Como fechar vendas pelo WhatsApp e aumentar o faturamento? Revelamos os segredos!
Saber como fechar vendas pelo WhatsApp é um passo importante para aumentar suas vendas.
Afinal, quem não usa o “zap” hoje em dia no Brasil?
Além de ser muito popular, a plataforma conta com vários recursos para ajudar pequenas empresas a melhorarem seus resultados.
Neste texto, vamos explicar por que é tão importante saber como fechar vendas pelo WhatsApp e apresentar algumas dicas valiosas.
Acompanhe até o final!
Por que aprender como fechar vendas pelo WhatsApp?
Aprender como fechar vendas pelo WhatsApp é uma maneira de explorar o potencial da plataforma de comunicação mais usada no Brasil.
Segundo pesquisa elaborada pelas empresas We Are Social e Meltwater, 93,4% da população entre 16 a 64 anos no país faz uso da plataforma.
Se você comprar um smartphone hoje, é muito provável que ele já venha com o aplicativo instalado.
Muitas pessoas compram um aparelho justamente para poder usar o WhatsApp e se comunicar com amigos, familiares e colegas de trabalho.
Quais são as vantagens de vender pelo WhatsApp?
Confira algumas vantagens de saber como fechar vendas pelo WhatsApp:
- Eficiência no envio: o WhatsApp permite uma comunicação altamente eficiente com os consumidores, pois sua mensagem é vista mais rapidamente do que um e-mail e o contato é menos invasivo que uma ligação.
- Facilidade para responder: os usuários podem responder com facilidade sua mensagem sem precisar realizar nenhum procedimento e nem pagar pelo envio.
- Exposição de produtos: o WhatsApp Business permite incluir seus produtos ou serviços em um catálogo que pode ser visualizado dentro da própria plataforma.
- Automatização: outra vantagem do uso da plataforma por empresas é configurar mensagens automáticas como respostas para perguntas frequentes ou avisos sobre horário de funcionamento.
- Possibilidade de pagamento: é possível cobrar e receber valores pela própria ferramenta.
Como criar um script de vendas pelo WhatsApp?
Para saber como fechar vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo é criar um script, ou seja, um roteiro que vai guiar sua aproximação com cada pessoa.
Veja abaixo o que não pode faltar no seu planejamento.
Conheça seu público-alvo
A melhor abordagem depende das características dos seus consumidores.
Por isso, é importante ter à disposição vários dados, como faixa etária, escolaridade, profissão, renda e preferências de consumo.
Você pode criar personas, ou seja, representações de personagens criados a partir desses dados.
Na hora do contato, aja como se estivesse conversando com a persona.
Defina um objetivo
Embora seu objetivo final seja vender, é importante definir a meta da sua abordagem.
Você pode querer apresentar um novo produto ou uma nova coleção ou divulgar alguma promoção.
Esse direcionamento vai ajudar você a saber quais mensagens enviar.
Seja ágil no primeiro contato
Na hora que você conseguir chamar a atenção de uma pessoa que pode virar cliente, é importante responder rapidamente suas mensagens.
Afinal, se você deixar a pessoa esperando um tempinho por uma nova mensagem, ela pode ficar impaciente.
Portanto, a agilidade ajuda a garantir que aquela pessoa vai dar sequência à conversa.
Apresente seus diferenciais
Apresentar os diferenciais dos seus produtos significa mostrar as características que fazem com que o item se destaque em relação aos concorrentes.
Essa ação é essencial para vender na internet, pois os usuários costumam ter contato com vários tipos de publicidade.
Por isso, é muito importante conhecer bem aquilo que você vende.
Seja cortês
A boa educação é essencial em todos os aspectos da vida, e mais ainda quando falamos em vendas.
Por isso, nunca deixe de lado a gentileza.
Lembre-se que uma mensagem de texto nem sempre transmite com clareza seu tom de voz.
Por isso, ao escrever, se pergunte como a pessoa vai receber aquele texto.
Não deixe os clientes sem resposta
Você pode colocar tudo a perder se deixar de responder seus consumidores.
Afinal, a internet exige rapidez na troca de informações.
Se você demorar para dar uma resposta, pode ser que seus clientes acabem comprando de um concorrente nesse meio tempo.
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens voltada para empresas que fazem vendas.
Portanto, saber usar essa ferramenta é essencial para aprender como fechar vendas pelo WhatsApp.
O uso da ferramenta é gratuito, mas existe também uma versão paga com recursos adicionais, mais voltado para empresas de maior porte.
Se você tem um pequeno negócio, vale muito a pena usar a alternativa gratuita.
Veja na sequência como ela pode ajudar seu negócio.
Como funciona o WhatsApp Business?
O funcionamento do WhatsApp Business é semelhante ao do app de uso pessoal, mas com alguns recursos adicionais, como:
- Perfil da loja: você pode preencher diversas informações do estabelecimento, como endereço e horário de funcionamento, que ficam visíveis para os clientes que acessarem seu perfil
- Segmentação de usuários: permite usar etiquetas para identificar grupos de usuários conforme etapas do funil de vendas ou outras características
- Respostas rápidas: é possível configurar respostas padrão para perguntas que você recebe com frequência
- Mensagens ausentes: é possível configurar um horário de atendimento e, quando seu negócio não estiver aberto, quem entrar em contato com seu número recebe uma resposta automática avisando quando ele poderá ser atendido
- Catálogo de produtos: você pode apresentar suas soluções com descrição, preço e um link para venda.
Como fechar vendas pelo WhatsApp?
Confira agora algumas dicas de como fechar vendas pelo WhatsApp.
Crie um calendário com principais datas e ofertas
É importante se organizar para aproveitar as oportunidades de venda em datas comerciais como Natal e Black Friday.
Por isso, já no começo do ano, crie um calendário com todos os eventos importantes para o seu público.
Inclua também as datas das promoções que você pretende divulgar.
Peça autorização prévia para entrar em contato
Essa dica é, na verdade, uma regra que você precisa seguir.
Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma empresa não pode entrar em contato com um usuário sem ser autorizada.
Por isso, peça autorização a cada pessoa antes de começar a vender pelo WhatsApp.
Organize seus contatos pelo conteúdo de interesse
Mesmo em uma pequena empresa, vender pelo WhatsApp significa gerenciar muitos contatos.
Essa tarefa pode ser bem desafiadora.
Por isso, procure organizar todos os seus clientes considerando o conteúdo de interesse – ou seja, o tipo de informação que eles gostariam de receber.
Use palavras poderosas na negociação
Algumas palavras podem ajudar você com suas vendas, pois se forem bem usadas, podem despertar nos clientes um desejo pela compra.
Veja esses exemplos:
- Alegria
- Descubra
- Imaginar
- Incrível
- Inspirador
- Irresistível
- Lucro
- Poder
- Resultado
- Segredos
- Sucesso
Mande textos curtos e provocativos
A objetividade é muito importante na hora de fazer uma venda pelo WhatsApp.
Por isso, evite “textões” e procure terminar frases com perguntas para incentivar os clientes a responderem, dando sequência à conversa.
Personalize as mensagens
Os consumidores gostam de se sentir exclusivos, e podem torcer o nariz se acharem que estão recebendo mensagens padronizadas.
Por isso, inclua sempre o nome do usuário.
Se der, mencione alguns aspectos como sua profissão e idade, caso tenham a ver com a solução que você está oferecendo.
Explore os gatilhos mentais
Gatilhos mentais são impulsos que você pode despertar com algumas estratégias na hora de definir suas vendas.
Por exemplo, avisando que sua promoção tem duração limitada para criar um senso de urgência ou se mostrando uma autoridade no assunto relacionado ao produto para ganhar confiança.
Para saber mais, confira aqui uma lista com os 10 tipos de gatilhos mentais para vendas.
Automatize processos
Existem vários processos que podem ser automatizados no WhatsApp para tornar sua rotina mais fácil.
Um bom exemplo são as respostas rápidas.
Certamente há alguma pergunta que seus clientes fazem com muita frequência.
Nesses casos, você pode criar uma resposta rápida para enviar a partir de um código de atalho.
Crie catálogos e adicione links de pagamento no WhatsApp para facilitar a vida do seu cliente
Até aqui, já vimos várias dicas de como fechar vendas pelo WhatsApp.
Para garantir o melhor desempenho possível no seu negócio, vamos fechar este artigo com uma dica de ouro que certamente vai ser muito útil.
Como já mencionamos antes, uma das vantagens do WhatsApp Business é poder expor seus produtos em um catálogo.
Além de incluir o preço, uma descrição e um código para o artigo, é possível incluir também um link para a venda.
Neste campo, insira um link de pagamento, para que os clientes possam comprar diretamente por ali.
É como se o WhatsApp se tornasse seu próprio e-commerce!
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