Você está em:

Black Friday

Fraudes na Black Friday! Dicas para não cair em golpes na internet

Publicado por Equipe Cielo

“O golpe tá aí, cai quem quer”. Ao contrário do que diz o meme, quando falamos das fraudes na Black Friday, a verdade é que a história não é bem assim. Afinal, todo mundo está sujeito a ser vítima de pessoas mal-intencionadas, cujo único objetivo é aproveitar alguma oportunidade para aplicar golpes.

E para evitar que aquela compra que você está esperando há tanto tempo para fazer vire uma dor de cabeça, é importante ter atenção a vários detalhes na hora de fechar negócio.

Confira algumas dicas que preparamos para você se proteger dos golpes na Black Friday!

E para os lojistas, veja boas dicas para vender mais na Black Friday!

Por que vale a pena ficar de olho nas ofertas?

Esse é um dos dias mais aguardados pelos consumidores e, principalmente, pelo varejo. Afinal de contas, é o momento de comprar itens com descontos maiores e, para as empresas, é a hora vender muito.

Porém, muitos sites aplicam falsos descontos com o intuito de se dar bem. Para que você não tenha este problema, vamos listar algumas dicas para que não caia nas fraudes na Black Friday.

Se você ainda não sabe, a Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro e é um dos maiores eventos nos Estados Unidos da América. Nos últimos anos, no Brasil, a data ganhou muito destaque.

De acordo com um estudo feito pela plataforma Méliuz, 94% dos entrevistados irão aproveitar a data para comprar algum item, em 2023. Por este motivo, devemos tomar cuidado com as fraudes no varejo.

Em 2022, o crescimento de conversões no varejo foi de quase 7%, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Quando olhamos para o número das vendas via e-commerce, este vai para 21,1% a mais que o ano anterior. Já as lojas físicas tiveram um aumento de 5,4%.

Muitas pessoas ainda utilizam o digital para fazer as suas compras. Então, não deixe de ver as dicas para não cair em golpes na internet e fugir da Black Fraude. Desta forma, você conseguirá obter os descontos verdadeiros, fazendo um bom negócio e não tendo problemas.

Tome cuidado com fraudes na Black Friday

Um período em que existe muita movimentação de dinheiro, acaba atraindo as pessoas que gostam de se dar bem de fome ilegal. É até por este motivo que a internet, nesta época, levanta muitos memes com a famosa frase “black fraude”.

Infelizmente, algumas lojas aplicam descontos que não são reais e trazem à tona que realmente acontecem as fraudes na Black Friday. Para que você consiga comprar com o desconto verdadeiro, separamos algumas dicas para não cair em golpes na internet. Anote aí!

1. Procure a reputação da loja

Mesmo as grandes empresas são apontadas por aplicar fraudes na Black Friday quando o assunto é desconto. Afinal, algumas aumentam o valor dos produtos e, quando chega novembro, aplicam uma mega redução de preço para o cliente achar que está fazendo um bom negócio.

Por este motivo, fique de olho nesses detalhes e, se possível, tenha o hábito de pesquisar na internet ou até mesmo com amigos que já compraram na plataforma, como foi a experiência que eles tiveram durante a sua compra.

Se você não encontrar nada, existem sites especializados como, por exemplo, o Reclame Aqui, que podem ajudar quando estiver com dúvida se vale a pena ou não comprar naquela plataforma.

As fraudes no varejo são uma das grandes reclamações dos consumidores durante a Black Friday. Então, se você encontrar algo, também pode denunciar para que outras pessoas não caiam neste golpe.

2. Tenha certeza de que o site é de confiança

Se estiver com dúvida sobre a confiabilidade da plataforma, mesmo que o preço do produto esteja sensacional, não coloque os seus dados. É melhor pagar um pouco mais caro e não ter problema, do que sofrer com estas fraudes na Black Friday.

Para ajudar os usuários, o Procon-SP publicou uma lista com diversos sites que podem não ser confiáveis. Este por ser um dos passos para você dar, antes de colocar os seus dados e até mesmo efetuar uma compra.

Além disso, navegue no site e verifique se ele tem um SAC (Central de Atendimento ao cliente), por exemplo. Isso pode trazer mais confiança, já que, se der algum problema, você terá como reclamar.

3. Não clique em qualquer link

Mais uma forma de aplicar golpes neste período são com os links falsos que são publicados em redes sociais ou até mesmo enviados por aplicativos de conversa.

Ao receber determinado link, tome cuidado, principalmente nesta época. Neste caso, os golpistas podem enviar vírus com a intenção de pegar os dados do seu computador ou celular.

4. Prefira o cartão de crédito virtual

Infelizmente, a internet ainda é um meio muito utilizado por pessoas que agem de má fé. Por isso, é essencial que você tome cuidado, inclusive, com os sites em que vai colocar os seus dados, já que o roubo de informações pessoais também é um dos golpes na Black Friday.

Para você ter ideia, em 2022, o número de roubo de informações de pagamento chegou perto de 20 milhões de ataques, segundo dados da Kaspersky, que é uma empresa especialista na criação de softwares de segurança.

Por isso, o cartão de crédito virtual é a melhor opção. Desta forma, você pode evitar algumas das fraudes na Black Friday.

5. Pagamento via PIX ou Boleto Bancário

Se você é daquelas pessoas que pagam as suas compras sempre à vista, cuidado para não ter uma dor de cabeça. Neste caso, o golpe é com um boleto ou o código PIX para efetuar o pagamento da sua compra, mas não são dos verdadeiros vendedores.

Uma forma de evitar este golpe é ficar sempre atento aos dados do boleto bancário, por exemplo, se todas as informações escritas são realmente da empresa que você fez a compra. A mesma dica serve para o pagamento via PIX. Se o beneficiário não for o mesmo, desconfie e não efetue o pagamento.

O que você achou da lista de fraudes na Black Friday? Você já caiu em alguma delas?

E para os empreendedores, seguem algumas dicas de erros que não pode cometer na Black Friday!

Portfólio de soluções,

encontre a sua.

Saiba mais

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288