Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fazer uma promoção que esvazie os estoques? Elabore uma boa estratégia

Publicado por Equipe Cielo

Ações comerciais podem render resultados impressionantes, mas realizá-las não é tão simples como muitos imaginam. Por isso, resolvemos listar algumas dicas valiosas que farão você alcançar um público maior ou até mesmo fidelizar clientes sabendo como fazer uma promoção. Vamos lá?

Não, por mais que alguém fale que basta baixar o valor de um produto, colocar um cartaz e divulgar nas redes sociais, há muitos fatores que você deve levar em consideração nesse momento.

A boa notícia é que as dicas não são difíceis e você pode começar a implementá-las hoje mesmo em seu negócio. Leia o artigo até o final e descubra boas estratégias para vender mais fazendo uma divulgação correta!

Aprenda como fazer uma promoção

Ações promocionais de sucesso envolvem um planejamento maior antes mesmo de começar, bem como todo um acompanhamento durante esse período. É necessário definir metas e avaliar o resultado para promover novos ajustes. Entenda melhor!

1 – Você tem um objetivo claro?

Como já falamos, realizar essas ações não significa apenas reduzir o preço dos produtos. Claro, isso tem que existir, mas você deve entender o motivo de estar fazendo uma promoção.

Tem muitas peças no estoque? Alguma data comemorativa está prestes a chegar? A loja tem um alcance pequeno de público e você deseja ampliar?

Esses são bons motivos para aprender como fazer uma promoção de sucesso. Porém, antes de colocar as ações em prática, é preciso entender qual é seu objetivo para não perder dinheiro e enfraquecer seu negócio.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, e está no final do verão, em breve a coleção deverá ser trocada, mas ainda restam muitos produtos da antiga estação. Nesse caso, a promoção das peças de calor é a melhor alternativa.

2 – Não faça nada sem análise de mercado

Se você quer dicas de como fazer uma promoção que dê resultado, lembre-se disso: não tome qualquer atitude antes de analisar o mercado. Ignorar essa etapa pode ser fatal para o seu negócio.

Um estudo de mercado permite que você entenda aspectos qualitativos e quantitativos do segmento em que está inserido ou que pretende entrar. Essa análise pode servir como um guia que determina a eficiência das ações promovidas.

Com ela, você ficará por dentro dos detalhes relevantes da concorrência, entenderá melhor o público-alvo e os principais hábitos de consumo dos potenciais clientes, entre outras informações de interesse.

Ao realizar um estudo completo de mercado, você terá maior previsibilidade das campanhas que pretende pôr em prática.

3 – Persuasão é uma arma indispensável

Já sabe qual o motivo da criação da sua promoção? Fez um estudo de mercado completo? Agora, você precisa ser o mais persuasivo possível para convencer seu cliente de que a oportunidade que oferece é algo único. É a hora de despertar o interesse!

Ao pesquisar sobre como fazer uma promoção, entenda que a ação deve atingir clientes que já pensavam em comprar o produto e convencê-los de que realmente precisam dessa aquisição. Serviria como um “empurrão” para que levem o produto.

Vale destacar: reduzir o preço não é o bastante para despertar o interesse do consumidor. Aliás, o valor do produto deve ser um mero detalhe da sua campanha.

Por exemplo, o objetivo da sua ação é impulsionar as vendas de aparelhos de barbear, que estão estacionadas há algum tempo. Anunciar a promoção com 35% de desconto é uma alternativa, mas pode não gerar o resultado desejado.

O ideal é mostrar para os consumidores o porquê eles precisam desse produto. Você pode dizer que esse aparelho é capaz de fazer a barba sem deixar bolinhas vermelhas no rosto e que ele pode ter uma aparência semelhante a de uma personalidade que está em evidência.

Além de ficar com a barba perfeita, ele ainda terá um desconto de 35%! Seria muita vantagem para uma simples aquisição de um produto.

Qual dos dois cenários você acredita que seria capaz de persuadir melhor o público-alvo?

Gostou dessas dicas sobre como fazer uma promoção? Ainda temos outras para dar e vamos apresentar dois produtos Cielo que podem ajudar — e muito — sua vida quando decidir realizar uma ação na sua empresa.

4 – Faça diferente

Alguns dias depois do Natal, os panetones terão preços mais acessíveis. No final de cada estação, as lojas de roupas vão tentar esvaziar seus estoques.

Após a Páscoa, os ovos de chocolate terão descontos especiais. Essas estratégias já estão gravadas na cabeça das pessoas e são alternativas que podem gerar resultados. Já pensou em inovar nas datas sazonais?

Veja um exemplo para aplicar essas dicas de promoção. Se você tem uma livraria, que tal fazer uma ação especial do Dia do Contador de Histórias, que acontece em 20 de março?

Seria uma forma de aproveitar o gancho da volta às aulas, que ocorrem no mês de fevereiro, e vender um pouco mais do que o normal nesse período do ano.

Essa é apenas uma alternativa, mas você pode criar um calendário comemorativo e identificar datas que poderiam ser úteis para o seu negócio. Inove!

5 – Defina um prazo para ter procura

Estabelecer um prazo com antecedência é essencial para ativar o gatilho de urgência nos consumidores e faz parte das etapas de como fazer uma promoção de sucesso. Com isso, haverá uma preocupação e as pessoas realmente terão interesse na campanha.

Se a ação for muito longa, o cliente pode achar que não é tão importante. A grande essência da promoção é a sensação de urgência que ela provoca.

Baseando-se na ideia de inovar em datas, uma boa estratégia seria realizar ações em prazos mais curtos, como aos finais de semana.

6 – Defina um preço atraente

Sim, falamos que a campanha de promoção não deve ser inteira focada no preço do produto. Porém, definir um valor atrativo certamente conquistará mais clientes para sua loja ou para o seu site.

Nesta dica de como fazer uma promoção, existem algumas maneiras de vincular o preço do produto à ação. Veja algumas ideias:

  • flexibilize a oferta por quantidade, por exemplo: leve dois por X ou três por Y;
  • estabeleça ofertas especiais por lançamentos;
  • ofereça desconto de acordo com o tamanho do pedido.

7 – Defina a metodologia da sua ação promocional

Existem vários modelos de promoção, as técnicas são variadas e dependem da sua criatividade. As mais comuns são descontos e prazos especiais, vales-brindes, sorteios.

Mas você pode fazer ações promocionais de sucesso, como:

  • aniversário: ofereça preços ou condições especiais quando sua loja fizer aniversário. Promova a semana, quinzena ou mês;
  • indique amigo: outra promoção que costuma atrair o consumidor é quando ele recebe algum benefício por recomendar o produto ou serviço a algum amigo, como um brinde ou algum desconto. Ofereça vantagens para que o seu cliente traga amigos para comprar na sua loja;
  • dê brindes: na compra de um determinado artigo, você oferece outro como brinde. Por exemplo: um cliente compra uma camisa e ganha um lenço. Leva uma TV e ganha uma antena. Escolhe uma refeição e ganha um refrigerante, etc;
  • Cielo Promo: outra forma de fidelizar o cliente com promoção é por meio da nossa maquininha. Ofereça brindes, por exemplo, de acordo com o número de vezes que ele comprou na sua loja. Outra maneira é definir um desconto a partir de um valor X de compras. Você escolhe uma metodologia e programamos essa ação de forma automatizada nas máquinas do seu negócio.

8 – Sem divulgação nada funciona

Independente do tamanho do seu negócio, se não houver divulgação da promoção, o alcance será muito pequeno. Não se assuste: divulgar ações promocionais não significa necessariamente um grande esforço financeiro.

Um banner posicionado estrategicamente e panfletos são alternativas simples, mas capazes de gerar resultados.

Tem uma graninha sobrando? Investir em anúncios nas redes sociais pode potencializar ainda mais o resultado da sua promoção. Com eles, você pode segmentar ações e atingir pessoas que passam próximo da sua loja, por exemplo.

Existem diversos tipos de segmentações que podem dar um boom nas suas vendas, seja em um negócio físico ou digital.

Fique de olho no Cielo Farol

Como falamos na segunda dica de como fazer uma promoção, estudo de mercado é essencial para qualquer empreendimento. Quer uma ajudinha para essa tarefa?

Com o Cielo Farol, solução que traz informações atualizadas do mercado, você terá dados extremamente relevantes na palma da sua mão. Tudo para tomar a melhor decisão possível para o seu negócio.

Quer saber como andam as vendas da concorrência? Está curioso para saber os dias e horários em que seu negócio não performa tão bem? Essas informações estão prontinhas para você acessar no Cielo Farol e serão úteis para escolher o período ideal para criar uma ação promocional.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre como fazer uma promoção e que elas realmente ajudem a desenvolver a melhor ação para sua empresa.

 

Ainda não tem uma máquina de cartão? Confira as melhores alternativas do mercado!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288