Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Ideias para microempreendedor: revolucione seu negócio

Conheça as ideias para ganhar dinheiro que a Pantanal Pescados separou para os microempreendedores.
Publicado por Equipe Cielo

Microempreendora de avental, luva e boné brancos organiza peixes de sua venda.

Um jovem do interior de São Paulo inventou a Feira 2.0. A antiga barraca deu lugar a um trailer descolado, cheio de tecnologia. Douglas Vendramini, de 27 anos, está por trás dessa transformação que surgiu a partir de ideias para microempreendedores.

Há dez anos ele assumiu a gestão da empresa, que começou com seu avô na década de 1980. Pensando em ideias inovadoras para ganhar dinheiro e não perder nenhuma venda, decidiu trabalhar com a Cielo.

“As máquinas de cartão facilitam a vida do cliente e a nossa. Quase não precisamos mais mexer com dinheiro”, afirma Douglas. “Muitos colegas pedem a maquininha emprestada.”

Conheça ideias para microempreendedor que podem mudar sua vida

Com base em sua experiência, Douglas Vendramini reuniu algumas ideias interessantes para aqueles empreendedores que desejam alavancar o seu negócio. Confira!

1 – Use a tecnologia a seu favor

Para um microempreendedor, um dos principais dramas é administrar o fluxo de caixa enquanto cuida de outras áreas do estabelecimento, para isso o feirante conta com o auxílio do App Cielo. “O site da Cielo é bem melhor que o das outras. Posso ver tudo pelo celular, com o aplicativo, ou em casa, na internet”, diz Douglas.

As redes sociais são uma das melhores ferramentas para microempreendedores que desejam expandir seus negócios. Use essas plataformas para compartilhar informações sobre sua empresa, como produtos e serviços, depoimentos de clientes, ofertas especiais e notícias.

2 – Tenha dinheiro sempre à mão

Ver uma ideia avançar é uma das maiores conquistas dos empreendedores. Na maioria das vezes, porém, isso só acontece depois de receber algum investimento. Para quem já possui um negócio em funcionamento, o ideal é ter sempre um dinheiro reservado para aprimorá-lo.

“Nosso fluxo intenso é no fim de semana. Com a Cielo, eu recebo o dinheiro dos pagamentos já na segunda-feira. Não vai para outra conta e não tenho que esperar”, explica Douglas que encontrou a melhor das ideias de máquinas para ganhar dinheiro.

3 – Procure sempre se reinventar

Os Vendramini vendem peixes há 30 anos. Douglas mudou o jeito de pensar da família quando propôs trocar a barraca por um trailer. “Conversei com meu pai, que tocava a barraca antes, e contei sobre minha ideia de projetar um trailer. Desenhei tudo e deu certo. A freguesia gosta bastante. É mais confortável e mais higiênico”, detalha o feirante.

Se você ainda está buscando um novo negócio, saiba que a primeira das muitas ideias para microempreendedor que está começando é encontrar uma necessidade não atendida no mercado e oferecer uma solução para ela.

Se você é capaz de identificar uma lacuna e criar um produto ou serviço que satisfaça essa necessidade, pode ter uma vantagem competitiva. Por exemplo, se perceber que as pessoas estão tendo dificuldade em encontrar alimentos orgânicos em sua área, pode abrir uma loja de alimentos deste tipo.

4 – Mantenha o foco na experiência do cliente

Ninguém fica na fila do peixe na Pantanal Pescados. Douglas adotou um sistema de senhas para facilitar a vida da freguesia. “Eles pegam a senha, escolhem o peixe e podem continuar as compras na feira enquanto limpamos. Depois, é só vir retirar o produto”, assinala ele.

Na hora de pagar, ninguém mais precisa contar trocados. “A máquina da Cielo sem fio facilitou muito. A bateria é boa, posso carregar a máquina para vários lugares e ajuda o consumidor na hora de pagar.”

Uma experiência de cliente excepcional também pode incluir outras coisas como uma loja bem organizada e limpa, um site fácil de usar e com uma navegação intuitiva, uma embalagem de produto elegante e funcional.

5 – Pense a longo prazo

Com as vendas em alta e dinheiro na mão, a Pantanal Pescados já pensa em como deve se programar para um futuro próximo. “Estou projetando um trailer maior, com oito metros de comprimento. Minha barraca é a feira do futuro”, afirma Douglas.

O sucesso não acontece da noite para o dia. Douglas teve a sorte de melhorar o negócio da família e por isso tem horizontes mais próximos. Porém, a mais importante das ideias para microempreendedor é sempre manter o foco no longo prazo e estar disposto a trabalhar duro para atingir seus objetivos.

Isso pode significar sacrificar horas de lazer e convívio social, dedicar-se a tarefas que não são as mais agradáveis e ter paciência para que o negócio cresça. Lembre-se sempre de que o sucesso como empreendedor requer tempo, esforço e dedicação.

Já viu os vídeos formidáveis que temos no YouTube sobre empreendedorismo? Acesse aqui.

Como ganhar dinheiro no interior

O interior do país é um lugar com muitas oportunidades para microempreendedores. Se você está procurando uma maneira de ganhar dinheiro, comece um negócio que atenda às necessidades de sua comunidade.

Quer um exemplo? Geralmente, as cidades do interior são carentes em assistências técnicas para celulares, computadores e outros eletrodomésticos. Caso você tenha facilidade em entender sobre tecnologia, pode fazer os vários cursos disponíveis na internet ou mesmo buscar treinamento com as marcas dos produtos desse nicho.

Entre as ideias para microempreendedor que esteja no interior do país, oferecer transporte também é uma grande oportunidade. Em áreas rurais, principalmente, é difícil ter acesso a serviços de transporte público.

Se você tem um carro, pode considerar oferecer serviços de transporte para as pessoas em sua comunidade. Você transporta pessoas para o trabalho, escola ou mesmo para compras.

Além disso, se você mora em uma área com belas paisagens naturais ou atrativos culturais, pode abrir uma empresa de turismo rural. Isso pode incluir passeios pela natureza, visitas a fazendas ou mesmo aulas de artesanato e culinária local.

A abertura de uma empresa de turismo rural pode ser uma opção interessante para quem gosta de compartilhar a cultura e tradições de sua região.

Outra área carente no interior é a prestação de serviços profissionais de consultoria. Se você tem experiência em uma área específica como contabilidade, gestão de negócios, ou marketing, pode oferecer esse tipo de serviço para outras empresas locais.

Uma outra das várias ideias para microempreendedor que resida em cidades do interior é montar uma escola de artes ou línguas estrangeiras. Se você tem uma dessas habilidades, pode ministrar essas aulas em sua própria casa ou em um espaço alugado.

Melhor criar algo novo ou fazer o que já dá certo?

Você pode preferir abrir um negócio que já seja a “marca registrada” da sua cidade como a criação de animais, o artesanato e as comidas típicas da sua região, aproveitando a visitação turística que geralmente sua localidade já tem.

Porém, saiba que a concorrência será maior e você precisará ter um diferencial. Ser um microempreendedor envolve lidar com a experimentação. Nem todas as ideias vão funcionar, mas é importante estar disposto a tentar coisas novas.

Experimente diferentes estratégias de marketing, novos produtos ou serviços e novas formas de atender aos clientes. Ao testar coisas novas, você pode descobrir maneiras de melhorar seu negócio e se destacar da concorrência.

Uma das ideias para microempreendedor do interior é formar parcerias. Procure por empresas e organizações que compartilhem valores semelhantes aos seus e possam beneficiar seu negócio.

Por exemplo, se você é um produtor de alimentos orgânicos, pode procurar parcerias com restaurantes, cafeterias e lojas que valorizam ingredientes naturais e orgânicos. Essas parcerias podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e expandir sua base de clientes.

Por isso, um plano de negócios é essencial para qualquer empreendedor, independentemente do tamanho do negócio. Este material ajuda a definir seus objetivos, identificar seus concorrentes, entender seus números e criar uma estratégia para crescer sua empresa.

Ser um microempreendedor pode ser um desafio, mas também pode ser uma experiência emocionante e gratificante. No entanto, é importante lembrar que o sucesso não é garantido e que pode haver desafios ao longo do caminho. É importante estar preparado para lidar com a concorrência, as flutuações do mercado e outros obstáculos que vão surgir.

Com essas ideias para microempreendedor que te demos aqui, além da perseverança, estratégia e um pouco de sorte, você pode alcançar seus objetivos e transformar seu sonho de empreendedorismo em realidade.

Conheça nossas soluções para te ajudar nessa jornada!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288