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Black Friday

Cinco dicas para não perder clientes

Publicado por Equipe Cielo

Reter clientes é tão importante quanto conquistar novos consumidores para o seu negócio. Ampliar a clientela é essencial, mas focar na retenção de quem já tem um relacionamento com a sua marca é um ponto que merece atenção para quem quer vender mais.

Afinal, é mais fácil estabelecer um relacionamento com quem já conhece seus produtos e serviços e essa pode ser a chave para não perder clientes.

Construir essa relação de forma adequada traz muito valor para as empresas – principalmente naquelas épocas do ano em que o mercado está repleto de promoções e a concorrência para fechar vendas é ainda maior.

Quer vender mais na próxima data comemorativa como, por exemplo, a Black Friday, e aproveitar o embalo para zerar os estoques no Natal?

Então, confira algumas dicas e estratégias de retenção de clientes que preparamos para você!

Crie programas de fidelidade

Com a internet, os consumidores têm cada vez mais opções de escolha na hora de comprar um produto ou escolher um serviço. Por isso, é importante recompensar aqueles clientes que consomem seu produto continuamente.

Um programa de fidelidade é uma forma de reconhecer e valorizar a fidelidade dessas pessoas, deixando-as ainda mais satisfeitas. Quanto mais comprarem e se relacionarem com sua empresa, maior a recompensa.

Ofereça descontos, brindes, serviços exclusivos, vantagens especiais em datas festivas (incluindo o aniversário do cliente) – enfim, use a criatividade para criar ações que encantem e fortaleçam o vínculo com compradores fiéis.

A tendência é que essas pessoas consumam ainda mais seus produtos e, com o tempo, é provável que elas também se tornem fãs da sua marca.

Ouça seus clientes

Uma das melhores formas de identificar melhorias e oportunidades para o seu negócio é ouvir os clientes. Em geral, as pessoas gostam de ser ouvidas e isso deve fazer parte das rotinas administrativas da sua empresa.

Puxe uma conversa no balcão enquanto o cliente está usando a maquininha, interaja com eles ou crie pesquisas onde possam avaliar fatores como qualidade dos produtos/serviços, atendimento e portfólio de ofertas, além de fazer críticas ou sugestões.

Se houver dificuldade de conseguir a adesão espontânea, experimente oferecer pequenos descontos ou brindes com custo baixo. O investimento é válido, pois ações assim rendem insights valiosos para seu negócio.

Essa dica é válida, inclusive, para aqueles que já deixaram ou estão deixando de ser clientes. Ainda que eles não voltem a se relacionar com sua empresa, eles podem trazer pontos importantes para reter outros clientes.

Ofereça diversas formas de pagamento

Seja numa loja física ou num site, oferecer diferentes formas de pagamento ajuda a reter clientes. Afinal, é importante facilitar ao máximo a finalização da venda – sem abrir mão da segurança em todas as transações.

Além das modalidades de débito e crédito, opções como Pix, pagamento por aproximação e WhatsApp Pay por exemplo, são cada vez mais usadas pelos consumidores e ajudam a promover boas experiências de compra.

Pagar suas compras com facilidade e de forma segura contam muito para um cliente – e isso, é claro, é decisivo para ajudar retê-lo.

Invista na excelência no atendimento

Seu produto/serviço pode ser muito bom e ter tudo que um consumidor precisa. Mas um fator essencial para garantir a retenção e fidelização de clientes é ter um bom atendimento.

É na hora de resolver um problema, tirar uma dúvida ou de fechar uma venda que a excelência no atendimento faz toda diferença – para perder ou reter seus consumidores.

Olhar para os clientes apenas como uma “fonte de receita” e não como uma pessoa que tem necessidades e expectativas pode ser um fracasso.

Assim, se esforce para resolver os problemas de forma satisfatória, dar informações assertivas e que você e sua equipe seja sempre gentil no atendimento. Seus clientes lembrarão disso e irão sentir também mais segurança para continuar comprando com você.

Foque na experiência do cliente

Todas as dicas acima fazem parte dessa aqui. Juntas, essas ações e técnicas de retenção de clientes servem para criar a chamada “experiência do cliente” – que nada mais é do que todo contato que seus clientes e seus potenciais consumidores têm com sua empresa.

Quanto melhor essa experiência, melhor será o relacionamento com o consumidor – que vai sendo reforçado a médio e longo prazos.

Pense nas interações que seu cliente tem com seu negócio em cada etapa da jornada de vendas. Dê atenção especial ao pós-consumo, já que depois que o cliente faz sua primeira compra, há muito mais a ser feito!

Considere que uma venda é apenas o primeiro passo para seu negócio ter sucesso; para que a caminhada a longo prazo tenha sucesso, você precisa agregar valor para quem consome seu produto. Construa o cliente e não a venda!

 

Dica bônus: como a retenção de clientes pode ajudar a vender mais na Black Friday 2021!

Em 2021, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro. Estamos no início de setembro e você deve investir em estratégias de marketing para pegar o embalo desde já.

Aproveite essa dica bônus para ajudar você a vender mais numa das datas mais importantes do comércio!

Lembre seus clientes que você existe

Em datas como a Black Friday, é importante que você seja proativo na comunicação com seus clientes, incluindo aqueles que não têm comprado seus produtos ou serviços ultimamente.

Para vender mais em datas comemorativas, é essencial se preparar com antecedência. E para isso, você deve criar um calendário de comunicação com seus clientes.

Nele, você deve incluir oportunidades de fazer contato e mapear também quando foi a última vez que cada cliente fez uma compra. Isso facilita a identificação de oportunidades de lançar ofertas ou de retomar contato.

Um exemplo prático desse tipo de ação é mandar um e-mail marketing oferecendo um cupom de descontos para clientes que não têm feito compras no seu e-commerce ou que pedir confirmação se ele deseja ou não manter seu cadastro na loja.

Dessa forma, você “reaquece” a relação com clientes antigos e pode avaliar a receptividade para outras ofertas mais próximas à Black Friday! Vale a pena tentar!

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