O que é gateway de pagamento? Como ele ajuda a sua empresa?
Uma pergunta: você sabe explicar o que é gateway de pagamento? Talvez, você não saiba responder de cara. Mas, com certeza, essa tecnologia faz parte do seu dia a dia, principalmente se você tem seu próprio negócio.
Um gateway de pagamento tem um papel fundamental nas vendas, principalmente aquelas que são realizadas em lojas virtuais.
Para se ter uma ideia, em 2024 foram registrados 414,9 milhões de pedidos no e-commerce brasileiro, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O setor está avançando e as vendas online estão cheias de oportunidades para quem empreende.
Por ser tão importante, criamos este guia completo para ajudar você a entender o que é um gateway de pagamento, como ele funciona e por que é essencial para o comércio eletrônico.
Vamos explicar também o que é chargeback e as diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway.
Para completar, você vai descobrir o que considerar na hora de escolher a melhor solução, como integrar um gateway ao seu e-commerce e quais indicadores acompanhar para otimizar seus processos.
Vamos lá?
O que é gateway de pagamento e para que ele serve?
O gateway de pagamento é o sistema que conecta uma loja online às instituições financeiras, adquirentes e bandeiras de cartão no momento em que uma compra é feita. É ele quem garante que a transação aconteça com segurança e eficiência.
A palavra “gateway” significa “porta de entrada” e essa é exatamente a função da ferramenta: criar uma passagem entre diferentes sistemas para que os dados de pagamento sejam transmitidos de forma segura entre o consumidor, o lojista e os intermediários financeiros.
Na prática, o gateway realiza funções essenciais, como:
- Captar e criptografar os dados do pagamento
- Transmitir essas informações para os sistemas financeiros
- Validar as transações junto à adquirente e ao emissor do cartão
- Retornar a resposta da autorização para o lojista
- Armazenar dados com segurança (quando necessário e autorizado)
Com ele, é possível aceitar pagamentos online com agilidade, segurança e compatibilidade com diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, Pix e carteiras digitais.
E esse mercado está em crescimento. Segundo a consultoria Mordor Intelligence, o setor de gateways de pagamento deve atingir US$ 34,80 bilhões até 2029, com uma taxa média de crescimento anual (CAGR) de 16,43% entre 2024 e 2029.
Ou seja, além de essencial para o presente do e-commerce, o gateway é uma aposta estratégica para o futuro dos negócios digitais.
Além das funções básicas de um gateway, o Gateway de Pagamento Cielo oferece características distintas como a ‘VerifyCard’, que aumenta a segurança e a taxa de conversão das transações, e a ‘Tokenização de cartões’, que permite armazenar dados de cartão de forma segura, facilitando compras futuras sem custo adicional para o cliente.
Saiba mais: Como aumentar as vendas no e-commerce? Conheça 20 dicas infalíveis!
Como funciona um gateway de pagamento?
Quando uma compra online é realizada, o gateway de pagamento entra em ação para garantir que a transação seja processada de forma segura, rápida e eficiente.
Ele atua como um mensageiro entre o cliente, o lojista, os bancos e as adquirentes, cuidando da comunicação entre todos esses sistemas.
Veja como funciona, passo a passo:
- O cliente escolhe um produto ou serviço e insere os dados de pagamento no e-commerce.
- O navegador criptografa essas informações, como número do cartão, validade e código de segurança.
- Os dados criptografados são enviados ao gateway, que os encaminha para a adquirente ou para o banco emissor.
- A adquirente verifica se os dados estão corretos e se há saldo ou limite disponível para a compra.
- A resposta da autorização (aprovada ou recusada) retorna ao gateway e, em seguida, ao e-commerce.
- Se o pagamento for aprovado, a compra é concluída com sucesso. Caso contrário, o cliente é informado da recusa.
- Os dados da transação são registrados com segurança para que o lojista possa receber o valor posteriormente.
Esse fluxo acontece em segundos e envolve diversas camadas de segurança, como autenticações e monitoramentos antifraude, para proteger tanto o consumidor quanto o lojista.
Quais são as vantagens de ter gateway de pagamento em seu negócio?
Sem um gateway de pagamento, sua loja virtual não teria como processar vendas. Ele é o que permite receber pagamentos de forma segura, prática e integrada. Ou seja, é indispensável para quem vende no digital.
Mas não para por aí. Um bom gateway melhora a experiência do cliente, reduz falhas no checkout e pode até ajudar a diminuir o abandono de carrinho, que já ultrapassa 80% no e-commerce brasileiro.
Veja as principais vantagens que essa solução oferece para o seu negócio:
Checkout transparente
A página de checkout é a mais importante de um e-commerce, pois é nela que os clientes concluem a compra.
Muitas lojas virtuais direcionam o cliente para outro ambiente ou página de pagamento fora do próprio site. Isso pode gerar desconfiança e abandono de carrinho.
Um bom gateway de pagamento oferece um checkout transparente, já que mantém o consumidor na mesma página da loja.
Isso proporciona uma melhor experiência de compra e transmite segurança ao usuário, contribuindo para um aumento na taxa de conversão.
Variedade nas formas de pagamento
A digitalização crescente faz com que surjam novas formas de pagamento digital a todo momento.
O gateway deve acompanhar essa evolução, possibilitando que as lojas virtuais aceitem diversas formas de pagamento além das mais tradicionais (cartão de crédito e débito), tais como Pix e carteiras digitais, entre outras.
Quando o cliente pode escolher o meio de pagamento que mais lhe convém, as chances de concluir a compra aumentam.
Esse movimento se reflete no crescimento do próprio e-commerce.
Em 2024, o número de compradores online chegou 91,3 milhões, com 414,9 milhões de pedidos e um faturamento de mais de R$ 200 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
O Gateway de Pagamento da Cielo suporta uma vasta gama de formas de pagamento, incluindo boletos, Pix, wallets, white labels, e adquirentes internacionais, proporcionando flexibilidade para comerciantes e consumidores.”
Cobrança recorrente
A cobrança recorrente é uma modalidade de venda para lojistas que trabalham com cobranças agendadas, sendo bastante utilizada em estabelecimentos que oferecem assinatura como farmácias, serviços de streaming, clubes de assinantes etc.
Ela possibilita a automatização de pagamentos sem que os consumidores precisem informar novamente os dados do cartão.
Tokenização
A tokenização é uma funcionalidade que armazena os dados do cartão de forma criptografada (token), de forma que eles possam ser utilizados pelo cliente em compras futuras na loja virtual.
Isso agiliza o pagamento e contribui para a conversão, além de melhorar a experiência de compra dos clientes.
Segurança
O gateway estabelece uma conexão segura para realizar pagamentos, verificando, aceitando ou recusando transações.
A capacidade de transferir os dados com segurança é uma característica essencial para que não haja preocupações com fraudes ou riscos causados pela falta de proteção aos dados.
Para isso, um bom gateway estar de acordo com padrões de segurança como o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) e possuir um protocolo de autenticação que ajude a evitar fraudes e o chargeback — assunto que vamos tratar ainda nesse artigo.
A Cielo vai além ao reduzir cancelamentos e tentativas de fraudes, e nosso sistema é capaz de reprocessar transações negadas, evitando pagamentos recusados por falta de limite no cartão. Essa proatividade no processamento de transações garante maior satisfação tanto para o vendedor quanto para o consumidor.”
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O que avaliar ao escolher um gateway de pagamento?
ALT: Pessoa fazendo compra online com celular e cartão de crédito, momento em que o gateway de pagamento garante segurança e agilidade na transação.
O gateway ideal deve ser seguro, fácil de integrar, estável e transparente nos custos. Além disso, precisa funcionar bem para você, que gerencia o negócio, e para quem compra de você.
Por tudo isso, escolher um gateway de pagamento não é só uma questão técnica. Na prática é uma decisão estratégica que impacta diretamente suas vendas, sua operação e a experiência do cliente.
Veja os principais critérios que você deve considerar antes de contratar uma solução:
Integração
O gateway deve ser compatível com a plataforma do seu e-commerce e com os sistemas que você já utiliza — como Nuvemshop, VTEX e Wake. Em outras palavras, ele precisa “conversar” bem com a plataforma onde sua loja está.
Quanto mais simples e rápida for a integração, melhor, porque assim você reduz custos com desenvolvimento e acelera a operação.
Então, prefira soluções com APIs bem documentadas e plugins prontos para as principais plataformas.
A Cielo se destaca pela integração simplificada com os principais meios de pagamento, garantindo compatibilidade com diferentes plataformas. Essa facilidade de integração permite uma implementação rápida e sem dores de cabeça, crucial para negócios dinâmicos e em crescimento.
Facilidade de uso
O painel de controle do gateway deve ser simples, direto e fácil de entender. Você precisa acompanhar as vendas, saber quanto tem para receber, visualizar taxas e acessar relatórios sem depender de suporte técnico.
Afinal, soluções muito complicadas tiram tempo do que mais importa: vender mais.
Suporte disponível
Imagine ter um problema com um pagamento e não conseguir falar com ninguém. Nessas horas, ter um suporte sempre pronto faz toda a diferença.
Um bom gateway precisa oferecer atendimento em português, com agilidade e profissionais que conheçam a realidade dos lojistas.
Verifique os canais de atendimento (chat, telefone, e-mail) e os horários de funcionamento. Atendimento 24/7 é um diferencial importante, principalmente para quem vende o tempo todo.
Uma dica importante: confira as avaliações de outros lojistas e veja como a empresa responde nas redes sociais ou sites como Reclame Aqui.
Estabilidade
O gateway precisa funcionar o tempo todo — e bem. As instabilidades podem prejudicar sua reputação e fazer você perder vendas. Isso é ainda mais crítico em períodos de alto volume, como
Prefira soluções consolidadas, com histórico de bom desempenho e alta disponibilidade.
Durante as negociações, pergunte se a empresa garante uptime (tempo de funcionamento) acima de 99% e se já enfrentou quedas em datas críticas.
Transparência
Você precisa saber exatamente quanto vai pagar por cada venda. Um bom gateway deixa claro quais são as taxas cobradas, se existem custos extras (como por antecipação de recebíveis) e qual o prazo para o dinheiro cair na sua conta.
Fuja de soluções com tarifas escondidas ou regras pouco claras.
Segurança
Segurança não é luxo; é necessidade. O gateway precisa proteger os dados de pagamento dos seus clientes e oferecer mecanismos contra fraudes, como autenticação por código e confirmação de identidade.
Lembre-se de confirmar de que o gateway segue padrões de segurança reconhecidos, como o PCI DSS (conjunto de regras exigido pelas bandeiras de cartão).
Falando em segurança, um dos maiores desafios de quem vende online é o chargeback. A seguir, você vai entender por que isso acontece — e como o gateway pode ajudar seu negócio a evitar esse problema.
O que é chargeback?
Chargeback é um termo em inglês que significa “estorno”. Na prática, ele acontece quando o titular do cartão contesta uma compra e solicita a devolução do valor diretamente ao banco.
Essa devolução pode ocorrer por diferentes motivos: transação não reconhecida, cobrança duplicada, produto não recebido ou até suspeita de fraude.
O problema é que, no e-commerce, o prejuízo do chargeback geralmente recai sobre a loja. O valor da venda é retirado do lojista, mesmo que o produto já tenha sido enviado.
Por isso, o chargeback é um dos principais desafios para quem vende online.
Mas é aí que entra o gateway de pagamento. Um bom gateway oferece acesso a ferramentas de segurança que ajudam a prevenir esse tipo de situação
Uma delas é a autenticação 3DS 2.0, um protocolo de segurança que valida a identidade do comprador durante o pagamento. Ele torna o processo mais seguro sem comprometer a experiência de compra.
Além disso, quando o 3DS 2.0 é ativado, a responsabilidade por fraudes pode ser transferida para o banco emissor, diminuindo os impactos diretos para o lojista.
Adquirente, subadquirente e gateway: quais são as diferenças?
A adquirente, subadquirente e gateway de pagamento atuam em conjunto, mas cumprem funções diferentes no processo de venda.
A adquirente é quem processa os pagamentos com cartão e conecta sua loja às bandeiras e ao banco do cliente. Ela autoriza as compras e repassa os valores das vendas.
Se você usa, por exemplo, uma maquininha de cartão, está contando com a solução de uma adquirente.
Enquanto isso, a subadquirente, ou facilitadora, funciona como intermediária entre o lojista e a adquirente. Ela oferece uma solução mais simples e pronta para quem quer começar rápido, reunindo serviços como pagamentos, conciliação e repasse dos valores.
Já o gateway de pagamento oferece a multiadquirência, que permite a integração com diversas adquirentes, transmitindo com segurança as informações das transações.
Essa solução oferece mais controle e flexibilidade. Afinal, permite integrar várias formas de pagamento e escolher com qual (ou quais) adquirente você quer trabalhar.
Veja um comparativo na tabela abaixo.
Característica | Adquirente | Subadquirente | Gateway de pagamento |
Conecta com bandeiras | Sim | Sim (via adquirente) | Não diretamente |
Repasse de valores | Sim (direto ao lojista) | Sim (via subadquirente) | Não faz repasse |
Flexibilidade | Média | Baixa | Alta |
Facilidade de contratação | Exige contrato direto | Simples e rápida | Pode exigir suporte técnico |
Controle sobre as taxas | Alto | Baixo | Depende da adquirente escolhida |
Qual a diferença entre gateway e intermediador de pagamento?
A diferença principal está no nível de controle do lojista e na forma como cada solução se conecta ao sistema de pagamento.
O intermediador de pagamento funciona como um “empacotador” de serviços: ele faz a ponte entre a loja e os bancos, cuidando de todo o processo de forma centralizada e cobrando uma taxa por isso.
Já o gateway de pagamento é uma solução mais flexível e personalizada. Ele automatiza o processo de checkout dentro do próprio sistema da loja e permite que o lojista escolha com quais adquirentes vai trabalhar.
Com mais controle e flexibilidade, o gateway é ideal para quem quer personalizar a jornada de pagamento e negociar taxas diretamente.
Como integrar um gateway de pagamento em e-commerces?
Integrar um gateway de pagamento à sua loja virtual pode até parecer algo técnico demais. Mas na prática, o processo é simples, especialmente quando você escolhe um parceiro com suporte e integração facilitada.
Veja algumas dicas para garantir uma integração segura e eficiente:
- Confirme se o gateway é compatível com o sistema que você usa.
- Opte por soluções com plugins prontos ou APIs bem documentadas para simplificar a instalação.
- Conte com o suporte técnico do seu fornecedor durante a integração.
- Use o ambiente de testes para simular vendas e testar os pagamentos antes de ativar.
- Configure corretamente as formas de pagamento e defina as regras de parcelamento, prazos de repasse e limites de valor.
- Já na integração, aproveite para ativar funcionalidades como autenticação 3DS 2.0, tokenização e sistemas antifraude — quanto antes, melhor.
- Após a ativação, acompanhe os primeiros dias de uso para identificar qualquer falha, taxa fora do previsto ou erro de comunicação com a adquirente.
- Fique atento a novas versões, melhorias ou atualizações de segurança oferecidas pelo fornecedor.
E por falar em melhorias, depois que o gateway estiver integrado e funcionando, é hora de acompanhar os resultados. Vamos ver quais indicadores realmente importam?
Quais são os KPIs essenciais para monitorar seus processos de pagamento?
Ao ter um gateway de pagamento no seu e-commerce, você deve ter atenção com alguns KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em tradução livre).
Estas métricas podem ajudar a identificar como está o processamento dos pagamentos do seu e-commerce e saber o que é preciso fazer para capturar mais vendas.
Confira cinco KPIs importantes que devem ser acompanhados:
Taxa de conversão de pagamento
A taxa de conversão de pagamento detalha quantas transações foram recusadas e é um bom indicador do desempenho do processo de checkout.
Por exemplo: se a cada 100 transações, 70 são bem-sucedidas, teremos uma taxa de conversão de pagamentos de 70%.
As transações podem falhar por várias razões como fraudes, informações incorretas, limite insuficiente do cartão etc.
Esse é o KPI de pagamento mais importante, já que identificar as razões que fazem as transações serem recusadas ajuda a entender pontos de melhoria para o seu negócio (o que pode incluir até a troca do gateway de pagamentos que você utiliza).
Taxa de abandono do carrinho
Quantos clientes abandonaram o carrinho de compras antes de fechar a compra?
Embora algumas pessoas desistam de gastar por razões pessoais, outras podem estar desistindo por falta de confiança na segurança do seu e-commerce, por ter um checkout complicado, ausência do meio de pagamento preferido etc.
Avaliar a taxa de abandono do carrinho ajuda a entender o que você precisa fazer para melhorar a experiência de seus clientes.
Taxa de conversão por forma de pagamento
Saber quais formas de pagamento geram mais conversões pode ajudar você a entender o comportamento dos seus clientes e ajustar sua oferta de forma estratégica.
Compare as taxas de conversão entre cartão de crédito, débito, Pix, carteiras digitais e até boleto (se ainda estiver disponível na sua loja).
Por exemplo: se o Pix está com alta taxa de conversão, vale dar mais destaque a ele no checkout ou até oferecer um incentivo, como desconto.
Já se o cartão de débito quase não converte, talvez seja o caso de rever como essa opção está configurada ou se ela realmente vale a pena para o seu público.
Taxa de conversão por dispositivo
Você vende mais no celular ou no computador? Essa análise é essencial para entender se sua loja está realmente adaptada para o comportamento de compra atual — que é, em grande parte, mobile.
Se a taxa de conversão for muito mais alta no desktop, isso pode indicar que o checkout no mobile está gerando barreiras, como lentidão, campos pequenos ou telas confusas.
E isso impacta diretamente suas vendas, já que a maioria das pessoas hoje navega e compra pelo smartphone.
Disponibilidade do sistema
Não adianta ter um bom produto e uma estratégia de marketing afinada se, na hora da compra, seu sistema trava ou fica fora do ar. Isso, inclusive, em períodos de alta demanda, como em promoções relâmpago ou datas sazonais.
Acompanhar a disponibilidade do sistema é uma medida para garantir uma boa experiência dos clientes.
Tenha atenção ao tempo de inatividade do seu e-commerce e procure as causas do problema para não perder vendas.
Na correria do dia a dia, poucas pessoas vão ter paciência de esperar até que seu site fique disponível novamente para concluírem uma compra.
Qual é o melhor gateway de pagamento para a sua empresa?
Mais de 50% dos negócios online do Brasil já usam a solução de e-commerce da Cielo. O Gateway de Pagamento da Cielo é robusto, seguro e flexível — e ideal para quem busca mais conversão e controle nas vendas online.
A solução é compatível com as principais plataformas, como Shopify, WooCommerce, Magento e VTEX, e suporta até oito vezes o volume do mercado nacional.
Como não poderia deixar de ser, conta com certificação PCI DSS, tokenização de cartões, autenticação 3DS e integração com as melhores ferramentas antifraude.
Com o Gateway de Pagamento da Cielo, você oferece compras com um clique, reprocessamento automático de transações negadas e estabilidade mesmo nos picos de venda.
E vale citar que, ao escolher a Cielo, você adota uma solução moderna, segura e eficiente para vender online. E, mais do que tecnologia, com a gente você encontra uma parceria para simplificar seus recebimentos e impulsionar seus resultados.
Acreditamos em uma experiência transparente e prática, com foco na segurança, na performance e no crescimento do seu negócio. É por isso que somos a escolha certa para quem quer se destacar no e-commerce.
Conte com a segurança, agilidade e tecnologia que seu e-commerce precisa para vender mais. Saiba mais sobre o Gateway de Pagamento da Cielo!
Conclusão
Como você viu, o gateway de pagamento é o “coração” das vendas online. Por isso, ele deve ser escolhido com cuidado, garantindo que atenda às necessidades da sua loja, evite perdas de venda e ofereça a melhor experiência de pagamento para seus clientes.
Confira abaixo um resumo do que abordamos neste conteúdo:
- Um gateway de pagamento conecta sua loja online às instituições financeiras com segurança e agilidade.
- Ele se diferencia de adquirente e subadquirente pelo nível de controle e flexibilidade que oferece.
- Na hora de escolher um gateway, avalie critérios como segurança, integração, suporte e estabilidade.
- Soluções como o 3DS 2.0 e a tokenização ajudam a proteger sua loja contra fraudes e chargebacks.
- Monitorar indicadores como taxa de conversão, disponibilidade e desempenho por dispositivo é essencial.
- O Gateway de Pagamento da Cielo é completo, seguro e pronto para crescer com o seu negócio.
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