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Dicas e Histórias de Sucesso

Ideias para vender na Páscoa e aumentar o faturamento!

Veja as melhores dicas para montar uma boa estratégia de vendas e faturar nessa época.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor vende dois ovos de páscoa para cliente, um vermelho e outro verde.

Boas ideias para vender na Páscoa podem ajudar nas vendas de negócios de qualquer segmento.

Afinal, se engana quem pensa que só o setor de alimentação ganha dinheiro com esse feriado.

Há muitos outros produtos que podem fazer sucesso nessa época, além dos tradicionais chocolates e doces.

Saber aproveitar essa tendência é fundamental para seus resultados em uma das datas mais promissoras do calendário.

Para isso, é preciso fazer um planejamento completo e com o máximo de antecedência possível.

Se você quer lucrar nessa data comemorativa, leia este texto até o fim e confira tudo o que você precisa para se organizar, além de 8 boas ideias para vender na Páscoa!

Seu negócio precisa de ideias para vender na Páscoa?

Embora seja uma época valiosa para empresas de doces e outras guloseimas, a Páscoa representa oportunidades para negócios de praticamente todos os setores.

Para isso, é preciso montar uma estratégia a partir de boas ideias para vender na Páscoa.

Seja qual for a sua área de atuação, você não pode deixar de lado uma das datas mais lucrativas do calendário comercial.

De acordo com pesquisa do Serasa Experian, as vendas durante o período do feriado (11 a 17 de abril) em 2022 tiveram aumento de 8,9% no varejo físico.

No e-commerce, as vendas pela data foram 8,8% maiores em relação ao mesmo período de 2021, alcançando os R$ 6,5 bilhões, como mostra esta reportagem.

Para que o seu negócio aproveite bem essa tendência, é preciso traçar uma estratégia.

Saiba como na sequência.

Como montar uma estratégia de vendas na Páscoa

A montagem de um planejamento de vendas é necessária para você organizar suas ideias para vender na Páscoa.

Vamos mostrar a partir de agora os principais fatores para que você chegue na data pronto para alavancar boas vendas.

Entenda os hábitos de consumo do seu público nesta data

A Páscoa é uma data com alto potencial de mobilizar o público.

Segundo estudo do Grupo Globo em 2022, 8 em cada 10 consumidores planejavam celebrar a data naquele ano.

Além disso, 76% das pessoas pensavam em comprar presentes.

Neste cenário, para ter boas ideias para vender na Páscoa, é importante entender como o seu consumidor se comporta nesta época.

Isso pode variar conforme seu nicho e seu público-alvo, então, faça pesquisas de perfil e use os dados que você já tem para elaborar uma estratégia de marketing direcionado.

Pense fora da caixa e inove na sua promoção

É claro que seu negócio enfrentará uma forte concorrência, já que o comércio em geral sempre se mobiliza para a data.

Por isso, é preciso ter criatividade na hora de oferecer um produto.

Ao planejar suas promoções, procure uma forma de chamar a atenção do seu cliente.

Você pode usar cupons de desconto relacionados à data, por exemplo.

Uma ideia para aumentar seu ticket médio é oferecer descontos progressivos, em que quanto mais itens são comprados, maior será a vantagem.

Para e-commerces, outra alternativa é fechar parcerias com serviços de entrega para garantir um frete barato ou até gratuito.

Além disso, ofereça meios de pagamento diversificados para agradar vários perfis de clientes.

Ofereça opções de personalização

Há um perfil de consumidores disposto a pagar mais em relação ao preço médio de um produto pela personalização.

Pode ser um item com um texto encomendado impresso, um chocolate decorado ou mesmo uma receita personalizada para satisfazer o paladar da pessoa a ser presenteada.

Essa tendência pode ser bem aproveitada por pequenos negócios.

Com uma ação simples como adicionar ingredientes à sua receita, escrever um nome em um doce ou até imprimir uma mensagem em um item de decoração, seu produto ganha valor agregado, melhorando a experiência do cliente.

Experimente produtos ou serviços de outros nichos

Há vários nichos de mercado que podem render bons resultados se você tiver boas ideias para vender na Páscoa.

Suas características podem ser exploradas principalmente em um feriado relacionado a itens de alimentação.

Um exemplo é investir em produtos fit para quem cuida do corpo e faz dietas rigorosas.

Por outro lado, há quem não deixe de apreciar um bom doce, mas prefere um item “gourmetizado” – ou seja, com um sabor mais agradável e ingredientes mais caros.

E o principal: a um preço mais alto.

Esta reportagem mostra como a Páscoa de 2022 foi marcada pela procura dos consumidores por itens premium.

Há diversos outros nichos a serem explorados, tanto com a venda de produtos como a de serviços.

Faça um planejamento com antecedência

Todos os passos que mostramos acima, desde as pesquisas de público, passando pela escolha dos nichos, até a definição das promoções, levam tempo.

Por isso, quanto antes você começar a definir suas estratégias, mais tempo você terá para desenvolver as melhores ideias para vender na Páscoa.

Além disso, é preciso ir atrás de fornecedores, comprar material e às vezes até aprender a criar os produtos que farão sucesso no feriado.

Então, comece o quanto antes a planejar e anote todas as datas e prazos que você vai precisar e os valores que você vai gastar para viabilizar cada detalhe da sua iniciativa.

Cumpra os prazos com fornecedores e clientes

O planejamento com antecedência serve também para evitar transtornos que podem prejudicar bastante o seu negócio.

Sem um bom plano para compra de material e ingredientes, você pode se surpreender com valores mais altos do que pode pagar.

Desta forma, você arranha sua imagem diante de fornecedores, dificultando suas atividades no futuro.

Além disso, a falta de um planejamento do tempo necessário para preparar produtos e enviar encomendas pode ser ainda pior.

Assim você pode perder um comprador em potencial para outras ocasiões.

Para evitar esses problemas, o planejamento é fundamental.

Tome cuidado para não gastar além de suas possibilidades ou assumir compromissos que você pode não conseguir cumprir.

8 ideias para vender na Páscoa e lucrar muito

Com as dicas que demos acima, você já tem quase tudo o que precisa para começar seu planejamento.

Então, confira agora a única coisa que falta para o seu planejamento: boas ideias para vender na Páscoa.

1. Doces sem glúten e lactose

O grupo de pessoas com problemas como intolerância a lactose e glúten, além dos veganos, representa um nicho de mercado a ser explorado.

Você pode encontrar facilmente receitas de doces e outros alimentos sem essas substâncias em buscas no Google e no YouTube.

Se procura ideias de doces para vender na Páscoa, aí está uma excelente oportunidade.

2. Chocolates em formatos personalizados

Chocolates personalizados são aqueles feitos sob encomenda com um formato ou decoração previamente acertados.

Muitas pessoas estão dispostas a pagar um bom valor por um presente único, e essa é uma boa oportunidade de agradar este público.

Para isso, compre chocolate em grandes barras para derreter e forminhas em lojas de confeiteiros.

Use bisnagas, sacos plásticos com furo ou equipamento chamado transfer para decorar os chocolates.

3. Conjuntos de ovinhos

Um dos momentos mais divertidos em família é a caça aos ovinhos de Páscoa.

Muitos pais criam “trilhas” com aqueles miniovos de chocolate para dar pistas aos pequenos.

Aproveite para vender kits com esses ovinhos, sugerindo a brincadeira.

4. Kits e cestas para presentes

Um item com bom potencial de vendas é a cestinha ou um kit com doces.

Dessa forma, você não precisa trabalhar diretamente com uma confeitaria: defina os combos e vá a um atacado de doces já sabendo o que e quanto comprar.

Depois, personalize seus kits para dar um ar de Páscoa.

Uma dica é usar serragem como palha.

5. Objetos de mesa

Fora do setor de alimentação, há vários itens de decoração que fazem sucesso.

Toalhas de mesa, guardanapos e panos com desenhos de coelhinho são itens procurados por pessoas que fazem grandes refeições para amigos e familiares.

Você pode usar bordado, serigrafia ou sublimação para tingir os tecidos e criar jogos americanos temáticos.

6. Artesanato e itens de decoração

Assim como os objetos de mesa, vários outros itens de decoração têm procura na Páscoa.

O limite é a sua criatividade: com tecidos e papéis para artesanato, você pode criar vários tipos de enfeite com menções ao coelhinho, à cenourinha, aos ovinhos e também a motivos religiosos.

7. Cestinha de Páscoa

Separamos o item de artesanato mais clássico da Páscoa em um tópico exclusivo.

Sempre muito procurada por pais, a cestinha para colocar os doces pode ser feita de materiais como:

  • Madeira
  • Tecido
  • Biscuit (ou porcelana fria, uma massa que seca em contato com o ar)
  • Tiras de jornal dobradas várias vezes e pintadas.

Muitos artesãos vendem separadamente um saco de serragem para servir como palha.

8. Chocolates por delivery

Muitas pessoas podem escolher a comodidade de não precisar sair de casa para fazer suas compras.

Para atender a essa demanda, você pode divulgar um serviço de entregas na sua região ou vender pela internet com a parceria de uma plataforma de frete.

Explore os gatilhos mentais e ofereça a venda parcelada para aumentar seus ganhos

Além de ter um planejamento com boas ideias para vender na Páscoa, você também vai precisar convencer seu cliente a comprar.

Para isso, use gatilhos mentais – ou seja, atos e eventos que provocam impulsos do nosso cérebro, despertando sensações e influenciando decisões no subconsciente.

Portanto, é uma técnica que pode ser usada no varejo com inteligência emocional.

Um bom exemplo tem a ver com um assunto que abordamos nesse texto: a personalização aciona o gatilho da significância, pois o cliente se sente especial com um item feito sob medida para ele.

Outra forma de acionar um gatilho mental é oferecer boas condições de parcelamento, para que o cliente se sinta no controle, sabendo que pode fazer uma compra mesmo sem conseguir pagar à vista.

A Cielo oferece várias soluções para ajudar seu negócio a vender a prazo sem prejudicar seu fluxo de caixa, pois você pode receber o valor total à vista.

Temos maquininhas com vários recursos para negócios físicos e link de pagamento para você vender diretamente pelas redes sociais.

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