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Como administrar um restaurante e ter sucesso? Veja aqui 8 dicas práticas

Quer saber como administrar um restaurante? Confira regras básicas e dicas práticas de gestão para o seu negócio prosperar.
Publicado por Equipe Cielo

Saber como administrar um restaurante é necessário para ter sucesso neste ramo.

Afinal, o setor de alimentação é altamente concorrido e não basta apenas fazer comida boa.

Ainda que atuar no segmento possa render bons ganhos, isso só acontece se você profissionalizar a gestão.

Mas não se preocupe: há muitas formas de melhorar o desempenho do seu estabelecimento, desde que você conheça bem seu público e esteja por dentro das novidades.

Confira neste texto como administrar um restaurante e veja por que é importante modernizar seus processos.

Como administrar um restaurante influencia nos resultados?

Saber como administrar um restaurante pode não parecer um grande problema quando olhamos para as estatísticas recentes do segmento.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de alimentação projeta uma alta de 5% no faturamento em 2022.

É a retomada após os prejuízos causados pela pandemia de Covid-19.

Em 2023, mais de 70% dos estabelecimentos do setor pretendem aumentar seu faturamento, segundo afirmou o especialista em alimentos e bebidas do Sebrae, Roger Klafke, durante o Congresso Abrasel.

Porém, ainda assim, saber como administrar um restaurante representa um desafio bem grande.

Esta reportagem mostra dados da entidade apontando que oito em cada 10 restaurantes fecham as portas antes de completar dois anos de existência.

O principal motivo é a falta de conhecimento e de capacidade de gestão.

Portanto, saber como administrar um restaurante é um fator decisivo para o seu sucesso.

Regras básicas da administração de restaurantes

O primeiro passo para entender como administrar um restaurante é seguir algumas regras básicas, que vamos mostrar a partir de agora.

Você conhece o seu público?

Para entender o comportamento do seu público, observe a clientela em um turno movimentado.

Apenas olhando, você pode perceber se seus clientes costumam ir sozinhos ou acompanhados, se costumam levar amigos, familiares, namorados ou namoradas.

O volume de pedidos também é uma informação essencial.

Realizar um acompanhamento detalhado dos pratos mais pedidos ajuda não apenas na compra de ingredientes, mas também para conhecer as preferências dos consumidores.

Além disso, outra boa prática é anotar todas as reclamações.

Faça um estudo profundo sobre o atual padrão de consumo

Com o primeiro passo, você já terá informações para elaborar um estudo sobre a relação entre o comportamento dos seus clientes e as características do seu restaurante.

Procure avaliar se o cardápio, o ambiente e as preferências do cliente estão em sintonia.

Faça um relatório que aponte tudo o que vem dando bons resultados, para manter o foco.

E liste também os pontos negativos, como itens de baixa procura ou mesmo reclamações, para priorizar mudanças nessas áreas.

O ponto físico ajuda ou atrapalha o fluxo de novos clientes?

A localização do seu restaurante é um dos pontos que mais influenciam na chegada de novos clientes.

Se o estabelecimento está em uma zona comercial, tem potencial para receber trabalhadores que saem para o almoço.

Já em regiões mais residenciais, o foco é atrair famílias para jantares ou almoços em finais de semana e feriados.

De uma maneira ou outra, o importante é aumentar o número de clientes.

Por isso, avalie se o local tem boa visibilidade para quem passa pela frente.

Opções de estacionamento também são um fator decisivo.

Promova uma pesquisa de satisfação para encontrar possíveis erros

Para aprofundar o conhecimento que você tem dos seus clientes, realize pesquisas de satisfação.

De preferência, ofereça uma vantagem em troca da participação, como um desconto ou uma bebida grátis.

Faça perguntas sobre itens como:

  • Qualidade e rapidez no atendimento
  • Sabor e apresentação dos pratos
  • Higiene e organização do ambiente
  • Conforto
  • Preços.

Além disso, informações como faixa etária, profissão e renda também podem render boas ideias.

Descubra agora como administrar um restaurante e aumentar a clientela

Agora que você já deu os primeiros passos, vamos mostrar como administrar um restaurante na prática.

Confira o passo a passo:

1. Treine o seu time e melhore o atendimento ao cliente

O primeiro atendimento que uma pessoa recebe define a imagem do estabelecimento para ela.

Se for boa, pode ajudar você a ganhar um cliente fiel.

Caso contrário, o dano pode ser irreversível.

Por isso, invista na capacitação do time e deixe claro a todos os colaboradores quais são os valores da sua empresa.

Procure cursos e palestras que possam deixar a equipe por dentro das últimas tendências no ramo.

Além disso, faça um esforço para manter uma boa remuneração a todos os seus colaboradores, da gerência à equipe de garçons, dentro da média do mercado.

Profissionais bem remunerados tendem a atender melhor os clientes.

2. Tenha um sistema de gestão automatizado

Já passou o tempo em que era possível gerenciar um restaurante com bloquinho e lápis.

Com o alto fluxo de informações de hoje, é preciso investir em um sistema de gestão moderno.

Assim, basta lançar as informações no sistema, que realiza automaticamente uma análise e mostra na tela tudo o que você precisa fazer.

Você pode usar um PDV (ponto de venda), também chamado de “frente de caixa”, que automatiza vários processos e pode ser integrado ao sistema de cobranças.

Para restaurantes de grande porte, o ideal é contar com um ERP, um software que ajuda a unificar informações de diferentes áreas.

3. Melhore o seu cardápio e ofereça pratos exclusivos

Um bom restaurante está sempre procurando novidades para oferecer aos seus clientes.

Por isso, criar novos pratos e anunciar em suas redes sociais e outras formas de publicidade pode ser um bom chamariz.

Além disso, os pratos exclusivos podem ajudar também na fidelização.

Gosto é particular, então, se você oferecer algo que caia nas graças de pelo menos uma parcela dos seus clientes, muitos voltarão para saborear novamente.

4. Reduza o tempo para entrega dos pedidos

A velocidade no atendimento é um dos itens mais importantes em um restaurante.

Afinal, ninguém gosta de esperar com fome.

Por isso, se possível, não reduza sua equipe: o prejuízo de um mau atendimento não compensa a economia.

Mantenha sua equipe qualificada e motivada e use equipamentos como cardápios online e comandas eletrônicas para garantir sempre a qualidade do seu atendimento.

5. Facilite o processo de pagamento da conta

Existem cada vez mais alternativas para agilizar o pagamento.

Por isso, a maquininha de cartão é um artigo obrigatório.

Procure um equipamento que aceite as principais bandeiras.

Outro aspecto essencial é receber pelo Pix, um modelo que já caiu nas graças da população.

Ainda há outras inovações além do Pix, como carteiras digitais e links de pagamento.

Para garantir que seu restaurante esteja em dia com todas essas tendências, procure uma boa maquininha.

6. Promova parcerias com empresas vizinhas

Uma forma de atrair clientes é fazer parcerias com outros estabelecimentos da sua região.

Funciona assim: você oferece desconto para quem usa o serviço do seu parceiro, e ele faz o mesmo.

O ideal é encontrar um local que complemente sua atividade.

Por exemplo, um estacionamento onde as pessoas podem deixar seus carros enquanto fazem suas refeições.

Se o seu restaurante for bem segmentado, explore possibilidades de estabelecimentos que possam atrair seu público-alvo também.

Um exemplo é um restaurante de comida saudável firmando uma parceria com uma loja de artigos fitness.

7. Invista no marketing digital por geolocalização

Geolocalização é a tecnologia que usa monitoramento GPS para alcançar consumidores que estejam em determinada localidade.

Ou seja, o chamado “geomarketing” pode atrair clientes em potencial.

A primeira etapa para isso é se cadastrar no Google Meu Negócio, pois é gratuito e faz com que seu estabelecimento apareça nas buscas por quem procurar por um restaurante na sua região.

Depois de cadastrado, você pode pedir a clientes para deixar depoimentos no seu perfil.

A partir daí, você pode avaliar outras iniciativas, como:

  • Incentivar check-in de usuários em redes sociais
  • Segmentar campanhas de anúncios pagos para quem estiver na sua região
  • Enviar conteúdo direcionado para usuários que estiverem por perto.

Tudo isso pode ajudar você a divulgar promoções para atrair clientes.

8. Implemente um programa de fidelidade

Todo restaurante tem aquele cliente fiel, seja o trabalhador que almoça lá diariamente ou o frequentador que aparece de tempos em tempos para saborear o prato que só você oferece.

Para premiar e incentivar esse público, um programa de fidelidade é essencial.

Você pode aderir ao modelo já consagrado do cartão carimbado a cada visita, em que “a cada 10 refeições, uma é grátis”.

Ou usar soluções mais modernas mas com o mesmo princípio, como um programa de cashback.

E como administrar um restaurante pequeno?

Muitas das dicas que você conferiu acima são úteis para restaurantes de todos os portes.

Porém, uma tarefa como administrar um restaurante pequeno tem suas particularidades.

Em um estabelecimento assim, você precisa ficar a par de todos os processos internos, principalmente na parte da gestão financeira.

Uma reserva de caixa é essencial para manter os pagamentos em dia.

Também é preciso ter atenção à legislação local, já que dificilmente um restaurante modesto conta com colaboradores para cuidar da parte burocracia.

Os procedimentos para emitir nota fiscal mudam a cada cidade.

Além disso, é preciso tomar cuidado com as normas sanitárias para evitar interdições ou mesmo problemas com clientes por falta de higiene.

Como você tem menos verba para publicidade, aproveite as vantagens do marketing digital por geolocalização que mostramos acima e abasteça sempre suas redes sociais para atrair a clientela.

Antecipe seus recebíveis e consiga melhores negociações com os fornecedores

Um dos desafios para entender como administrar um restaurante é a falta de previsibilidade dos recursos que entram.

O movimento pode ser bom em alguns meses, mas fraco em outros.

Além disso, muitos clientes pagam no crédito, e esse valor pode levar até um mês para entrar no seu caixa.

Porém, as despesas não esperam.

Para evitar transtornos como não conseguir pagar fornecedores e funcionários, entre outras despesas, a Cielo oferece a antecipação de recebíveis.

Esse serviço permite que você receba todos os valores de vendas no crédito sem precisar aguardar o prazo de liberação.

Com ele, você tem liberdade até para decidir quanto pretende antecipar – e não precisa pagar IOF.

Gostou das dicas?

Tenha a Cielo como parceira para administrar seu restaurante rumo ao sucesso!


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