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Aprenda como fazer anúncio no Google Ads e conquiste novos clientes

Quer saber como fazer anúncio no Google Ads? Confira o passo a passo completo para colocar seu negócio ao alcance de todos.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedoras aprendendo a como fazer anúncio no Google Ads

O conhecimento sobre como fazer anúncio no Google Ads é cada vez mais decisivo para negócios de todos os formatos.

Afinal, esta é uma plataforma útil para divulgar um produto na internet ou chamar pessoas para conhecerem uma loja física.

Por isso, tanto empreendedores iniciantes quanto mais experientes precisam se atentar.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para explicar como fazer um anúncio no Google Ads e de que maneiras a plataforma pode ajudar a destacar sua publicidade.

Veja como fazer anúncio no Google Ads

Saber como fazer um anúncio no Ads é essencial para divulgar sua empresa no Google.

Por isso, confira agora o nosso passo a passo.

1. Crie sua conta

Acesse a página da plataforma e clique no botão onde diz “Comece agora”, para se cadastrar no Google ou incluir sua conta pessoal.

Em seguida, vai aparecer uma tela solicitando informações da empresa para a criação de sua primeira campanha.

Se você quiser apenas se cadastrar sem necessariamente criar a campanha, vá até a parte inferior da tela e selecione a opção “Alternar para o modo Especialista”.

Depois, é só informar os dados da sua empresa para concluir essa configuração.

2. Configure o faturamento

Para configurar o faturamento, ou seja, sua forma de pagamento escolhida, passe a seta do mouse sobre a opção “Ferramentas e Configurações”.

O item mais à direita se chama “Faturamento”, e abaixo dele há várias opções.

Uma delas se chama “Resumo”.

Clique sobre ela e preencha as informações do seu negócio.

3. Defina suas metas

Depois de concluir suas configurações, é hora de criar sua campanha.

A primeira opção que aparece é a pergunta sobre as metas, com oito opções:

  • Vendas: para vender pela internet, seja por e-commerce, marketplace ou até direto pelo WhatsApp.
  • Leads: para buscar contato com clientes que se interessem nas suas soluções.
  • Tráfego do site: ajuda a atrair visitantes.
  • Consideração de produto e marca: atrai pessoas propensas a comprarem a solução oferecida.
  • Alcance e reconhecimento de marca: apresenta uma marca, promoção ou a própria empresa ao público.
  • Promoção de app: incentiva a instalação de aplicativos ou alguma ação específica dentro do software.
  • Visitas a lojas locais e promoções: chama clientes para lojas físicas.
  • Criar uma campanha sem meta: começa sem objetivos pré-definidos.

Essas opções ajudam a configurar as metas, mas você pode fazer ajustes mais específicos.

No entanto, o ideal para quem não tem experiência é selecionar um dos objetivos acima.

4. Estabeleça seu orçamento

A cada campanha que você criar, terá de definir o orçamento diário – ou seja, o valor médio para gastar a cada dia.

Essa é uma das primeiras opções que aparecem.

Você pode mudar essa configuração sempre que quiser selecionando sua campanha a partir do menu de opções.

5. Selecione o seu público

O Google Ads fornece várias opções para selecionar o público que vai ver os anúncios.

Na hora de configurar, elas aparecem divididas entre estes três tópicos básicos:

  • Locais: para selecionar um país ou uma região específica onde os anúncios vão aparecer.
  • Idiomas: além do português, inclua também o inglês.
  • Segmentos: apresenta várias opções para delimitar bem o público que você quer atingir.

Depois, basta fazer algumas configurações de horário e selecionar as palavras-chave.

Ainda neste texto, vamos explicar melhor esta última etapa, mas antes confira as vantagens de saber como fazer um anúncio no Google Ads.

Por que anunciar no Google Ads?

O sistema do Google Ads usa algoritmos para aumentar a eficiência dos anúncios.

Como mostramos acima, é possível segmentar as pessoas que lerão sua publicidade.

Assim, é possível garantir que você só vai gastar para exibir sua publicidade para quem mais importa: o seu público-alvo.

Se uma loja faz uma promoção de roupa, a plataforma apresenta os anúncios a pessoas mais propensas a comprar, por exemplo

Outra vantagem é o controle do orçamento, que pode ser ajustado a qualquer momento.

E você pode pagar apenas se os usuários clicarem no anúncio ou realizarem algum tipo de conversão.

Outro ponto importante é a comodidade, pois é preciso realizar uma única configuração.

Ou seja, é bem mais fácil do que elaborar um script de vendas para seguir sempre que você fizer contato com clientes, por exemplo.

Como funcionam as palavras-chave?

Um dos principais meios para segmentar os clientes é a configuração de palavras-chave.

Portanto, é preciso conhecer bem esse conceito para saber como fazer anúncio no Google Ads.

Palavras-chave são os termos usados para pesquisar no Google ou no YouTube.

Assim, é possível criar um anúncio e configurar para que ele apareça justamente para pessoas com interesse no nicho do seu negócio e na solução que você oferece.

Por isso, é importante saber quais são os termos que o público usa para procurar essas informações.

A partir da própria plataforma do Google Ads, é possível usar o Planejador de Palavras-Chave, uma ferramenta que mostra os termos mais buscados.

Com ele, é possível ter uma ideia do volume de pesquisas por mês de cada termo.

A ferramenta mostra também o nível de concorrência – ou seja, quantas empresas buscam espaço na página de resultados de buscas pela mesma expressão.

Quais são as formas de anúncio disponíveis?

Para que você entenda como fazer um anúncio no Google Ads, é preciso entender como eles aparecem para quem pesquisa.

Conheça os diferentes formatos abaixo.

Rede de pesquisa

Os anúncios veiculados na rede de pesquisa aparecem direto na página de resultados do Google após uma busca por alguma das palavras-chave incluídas na segmentação.

Ou seja, são aqueles primeiros links da página, que aparecem marcados como “Patrocinado”.

Rede de display

A rede de display apresenta os anúncios em outras páginas que pertencem ao Google, como o YouTube e o Blogger.

Além disso, a publicidade também pode ser exibida em qualquer portal, desde que o responsável faça uma parceria com o Google Ads.

YouTube

Embora a rede de display inclua anúncios no YouTube, também é possível criar uma publicidade em vídeo para a plataforma.

Assim, ela será exibida dentro de outros conteúdos, conforme a segmentação configurada.

Google Shopping

Neste formato, o anúncio aparece nos primeiros resultados de buscas feitas dentro da plataforma de compras do Google.

Assim como na rede de display, os resultados aparecem indicados como “patrocinados”.

Campanha de aplicativos

Neste formato, os anúncios aparecem dentro de aplicativos para dispositivos móveis.

Eles podem ter os formatos de banners ou textos simples.

Campanha no Gmail

Os anúncios veiculados no Gmail aparecem entre as mensagens listadas na caixa de entrada.

Para se diferenciar, eles são acompanhados de um marcador com a palavra “Anúncio”.

Remarketing

Remarketing é um tipo de segmentação que apresenta os anúncios a clientes que já pesquisaram por produtos ou serviços similares antes.

Essa ferramenta funciona por meio de cookies, arquivos com dados de navegação dos usuários que ficam armazenados no navegador.

Como planejar uma campanha no Google Ads?

As informações que você conferiu neste conteúdo ajudam você a fazer anúncios no Google Ads.

No entanto, para realizar o melhor uso possível da plataforma, é preciso fazer um plano de marketing.

Dessa forma, você terá à disposição as informações necessárias para que seus anúncios cheguem ao público certo por meio da segmentação.

Além disso, é preciso ter os objetivos bem definidos antes de começar a trabalhar nas suas campanhas.

A melhor maneira é elaborar um OKR – ou seja, para cada objetivo escolhido, você define métricas para avaliar o desempenho.

Com essas informações, você já pode pensar em um anúncio personalizado conforme as características do seu público.

Como funciona o pagamento por clique?

No sistema de Pagamento Por Clique (PPC), quem anuncia paga um valor a cada usuário que acessar o link incluído na publicidade.

Este valor é definido como Custo por Clique (CPC), e pode variar de acordo com a concorrência da palavra-chave incluída no anúncio.

Quanto mais buscas pelo termo, maior será seu CPC.

Assim, cada anunciante define o seu CPC máximo – ou seja, o quanto está disposto a pagar por clique.

Assim, cada vez que o anúncio é exibido, a plataforma do Google realiza uma espécie de “leilão virtual”, em que são escolhidos os termos a serem apresentados.

É claro que o CPC máximo faz uma grande diferença nessa escolha, mas o algoritmo também considera a relevância do anúncio em relação ao termo buscado.

Como funciona o pagamento por conversão?

Esse método é parecido com PPC, mas nesse caso quem anuncia só paga em caso de conversão.

Em outras palavras, o anúncio só é cobrado quando a pessoa que visualizou realizar a ação desejada, que pode ser uma compra, um cadastro ou alguma outra.

Assim como no PPC, o usuário determina um valor máximo e o sistema realiza um “leilão virtual”, nos mesmos moldes.

Em vez de CPC, a métrica que define o valor é o Custo por Ação (CPA).

Essa modalidade é exclusiva para anúncios na Rede de Display e conta com exigências como a instalação de uma ferramenta para medir o volume de conversões.

Como criar um bom anúncio?

Até aqui, você conferiu como fazer um anúncio no Google Ads, quais são seus diferentes formatos e como eles podem ajudar seu negócio.

Para não errar nas suas estratégias, confira algumas dicas para elaborar seus anúncios:

  • Faça apenas uma campanha, para um produto ou serviço, de cada vez.
  • Se você tiver boas ideias de promoções, crie uma campanha para cada uma.
  • Faça anúncios chamativos, levando em conta as necessidades dos clientes.
  • Inclua a palavra-chave no título.
  • Use o máximo de caracteres possível.
  • Diversifique os formatos de anúncios.
  • Estude bem as palavras-chave.

 

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