Como fazer análise de mercado? Descubra os pontos fortes e fracos dos concorrentes!
Quando as pessoas que lideram uma empresa sabem como fazer análise de mercado, o negócio está mais preparado para enfrentar a concorrência e se destacar com suas vendas. Afinal, este é um meio de buscar informações que podem servir como base para as melhores decisões.
Por isso, a companhia que conhece seus próprios pontos fortes e fracos e compreende o cenário à sua volta está mais próxima do sucesso. Neste artigo, vamos explicar o que é e como fazer análise de mercado para levar uma empresa ao protagonismo de seu segmento.
O que é análise de mercado?
Análise de mercado é a coleta e o estudo de várias informações relacionadas à operação de uma empresa e ao segmento em que ela atua. O objetivo é compreender o contexto completo, incluindo fatores externos e internos que podem impactar nos resultados.
É possível compreender o que é e como fazer análise de mercado por meio dos quatro fatores que formam o conceito de SWOT (ou FOFA, na sigla em português).
Esse tipo de análise busca compreender quatro fatores essenciais:
- Forças (Strengths): os aspectos internos que colocam a empresa em vantagem em relação à concorrência.
- Fraquezas (Weaknesses): os pontos fracos, ou seja, elementos que podem prejudicar ações e resultados.
- Oportunidades (Opportunities): questões externas que podem ser exploradas para se obter vantagens.
- Ameaças (Threats): elementos externos que podem exercer algum tipo de impacto.
Na sequência, vamos falar sobre as vantagens de adotar essa prática.
Quais os benefícios de uma análise de mercado?
Saber como fazer análise de mercado é necessário para que a empresa se sobressaia em seu segmento. Confira agora por qual razão essa prática não pode faltar em negócios de vários portes.
Permite conhecer melhor o público-alvo
A partir das informações coletadas, a empresa pode entender melhor quem são as pessoas que costumam consumir suas soluções. Com esses dados, é possível elaborar um plano de marketing contendo iniciativas como divulgar um produto na internet e fazer live shops de forma direcionada às características do público. Além disso, a análise de mercado também é útil para a definição de metas de vendas de acordo com o poder aquisitivo da clientela.
Identifica percepções atuais e futuras
Os dados obtidos na análise de mercado são úteis para que a empresa trace um panorama atual de seu segmento. A partir dessa ideia, é possível fazer projeções de como será esse cenário no futuro. Assim, é possível estabelecer metas realistas em sua estratégia de OKR – uma metodologia em que é definido um objetivo e métricas que indiquem seus resultados-chave.
Ajuda a encontrar fornecedores
A busca por bons fornecedores, sejam produtos prontos para revenda ou insumos, é um ponto que precisa ser levado em consideração. Somente com uma análise completa, é possível encontrar a melhor alternativa para comprar artigos de qualidade pelo melhor preço possível.
Quais são os tipos de análise de mercado?
Para entender como fazer análise de mercado, é preciso conhecer as três maneiras diferentes de implementar essa prática. Conheça cada uma delas na sequência.
Análise de gabinete
É a análise realizada internamente, com base em informações públicas divulgadas em veículos de imprensa, sites de outras empresas e de órgãos governamentais. Não tem o aprofundamento dos outros tipos, mas é uma maneira ágil e acessível de buscar dados do mercado.
Análise de clientes
É um levantamento mais aprofundado, porém totalmente voltado ao conhecimento de quem já consome as soluções da empresa. A análise de clientes pode ser realizada a partir de pesquisas direcionadas ao público, com perguntas ou testes.
Pesquisa de mercado
Pesquisas de mercado são mais abrangentes e, embora também possam ser focadas em clientes, variam de acordo com o objetivo da empresa. Um exemplo é a elaboração de uma estratégia de SEO (sigla em inglês para Otimização para Motores de Busca) para divulgar uma empresa no Google. Além da análise das palavras-chave mais buscadas, a ação inclui também uma compreensão do público que vai acessar o conteúdo, para garantir o direcionamento correto da divulgação.
Como fazer análise de mercado?
Aprenda agora como fazer análise de mercado em sua empresa em 8 passos.
1. Qual é o objetivo da análise
Antes de começar a coletar dados, é preciso ter em mente o objetivo da sua análise, pois é a partir dele que você vai definir quais informações serão buscadas.
Algumas possibilidades são:
- Procurar oportunidades para expandir operações.
- Identificar o impacto de fatores externos.
- Entender o comportamento de consumo da clientela.
- Avaliar a aceitação a um novo produto.
2. Qual é o mercado-alvo?
Mercado-alvo é um conceito semelhante ao público-alvo: é o mercado onde se concentra o grupo de clientes mais propensos a consumirem produtos ou serviços de uma empresa. Entender algumas características dessas pessoas é muito importante para dar início à coleta dos dados mais adequados para sua pesquisa.
3. Colete as informações
Essa etapa é a base para a realização da pesquisa, e por isso pode ser feita de várias formas conforme o tipo de análise a ser realizada.
Veja alguns exemplos:
- Análise de gabinete: acompanhamento de indicadores econômicos e reportagens na imprensa.
- Análise de clientes: testes e degustações de novos produtos e pesquisas de satisfação.
- Pesquisa de mercado: observação do comportamento de compra e formação de grupos focais para avaliar produtos.
4. Avalie os riscos
Este é um fator essencial, pois ajuda a empresa a se preparar para diferentes cenários.
Avalie aspectos como:
- A saúde financeira da empresa
- A demanda do mercado
- A concorrência
- O cenário sociopolítico
- A estabilidade econômica
5. Identifique as boas oportunidades
Uma análise completa também inclui as oportunidades de expandir a atuação da empresa.
Veja alguns exemplos:
- Possibilidades surgidas com a inovação tecnológica
- Novas parcerias
- Tendências de consumo
- Políticas e regulações favoráveis
- Lacunas no mercado
6. Estude cada concorrente
A análise de concorrência também é um aspecto essencial para conhecer os pontos fortes e fracos das organizações que competem com sua empresa.
Veja alguns exemplos de fatores a serem analisados:
- As estratégias de preços
- A participação no mercado
- Os canais de distribuição
- As ações de publicidade e marketing
- A imagem da marca e o feedback dos clientes
7. Analise os dados
Saber como fazer análise de mercado inclui saber tirar o maior número possível de conclusões a partir de cada dado. A distribuição desses números em gráficos e tabelas é uma forma de facilitar a análise a partir da visualização e a busca por padrões que podem revelar conclusões relevantes para o negócio.
8. Crie um relatório
Depois que você tirou as conclusões necessárias a partir dos dados, chega o momento de criar o relatório para informar sobre os resultados de sua pesquisa. De forma resumida, inclua as principais informações levantadas e as recomendações elaboradas a partir delas.
Conheça as soluções de dados da Cielo
Neste artigo, vimos como fazer análise de mercado, além de conhecer as três formas de implementar essa iniciativa e por que ela é importante para sua empresa. Se você quiser modernizar seu sistema de cobranças, conte com as soluções da Cielo para usar a análise de dados a seu favor.
Além de garantir uma cobrança tranquila pelos principais meios de pagamento, nossos equipamentos permitem que você acompanhe informações das vendas e outros números. Por meio do Minha Conta Cielo, você visualiza os dados de suas vendas diretamente na tela do seu celular, tablet ou computador.
Se você investir na máquina Cielo LIO On, pode instalar no equipamento mais de 50 aplicativos que ajudam no gerenciamento de sua empresa. Certamente, um deles será voltado ao seu segmento!
Por fim, você ainda pode aprofundar a análise de dados com o Cielo Farol. Essa ferramenta é capaz de realizar uma análise de mercado completa, fornecendo informações como:
- O perfil de renda e o comportamento de compra da sua clientela
- Uma comparação do seu faturamento com o de empresas similares
- O fluxo de clientes e a frequência de visitas ao estabelecimento.
Podemos ajudar seu negócio a tomar decisões com base em dados concretos.