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O que vender no outono? Conheça ideias para aumentar as vendas nesta época

Quer saber o que vender no outono? Veja ideias em diferentes segmentos e confira dicas para organizar o negócio e faturar mais.
Publicado por Equipe Cielo

Grupo de pessoas comprando bolos em uma padaria no outono.

Se você está atrás de ideias sobre o que vender no outono, leia este artigo até o final.

Essa época pode ser bastante desafiadora, pois com o fim do verão a atividade do comércio pode dar uma esfriada.

Mas você pode se destacar se souber como aproveitar a chegada do frio oferecendo os produtos certos e se planejando bem.

Por isso, confira no nosso artigo o que vender no outono e como fazer seu faturamento decolar!

Quando começa o outono no Brasil?

O outono tem início no dia 20 de março e vai até 21 de junho no Hemisfério Sul do planeta – o que inclui o Brasil.

Ou seja, a estação começa pouco depois do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

As datas comerciais importantes do período são a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Como o outono vem logo depois do verão, os hábitos de consumo sofrem uma mudança, o que pode abrir a oportunidade de oferecer produtos da época.

Afinal, o friozinho pode render boas vendas para quem souber oferecer os itens certos.

Leve isso em consideração e confira nossas dicas na sequência.

O que vender no outono?

Para aproveitar as oportunidades da estação, confira agora dicas sobre o que vender no outono para diversos setores do comércio.

Alimentos e bebidas

Nesse segmento, bebidas e pratos quentes começam a ser mais procurados.

Para restaurantes e deliveries, apostar em massas, sopas e caldos pode valer a pena.

Entre o público adulto, a cervejinha do verão deve dar lugar a vinhos e drinks com bebidas com maior teor alcoólico, como whisky, vodka e conhaque.

Já se você vende doces, logo no início da estação tem a Páscoa, que é sua grande chance de brilhar.

Além dos tradicionais ovos e coelhinhos, aposte em chocolates em barra e crie cestinhas prontas para vender vários itens de uma vez.

Também vale a pena prestar atenção nas Festas Juninas – a última data voltada ao público infantil antes do Dia das Crianças.

Por isso, junho é época de vender doces tradicionais como rapadura, paçoquinha, pé de moleque e bolos de fubá e milho.

Roupas e calçados

Em relação ao vestuário, as decisões sobre o que vender no outono devem ser tomadas com cuidado.

Afinal, o fim do verão e o início do frio movimentam muito as lojas de roupa.

Para a moda feminina, uma reportagem do Portal Terra mostra que cores como marrom, verde-militar e vermelho devem ditar as tendências.

Estampas relacionadas a animais e combinações de camisetas com cardigãs e jaquetas devem ter boa procura.

Para quem vende roupas masculinas, sempre vale a pena apostar em moletons com boas estampas.

Casacos leves, roupas de couro natural ou sintético e calças de tecidos leves também podem ter boa saída.

Produtos de beleza

O temor do ressecamento da pele devido nesta época pode render bons negócios para quem trabalha no setor.

Lojas de cosméticos podem apostar em cremes hidratantes para a pele, os lábios e os cabelos.

Esmaltes e outros itens para unhas e perfumes com fragrâncias da estação também podem ter boa saída.

Já a clientela de salões de beleza poderá procurar por maquiagens com cores quentes e terrosas, que costumam ficar em alta na época.

Casa e decoração

Depois que termina o verão, as pessoas se sentem mais inclinadas a ficarem em casa para fugir do frio.

Por isso, aposte em itens que tragam conforto.

Se você trabalha com móveis, é uma boa oportunidade de oferecer camas e sofás.

Artigos de decoração como enfeites de artesanato, almofadas, tapetes e vasos decorativos também costumam ter boa saída.

Muitas pessoas também aproveitam a estação para cuidar bem das suas plantas.

Portanto, pode haver mais interesse em ferramentas e outros itens relacionados à jardinagem.

Tratamentos estéticos e de saúde

Clínicas estéticas podem apostar em tratamentos para evitar o ressecamento da pele, como a hidratação facial.

Procedimentos como peeling, microagulhamento e tratamentos com laser poderão atrair clientes.

Já o segmento das farmácias deve apostar no lado ruim do outono: o aumento de casos de problemas respiratórios e cardiovasculares.

Muita gente é alérgica à mudança de temperatura e a procura por medicamentos antigripais e antialérgicos aumenta.

Suplementos com vitaminas – principalmente a C – e produtos naturais com mel e própolis também vendem bem.

Criar combos com esses tipos de produtos pode ser uma alternativa para aumentar o ticket médio – ou seja, levar as pessoas a gastarem mais no estabelecimento.

Mercado Pet

Com a tendência de que mais pessoas fiquem em casa, os animais de estimação acabam ganhando mais atenção.

Por isso, quando pensamos sobre o que vender no outono, não podemos esquecer dos bichinhos.

Shampoos especiais e suplementos para evitar a queda de pelos de cães e gatos podem ter uma boa procura.

Além disso, muita gente compra mais alimentos úmidos, pois com o fim do verão, a tendência é que os animais bebam menos água.

Não se esqueça dos acessórios como coleiras, guias e comedouros.

Como vender melhor no outono?

Além de pensar bem sobre o que vender no outono, é preciso elaborar estratégias que ajudem a aumentar as vendas do seu negócio nessa época.

Por isso, vamos mostrar aqui algumas dicas de ações que não podem faltar no seu empreendimento.

1. Crie um bom planejamento

A primeira etapa para começar a ter boas vendas é realizar um planejamento de vendas completo, que indique todas as etapas a serem cumpridas.

Crie metas de vendas mirando sempre um desempenho melhor do que o do outono anterior, mas seja realista para evitar frustrações.

Faça uma precificação adequada, buscando sempre valores atraentes, mas sem deixar de lucrar.

Tudo isso só é possível fazendo uma análise de todos os fatores, como os que vamos mostrar abaixo.

2. Estude a concorrência

Para superar a concorrência, é preciso analisar bem cada empresa do seu segmento.

Verifique os preços praticados no seu mercado.

Se você tiver dificuldades em superar a competição, pode ser necessário rever algum processo para tornar sua atividade mais eficiente.

Observe também quais produtos ou serviços são oferecidos, para garantir que não vai faltar nada no seu cardápio.

Além disso, cheque as estratégias dos outros negócios para verificar seus erros e acertos antes de ajustar suas ações.

3. Avalie o comportamento da sua clientela

Existem vários fatores por trás do hábitos de compra de cada pessoa.

Por isso, é importante mapear várias características como:

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Profissão
  • Renda média
  • Estado civil
  • Dados familiares.

Todos esses fatores podem indicar padrões como a preferência por lojas físicas ou virtuais, o valor que as pessoas estão dispostas a gastar, os tipos de produtos favoritos e por aí vai.

Reúna grupos com características semelhantes para analisar quais ações poderão ser mais eficientes visando cada um deles.

4. Invista em divulgação segmentada

Hoje em dia, é muito fácil investir em meios de divulgar produtos de uma forma segmentada, ou seja, para um público específico.

Com os dados que você mapeou, é possível criar ações de divulgação diretamente para quem tiver maior probabilidade de comprar seus produtos.

Use as informações para promover publicidade direcionada no Google Ads ou nas principais redes sociais.

Com essas plataformas, você pode pode configurar os anúncios para que apareçam diretamente ao seu público-alvo.

Promova uma pesquisa com seus melhores clientes e adapte as sugestões

Além de pensar sobre o que vender no outono, também é preciso se planejar para lucrar com a chegada do frio.

Além das dicas que demos acima, há uma fonte valiosa de informações que você precisa conferir antes de definir suas ações: sua própria clientela.

Faça uma pesquisa de opinião com aquelas pessoas que costumam comprar com você para tentar identificar as preferências deste público.

Procure buscar informações que ajudem você a acertar na escolha dos produtos, nos preços e nas ações publicitárias.

Para garantir a melhor experiência para quem compra, é importante aceitar os principais meios de pagamento.

A maquininha da Cielo é compatível com 80 bandeiras de cartões e permite que você cobre no crédito, débito e Pix.

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