Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Antecipação de recebíveis e empréstimos: qual a diferença entre essas modalidades?

Publicado por Equipe Cielo

Qual empreendedor nunca passou por um momento de aperto financeiro e teve que recorrer a empréstimos bancários para tentar colocar a casa em ordem? Durante essa jornada, muitas vezes, eles se deparam com a alternativa de antecipação de recebíveis, que ora ou outra é confundida com empréstimos.
Vale destacar desde o início: antecipação de recebíveis — ou de vendas —  e empréstimos são opções totalmente diferentes. Antecipar um dinheiro que já é seu é muito mais vantajoso, não acha?
Calma, vamos explicar melhor e, assim, você segue o que fizer mais sentido para o seu negócio.
Vamos lá?
 

Antecipação de recebíveis: o que é e como funciona?

Em momentos de urgência, você precisa de um auxílio, mesmo que seja pequeno, para colocar seu negócio nos trilhos novamente.
Antecipação de recebíveis nada mais é do que um recurso que permite às empresas adiantarem o recebimento de valores que estariam disponíveis em sua totalidade em 30 ou mais dias.
Isto é, valores referentes às vendas realizadas no crédito, seja para 30 dias ou em mais parcelas, caem na sua conta em um prazo quase que imediato. O melhor de tudo: mesmo que as vendas sejam transacionadas no crédito parcelado, você terá acesso ao valor total líquido.
Trata-se de uma alternativa em curto prazo que pode cobrir despesas emergenciais e evitar o acúmulo de dívidas.
 

Quando solicitar?

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas. Um cliente faz um pedido alto, mas que exige que o primeiro pagamento seja apenas em 60 dias. Você não pode perder a venda, mas esse prazo vai influenciar negativamente no .
Esse é um dos momentos em que você pode acionar a antecipação de recebíveis. Com isso, você poderá arcar com os custos básicos do seu negócio sem muitos problemas.
 

Empréstimo bancário

Empréstimos bancários são contratos firmados entre o cliente e a instituição financeira. O cliente recebe a quantia solicitada ou o valor que foi aprovado e deverá pagá-lo em parcelas com acréscimo de juros.
Ele pode ser usado para viabilizar a abertura ou expansão de negócios. Além disso, pode ser útil para acertar contas que, sem ele, não seria possível.
Lembre-se: pagá-lo em dia é fundamental para que não haja um acúmulo de juros.
 

Planeje-se para solicitar um empréstimo

Antes de tomar a decisão de realizar um empréstimo, você precisa se planejar para que a sua situação financeira, no futuro, não seja comprometida. Afinal, o motivo dessa ação é dar um respiro financeiro para o negócio, certo?
 

Tenha um objetivo

Fazer um empréstimo sem ter uma ideia clara de como o dinheiro será utilizado é uma péssima ideia. Antes de solicitá-lo ao banco, defina qual será o destino dele.
Ele servirá para expandir seu negócio? Para um investimento em novos equipamentos? Em um novo veículo para o negócio? Não importa qual será a maneira que pretende utilizá-lo, desde que ela esteja clara já no início.
 

Analise as opções

Não opte pelo primeiro banco que consultar. Faça uma avaliação em várias instituições antes de tomar a decisão. Considere quais são as menores taxas de juros e os melhores prazos de pagamento e, somente depois dessa análise, escolha a melhor alternativa.
 

De olho no seu orçamento

Não solicite um empréstimo antes de analisar detalhadamente as suas finanças. Saiba qual o valor mínimo necessário para que sua empresa continue ativa e não se esqueças das contas fixas, que devem ser consideradas para definir o valor do empréstimo.

Quando pedir um empréstimo?

O empréstimo bancário é uma boa alternativa para momentos em que é necessário acompanhar um ritmo alto de crescimento do negócio. Se você tem uma empresa de confeitaria, por exemplo, e o número de pedidos está cada vez mais alto, sua rotina exigirá novos equipamentos ou até mesmo a contratação de um auxiliar.
Nesse contexto, o empréstimo será útil para modernizar sua cozinha com equipamentos mais potentes e um ajudante, o que facilitará seu dia a dia. Com isso, você aumentará a capacidade de produção e certamente terá lucros maiores.
Se pensa em expandir ou até mesmo abrir uma filial do seu empreendimento, apostar em um empréstimo bancário também pode ser válido.
Mas não se esqueça: essa decisão deve ser tomada após a execução de um bom planejamento e deve fazer parte da gestão financeira do negócio.
 

Empréstimo e antecipação de vendas: qual a diferença?

A maior diferença entre as duas modalidades é bem simples: empréstimos se referem a valores que não são seus e nem do seu negócio. Antecipação se trata de um dinheiro que é do empreendedor, mas seria recebido em sua totalidade apenas no futuro.
Além disso, as taxas de juros, comparadas à antecipação de recebíveis, são bem altas.
 

Receba Rápido: a novidade da Cielo

Como falamos, não é incomum ter que lidar com situações emergenciais em um negócio. Nesse momento, um pequeno auxílio é sempre bem-vindo. Não acha?
Receba Rápido chega ao mercado com esse propósito: ajudar os empreendedores a superarem momentos difíceis com seu próprio dinheiro e com taxas muito inferiores as que eles encontrariam em um empréstimo bancário.
Essa é a nossa linha de adiantamento de recebíveis. Com ele, você pode solicitar o valor total líquido das vendas que foram transacionadas no crédito parcelado ou à vista. Trata-se de uma forma de receber em dois dias valores que você teria acesso somente em 60, 90 ou mais dias.
Não trate essa alternativa como se fosse um empréstimo. Afinal, você está adiantando um dinheiro que já é seu para colocar seu negócio nos trilhos. Ele pode ser útil para deixar seu fluxo de caixa positivo, para realizar pagamento de fornecedores ou realizar algum tipo de investimento. São muitas possibilidades!
 

Como contratar?

O processo de contratação do Receba Rápido é muito simples e pode ser feito por três canais de comunicação: pelos telefones (11) 3003 8472 / 0800 570 8472, pela área exclusiva do cliente em nosso site ou no aplicativo da Cielo.
No ato da contratação, informe se deseja receber o adiantamento em dois dias, uma vez por semana ou uma vez ao mês.
 

Novos clientes

Está no processo de aquisição da máquina? No momento da compra, selecione a alternativa de recebimento em dois dias. Se preferir, indique a opção semanal ou mensal.
Está na dúvida entre um empréstimo bancário e Receba Rápido? Eu, se fosse você, escolheria a alternativa mais viável financeiramente.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288