Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma pizzaria: siga esses passos e tenha o seu próprio negócio

Publicado por Equipe Cielo

Você quer aprender como abrir uma pizzaria que realmente traga lucro? Nada melhor do que aliar prazer e trabalho, não acha? Afinal, quem não gosta de uma boa pizza? Trata-se de uma alternativa de negócio muito promissora e que pode gerar receitas incríveis quando bem estruturada.

Está ansioso? Vamos conversar mais sobre o tema.

Segundo o Sebrae, o mercado da pizza é liderado por pequenos empreendedores — quase 99% são enquadrados do regime tributário Supersimples. Cerca de 80% desses negócios trabalham com o sistema delivery, que exige um investimento pequeno. Trata-se de um segmento que movimenta 22 bilhões de reais anualmente.

Como abrir uma pizzaria bem-sucedida?

Mesmo que você seja um especialista em pizza, isso não garante que terá sucesso empreendendo. Claro, é um elemento com uma importância considerável, mas é preciso estar por dentro de outros aspectos para que o projeto saia do papel e tenha o desempenho que tanto sonhou.

Planejamento

Todo negócio, antes de pôr a mão na massa, passou por um planejamento estratégico.

Nessa etapa, você deve estabelecer as metas de curto e longo prazo do seu negócio. Qual o faturamento que deseja nos primeiros seis meses? Com dois anos de empreendimento, como deseja estar? Essas “pequenas” metas devem guiar todas as decisões do seu empreendimento.

Nesse planejamento para abrir uma pizzaria, você deve detalhar todos os processos que envolvem a fabricação de uma pizza. Do preparo à entrega.

Leia mais: Como abrir uma pastelaria

Estudo de mercado e concorrência

Dentro do planejamento, você deve ter um estudo sólido de mercado. Com ele, você entenderá todas as especificidades do segmento e ficará mais preparado para tomar as melhores decisões para conseguir abrir uma pizzaria de sucesso.

Quando estiver focado no mercado, você deve analisar possíveis fornecedores. O preço é compatível com o que tem disponível? O prazo de entrega é o ideal? Qual a qualidade dos produtos? Tudo isso deve ser considerado antes de definir qual o fornecedor irá trabalhar.

Com um ponto comercial já definido, analise todos os concorrentes da região. Lembre-se: com serviço de delivery, o raio de estudo de concorrentes fica ainda maior. Ou seja, serão inúmeras pizzarias lutando pelo mesmo público.

Faça uma análise dos preços e a qualidade dos produtos que eles trabalham. Destaque os pontos negativos e evite-os. Faça o mesmo com os pontos positivos e tente adaptá-los para a sua realidade.

Leia mais: Conheça as máquinas de cartão da Cielo

Defina um ponto comercial

Entre as dicas de como abrir uma pizzaria, a decisão sobre a sua localização pode impactar o sucesso de toda a operação.

De que adianta pagar um aluguel barato e ter poucos clientes que passam perto dele? Não vale a pena. Por isso, você deve identificar uma localização que tenha fluxo de pessoas durante o seu horário de atendimento.

Caso trabalhe com delivery, escolha um ponto comercial de fácil acesso, que permita entregar os pedidos rapidamente.

Modelo de atendimento

Outro ponto relevante para você que quer saber como abrir uma pizzaria lucrativa é o modelo de atendimento. Ele definirá o seu negócio desde o processo de produção ao diferencial que poderá oferecer aos seus clientes, se destacando da sua concorrência.

Os 4 tipos clássicos de atendimento de pizzaria são:

1 – À La Carte: focado mais na experiência do cliente, é o mais comum na história da pizza no Brasil. A opção à La Carte, como o próprio nome diz, é aquela em que o consumidor escolhe o que comer no cardápio da pizzaria em seu ponto físico. Este modelo é ideal para pizzarias que queiram se posicionar como de alto padrão.

2 – Rodízio de Pizza: com perfil mais popular, é o modelo que oferece variados sabores de pizza à vontade para o cliente por um preço fixo. Indicado para empreendedores que queiram atingir maior número de pessoas, mas que possam oferecer qualidade e atendimento, além de talento para controlar o fator custo x lucratividade.

3 – Delivery: em constante crescimento, esse modelo é o mais procurado atualmente por empresários interessados em abrir uma pizzaria e foi impulsionado pela facilidade dos aplicativos de entrega. É sob medida para quem quer começar com baixo investimento, pois não envolve um ponto comercial físico para atendimento ao cliente, já que ele pede para comer em casa.

4 – Franquia: para quem quer suporte e vender de forma mais assertiva, esse modelo atende perfeitamente esses requisitos. Este tipo de empreendimento precisa ter uma marca, que é trabalhada pela franqueadora, cabendo ao franqueado apenas arcar com os custos operacionais da pizzaria.

Leia mais: Como abrir uma hamburgueria

Divulgação

Quer aprender como abrir uma pizzaria? Então, você também precisa entender um pouco sobre divulgação. Afinal, de que adianta ter um empreendimento que as pessoas não conhecem?

Existem diversas maneiras de atrair pessoas, desde as mais simples, como a panfletagem, até as mais modernas, como investimentos em canais digitais.

O que gostamos de destacar são as inúmeras alternativas que o ambiente digital nos oferece. E tem espaço para todo mundo: desde orçamentos pequenos para divulgação até os grandes investimentos.

Criar um perfil para sua pizzaria no Instagram ou Facebook é um ponto de partida. Com os anúncios, você consegue impactar pessoas com potencial de serem clientes do seu negócio e que ainda não seguem a sua página. Trata-se de uma ação mais assertiva, pois ela impacta pessoas que demonstraram, de alguma forma, interesse no que você oferta.

Para que os resultados sejam positivos, sugerimos que você aposte em fotos de qualidade, que destaquem a qualidade do produto. Dessa forma, a chance dessa foto ser visualizada no feed é muito maior.

Agora que você já sabe o essencial sobre o que precisa para montar uma pizzaria, vamos aos próximos passos? Continue a leitura!

Inspire-se aqui em nosso instagram @cielooficial

Como montar uma pizzaria delivery?

Em todo mundo, quando falamos em delivery, a primeira coisa que vem à nossa cabeça são as pizzas.

No Brasil não é diferente. Muito antes de surgir os aplicativos de entrega, já pedíamos nossas pizzas prediletas por telefone.

Se você quer aprender como abrir uma pizzaria, saiba que terá três alternativas: trabalhar apenas com entregas, somente com o estabelecimento físico ou conciliar ambos. Para que você não perca vendas, sugerimos que foque na conciliação.

Não tem tempo e dinheiro para estruturar um processo de entrega e pagar profissionais para isso?

Hoje, isso não é mais um problema. Existem empresas como 99 Eats, Ifood e Rappi que podem fazer tudo isso por você. Assim, você se preocupa apenas com a qualidade do seu produto.

Ou seja, além de trabalhar o atendimento e a divulgação, você poderá ignorar a necessidade de ter que alugar um local de grande movimentação. Ou seja, este modelo pode deixar sua operação mais enxuta no início.

Gostou das dicas de como abrir uma pizzaria? Assim que aplicá-las em seu negócio, venha nos contar como está sendo a experiência.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288