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Black Friday

Como não perder clientes: 5 Dicas Incríveis

Publicado por Equipe Cielo

Reter clientes é tão importante quanto conquistar novos consumidores para o seu negócio. Ampliar a clientela é essencial, mas focar na retenção de quem já tem um relacionamento com a sua marca é um ponto que merece atenção para quem quer vender mais, bem como não perder clientes.

Afinal, é mais fácil estabelecer um relacionamento com quem já conhece seus produtos e serviços e essa pode ser a chave para não perder clientes.

Construir essa relação de forma adequada traz muito valor para as empresas – principalmente naquelas épocas do ano em que o mercado está repleto de promoções e a concorrência para fechar vendas é ainda maior.

Quer vender mais na próxima data comemorativa como, por exemplo, a Black Friday, e aproveitar o embalo para zerar os estoques no Natal?

Então, confira algumas dicas e estratégias de retenção e como não perder  clientes em 2022!

Como criar um programa de fidelidade

Com a internet, os consumidores têm cada vez mais opções de escolha na hora de comprar um produto ou escolher um serviço. Por isso, é importante recompensar aqueles clientes que consomem seu produto continuamente.

Um programa de fidelidade é uma forma de reconhecer e valorizar a fidelidade dessas pessoas, deixando-as ainda mais satisfeitas. Quanto mais comprarem e se relacionarem com sua empresa, maior a recompensa.

Ofereça descontos, brindes, serviços exclusivos, vantagens especiais em datas festivas (incluindo o aniversário do cliente) – enfim, use a criatividade para criar ações que encantem e fortaleçam o vínculo com compradores fiéis.

A tendência é que essas pessoas consumam ainda mais seus produtos e, com o tempo, é provável que elas também se tornem fãs da sua marca. O que faz você parar de se perguntar sobre como não perder clientes.

Como não perder clientes: feedback de clientes

Uma das melhores formas de identificar melhorias e oportunidades para o seu negócio é ouvir os clientes. Em geral, as pessoas gostam de ser ouvidas e isso deve fazer parte das rotinas administrativas da sua empresa.

Puxe uma conversa no balcão enquanto o cliente está usando a maquininha, interaja com eles ou crie pesquisas onde possam avaliar fatores como qualidade dos produtos/serviços, atendimento e portfólio de ofertas, além de fazer críticas ou sugestões.

Se houver dificuldade de conseguir a adesão espontânea, experimente oferecer pequenos descontos ou brindes com custo baixo. O investimento é válido, pois ações assim rendem insights valiosos para seu negócio.

Essa dica é válida, inclusive, para aqueles que já deixaram ou estão deixando de ser clientes. Ainda que eles não voltem a se relacionar com sua empresa, eles podem trazer pontos importantes para reter outros clientes, e também é uma das estratégias essenciais sobre,  como não perder clientes.

Ofereça diversas formas de pagamento

Seja numa loja física ou num site, oferecer diferentes formas de pagamento ajuda a reter clientes. Afinal, é importante facilitar ao máximo a finalização da venda – sem abrir mão da segurança em todas as transações.

Além das modalidades de débito e crédito, opções como Pix, pagamento por aproximação e WhatsApp Pay por exemplo, são cada vez mais usadas pelos consumidores e ajudam a promover boas experiências de compra.

Pagar suas compras com facilidade e de forma segura contam muito para um cliente – e isso, é claro, é decisivo para ajudar retê-lo, tratando diretamente a questão de como não perder clientes.

Invista na excelência no atendimento

Seu produto/serviço pode ser muito bom e ter tudo que um consumidor precisa. Mas um fator essencial para garantir a retenção e fidelização de clientes é ter um bom atendimento.

É na hora de resolver um problema, tirar uma dúvida ou de fechar uma venda que a excelência no atendimento faz toda diferença – para como não perder clientes e retê-los.

Olhar para os clientes apenas como uma “fonte de receita” e não como uma pessoa que tem necessidades e expectativas pode ser um fracasso.

Assim, se esforce para resolver os problemas de forma satisfatória, dar informações assertivas e que você e sua equipe seja sempre gentil no atendimento. Seus clientes lembrarão disso e irão sentir também mais segurança para continuar comprando com você.

Foque na experiência do cliente

Todas as dicas acima fazem parte dessa aqui. Juntas, essas ações e técnicas de retenção de clientes servem para criar a chamada “experiência do cliente” – que nada mais é do que todo contato que seus clientes e seus potenciais consumidores têm com sua empresa.

Quanto melhor essa experiência, melhor será o relacionamento com o consumidor – que vai sendo reforçado a médio e longo prazos.

Pense nas interações que seu cliente tem com seu negócio em cada etapa da jornada de vendas. Dê atenção especial ao pós-consumo, já que depois que o cliente faz sua primeira compra, há muito mais a ser feito!

Considere que uma venda é apenas o primeiro passo para seu negócio ter sucesso; para que a caminhada a longo prazo tenha sucesso, você precisa agregar valor para quem consome seu produto. Construa o cliente e não a venda!

 

Dica bônus: como a retenção de clientes pode ajudar a vender mais na Black Friday 2022!

Em 2022, a Black Friday acontece em novembro. Estamos no início do ano e você deve investir em estratégias de marketing para pegar o embalo desde já.

Aproveite essa dica bônus para ajudar você a vender mais numa das datas mais importantes do comércio!

Lembre seus clientes que você existe

Em datas como a Black Friday, é importante que você seja proativo na comunicação com seus clientes, incluindo aqueles que não têm comprado seus produtos ou serviços ultimamente.

Para vender mais em datas comemorativas, é essencial se preparar com antecedência. E para isso, você deve criar um calendário de comunicação com seus clientes.

Nele, você deve incluir oportunidades de fazer contato e mapear também quando foi a última vez que cada cliente fez uma compra. Isso facilita a identificação de oportunidades de lançar ofertas ou de retomar contato, sendo um passo essencial sobre como não perder clientes

Um exemplo prático desse tipo de ação é mandar um e-mail marketing oferecendo um cupom de descontos para clientes que não têm feito compras no seu e-commerce ou que pedir confirmação se ele deseja ou não manter seu cadastro na loja.

Dessa forma, você “reaquece” a relação com clientes antigos e pode avaliar a receptividade para outras ofertas mais próximas à Black Friday! Vale a pena tentar!

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