Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Estratégia certeira: como fazer uma promoção que esvazie os estoques

Publicado por Equipe Cielo

Construir promoções que gerem resultados é uma tarefa desafiadora. Para ajudá-lo, vamos dar algumas dicas que são essenciais para o sucesso de qualquer promoção

 

Ações promocionais podem render resultados impressionantes, mas realizá-las não é tão simples como muitos imaginam. Por isso, nós da Cielo resolvemos listar algumas dicas valiosas que farão você aumentar o ticket médio do seu negócio, alcançar um público maior ou até mesmo fidelizar clientes.
Samuel, mudei o primeiro parágrafo, o segundo pode manter, por favor.
 

1 – Você tem um objetivo claro?

Realizar campanhas de promoção não significa apenas reduzir o preço dos produtos. Claro, isso tem que existir, mas antes de tudo você deve entender o motivo de estar fazendo uma promoção.
Tem muitas peças no estoque? Alguma data comemorativa está prestes a chegar? A loja tem um alcance pequeno de público e você deseja ampliar?
Esses são bons motivos para fazer promoções. Porém, antes de colocar as ações em prática, é preciso entender qual é seu objetivo para não perder dinheiro e enfraquecer seu negócio.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, e está no final do verão, em breve a coleção deverá ser trocada, mas ainda tem muito estoque da antiga estação. Nesse caso, uma promoção das peças de verão é a melhor alternativa, pois muito em breve ninguém mais terá interesse nos produtos.
 

2 – Não faça nada sem análise de mercado

Se você quer aprender como fazer uma promoção que dê resultado, lembre-se disso: não tome qualquer atitude antes de analisar o mercado. Ignorar essa etapa pode ser fatal para o seu negócio.
Um estudo de mercado permite que você entenda aspectos qualitativos e quantitativos do segmento em que você está inserido ou que pretende entrar. Essa análise pode servir como um guia que determina a eficiência das ações promovidas.
Com ela, você ficará por dentro dos detalhes relevantes da concorrência, entenderá melhor o público-alvo e os principais hábitos de consumo dos potenciais clientes, entre outras informações de interesse.
Ao realizar um estudo completo de mercado, você terá maior previsibilidade das campanhas que pretende pôr em prática.
 

3 – Persuasão é uma arma indispensável

Já sabe qual o motivo da criação da sua promoção? Fez um estudo de mercado completo? Agora, você precisa ser o mais persuasivo possível para convencer seu cliente de que a oportunidade que você oferece é algo único. É a hora de fazer o interesse do cliente despertar!
A promoção criada deve atingir clientes que já pensavam em comprar o produto e convencê-los de que ele realmente precisa dessa aquisição. Serviria como um “empurrão” a mais para que ele leve o produto.
Vale destacar: reduzir o preço não é o bastante para despertar o interesse do consumidor. Aliás, o valor do produto deve ser um mero detalhe da sua campanha.
Por exemplo, o objetivo da sua ação é impulsionar as vendas de aparelhos de barbear, que estão estacionadas há algum tempo. Anunciar a promoção com 35% de desconto é uma alternativa, mas pode não gerar o resultado desejado.
O ideal é mostrar para os consumidores o porquê eles precisam desse produto. Você pode dizer que esse aparelho é capaz de fazer a barba sem deixar marcas de bolinhas vermelhas no rosto e que ele pode ter uma barba semelhante a de uma personalidade que está em evidência.
Além de ficar com a barba perfeita, ele ainda terá um desconto de 35%! Seria muita vantagem para uma simples aquisição de um produto.
Qual dos dois cenários você acredita que seria capaz de persuadir melhor o público-alvo?
Gostou dessas três dicas? Ainda temos outras cinco (mais BÔNUS imperdíveis) para dar e vamos apresentar dois produtos Cielo que podem ajudar — e muito — sua vida quando decidir fazer uma promoção na sua empresa.
Ficou curioso? Preencha o formulário a seguir e receba tudo por e-mail.
 

4 – Faça diferente

Alguns dias depois do Natal, os panetones terão preços mais acessíveis. No final de cada estação, as lojas de roupas vão tentar esvaziar seus estoques. Após a Páscoa, os ovos de chocolate terão descontos especiais. Essas estratégias já estão gravadas na cabeça das pessoas e são alternativas que podem gerar resultados.
 
Já pensou em inovar nas datas?
Se você tem uma livraria, por exemplo, que tal fazer uma promoção especial do Dia do Contador de Histórias, que acontece em 20 de março?
Seria uma forma de aproveitar o gancho da volta às aulas, que ocorrem no mês de fevereiro, e vender um pouco mais do que o normal nesse período do ano.
Essa é apenas uma alternativa, mas você pode abrir um calendário sazonal e identificar datas que poderiam ser úteis para o seu negócio.
Inove!
 

5 – Defina um prazo para ter procura

Estabelecer um prazo com antecedência é essencial para ativar o gatilho de urgência nos consumidores. Com isso, haverá uma preocupação e as pessoas realmente terão interesse na campanha.
Se ela for muito longa, o cliente pode achar que não é tão importante. A grande essência da promoção é a sensação de urgência que ela provoca. Baseando-se na ideia de inovar em datas, uma boa estratégia seria realizar ações em prazos mais curtos, como aos finais de semana.
 

6 – Defina um preço atraente

Sim, falamos que a campanha de promoção não deve ser inteira focada no preço do produto. Porém, definir um valor atrativo certamente atrairá mais clientes para sua loja ou para o seu site.
Existem algumas maneiras de vincular o preço do produto à ação. Veja algumas ideias:

  • Flexibilize a oferta por quantidade, por exemplo: leve dois por x ou três por y
  • Estabeleça ofertas especiais por lançamentos
  • Ofereça desconto de acordo com o tamanho do pedido

7 – Defina a metodologia da sua ação promocional

Existem vários modelos de promoção, as técnicas são variadas e dependem da sua criatividade. As mais comuns são descontos e prazos especiais, vales-brindes, sorteios. Mas você pode fazer:

  • Promoção de aniversário: ofereça preços ou condições especiais quando sua loja fizer aniversário. Promova a semana, quinzena ou mês de aniversário.
  • Indique amigo: outra promoção que costuma atrair o consumidor é quando ele recebe algum benefício por recomendar o produto ou serviço a algum amigo, como um brinde ou algum desconto. Ofereça vantagens para que o seu cliente traga amigos para comprar na sua loja.
  • Dê brindes: na compra de um determinado artigo, você oferece outro como brinde ao cliente. Por exemplo: um cliente compra uma camisa e ganha um lenço. Compra uma TV e ganha uma antena. Compra uma refeição e ganha um refrigerante, etc.
  • Cielo Promo: outra forma de fidelizar o cliente com promoção é por meio da maquininha da Cielo. Ofereça ao cliente brindes ou desconto, por exemplo, de acordo com o número de vezes que ele comprou na sua loja. Outra maneira é definir um desconto a partir de um valor X de compras. Você escolhe uma metodologia para sua ação e a Cielo programa essa promoção de forma automatizada nas máquinas do seu negócio.

 

8 – Sem divulgação nada funciona

Independente do tamanho do seu negócio, se não houver divulgação da promoção, o alcance será muito menor. Não se assuste: divulgar ações promocionais não significa necessariamente um grande esforço financeiro.
Um banner posicionado estrategicamente e panfletos de divulgação são alternativas simples, mas capazes de gerar resultado.
Tem uma graninha sobrando? Investir em anúncios nas redes sociais pode potencializar ainda mais o resultado da sua promoção. Com eles, você pode segmentar ações e atingir pessoas que passam próximo da sua loja, por exemplo.
Existem diversos tipos de segmentações que podem dar um boom nas suas vendas, seja em um negócio físico ou digital.
 

Promoções com o auxílio da Cielo

Já ouviu falar do Cielo Promo? Trata-se de uma solução da Cielo em que você cria a promoção e a máquina faz todo o trabalho por você. É tudo on-line e simples de gerenciar.
Como prometido, aqui está o vídeo que explica os detalhes dessa solução que a Cielo oferece aos seus clientes.
 

 
Ah, não podemos deixar de destacar: a melhor máquina para campanhas promocionais é a Cielo Flash, a opção ultraveloz.
 

Fique de olho no Cielo Farol

Como falamos na segunda dica, estudo de mercado é essencial para qualquer empreendimento.
Quer uma ajudinha para essa tarefa?
Com o Cielo Farol, solução que traz informações atualizadas do mercado, você terá dados extremamente relevantes na palma da sua mão. Tudo para você tomar a melhor decisão possível para o seu negócio.
Quer saber como andam as vendas da concorrência? Está curioso para saber os dias e horários em que seu negócio não performa tão bem? Essas informações estão prontinhas para você acessar no Cielo Farol e serão úteis para escolher o período ideal para criar uma ação promocional.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas realmente ajudem a desenvolver a melhor promoção para sua empresa.
Ainda não tem uma máquina de cartão? Confira as melhores alternativas do mercado!
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288