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Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir uma pizzaria? Siga esses passos e tenha o seu próprio negócio

Publicado por Equipe Cielo

Você quer ter um negócio lucrativo? Nada melhor do que aliar prazer e trabalho, não acha? Afinal, quem não gosta de uma boa pizza? Trata-se de uma alternativa muito promissora e que pode gerar receitas incríveis quando bem estruturada. Está ansioso? Vamos conversar mais e aprender como abrir uma pizzaria de sucesso?! 

Segundo o Sebrae, o mercado da pizza é liderado por pequenos empreendedores — quase 99% são enquadrados do regime tributário Supersimples. 

Uma pesquisa realizada pela Toluna trouxe algumas curiosidades: o sabor de calabresa é um dos preferidos dos brasileiros. Além disso, 84% dos entrevistados preferem comer pizza em casa, realizando o pedido via delivery. 

De acordo com dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), o país produz mais de um milhão de pizzas diariamente, sendo mais da metade na cidade de São Paulo. 

Segundo o Sebrae, nos últimos cinco anos, as pizzarias lucraram acima de R$ 2 bilhões. Para termos uma ideia, atualmente, são mais de 70 mil restaurantes do setor no Brasil, sendo 36 mil no regime MEI. 

Sendo assim, vamos entender melhor como montar sua pizzaria e também trabalhar na forma de delivery. Leia o artigo até o final e tire todas as dúvidas! 

Aprenda como abrir uma pizzaria bem-sucedida 

Mesmo que você seja um especialista em pizza, isso não garante que terá sucesso empreendendo. 

Claro, é um elemento com uma importância considerável, mas é preciso estar por dentro de outros aspectos e do que precisa para abrir uma pizzaria para que o projeto saia do papel e tenha o desempenho que tanto sonhou. 

Separamos alguns pontos importantes que precisa avaliar antes de montar o seu empreendimento. Confira! 

Planejamento 

Todo negócio, antes de colocar a mão na massa, passou por um planejamento estratégico. Nessa etapa, você deve estabelecer as metas de curto e longo prazo do seu negócio. Qual o faturamento que deseja nos primeiros seis meses? Com dois anos de empreendimento, como deseja estar? 

Essas “pequenas” metas devem guiar todas as decisões do seu empreendimento. 

Nesse planejamento, você deve detalhar todos os processos que envolvem a fabricação de uma pizza, do preparo à entrega. 

Leia mais: O que é planejamento orçamentário? 

Defina um ponto comercial 

Entre as dicas de como abrir uma pizzaria, a decisão sobre a sua localização pode impactar o sucesso de toda a operação. 

De que adianta pagar um aluguel barato e ter poucos clientes que passam perto dele? Não vale a pena. Por isso, você deve identificar uma localização que tenha fluxo de pessoas durante o seu horário de atendimento. 

Caso trabalhe com delivery, escolha um ponto comercial de fácil acesso, que permita entregar os pedidos rapidamente. 

Estudo de mercado e concorrência 

Dentro do planejamento, você deve ter um estudo sólido de mercado. Com ele, entenderá todas as especificidades do segmento e ficará mais preparado para tomar as melhores decisões e conseguir abrir uma pizzaria de sucesso. 

Quando estiver focado no mercado, analise possíveis fornecedores. Encontre as respostas para: 

  • o preço é compatível com o que tem disponível? 
  • o prazo de entrega é o ideal? 
  • qual é a qualidade dos produtos? 

Tudo isso deve ser considerado antes de definir qual o fornecedor irá trabalhar. Com um ponto comercial já definido, analise todos os concorrentes da região. 

Lembre-se: com serviço de delivery, o raio de estudo de concorrentes fica ainda maior. Ou seja, serão inúmeras pizzarias lutando pelo mesmo público. 

Faça uma análise dos preços e a qualidade dos produtos que eles trabalham. Destaque os pontos negativos e evite-os. Repita o mesmo com os positivos e tente adaptá-los para a sua realidade. 

Veja também: Como encantar o cliente no primeiro atendimento? 

Modelo de atendimento 

Ele definirá o seu negócio desde o processo de produção ao diferencial que poderá oferecer aos seus clientes, se destacando da sua concorrência. Os 4 tipos clássicos de atendimento são esses e você tem que ficar atento sobre o que precisa para abrir uma pizzaria em cada um deles. 

1 – À La Carte 

Focado na experiência do cliente, é o mais comum na história da pizza no Brasil. A opção à La Carte, como o próprio nome diz, é aquela em que o consumidor escolhe o que comer no cardápio da pizzaria em seu ponto físico. 

Este modelo é ideal para pizzarias que queiram se posicionar como de alto padrão. 

2 – Rodízio de pizza 

Com perfil mais popular, é o modelo que oferece variados sabores de pizza à vontade para o cliente por um preço fixo. 

Indicado para empreendedores que queiram atingir maior número de pessoas, mas que possam oferecer qualidade e atendimento, além de talento para controlar o fator custo x lucratividade. 

3 – Delivery 

Em constante crescimento, esse modelo é o mais procurado atualmente por empresários interessados em abrir uma pizzaria e foi impulsionado pela facilidade dos aplicativos de entrega. 

É sob medida para quem quer começar com baixo investimento, pois não envolve um ponto comercial físico para atendimento ao cliente. 

4 – Franquia 

Para quem quer suporte e vender de forma mais assertiva, esse modelo atende perfeitamente esses requisitos. 

Este tipo de empreendimento precisa ter uma marca, que é trabalhada pela franqueadora, cabendo ao empresário apenas arcar com os custos operacionais da pizzaria. 

Divulgação 

Quer aprender como abrir uma pizzaria de sucesso? Então, você também precisa entender um pouco sobre divulgação. Afinal, de que adianta ter um empreendimento que as pessoas não conhecem? 

Existem diversas maneiras de atrair pessoas, desde as simples – como a panfletagem – até as mais modernas, como investimentos em canais digitais. 

O que gostamos de destacar são as inúmeras alternativas que o ambiente digital oferece. E tem espaço para todo mundo: desde orçamentos pequenos para divulgação até os grandes investimentos. 

Criar um perfil para sua pizzaria no Instagram ou Facebook é um ponto de partida. Com os anúncios, você consegue impactar pessoas com potencial de serem clientes do seu negócio e que ainda não seguem a sua página. 

Trata-se de uma ação mais assertiva, pois ela impacta pessoas que demonstraram, de alguma forma, interesse no que você oferta. 

Para que os resultados sejam positivos, sugerimos que aposte em fotos de qualidade, que destaquem a qualidade do produto. Dessa forma, a chance dessa foto ser visualizada no feed é muito maior. 

Vamos falar um pouco mais sobre esse ponto logo abaixo, quando formos abordar sobre a importância de trabalhar o marketing neste segmento. Agora que você já sabe o essencial sobre o que precisa para montar uma pizzaria, vamos aos próximos passos? Continue a leitura! 

Inspire-se aqui em nosso Instagram @cielooficial 

Veja como montar uma pizzaria delivery 

Em todo mundo, quando falamos em delivery, a primeira coisa que vem à nossa cabeça são as pizzas. No Brasil não é diferente. Muito antes de surgir os aplicativos de entrega, já pedíamos nossas pizzas prediletas por telefone. 

Se quer aprender como abrir uma pizzaria delivery de sucesso, saiba que terá três alternativas: trabalhar apenas com entregas, somente com o estabelecimento físico ou conciliar ambos. Para que você não perca vendas, sugerimos que foque na conciliação. 

Não tem tempo e dinheiro para estruturar um processo de entrega e pagar profissionais para isso? Isso não é mais um problema. Existem empresas como 99 Eats, Ifood e Rappi que podem fazer tudo. Assim, você se preocupa apenas com a qualidade do seu produto. 

Ou seja, além de trabalhar o atendimento e a divulgação, você poderá ignorar a necessidade de ter que alugar um local de grande movimentação. Sendo assim, este modelo pode deixar sua operação mais enxuta no início. 

Como investir no marketing para pizzaria delivery? 

Empreender em alimentação é sempre uma boa ideia e não adianta aprender como abrir uma pizzaria se não souber como fazer a divulgação correta. E ter um negócio com a opção de entregar diretamente na porta do consumidor pode ser um grande diferencial. 

Mas para se destacar no ramo, é necessário trabalhar bem o marketing digital para pizzaria delivery (ou mesmo aquele estabelecimento que só atende presencialmente). 

E não tem como discordar: depois dos gatinhos fofos, o que mais chama atenção nas redes sociais são as imagens de comidas. Então, para fazer sucesso em sua divulgação, você já tem a faca e o queijo na mão, literalmente! 

Por isso, preparamos 6 formas de divulgar sua pizzaria com sucesso. Continue a leitura e se prepare para aquecer bastante o forno – e as vendas também! 

Desenvolva um site 

Ter um site próprio é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso no marketing para pizzaria delivery ou outros tipos de negócio. Afinal, mais do que um canal de divulgação, ele pode ser também um canal de vendas e ajudar a conquistar clientes. 

Mas nada de deixar a criação do seu site na mão daquele conhecido que “sabe tudo de tecnologia”. Busque profissionais especializados para digitalizar seu negócio e escolher o sistema mais adequado para que seus clientes possam fazer seus pedidos online. 

Outro ponto importante para saber como abrir uma pizzaria de sucesso: contrate um bom fotógrafo para tirar aquelas fotos tentadoras e colocar no seu cardápio digital. 

E não deixe de orientar seus clientes com informações sobre como eles podem fazer os pedidos! 

Use as redes sociais 

Comer com os olhos”: essa expressão descreve bem como uma boa fotografia pode ajudar no marketing para pizzaria delivery. 

E não há lugar melhor para exibir as fotos das delícias que seu negócio oferece do que as redes sociais. É lá que você pode engajar seus clientes e também converter parte deles na hora da fome. 

Além de mostrar imagens das pizzas e do seu cardápio, use as redes sociais como canais de contato e divulgação de promoções para aumentar suas vendas. 

Crie cupons de desconto específicos para cada mídia social e avalie como está o seu alcance em cada uma delas. E você ainda pode realizar vendas pelas redes sociais, gerando links para seus clientes. 

Presenteie seus consumidores que, ao receberem seus pedidos em casa, publicarem fotos e vídeos em suas redes sociais saboreando suas pizzas. 

Esse tipo de divulgação é o mais eficiente nos tempos atuais, onde as pessoas confiam em outras quando elas dão testemunhos na web sobre a qualidade dos produtos e serviços adquiridos. 

Tenha um WhatsApp 

Não se esqueça de também disponibilizar um Whatsapp Business para seu negócio. Essa versão do aplicativo oferece várias ferramentas que você poderá utilizar em seu marketing digital para pizzaria delivery de sucesso. 

A mais eficiente delas é o catálogo digital que permite que seus clientes façam seus pedidos dentro da conversa. 

Mas você também poderá usar outros recursos a favor da sua divulgação, como as mensagens automáticas e as etiquetas, onde pode categorizar seus clientes de acordo com os critérios que desejar. 

Dessa forma, poderá favorecer os seus clientes que compram com recorrência, oferecendo descontos progressivos ou mesmo provocar a recompra de consumidores novos com recompensas de encher os olhos (e a barriga também!). 

Faça divulgação local 

Quem tem um negócio nesta área precisa explorar estas dicas de marketing digital para pizzaria delivery se quiser fortalecer a divulgação local na região onde o estabelecimento está. 

A principal razão para isso é que os pedidos feitos na região poderão ser atendidos rapidamente – e você aumenta as chances de agradar seus clientes com um produto mais quentinho. Afinal, comer pizza fria é uma boa opção só para o dia seguinte! 

Então, invista na produção de folhetos, imãs de geladeira e outras peças gráficas que você pode deixar em centros comerciais ou estabelecimentos parceiros (já vamos falar disso na próxima dica). 

Lembre-se de colocar suas redes sociais e canais de atendimento pelo Whatsapp, além de um QR Code para seu cardápio digital. Dessa forma, você amplia o alcance das estratégias de marketing para pizzaria também no mundo offline. 

Promova parcerias 

Desenvolver uma boa relação com outros estabelecimentos comerciais também é uma ótima maneira de divulgar sua pizzaria delivery com sucesso. 

Com custo relativamente baixo, essa estratégia pode incluir diversas ações simples como, por exemplo, a disponibilização das peças gráficas que citamos acima no espaço no balcão onde fica a maquininha de pagamentos ou em mural para divulgar negócios parceiros (e pedir o mesmo em troca). 

Você também pode criar ações especiais, como oferecer degustação de suas pizzas em algum evento próximo ou destinar parte da renda para uma associação local engajada com causas sociais. Use a criatividade! 

Crie um perfil no Google Meu Negócio 

Essa é uma das ferramentas básicas para quem deseja implementar o marketing digital para pizzaria. Você com certeza já procurou algum estabelecimento na internet e viu um resultado aparecendo em destaque à direita da página de resultados do Google, certo? 

Isso é “obra” do Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que permite a criação de perfis de empresas, ajudando que elas apareçam em buscas feitas no próprio buscador ou pela ferramenta de mapas. 

Ao criar seu perfil, você pode disponibilizar aos seus clientes informações básicas sobre sua pizzaria, tais como: horário de funcionamento, endereço e fotos dos seus produtos. 

Com ele, você também interage com seus consumidores e aumenta a visibilidade do seu site nas buscas, podendo até adicionar um link para ele ao seu Perfil de Negócio. 

Gostou das dicas de como abrir uma pizzaria? Assim que aplicá-las em seu negócio, venha nos contar como está sendo a experiência. 


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