais

 
O consumidor busca, cada vez mais, uma relação próxima com as marcas que consome. As mídias sociais ajudam a construir essa relação. Use esses canais para divulgar lançamentos e promoções – assim, quem segue você sabe antes. “O importante é saber quem atacar primeiro”, afirma Menegon. Tendo o seu público-alvo definido, fica mais fácil direcionar suas postagens para quem realmente consome seus produtos.
 

6- Estude a concorrência e acompanhe quais são os diferenciais deles

 
“Saber o que a concorrência está fazendo é fundamental para avaliar qual é o seu lugar no jogo ou até inspirar mudanças no seu negócio”, aponta. Veja como outras empresas do seu segmento se posicionam nas redes sociais e como elas oferecem o produto. Assim, você consegue melhorar seu discurso na hora de vender seu produto ou serviço.
 

7- Ouça a opinião de clientes e funcionários

 
Que retorno seus clientes dão para o vendedor? Quais processos estão truncados? Há aplicativos e outros produtos tecnológicos que podem agilizar de alguma maneira? Esse retorno vai ajudar a melhorar alguns processos e a prospectar os grandes clientes que você almeja.
 
“Pegue clientes menores e trabalhe as melhorias com eles; dessa forma, o aprendizado será testado com um grupo menor. Quando atingir o nível desejado de atendimento, produto e portfólio, você pode partir para os grandes clientes – o seu grande alvo”, sugere.
 

8- Aumente a sua clientela

 
Para turbinar seus negócios, reserve uma parte do seu tempo para buscar novos clientes. Liste as pessoas que podem ajudá-lo com contatos ou indicações. Se tiver vendedores, organize a rotina deles para que façam o mesmo. Esse processo é chamado cold callings, ou a busca por quem ainda não é seu cliente. Apresente-se, diga o que sua empresa oferece e como pode ajudar. Quem está em busca de soluções ficará mais disposto a aceitar sua ajuda.
 
Para vender mais, é preciso ter o controle dos números da sua empresa. Confira as lições essenciais na hora de controlar as finanças do seu negócio.


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