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Dicas e Histórias de Sucesso

Dicas de como criar um estoque pequeno para o seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Como criar um estoque? Essa dúvida é comum para quem está pensando em ter seu próprio negócio. Afinal, o gerenciamento de estoque é algo essencial e deve ser muito bem planejamento antes mesmo de conquistar o primeiro cliente.

A pergunta é ainda mais comum para quem deseja ter uma loja virtual e quer empreender em casa. Isso ocorre porque, no ecommerce, você pode vender para clientes que estão em qualquer lugar, bem além do raio de atuação de uma loja física, por exemplo.

Pensando nisso, qual o melhor caminho para criar um estoque para o seu pequeno negócio?

Para encontrar essa resposta, separamos algumas informações importantes e dicas para ajudar você a descobrir como manter um estoque para uma pequena empresa.

Gerenciamento de estoque: base para o sucesso de qualquer negócio

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o gerenciamento de estoque é a base para o sucesso de qualquer negócio.

Afinal, uma gestão do estoque bem-feita ajuda você a:

  • Não perder dinheiro com mercadorias “paradas”, compradas em quantidade maior do que a procura;
  • Não comprometer seu fluxo de caixa ou o giro de estoque;
  • Ter produtos disponíveis quando você precisa deles, evitando que você perca vendas por causa de itens que estavam fora de estoque em momentos de alta demanda;
  • Garantir a satisfação dos clientes, atendendo suas necessidades de compra.

Por isso, podemos dizer que gerenciar bem o estoque de uma pequena empresa é garantir que, no momento certo, os produtos certos estejam na quantidade certa para venda.

Dessa forma, a oferta atende adequadamente à demanda, sem deixar faltar ou sobrar em excesso.

Isso pode parecer simples, mas é uma tarefa desafiadora, ainda mais porque é comum pensar que é possível cuidar do estoque manualmente, usando caneta e papel ou uma planilha eletrônica.

Não caia nesse erro! Considerando a digitalização crescente em todas as etapas da jornada de compra, é muito importante contar com soluções integradas, que facilitem a gestão das suas vendas de ponta a ponta.

No e-commerce, a gestão de estoque é um desafio ainda maior

No e-commerce, a gestão de estoque precisa considerar algumas particularidades, tais como:

  • Ao contrário das lojas físicas, uma loja virtual consegue alcançar clientes de todos os lugares. Você precisa estar preparado para atendê-los;
  • Outro ponto importante: as compras nas lojas virtuais não se restringem ao horário comercial. Elas podem ser feitas todos os dias, em qualquer horário – o que torna a gestão do estoque menos previsível;
  • Seu planejamento de estoque deve considerar não só a compra de produtos na quantidade adequada ou as necessidades de armazenamento. Para o e-commerce, seu estoque deve permitir que você faça envios com rapidez, cumpra os prazos de entrega e realize a logística reversa (sempre que um cliente precisar fazer uma troca).

Por tudo isso, sempre haverá mais fatores afetando diretamente a oferta e a demanda de produtos no estoque de um e-commerce. E você precisa estar preparado para se adequar às mudanças rapidamente.

Outro ponto importante: você pretende ter seu site como único “ponto-de-venda” digital ou quer expandir suas vendas para os chamados sites de marketplace?

Se você deseja ampliar sua presença digital e estar onde milhares de consumidores estão, essa é uma possibilidade que deve ser considerada.

No entanto, ter diversos canais de venda torna a gestão do estoque mais complexa e aumenta a importância de integrar as informações do seu negócio, sincronizando os dados das vendas realizadas com o estoque.

Além de observar todos esses pontos, não dá para falar de gerenciamento de estoque sem falar também sobre o armazenamento.

Escolher o tipo certo de estoque é essencial, principalmente para quem quer abrir um pequeno negócio (e precisa escolher o espaço mais adequado para estocar suas mercadorias).

Tipos de estoques mais utilizados no e-commerce

Um bom estoque é aquele que é adequado à necessidade do seu negócio.

Não pode ser muito grande (o que provavelmente representaria mais custos de manutenção) nem muito pequeno (o que poderia ser um problema em momentos de baixa procura de alguns produtos, limitando o espaço disponível).

Então, você precisa conhecer bem as opções de estoque mais usadas por quem tem um e-commerce. Vamos a elas?

Estoque próprio

É semelhante ao estoque de uma loja física. Nele, os produtos ficam armazenados em um único local, de onde são feitos todos os envios.

Permite uma gestão centralizada, exigindo um controle bem feito para não causar problemas relacionados ao uso de espaço ou de logística.

Lembre-se: quem tem loja virtual precisa estar preparado para vender e enviar as mercadorias compradas a qualquer hora e qualquer dia. por clientes de várias regiões.

Este tipo de estoque, também chamado de pronta-entrega, pode exigir mais esforço na hora de garantir rapidez nos envios e preços competitivos de frete para localidades mais distantes.

Estoque compartilhado

Este tipo de estoque é bastante utilizado por empresas que têm tanto loja física quanto virtual, já que o compartilhamento do espaço otimiza os recursos utilizados.

Ele favorece também a gestão integrada, fornecendo uma visão única do estoque nos dois ambientes (físico e digital).

No entanto, essa integração precisa ser otimizada e ágil, evitando informações incorretas sobre a disponibilidade de produtos.

Estoque consignado

Esta opção de estoque pode ser interessante para quem está começando um negócio e ainda precisa entender melhor o comportamento de compra de seus clientes.

Isso porque o estoque consignado permite que você pague apenas pelos produtos que realmente vendeu. Em outras palavras: você mantém o produto estocado por um tempo e se ele não for vendido, pode devolvê-lo ao distribuidor.

Este tipo de estoque é muito útil para quem não pode ou não quer comprometer muitos recursos com a compra de mercadorias.

Estoque descentralizado

Este tipo de estoque armazena seus produtos em diferentes pontos de distribuição, localizados em diversos lugares.

Assim, quando um cliente fizer uma compra, é possível planejar a entrega a partir do estoque mais próximo, o que ajuda a agilizar o envio, diminuir prazos de entrega e baratear os custos de frete.

Por outro lado, essa opção pode aumentar mais os gastos de armazenagem, além de exigir uma gestão ainda mais rigorosa do seu estoque.

Estoque terceirizado

Como o nome já diz, o estoque terceirizado ocorre quando você “delega” a distribuição e/ou armazenagem do seu produto para um fornecedor.

Esta opção de estoque segue dois modelos:

  • Crossdocking: em tradução livre, o termo que dizer “cruzando as docas”. Aqui, os produtos vendidos no e-commerce são enviados para o centro de distribuição do fornecedor e, dali, são enviados e entregues a quem fez a compra;
  • Dropshipping: o termo é formado pela junção do verbo to drop (largar) e shipping (envio, remessa). Corresponde ao modelo onde tanto o armazenamento quanto o envio dos produtos ficam sob responsabilidade do fornecedor. Dessa forma, a loja recebe o pedido do cliente e repassa as informações para a empresa terceirizada, que é responsável por separar e enviar os itens solicitados na compra.

O estoque terceirizado é muito comum nas vendas realizadas através de marketplaces.

Dicas para manter o estoque do seu negócio

Agora que você já tem uma base de informações sobre o assunto, confira algumas dicas de como manter um estoque para sua empresa:

Adote o método FIFO

FIFO é a sigla formada pelas iniciais dos termos “first in, first out”, geralmente traduzido como “primeiro a entrar, primeiro a sair” (PEPS).

O método consiste em vender seus produtos seguindo a ordem em que foram comprados e é particularmente útil para quem trabalha com produtos perecíveis.

Ele ajuda também a definir a arrumação dos produtos no seu estoque, colocando os produtos mais antigos na frente das prateleiras, de forma que eles realmente sejam os primeiros a sair.

Trabalhe com fornecedores de confiança

Ter fornecedores de confiança também é um fator importante para a realizar a gestão do seu estoque.

Afinal, ele é quem garantirá que você tenha a disponibilidade de produtos que serão vendidos. Mais do que um fornecedor, você deve buscar um parceiro que cumpra com tudo que foi combinado.

Monitore constantemente os produtos em estoque

Acompanhar de perto os produtos disponíveis no seu estoque é essencial para definir o que precisa ser comprado ou não, além de ajudar a executar o método FIFO.

Essa tarefa não é fácil e precisa ser ágil o suficiente para evitar problemas nos pedidos e de alocação de recursos desnecessários.

Faça um planejamento para datas comemorativas

As datas comemorativas representam ótimas oportunidades para aumentar suas vendas.

Para isso, você precisa planejar seu estoque com antecedência, garantindo a disponibilidade dos produtos nos momentos de maior procura.

Invista em automação e integração

Ao utilizar um sistema de gestão integrada, você consegue otimizar tempo e dinheiro, o que pode ser favorável para obter diferenciais competitivos como agilidade na operação, aumento da satisfação dos clientes e automação de processos.

A integração de todas as etapas da jornada de vendas é a melhor maneira de otimizar a gestão do seu estoque, englobando também as vendas e a solução de pagamentos do seu negócio.

Por falar em solução de pagamentos, sabia que, com a Cielo LIO, você pode controlar o seu estoque na palma da mão?

Com ela, é possível integrar todo o sistema da sua loja em um único lugar. Com a LIO, você tem:

  • Calculadora integrada para fazer contas e ir direto para o pagamento;
  • Comprovante impresso e digital;
  • Histórico digital dos comprovantes de venda;
  • Relatório completo de vendas em cartão e dinheiro;
  • Catálogo digital com cadastro por foto, QR Code e Leitor de Código de Barras;
  • Acesso à Cielo Store, onde você encontra diversos aplicativos para ajudar na gestão do seu negócio.

Clique aqui e saiba mais sobre todas as possibilidades que a Cielo LIO oferece!

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