Reter clientes é tão importante quanto conquistar novos consumidores para o seu negócio. Ampliar a clientela é essencial, mas focar na retenção de quem já tem um relacionamento com a sua marca é um ponto que merece atenção para quem quer vender mais, bem como não perder clientes.
Afinal, é mais fácil estabelecer um relacionamento com quem já conhece seus produtos e serviços e essa pode ser a chave para não perder clientes.
Construir essa relação de forma adequada traz muito valor para as empresas – principalmente naquelas épocas do ano em que o mercado está repleto de promoções e a concorrência para fechar vendas é ainda maior.
Quer vender mais na próxima data comemorativa como, por exemplo, a Black Friday, e aproveitar o embalo para zerar os estoques no Natal?
Então, confira algumas dicas e estratégias de retenção e como não perder clientes em 2023!
Como criar um programa de fidelidade
Com a internet, os consumidores têm cada vez mais opções de escolha na hora de comprar um produto ou escolher um serviço. Por isso, é importante recompensar aqueles clientes que consomem seu produto continuamente.
Um programa de fidelidade é uma forma de reconhecer e valorizar a fidelidade dessas pessoas, deixando-as ainda mais satisfeitas. Quanto mais comprarem e se relacionarem com sua empresa, maior a recompensa.
Ofereça descontos, brindes, serviços exclusivos, vantagens especiais em datas festivas (incluindo o aniversário do cliente) – enfim, use a criatividade para criar ações que encantem e fortaleçam o vínculo com compradores fiéis.
A tendência é que essas pessoas consumam ainda mais seus produtos e, com o tempo, é provável que elas também se tornem fãs da sua marca. O que faz você parar de se perguntar sobre como não perder clientes.
Como não perder clientes: feedback de clientes
Uma das melhores formas de identificar melhorias e oportunidades para o seu negócio é ouvir os clientes. Em geral, as pessoas gostam de ser ouvidas e isso deve fazer parte das rotinas administrativas da sua empresa.
Puxe uma conversa no balcão enquanto o cliente está usando a maquininha, interaja com eles ou crie pesquisas onde possam avaliar fatores como qualidade dos produtos/serviços, atendimento e portfólio de ofertas, além de fazer críticas ou sugestões.
Se houver dificuldade de conseguir a adesão espontânea, experimente oferecer pequenos descontos ou brindes com custo baixo. O investimento é válido, pois ações assim rendem insights valiosos para seu negócio.
Essa dica é válida, inclusive, para aqueles que já deixaram ou estão deixando de ser clientes. Ainda que eles não voltem a se relacionar com sua empresa, eles podem trazer pontos importantes para reter outros clientes, e também é uma das estratégias essenciais sobre, como não perder clientes.
Ofereça diversas formas de pagamento
Seja numa loja física ou num site, oferecer diferentes formas de pagamento ajuda a reter clientes. Afinal, é importante facilitar ao máximo a finalização da venda – sem abrir mão da segurança em todas as transações.
Além das modalidades de débito e crédito, opções como Pix, pagamento por aproximação e WhatsApp Pay por exemplo, são cada vez mais usadas pelos consumidores e ajudam a promover boas experiências de compra.
Pagar suas compras com facilidade e de forma segura contam muito para um cliente – e isso, é claro, é decisivo para ajudar retê-lo, tratando diretamente a questão de como não perder clientes.
Invista na excelência no atendimento
Seu produto/serviço pode ser muito bom e ter tudo que um consumidor precisa. Mas um fator essencial para garantir a retenção e fidelização de clientes é ter um bom atendimento.
É na hora de resolver um problema, tirar uma dúvida ou de fechar uma venda que a excelência no atendimento faz toda diferença – para como não perder clientes e retê-los.
Olhar para os clientes apenas como uma “fonte de receita” e não como uma pessoa que tem necessidades e expectativas pode ser um fracasso.
Assim, se esforce para resolver os problemas de forma satisfatória, dar informações assertivas e que você e sua equipe seja sempre gentil no atendimento. Seus clientes lembrarão disso e irão sentir também mais segurança para continuar comprando com você.
Foque na experiência do cliente
Todas as dicas acima fazem parte dessa aqui. Juntas, essas ações e técnicas de retenção de clientes servem para criar a chamada “experiência do cliente” – que nada mais é do que todo contato que seus clientes e seus potenciais consumidores têm com sua empresa.
Quanto melhor essa experiência, melhor será o relacionamento com o consumidor – que vai sendo reforçado a médio e longo prazos.
Pense nas interações que seu cliente tem com seu negócio em cada etapa da jornada de vendas. Dê atenção especial ao pós-consumo, já que depois que o cliente faz sua primeira compra, há muito mais a ser feito!
Considere que uma venda é apenas o primeiro passo para seu negócio ter sucesso; para que a caminhada a longo prazo tenha sucesso, você precisa agregar valor para quem consome seu produto. Construa o cliente e não a venda!
Dica bônus: como a retenção de clientes pode ajudar a vender mais na Black Friday 2023
A Black Friday 2023 acontece dia 24 de novembro. E você deve investir em estratégias de marketing para pegar o embalo desde já.
Aproveite essa dica bônus para ajudar você a vender mais numa das datas mais importantes do comércio!
Lembre seus clientes que você existe
Em datas como a Black Friday, é importante que você seja proativo na comunicação com seus clientes, incluindo aqueles que não têm comprado seus produtos ou serviços ultimamente.
Para vender mais em datas comemorativas, é essencial se preparar com antecedência. E para isso, você deve criar um calendário de comunicação com seus clientes.
Nele, você deve incluir oportunidades de fazer contato e mapear também quando foi a última vez que cada cliente fez uma compra. Isso facilita a identificação de oportunidades de lançar ofertas ou de retomar contato, sendo um passo essencial sobre como não perder clientes
Um exemplo prático desse tipo de ação é mandar um e-mail marketing oferecendo um cupom de descontos para clientes que não têm feito compras no seu e-commerce ou que pedir confirmação se ele deseja ou não manter seu cadastro na loja.
Dessa forma, você “reaquece” a relação com clientes antigos e pode avaliar a receptividade para outras ofertas mais próximas à Black Friday! Vale a pena tentar!