Como atrair clientes para um lava-rápido? Invista em ideias criativas!
Se você quer aprender como atrair clientes para um lava-rápido, temos as dicas certas para isso!
O ramo de lavagem de veículos costuma gerar muitos clientes. Porém, para dar certo, é preciso ter um planejamento com metas bem definidas.
Também é importante monitorar sempre seus resultados para ver quais medidas estão dando certo e o que pode melhorar.
Neste artigo, vamos falar sobre essa parte também.
Então, siga a leitura e aprenda como atrair clientes para um lava-rápido!
Como atrair clientes para um lava-rápido: primeiros passos
Antes de aprender como atrair clientes para um lava-rápido, vamos falar sobre as primeiras iniciativas que você deve tomar.
Afinal, é preciso elaborar um planejamento para poder aumentar as vendas no seu negócio.
E, para isso, dois fatores são essenciais.
Veja abaixo quais são.
Faça um profundo estudo da concorrência e veja seus pontos fortes
A primeira etapa para entender como atrair clientes para um lava-rápido é saber o que essas pessoas vão encontrar na concorrência.
Para isso, faça um levantamento sobre os principais lava-rápidos da sua região.
Descubra quantos são, seus preços, suas vantagens e todos os serviços extras que eles oferecem.
Com essas informações, você poderá descobrir os motivos que podem, eventualmente, levar à perda de clientes.
Além disso, você saberá o que é necessário para se igualar e superar seus competidores, quem sabe até encontrando um diferencial competitivo.
Estude o seu perfil atual de cliente e suas necessidades
Em qualquer tipo de negócio, para saber como oferecer um produto, é preciso conhecer seu público.
Há vários tipos de informação que podem ajudar você a entender o perfil de consumidor que frequenta seu estabelecimento.
Alguns dados como profissão, renda média, faixa etária e endereço são importantes para que entenda do que ele precisa.
Por exemplo: pense em um executivo de uma empresa que mora perto do seu lava-rápido e passa por ali para abastecer o carro antes de ir trabalhar.
Ele, provavelmente, não tem muito tempo para cuidar do carro. Então, você pode oferecer a ele outros serviços, como a troca do óleo ou a limpeza dos bancos.
Além disso, as características do cliente podem dizer muito sobre a melhor forma de abordagem e a linguagem ideal para se comunicar com ele.
O que fazer para atrair clientes em um lava-rápido
Agora, sim: se você quer saber como atrair clientes para um lava-rápido, dê uma olhada nas dicas abaixo.
Preparamos um guia com tudo que você precisa saber para ter um negócio de sucesso nesse setor.
Melhore o atendimento e a experiência do cliente
Clientes não se preocupam apenas com o preço e a qualidade do serviço. É preciso ir além desses conceitos e pensar na experiência do cliente.
Antes de mais nada, o atendimento precisa ser feito com simpatia e cordialidade.
Porém, não deixe de lado a agilidade. Nesse tipo de serviço, a espera pelo atendimento dentro do carro não é muito agradável.
O treinamento da sua equipe para que as pessoas possam desenvolver inteligência emocional pode fazer a diferença.
Além disso, em uma lavagem rápida, vale a pena dar atenção especial em algumas partes do carro, como o espelho retrovisor e o vão entre o teto e o para-brisa.
São áreas que às vezes o equipamento não alcança, mas concentrar um pouco de tempo a elas mostra preocupação em oferecer um serviço de qualidade.
Construa um ambiente agradável
Um(a) cliente que vai a um lava-rápido já espera ver higiene no local, afinal, essa pessoa está confiando a você um dos seus bens mais valiosos.
Pinte regularmente seu espaço e deixe tudo limpo para mostrar o profissionalismo do seu negócio.
Use cores harmônicas como azul claro e amarelo para transmitir uma sensação de higiene, tranquilidade e confiança.
Se você oferece lavagem completa, garanta que as pessoas possam esperar em um espaço limpo, bonito e organizado – e, de preferência, à sombra.
Oferecer água, café e tomada para carregar o celular são bons diferenciais.
Promova um programa de fidelidade
Você pode criar um programa para que o cliente acumule pontos, conforme faça um certo número de visitas ao seu estabelecimento ou de acordo com o valor de cada pagamento.
A partir de determinada quantidade, ele pode ganhar descontos, brindes ou até uma lavagem de graça.
Essa é uma ótima estratégia para fidelizar os clientes, além de ser muito simples.
Se você não puder ou não quiser estabelecer um sistema de pontuação, há uma maneira ainda mais fácil: use um cartão de fidelidade.
Funciona assim: o cliente recebe um cartão com espaços em branco para 10 ou 20 carimbos.
A cada visita, um dos espaços é carimbado e assim que o cartão for preenchido, dá direito a uma lavagem gratuita.
Seja qual for o formato, o programa de fidelidade pode atrair novos clientes e ajudar a manter os antigos.
Invista em produtos e serviços adicionais
Muitas pessoas podem querer aproveitar a ida ao lava-rápido para pedir outros serviços relacionados à manutenção do seu carro.
Por isso, é comum estabelecimentos assim contarem com serviços extra – e o seu não pode ficar de fora.
Alguns serviços que podem ser oferecidos junto com a lavagem são:
- Limpeza a vapor;
- Limpeza dos tapetes e estofados;
- Limpeza do ar condicionado;
- Enceramento;
- Polimento;
- Cristalização (aplicação de resina);
- Espelhamento de pintura (aplicação de verniz);
- Vitrificação (aplicação de película);
- Martelinho de ouro (técnica para desamassar lataria danificada);
- Borracharia;
- Troca de óleo.
Você também pode vender itens para carros, como produtos de limpeza, sachês perfumados e acessórios.
Promova parcerias com empresas próximas
Se você tem um objetivo como atrair clientes para um lava-rápido, conte com a ajuda de outros estabelecimentos das proximidades.
Estabeleça um desconto para oferecer a clientes do outro local, para que a empresa faça o mesmo em relação a quem usar o seu serviço.
A cada cliente que passar pelo seu lava-rápido, você entrega o cartão de desconto na loja parceira.
Assim, tanto você quanto seu parceiro terão novos clientes.
Postos de combustíveis e estacionamentos são bons parceiros em potencial, já que os clientes costumam ser os mesmos.
Porém, uma vantagem de atuar no ramo da lavagem de veículos é que seus clientes podem consumir uma série de outros produtos.
Ou seja: você pode firmar parcerias com empresas de qualquer setor.
Estabeleça os objetivos do relatório
Uma das maiores dificuldades para quem tem pequenos negócios, como um lava-rápido, é saber avaliar se suas iniciativas estão dando certo ou não.
Para evitar isso, é preciso ter em mente seus objetivos antes de realizar qualquer iniciativa.
Faça um planejamento das suas ações e, enquanto for implementando as melhorias, contabilize o número de clientes e o seu faturamento.
Assim, você pode montar um relatório e comparar com o desempenho do seu lava-rápido antes e depois de fazer as mudanças.
Dessa forma, é possível ver se as ações estão dando certo e ajudando como você espera.
Essas informações servirão como base para você avaliar seus próximos passos.
Faça uma pesquisa de satisfação e promova melhorias
Faça pesquisas de satisfação para dar aos clientes a oportunidade de avaliarem seu serviço.
Inclua perguntas sobre aspectos como:
- Velocidade do atendimento;
- Qualidade do atendimento;
- Cuidados com seu veículo;
- Limpeza do ambiente;
- Preço.
Você pode pedir para o cliente dar uma nota de 0 a 10 ou marcar de uma a cinco estrelas para cada aspecto avaliado.
Assim, você pode dar prioridade aos itens com mais respostas negativas na hora de implementar as melhorias.
No fim da pesquisa, deixe um espaço para que os consumidores façam sugestões, pois elas também podem mostrar a você oportunidades e ideias de como atrair clientes para um lava-rápido.
Melhore as opções de pagamento e parcelamento dos serviços
Um lava-rápido é o tipo de negócio que costuma ter clientes apressados, principalmente, em cidades médias e grandes.
Por isso, é importante oferecer várias formas de pagamento, como cartão de crédito e débito, Pix e QR Code.
Para isso, conte com uma boa maquininha.
Oferecer alternativas de pagamento parcelado também é uma forma de agradar os clientes.
Tudo isso pode contribuir até para que as pessoas escolham um serviço mais caro, como uma lavagem completa.
Crie uma sala de espera com serviços agregados
Você se lembra de quando falamos sobre a importância de um bom ambiente para seu cliente esperar pela lavagem completa?
Bom, você pode lucrar com isso também!
Ofereça lanches e bebidas para consumo no local. Lembrando que, além do dinheiro, é necessário oferecer os mais variados meios de pagamento para facilitar essas compras não-programadas e feitas por impulso.
Outra possibilidade é aproveitar o fato que muitos pais levam suas crianças ao lava-rápido e criar uma área de recreação e que inclua a venda de doces, revistas, brinquedos, bichinhos de pelúcia etc.
Bônus: 5 ideias criativas para lava-rápido
Agora que você já conferiu nossas dicas de como atrair clientes para um lava rápido, falta pouco para colocar seu plano em ação.
Para completar, veja algumas ideias de promoções que também podem ajudar a melhorar seus resultados.
- Desconto progressivo: aumente o percentual de desconto de acordo com o valor que cada cliente gastar. Por exemplo: a lavagem e o polimento têm 5% de desconto sobre o valor total, mas se agregar a troca de óleo, sobe para 7%, e assim sucessivamente.
- Combos: outra alternativa é estipular um valor fechado para um conjunto de serviços e que seja mais vantajoso do que a soma de todos eles quando comprados separadamente.
- Promoções para motoristas de app: uma boa parte da sua clientela trabalha com aplicativos como Uber e 99, principalmente em cidades maiores. Então, vale a pena oferecer vantagens exclusivas para atrair esse público.
- Brindes: invista em chaveirinhos, canetas e outros brindes com sua logomarca para fazer uma promoção que funciona e ganhar a simpatia das pessoas.
- Indicações: tenha um programa que ofereça vantagens a quem indicar clientes para o seu negócio.
Estabeleça seus objetivos e monitore os resultados
Como vimos neste texto, entender como atrair clientes para um lava-rápido exige uma série de iniciativas.
E ninguém espera que você implemente tantas mudanças imediatamente.
Pelo contrário: o ideal é que você vá fazendo tudo aos poucos e monitorando os resultados.
A parte principal é definir suas metas.
Com os objetivos estabelecidos, acompanhe seu desempenho para analisar quais são as iniciativas que dão mais certo e direcionar seus investimentos nelas.
Se isso parecer complicado, você pode usar as soluções da Cielo para melhorar sua gestão.
Com o Cielo Farol, por exemplo, você acompanha seus indicadores sem dificuldades.
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