Como montar uma loja virtual? Dicas para ter um site de sucesso e muitas vendas
Não é difícil responder a dúvida que dá origem ao título deste texto. Abrir uma loja online, hoje em dia, é muito mais fácil do que você imagina. É totalmente possível criar uma loja virtual de sucesso do zero e vender muito!
Apesar da competitividade, sempre existe espaço na web para mais um e-commerce. O importante é compreender como montar uma loja virtual que seja atraente para o público e atinja os objetivos de venda.
Entretanto, se você não sabe nem por onde começar e tem medo de arriscar, confira o passo a passo que a Cielo preparou para ajudá-lo a montar um e-commerce de sucesso.
Itens necessários para montar um site de sucesso
Neste artigo você aprenderá como montar uma loja virtual, como hospedá-la, o que fazer para vender os seus produtos e ter sucesso. Mas, ainda existem2 itens que nós consideramos extremamente necessários para quem deseja ter um e-commerce bem-sucedido. São eles:
● Experiência do usuário;
● Segurança.
Por que a experiência do usuário é importante para quem deseja criar um site de sucesso?
Por que é importante criar um site de vendas seguro?
O que todo mundo espera de uma compra online? Acreditamos que a segurança esteja entre os principais elementos que fazem o consumidor tomar a decisão de comprar ou não em um site.
Então, um site mal-estruturado, com informações nada precisas sobre os produtos, cheio de anúncios, entre outros pontos desagradáveis para a experiência do usuário pode levantar suspeitas e, com isso, a compra não é feita.
Como um e-commerce funciona 24 horas, a segurança tem que ser redobrada para que ele não seja alvo de ataques. Por isso, o ideal é que ele seja sempre atualizado e tenha um varredor de malware.
Se você não sabe como montar um e-commerce com pagamento seguro, a Cielo pode ajudar.
Aprenda como montar uma loja virtual de sucesso
Empreender não é uma tarefa fácil, isso você já deve saber. Para garantir o sucesso ao montar uma loja virtual, algumas etapas devem ser seguidas. Veja as dicas abaixo!
1) Encontre o público da sua loja virtual
Caso você não tenha o seu público bem definido ainda, crie um canal em rede social para divulgar o seu produto. Ele servirá também para te ajudar a se comunicar com o seu público e a entendê-lo em todas as fases do seu negócio.
Pode ser um perfil no Instagram ou um canal no YouTube, por exemplo. Saber exatamente quem é o seu público, quais são as dificuldades, interesses e particularidades dele, te ajudará a saber como montar uma loja virtual de sucesso.
2) Escolha a plataforma certa para criar um site de vendas
Existem dezenas de opções de plataformas para ter uma loja. A Cielo, por exemplo, oferece um sistema para criar o seu e-commerce, sendo totalmente digital e intuitivo. Através dele, o lojista cria sua loja em apenas 5 passos, e vende mais, 24h por dia.
3) Crie a identidade visual
Sua marca precisa “ter uma marca”, um conjunto de fatores que façam com que ela seja facilmente reconhecida. Por isso, uma identidade visual é tão importante. Tente ser sempre o mais fiel possível com a imagem daquilo que você vende.
Hoje em dia, é isso que dá confiança ao seu cliente. Pense em cores e padrões da sua identidade visual que combinam com o seu produto ou serviço e com a mensagem que você deseja passar ao público.
4) Cadastre seus produtos
Até aqui você entendeu como montar uma loja virtual e criar sua identidade visual. Agora, chegou a hora de tirar fotos e cadastrar seus produtos. Crie descrições legais para atrair a atenção do seu público e explicar o que você está vendendo.
Ao cadastrar seus produtos em seu site de vendas, procure entender como o seu público costuma buscar na internet por eles e aplique técnicas de SEO no nome e descrição do produto. Usar as palavras certas e uma descrição esclarecedora pode fazer toda a diferença nas suas vendas.
5) Gerencie suas vendas
Nas plataformas de gerenciamento de e-commerce, você consegue visualizar quanto vendeu, para onde foi a venda, qual foi o seu lucro. Tudo está disponível para checagem pelo celular.
Na hora de gerenciar as vendas, também é importante conhecer os KPIs (sigla do termo inglês Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho). Eles servem para avaliar e otimizar o seu ciclo de vendas, ajudando a aumentar a receita.
Saiba mais sobre os indicadores de vendas neste artigo que preparamos.
Está pronto para vender seus serviços ou produtos online e multiplicar o faturamento da sua empresa? Siga o perfil da Cielo no Instagram e confira outras dicas exclusivas para o seu e-commerce.