Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

O que é o Google Meu Negócio? Insira sua empresa no mundo digital

Publicado por Equipe Cielo

Hoje, ter um ponto de venda bem localizado e de fácil acesso para o seu público-alvo, não é o bastante para garantir bons resultados. As pessoas fazem pesquisas online na região por um determinado estabelecimento e você precisa saber o que é o Google Meu Negócio para aproveitar o potencial desta ferramenta que pode lhe ajudar a lucrar mais!

Não importa o tipo de empresa: pequenos, médios ou grandes empreendimentos podem se beneficiar desta possibilidade de aparecer em destaque. Por isso, neste post vamos mostrar como colocar o seu negócio no Google e porque isso é extremamente necessário atualmente.

Vamos lá?

Por que sua empresa deve estar no Google?

Ficar atento aos hábitos de consumo dos potenciais clientes é uma dica muito recorrente no blog da Cielo. Afinal, se você não se adaptar às exigências do mercado, o risco de ficar para trás é enorme.

E quais são essas adaptações?

Por exemplo, você precisa comprar um chuveiro ou qualquer outro item para sua casa. A quem irá recorrer? O Google, certamente, será sua primeira fonte de pesquisa para definir qual produto é o ideal para a sua necessidade.

Depois da pesquisa, você saberá o preço que pretende pagar, o modelo que deseja ou até mesmo o local que vai comprar. Trata-se da primeira fase da jornada de compra dos consumidores. 

Esse é um exemplo perfeito sobre a importância de aprender como cadastrar produtos no Google Meu Negócio. Saiba que, se as pessoas procurarem por eles e não encontrarem sua empresa no buscador, elas vão consumir itens similares do seu concorrente. E você não quer isso, certo?
Ter um produto ou serviço de qualidade não é o bastante para se destacar, você precisa de presença virtual e aparecer quando um potencial consumidor precisa de suas soluções.

O que é o Google Meu Negócio?

Infelizmente, muitos empreendedores ainda não sabem o que é o Google Meu Negócio ou o potencial que essa solução tem para atrair novos clientes. Essa ferramenta simplifica a vida de empresas que desejam ser encontradas na rede de pesquisa ou até mesmo no Google Maps. Isso, como falamos, pode ser feito sem ter um site ativo.

Sabe quando você quer ir a um restaurante, mas não sabe o horário de funcionamento e pesquisa no Google para se programar? O resultado que aparece como destaque leva em conta as empresas que estão próximas e em horário de funcionamento. E o seu negócio pode se beneficiar disso!

O Google Meu Negócio é disponibilizado gratuitamente pela empresa norte-americana. Ao criar um cadastro lá, você pode mostrar aos seus clientes informações básicas da sua empresa, como horário de funcionamento, localização, e até mesmo seus produtos ou serviços.

Além disso, trata-se de um importante canal de interação com os usuários. Afinal, eles podem fazer comentários e avaliações da sua empresa em poucos minutos. É importante que todos os comentários sejam respondidos, principalmente quando se tratar de reclamações. Lembre-se: todos que pesquisarem por seu negócio no Google terão acesso às avaliações e aos comentários.

Além da interação, essa é uma forma de melhorar os lucros da sua empresa. Muitas pessoas perguntam como ganhar dinheiro com o Google Meu Negócio, e isso é possível já que, por meio dessa ferramenta, potenciais clientes podem conhecer seus serviços. Fica muito mais fácil realizar vendas ou fechar novos contratos quando você está inserido no maior buscador do mundo.

Faça o cadastro no Google Meu Negócio

Se você se pergunta como colocar o seu negócio no Google, saiba que não é uma tarefa difícil. Pelo contrário. É algo simples de ser feito e vamos destacar os passos que devem ser dados para realizar o seu cadastro:

1 – Acesse a conta Google que deseja vincular ao seu negócio. Se preferir, crie uma especialmente para isso;

2 – Entre no Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”;

3 – Insira o nome do seu negócio;

4 – Informe o endereço, país, telefone, horário de funcionamento. Vale destacar se o atendimento é feito apenas no local físico;

5 – Entre as categorias disponíveis, selecione a que melhor se enquadra ao seu negócio;

6 – Insira o número do seu celular para o Google enviar um SMS e confirmar a criação da conta. Informe o código recebido para validar o processo.

Leia mais: Aumente suas vendas: Como receber pagamentos online no seu e-commerce ou loja física

Mantenha o Google Meu Negócio atualizado

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, e embora cadastrar sua empresa nessa ferramenta seja algo simples, o trabalho não para por aí. Chegou a hora de atualizar as informações para evitar situações desagradáveis.

Imagine que sua loja seja encontrada por determinada pessoa, que gosta dos seus produtos e decide ir até o local. Chegando ao endereço indicado pelo Google, esse potencial cliente percebe que o estabelecimento mudou de endereço.

Situação desagradável, não acha? É provável que esse consumidor nunca mais volte a procurar seus serviços/produtos.Portanto, aprenda como alterar o endereço no Google Meu Negócio, telefone e outras informações úteis.

Manter todas as informações atualizadas é crucial para que os usuários tenham uma experiência agradável com a sua empresa na web.

Leia mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Quem está nos primeiros resultados compreendeu o que é o Google Meu Negócio

Nem todas as empresas conseguirão se destacar quando o usuário realizar uma pesquisa e esse é mais um ponto importante de compreender bem como a plataforma funciona.

O que fazer para que a sua empresa realmente seja a sugestão do Google Meu Negócio para o usuário?

Três aspectos são considerados pelo buscador para definir qual empresa será a indicada: proeminência, relevância e distância. Para que você compreenda bem este funcionamento e saiba o que é Google Meu Negócio e seu funcionamento, vamos explicar esses critérios abaixo:

A proeminência tem a ver com a popularidade do negócio na web. Para chegar a essa conclusão, o Google avalia dados sobre a empresa como links que apontam para o seu site, fotos, artigos que mencionam o empreendimento, etc.

A relevância tem relação direta com as informações disponíveis para os usuários sobre a empresa. Estão detalhadas e completas? Se sim, o Google vai entender que sua relevância é maior e posicioná-la de acordo.

Já a distância, é a alternativa mais próxima do consumidor que fez a busca. É importante ressaltar que esse critério não garante que o negócio será o melhor posicionado na busca, pois a relevância sempre terá um peso maior na indicação do Google. Afinal, o que ele deseja é satisfazer seus clientes que, neste caso, são os usuários.

Informações valiosas sobre o que é Google Meu Negócio para a sua empresa

Compreender a ferramenta e utilizá-la da forma correta pode ajudar muito a vida dos usuários e também dos empreendedores. Porém, os benefícios vão além dos que já citamos aqui.

O engajamento com seus clientes por meio das avaliações e/ou comentários é uma arma valiosa que pode ser usada para aperfeiçoar as estratégias do seu negócio.

Se muitos clientes visualizam, mas poucos interagem, por exemplo, alterar as fotos pode ser uma opção para realizar um teste A/B e avaliar a mudança de comportamento do público.

Não se esqueça de responder todos os comentários. Isso demonstra preocupação com a satisfação dos consumidores e o desejo de solucionar problemas.

E aí, pronto para ser visto por seus clientes nas pesquisas online? Após descobrir o que é o Google Meu Negócio, acompanhe o canal da Cielo no Youtube para ter acesso a outros conteúdos como esse.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288