Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Fala, Empreendedor: mudando a rota

Publicado por Equipe Cielo

Algumas pessoas sonham em empreender desde cedo. Outras, descobrem essa vocação ao longo da vida
 
Quem tem um negócio sabe que o desejo de empreender pode vir de diversas formas. Para quem tem um espírito empreendedor, no entanto, não importa como ou em que momento ele vai chegar. O fato é que em algum momento ele irá surgir e certamente vai ser bem aproveitado.
Mas junto de um empreendimento, surgem inúmeros desafios. É necessário planejar, se reinventar e traçar metas que, muitas vezes, precisam ser revistas no caminho. Antes de mais nada, estar aberto a mudanças é essencial.
Mais do que isso, é importante ter um foco e gostar do que se faz. Esse sentimento ajuda a enfrentar os desafios e ultrapassar obstáculos. E vale lembrar: tais desafios podem chegar de surpresa, como a pandemia que estamos vivendo.
Após vários meses, a maioria dos negócios está bem adaptado ao novo cenário. Nos ambientes digitais, estão se preparando para vender na data mais importante do Varejo: o Natal!
Um segmento com ampla procura nesta data, sem dúvidas, é o de vestuário. Presentear com roupas já se tornou tradição para muitas pessoas. Para atender a demanda, quem tem um negócio nesse ramo de atividade, precisa estar preparado!
Por isso, hoje batemos um papo com a Dalia. Ela é dona das Lojas Dalia Franco, localizadas no Rio de Janeiro. Mas essa história começou há algum tempo. Que tal conferir?

Da psicologia às vendas

A história da Dalia nos mostra que empreender está no sangue. E nem sempre as vendas tem como objetivo abrir um negócio no futuro.
A Dalia começou sua história na faculdade de psicologia. Vendo a necessidade de obter uma renda extra, ela decidiu vender bijouterias entre os alunos de sua turma. Nessa época, ela não tinha perspectivas de seguir empreendendo ou ter um estabelecimento.
Em pouco tempo, a Dalia passou a comercializar roupas. A princípio, elas eram vendidas apenas para amigas e colegas de curso. Com o tempo, suas atividades se expandiram para outros departamentos da faculdade. E olha que legal: essa expansão começou por causa das indicações, o famoso “boca a boca”.
Com o tempo, ela começou a ter clientes fora da faculdade. Para atendê-las, trabalhava com malinhas, que levava até as casas. E os lucros, combinados à paixão pelo mundo da moda feminina, impulsionaram sua vontade de empreender.
A partir daí, a Dalia começou a organizar os bazares de Dia das Mães e Natal da faculdade. Eles despertaram nela o desejo de ter uma loja própria, projeto iniciado logo a seguir. Foi então que, aos 20 anos, ela abriu sua primeira loja, localizada na rua Visconde de Pirajá.
Mas as vendas na faculdade não pararam! E o público só aumentou, resultando na abertura de uma segunda loja, em Copacabana.
O sucesso foi tanto, que a Dalia chegou a ter 6 lojas funcionando! Hoje, ela também trabalha no mundo digital, por meio do e-commerce da empresa.
Entretanto, como todo empreendedor, ela também passou por vários desafios nessa jornada. A gente te conta uma pouco mais sobre eles.

Empreender é um desafio

Perguntamos para a Dalia quais os desafios que ela encontrou ao empreender. E descobrimos que eles começaram desde muito cedo.
Que empreender traz muitos desafios, a gente já sabe. Os da Dalia vieram logo no início, por conta de sua pouca idade. Aos 20 anos, ela abriu sua primeira loja e precisou estudar e entender cada detalhe do seu negócio.
Mas ela também contou pra gente que esse processo fez toda a diferença. Cada desafio aumentou sua resiliência e flexibilidade. E essas características são fundamentais para o sucesso de um negócio, não é mesmo?
Ela também nos disse que, entre os desafios enfrentados, sem dúvidas a pandemia foi o maior. O fechamento dos estabelecimentos gerou dificuldades no pagamento aos credores, que não poderiam ficar sem receber. Isso gerou consequências para muitos proprietários, inclusive para a  Dalia.
Com 6 lojas funcionando, ela passou a ter apenas 4. Uma delas, já tinha previsão de fechamento, pois era uma pop up, aberta apenas para o período do Natal. Mas a segunda loja, localizada no Leblon, teve problemas contratuais. Em meio a pandemia, o melhor seria encerrar suas atividades.
E você pensa que a Dalia se desanimou? Nem um pouco! Ela acelerou o processo de criação do e-commerce da sua loja. Hoje, eles trabalham com vendas via site, com auxílio do Cielo Super Link.
Ela foi além: buscou amadurecer com cada aprendizado e enxergar novos horizontes. Aproveitou a experiência para buscar oportunidades e manteve o otimismo. Isso que é espírito empreendedor, não é mesmo?
A perspectiva é que, com a retomada gradual das vendas, novas lojas sejam inauguradas. Cada inauguração foi um marco na sua vida e ela não pretende parar por aí. E para você, que está pensando em empreender, pense nisso: desistir em meio as dificuldades não é uma opção!

Parceria com a Cielo

A Cielo faz parte das Lojas Dalia Franco há bastante tempo. Elas começaram usando nossas maquininhas e, hoje, também aproveitam as facilidades das soluções digitais.
A Dalia diz que ter um atendimento personalizado faz toda a diferença para o seu negócio. O relacionamento com a Cielo vai muito além das taxas. Ela recebe atenção quando têm demandas e ainda conta com soluções que se encaixam perfeitamente no seu negócio.
Com o Supre Link foi assim. A Cleide, que atende as Lojas Dalia Franco, trouxe a sugestão de usarem essa solução para continuar vendendo na pandemia. A Dalia topou e conseguiu continuar atendendo suas clientes.
O produto foi bem aceito e os pagamentos passaram a ser mais seguros, evitando o contato. As consultoras da marca visitam as clientes com os produtos, para que elas não precisem se deslocar até a loja.
E essa forma de atendimento deve se estender além da pandemia. Muitas clientes gostam da comodidade que oferece, e devem querer usufruir dela. Deu para perceber que, em uma dificuldade, podem surgir oportunidades, né?
Depois de uma história inspiradora, dá até vontade de começar um negócio! E para você, que já tem o seu ou vai começar, que tal aproveitar as soluções do Cielo Digi? Clique aqui e aproveite!
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288