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Dicas e Histórias de Sucesso

Endomarketing: como aumentar produtividade nas empresas

O especialista em marketing digital, Bruno Ávila mostra como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho com o uso de endomarketing nas empresas.
Publicado por Equipe Cielo

Uma das tarefas mais difíceis em uma empresa é saber como integrar os funcionários e manter a produtividade no ambiente de trabalho.

Em sua palestra em Curitiba (PR), durante o projeto Cielo na Estrada, o youtuber especialista em marketing digital Bruno Ávila explicou em poucos passos como “Engajar nosso time e aumentar a produtividade” com o uso de endomarketing nas empresas.

Veja os melhores momentos e entenda como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho:

Para o palestrante, uma das maneiras mais eficazes de deixar as pessoas felizes com as tarefas que desempenham – e consequentemente aumentar o rendimento e a produtividade – é através do relacionamento da própria empresa com seu funcionário por meio do endomarketing.

“É o marketing institucional voltado para os colaboradores, para que eles se mantenham motivados e conectados aos princípios e metas da empresa. Isso também aumenta a velocidade e qualidade dos serviços prestados”, aponta o especialista.

Como implementar o endomarketing nas empresas?

1. Comunicação interna

Deixe seus colaboradores falarem. Mesmo que seja uma reclamação, ouça o que eles têm a dizer. “Quem tem sua reclamação ouvida se sente mais confiante com a própria empresa por que se sente valorizado”, sugere.

A comunicação feita de forma mais direta também ajuda a sua empresa a ser melhor, mais produtiva e mais ágil. “É importante ouvir seus funcionários, eles podem oferecer dicas de conduta para você gerir melhor o seu pessoal”, indica Bruno.

2- Palestras motivacionais

Quando você começa a investir em eventos que geram motivação no seu time, a empresa vai para frente, por que estão todos com o mesmo objetivo.

“Nessas palestras, além de aprenderem sobre si mesmos, os colaboradores podem desenvolver técnicas para a vida que podem adaptar no âmbito profissional e otimizar o tempo de execução de certas atividades e se integrar melhor com os processos da empresa”, revela.

Assim, esse tipo de conteúdo ajuda não só na vida pessoal do colaborador, mas também na vida profissional.

3- Estimule o espírito de equipe

“Comemore o aniversário dos seus colaboradores, promova atividades físicas e almoços fora da empresa. Esses momentos fazem com que as pessoas se conheçam mais, entenda um pouco da realidade do outro e se conectem também longe do trabalho”, sugere o especialista em empreendedorismo.

4- Converse com colaboradores

Saiba o que o seu time pensa de você, do ambiente de trabalho que você proporciona e as impressões dele sobre o resto da equipe. “Os funcionários carregam consigo muitas informações importantes que você pode não ter acesso direto. Com esses insumos você pode gerar mudanças positivas para toda a equipe”, aconselha o palestrante.

5- Bônus e benefícios

É legal receber um bônus em dinheiro, mas quando você mexe com a emoção do seu funcionário, a sensação é inesquecível e ainda ajuda a melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

“O valor que o funcionário vê em alguma ação que foi pensada com mais cuidado é muito maior. Pensa na possibilidade de oferecer um passeio de trem, diárias em um resort, uma viagem, ou mesmo uma caixa de chocolates. Um prêmio às vezes tem muito mais valor que um bônus em dinheiro”, pondera.

6- Valorize as Indicações internas

Qual é a sua estratégia na hora de contratar um novo colaborador? “Peça sempre indicações de pessoas da sua equipe quando tiver uma vaga a ser preenchida. Quando um funcionário chama alguém que conhece, vai tentar trazer outra pessoa que se adeque à empresa e aos valores desse lugar”, indica.

Ou seja, a rede de contatos dos seus colaboradores é tão valiosa quanto eles mesmos.

7- Elogie seus funcionários

Não se esqueça de elogiar seu time. “É a ferramenta motivacional mais poderosa que existe”, assinala. Não tem gente no mundo que não abra um sorriso quando recebe um elogio. “Ao receber essa validação de que cumpriu uma tarefa bem, o colaborador sente vontade de acertar mais vezes”, finaliza.

Agora que você já conferiu estas dicas, que tal avaliar se chegou a hora de contratar novos funcionários e fazer a sua empresa crescer!

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