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Saiba como vender mais oferecendo formas de pagamento inovadoras

Leia esse guia completo e entenda como oferecer diversas opções de pagamento pode te ajudar a conquistar esse objetivo!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora colocando em prática ações de como vender mais

Todo empreendedor dorme e acorda se perguntando a mesma coisa: como vender mais?

Enquanto ainda não descobrimos o X dessa questão, há algumas coisas que você pode considerar. A primeira delas é oferecer diversas opções de pagamento.

Seja na loja física ou no e-commerce, a conveniência de disponibilizar formas de pagamento variadas é determinante. Dessa forma, seu negócio fica mais preparado para atender diversos perfis de clientes, cada um com suas necessidades.

Isso é ainda mais importante em datas comemorativas como Natal e Black Friday, em que há um grande número de ofertas e a concorrência fica ainda mais acirrada.

Sendo assim, não vale correr o risco de perder vendas por não oferecer as formas de pagamento que seus clientes desejam utilizar, né?

Por isso, convidamos você a continuar a leitura e entender como aumentar as vendas oferecendo mais opções de pagamento! Vamos lá?

Por que é importante oferecer diversas formas de pagamento para vender mais?

De forma geral, oferecer diversas formas de pagamento aumenta as vendas porque torna a compra mais acessível e conveniente para os diferentes perfis de clientes e suas necessidades.

De forma direta e indireta, essa medida reduz a desistência de compras e melhora a experiência do cliente, o que por sua vez aumenta a confiança e competitividade do negócio.

Imagine, por exemplo, que você está do outro lado do balcão. Você é o cliente e está prestes a finalizar uma compra. De repente, percebe que a forma de pagamento que você prefere não é aceita.

Qual seria a sua reação? É bem provável que você desistisse da compra e procurasse outro lugar que atendesse à sua necessidade, certo? Pois é: essa situação acontece com frequência.

Segundo a Statista, mais de 70% dos carrinhos das lojas virtuais são abandonados, e a falta do meio de pagamento desejado responde por 11% disso, de acordo com o Baymard Institute.

Já dados de um infográfico do Globo revelam um número ainda maior: 80% dos consumidores já desistiram de comprar por não encontrarem a forma de pagamento que preferiam.

Então, mesmo que seu negócio ofereça bons produtos, atendimento impecável e preços competitivos, a conveniência do pagamento não pode ser deixada de lado.

Se seu negócio não oferece as opções certas, a concorrência certamente estará preparada para atender esses clientes.

Saiba mais: Veja como melhorar a experiência do cliente com a integração de pagamentos

Qual o impacto da experiência de pagamento no aumento das vendas?

A experiência de pagamento impacta diretamente no aumento das vendas, pois influencia a jornada de compra do cliente. A lógica é essa: quanto mais simples e eficiente o processo, maiores as chances de conversão.

Um exemplo prático é o case da Buzz Editora, que, na Bienal de Livros, utilizou a Cielo LIO ON para otimizar a venda de livros no estande.

A maquininha de cartão permite os mais diversos tipos de pagamentos em qualquer ponto da loja – ou estande, nesse caso.

Além disso, a LIO On integra mais de 50 apps para facilitar a gestão de vendas, estoque e equipe. Ou seja, facilitou a experiência de compra dos clientes da Buzz Editora, bem como todo o processo de vendas, de ponta a ponta.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais detalhes sobre esse caso de sucesso Cielo!

Saiba mais: Saiba qual a melhor maquininha de cartão para o seu tipo de negócio

Como vender mais no offline e online? Confira 6 dicas!

Agora que você já sabe a importância de oferecer uma variedade de pagamentos, vamos conferir como vender mais, tanto no seu estabelecimento físico quanto na internet.

Para isso, separamos 6 dicas práticas para você colocar em prática e conquistar mais clientes. Dá só uma olhada!

1. Conheça seu público-alvo e mercado profundamente

Entender quem são seus clientes é o primeiro passo para vender mais. Então, descubra seus hábitos, necessidades e dores, isto é, os problemas que eles têm – e que o seu negócio pode ajudar a resolver.

Para fazer isso, faça pesquisas, utilize ferramentas de análise e até mesmo converse com seus clientes para criar uma persona detalhada.

Com essas informações, você poderá adaptar seus produtos e serviços, criar mensagens mais impactantes e direcionar suas ações de marketing para o público certo.

Dica de ouro: o Cielo Farol é a solução em que disponibilizamos toda a nossa inteligência, tecnologia e dados para você tomar as melhores decisões.

Conheça o Cielo Farol para ter uma visão completa do seu negócio!

2. Faça um planejamento detalhado do processo de vendas

Nessa altura do campeonato, você já deve saber que um bom planejamento de vendas é fundamental para alcançar seus objetivos.

Se você já tem um, ótimo. Se não, comece a fazer o seu, definindo metas claras, estabelecendo um funil de vendas e acompanhando seus resultados de perto.

Aliás, esse planejamento é ainda mais importante em momentos mais intensos no varejo, com a chegada de datas comemorativas como a Black Friday, Natal e Ano Novo.

Ah, e não se esqueça de incluir o pós-venda nesse planejamento, afinal, um cliente satisfeito é o seu melhor vendedor.

3. Divulgue suas soluções tanto no offline quanto no online

Para alcançar o maior número de clientes possível, é essencial estar presente tanto no mundo físico quanto no digital.

Portanto, integre suas estratégias de marketing offline e online para criar uma experiência completa para o seu cliente.

Utilize as redes sociais, o email marketing, o SEO e outras ferramentas digitais para aumentar sua visibilidade e gerar leads, ou seja, potenciais consumidores. 

4. Ofereça diversas formas de pagamento aos clientes

Já falamos bastante sobre como a falta de opções de pagamento é uma das principais razões para o abandono de carrinhos e desistências na jornada de compras.

Logo, ampliar as possibilidades para garantir que todos os perfis de clientes encontrem a opção desejada é essencial.

Lembre-se de que ao oferecer diversas formas de pagamento, você demonstra que se preocupa com a comodidade dos seus clientes e aumenta as chances de finalizar a venda.

Seja cartão de crédito, débito, PIX ou carteiras digitais, o importante é atender às preferências do seu público. Ah, ainda neste artigo vamos passar pelas principais formas de pagamento usadas no Brasil, então continue acompanhando!

5. Use novas tecnologias e plataformas digitais no processo

A tecnologia está transformando a forma como as pessoas compram. Para se manter competitivo, é fundamental adotar soluções digitais que facilitem o processo de compra.

Nesse sentido, você pode contar com as soluções da Cielo. Uma delas é o Link de Pagamento, que é ideal para quem quer vender online ou nas redes sociais sem precisar de um site.

Mas se você já tem ou está criando um e-commerce, vai gostar de conhecer o Cielo Checkout. Com essa solução você integra o seu site ou app de forma simples, ágil e oferece mais segurança aos seus clientes.

Além disso, as maquininhas Cielo não poderiam ficar de fora. Afinal, são modernas e aceitam todos os tipos de pagamento, oferecendo praticidade e segurança tanto para você quanto para seus clientes.

6. Acompanhe os resultados e faça os ajustes necessários

Por fim, se você ainda não sabe, fique ciente de que os dados são seus melhores amigos na hora de tomar decisões.

Então, acompanhe de perto seus resultados e identifique o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Utilize ferramentas de análise de dados para entender o comportamento dos seus clientes e ajustar suas estratégias de acordo. Lembre-se: o mercado é dinâmico e você precisa estar sempre atento às mudanças.

Quais são as principais formas de pagamento usadas no Brasil?

Agora que você já conferiu as nossas 6 dicas de como vender mais, chegou a hora de falar sobre quais formas de pagamento você precisa considerar no seu negócio.

Lembrando que associar a variedade de pagamentos a aspectos como excelência no atendimento, bom suporte pós-vendas, boas informações e qualidade dos serviços/produtos disponíveis é um diferencial competitivo para negócios de qualquer segmento.

Confira a seguir as principais formas de pagamento usadas no Brasil.

Boleto

O boleto é um instrumento de pagamento padronizado, que é parte de um arranjo de pagamento instituído pelo Banco Central.

Na prática, podemos dizer que o boleto é um documento/título de cobrança com uma data de vencimento pré-estabelecida, sendo bastante utilizado para o pagamento de produtos e/ou serviços.

Há dois tipos de boleto: o de cobrança e o de proposta.

O boleto de cobrança é aquele que é utilizado para o pagamento de dívidas pré-constituídas, como é o caso das contas de gás, luz, telefone, faturas de cartão, aquisição de produtos etc.

Já o boleto de proposta é usado para apresentar uma proposta, com pagamento facultativo, por um produto/serviço. Esta modalidade é bastante adotada, por exemplo, por instituições filantrópicas e organizações não-governamentais (ONGs) para arrecadar doações.

Assim, ao quitar o boleto, quem está pagando sinaliza a aceitação do que foi proposto.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é emitido por instituições financeiras e/ou de pagamentos e permite que as pessoas adquiram bens ou serviços utilizando um limite de crédito pré-definido.

Assim, elas podem comprar o que desejam e pagar posteriormente por estas compras no vencimento da fatura, que ocorre em uma data previamente acordada.

O cartão de crédito tem uma dupla função, funcionando não só como instrumento de pagamento, mas também de crédito pós-pago.

Há dois tipos de cartão de crédito: o básico e o diferenciado.

O cartão de crédito básico apenas viabiliza pagamentos em estabelecimentos credenciados.

Já o cartão de crédito diferenciado não só possibilita o pagamento de produtos e serviços, mas também oferece benefícios adicionais. Exemplos: cashback (programa de reembolso), programas de milhagem, descontos, atendimento VIP, etc.

Além da tradicional versão plástica, a versão virtual do cartão de crédito também tem se popularizado. Ela funciona da mesma forma que o cartão físico, mas está disponível apenas digitalmente (em apps, celulares ou computadores) e, geralmente, é utilizada no e-commerce.

Dependendo da instituição financeira, o cartão digital pode ser emitido para uma só compra ou para compras recorrentes.

Cartão de débito

O cartão de débito funciona tanto como instrumento de pagamento como de movimentação de conta.

Isso porque ele pode ser usado para sacar dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos ou para realizar pagamentos à vista em lojas virtuais ou estabelecimentos que tenham maquininha.

Neste caso, o valor da mercadoria ou serviço é debitado diretamente na conta da pessoa que é titular do cartão utilizado na transação.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é um tipo de cartão que, ao ser adquirido junto a uma instituição financeira, pode ser carregado com o valor que a pessoa desejar.

Desta forma, é possível utilizar a quantia disponibilizada para fazer compras.

Quando o valor se esgota, é necessário realizar uma nova recarga de dinheiro para que o cartão pré-pago possa ser novamente utilizado.

Não há emissão de fatura no cartão pré-pago, já que ele permite apenas o gasto do valor carregado previamente.

Por isso mesmo, muita gente usa o cartão pré-pago por facilitar o controle dos gastos.

Pix

Criado pelo Banco Central, o Pix é um meio de pagamentos instantâneos que possibilita a realização de transferências e pagamentos 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana.

Utilizando a chamada “chave Pix”, é possível fazer transações sem precisar informar diversos dados bancários da pessoa ou empresa que vai receber o valor.

Por causa da disponibilidade e facilidade de uso, o Pix rapidamente se tornou a forma de pagamento mais utilizada no país.

Para lojistas, é possível vender usando o Pix na maquininha e também nas soluções de pagamento usadas em lojas virtuais.

QR Code

O QR Code (Quick Response Code, ou código de resposta rápida) é um tipo de código de barras bidimensional, que pode ser facilmente escaneado pela câmera dos celulares.

A partir do escaneamento, o QR Code pode se converter em um link, em um texto ou em conteúdos especiais. No caso das transações, o QR Code utiliza aplicativos financeiros.

Nas soluções de pagamento da Cielo, por exemplo, é possível aceitar pagamentos com apps das principais instituições financeiras, vouchers (vales) e carteiras digitais utilizados no Brasil.

Carteiras digitais

As carteiras digitais são plataformas que armazenam dados de diversas formas de pagamento de uma pessoa – tais como saldo em dinheiro, dados de um cartão de crédito ou criptomoedas, por exemplo.

Elas podem ser habilitadas em computadores, smartphones (celulares inteligentes) e outros itens como smartwatches (relógios inteligentes) e smartbands (pulseiras inteligentes).

Assim, estes objetos podem ser usados como meios de pagamento capazes de realizar transações online, seja via aproximação (NFC) ou via QR Code.

Também chamadas de e-wallets, as carteiras digitais funcionam como uma carteira física, reunindo suas formas de pagamento em um único lugar de forma prática e segura.

Dinheiro em espécie

Também conhecido como “dinheiro físico”, o dinheiro em espécie é o nome dado às moedas e às cédulas de papel utilizadas no sistema monetário oficial de um país.

Ele ​é colocado em circulação de acordo com a necessidade e é responsabilidade do Banco Central garantir o fornecimento de dinheiro em espécie. Apenas a Casa da Moeda do Brasil pode emitir novas notas e moedas por aqui.

Para isso, o BC pode autorizar a emissão de dinheiro em quantidade suficiente para atender às necessidades do país, mantendo uma quantidade de cédulas e moedas adequada ao ritmo da economia.

Embora seja a forma de pagamento mais aceita nos estabelecimentos, o dinheiro em espécie vem sendo menos utilizado devido ao avanço da digitalização de pagamentos.

Segundo o estudo Pesquisa Cielo mostra Hábitos de Pagamento no Varejo, os saques de dinheiro vem caindo anualmente.

Em 2019, a soma sacada chegou a R$ 3 trilhões. No ano seguinte, caiu para R$ 2,5 trilhões. Em 2021 e 2022, houve uma nova queda e o valor total de saques chegou a R$ 2,1 trilhões. Já em 2023, o valor total de saques foi de aproximadamente R$ 1,8 trilhões.

Cheque

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, que pode ser recebida em dinheiro em espécie (na agência onde a pessoa que emitiu o cheque tem conta) ou ser depositado em outra agência, tendo o valor compensado e creditado na conta do(a) beneficiário(a).

Feito em papel, ele deve ser preenchido com o respectivo valor a ser pago e assinado pela pessoa que é titular da conta vinculada ao cheque.

Assim, as transações feitas em cheque envolvem:

  • O emitente (pessoa que emite o cheque);
  • O beneficiário (quem vai receber o valor a ser pago com o cheque);
  • O sacado (instituição financeira/banco onde o dinheiro do emitente está depositado e que fará o pagamento ao beneficiário).

Com o avanço da digitalização dos meios de pagamento, esta forma de pagamento tem caído em desuso no Brasil.

De acordo com dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o número de cheques compensados teve uma queda expressiva de 94% nos últimos 27 anos, passando de 3,3 bilhões em 1995 para 202,8 milhões em 2022.

Crediário

O crediário é um tipo de financiamento que permite a compra parcelada de produtos ou serviços com acréscimo de juros e correção monetária (que variam de acordo com o número de parcelas).

Esta modalidade de crédito geralmente oferece opção de pagamento em até 48 vezes, sendo disponibilizada através de boletos, carnês de pagamento ou utilizando o limite dos cartões de crédito (respeitando as condições do banco emissor do cartão).

Ao fazer o crediário, a pessoa sabe exatamente o valor das parcelas a serem pagas. No caso do crediário feito no cartão de crédito, as parcelas são cobradas mensalmente na fatura.

NFC

NFC é a sigla para Near Field Communication (ou Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução livre). Aqui no Brasil é mais conhecido como pagamento por aproximação.

Essa tecnologia também é conhecida como contactless (sem contato) e permite que os pagamentos sejam feitos aproximando o cartão, celular ou o relógio inteligente de uma máquina de cartão ou outro celular com a tecnologia NFC.

Para que os pagamentos sejam feitos, a aproximação do cartão/celular/relógio da máquina de cartão deve ser de pelo menos dez centímetros. Os dois dispositivos envolvidos na transação devem ter a tecnologia NFC.

A troca de informações é feita rapidamente, através de frequência de rádio de curta distância.

Pagamento parcelado

Há diversas formas de parcelamento oferecidas no mercado. Cada uma delas possibilita que o valor de um bem ou serviço seja dividido em várias parcelas.

Assim, em vez de pagar o preço total da compra de uma só vez, conseguimos “diluir” o pagamento ao longo do tempo.

Em relação ao preço à vista, o parcelamento pode envolver ou não a inclusão de juros nas parcelas a serem pagas.

Esta forma de pagamento é bastante usada no Brasil, principalmente, por quem tem um cartão de crédito.

Segundo o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), 79% das pessoas no nosso país costumam parcelar suas compras.

Voucher (vales alimentação, refeição, combustível etc)

Voucher é a denominação dada aos cartões de benefícios popularmente conhecidos como vale-alimentação, vale-refeição, vale-combustível, vale-cultura, entre outros

Essa forma de pagamento é oferecida por empresas para que seus colaboradores comprem produtos ou serviços específicos. Por esta razão, nem todo lojista pode aceitar pagamentos realizados com vouchers.

Para isso, é necessário que o estabelecimento atue em um setor específico, o que é indicado pela Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) do negócio.

Assim, um estacionamento rotativo não pode aceitar vale-alimentação, por exemplo. Da mesma forma, uma barbearia não pode aceitar vale-combustível e por aí vai…

Como criar uma experiência personalizada de pagamento para vender mais?

Oferecer diversas formas de pagamento é um dos segredos para garantir uma experiência de compra personalizada – e pode ser a chave para vender mais, principalmente no comércio eletrônico.

Afinal, é no e-commerce e nas redes sociais que é mais fácil atingir um perfil de clientes diversificado e com diferentes hábitos de pagamento.

Uma pessoa que ainda não tem acesso a uma conta bancária, por exemplo, pode preferir o pagamento em boleto.

Já as pessoas mais jovens, que costumam ser mais abertas a novidades, podem aderir facilmente a novas formas de pagamento.

Pesquisas indicam que 78% dos consumidores esperam usar novas tecnologias de pagamento.

Por isso, nada melhor que contar com a parceria da Cielo para aceitar tudo em pagamentos e vender na maquininha, na internet, nas redes sociais e até pelo celular.

Conheça algumas das nossas soluções!

Cielo E-commerce

Para vendas online, a Cielo oferece diversas soluções integradas para você vender com tecnologia e segurança, ampliando seus canais de venda no ambiente digital:

  • Cielo Checkout: é a página de pagamento de fácil integração para quem já tem ou vai criar uma loja virtual e deseja vender com diversas bandeiras de cartão de débito e crédito, parcelar as vendas e aceitar outros meios de pagamento como boleto, Pix e QR Code. Com antifraude integrado, ela pode ser personalizada com a marca e as cores do seu negócio.
  • Link de Pagamentos: com ele, você pode fazer vendas pelas redes sociais, e-mail ou aplicativos de mensagem. Basta criar o link e compartilhá-lo com clientes para vender online com segurança e simplicidade mesmo sem ter um site!
  • API E-commerce: solução mais robusta, ideal para quem precisa de uma página de pagamentos totalmente moldada para as necessidades do negócio e que disponha de desenvolvedores para fazer a integração. Conta com serviços como compra com um clique, verificação da validade e dos dados do cartão no momento da compra, pagamentos recorrentes e muito mais!

Saiba mais: Veja como a API Cielo E-commerce pode fazer a diferença nas vendas da sua empresa

Cielo Maquininhas

Com as maquininhas da Cielo, você faz vendas com Pix, QR Code, pagamento por aproximação (NFC), vouchers e mais de 80 bandeiras de cartão de débito e crédito.

Dá para fazer recargas de celular e até para aceitar pagamentos com cartões estrangeiros! Aqui, você tem a máquina ideal para as necessidades do seu negócio:

  • Cielo Flash: ultraveloz, ela funciona com Wi-Fi e chip incluso e faz até três vendas por minuto para você agilizar o atendimento! Tem impressão de comprovante e reposição de bobina grátis no App Cielo Gestão!
  • Cielo LIO On: nossa maquininha inteligente é a solução ideal para quem precisa de um sistema integrado. Com mais de 50 apps que ajudam na gestão do seu negócio, ela oferece controle de estoque digital, fechamento de caixa, impressão de nota fiscal e possibilidade de fazer vendas em qualquer ponto da sua loja com caixa móvel.
  • Cielo Zip: cabe no seu bolso para você levar sua maquininha para onde quiser. Não precisa de celular e conta com bateria de longa duração.

Vendas no WhatsApp

Com a Cielo, você pode fazer vendas no WhatsApp com a mesma agilidade que faz o envio de mensagens! Para isso, basta contar com o Link de Pagamento Cielo.

O uso é bem fácil: basta copiar o link que aparecerá ao final do processo e enviar para seus clientes pelo WhatsApp, e outras plataformas, como Instagram, Facebook, e-mail e SMS.

E o melhor de tudo: você pode receber suas vendas realizadas no crédito e parceladas em até 1 dia útil.

Cielo Tap

Se você tem faturamento de até R$ 10 mil, pode transformar seu celular em maquininha  usando o Cielo Tap!

Com ele, você recebe pagamentos por aproximação usando um smartphone Android (versão 10 ou superior), compatível com a tecnologia NFC.

Com o Cielo Tap, você:

  • Faz transações seguras, com criptografia.
  • Tem mensalidade zero e paga só quando usar.
  • Vende no débito, crédito e parcelado.
  • Controla suas vendas no App Cielo Gestão.
  • Pode receber suas vendas em até dois dias úteis, caso habilite o Recebimento Automático em 1 dia.

Veja como é fácil contratar o Cielo Tap e ter uma maquininha no celular no vídeo abaixo.

Conte com a Cielo para aceitar todos os tipos de pagamento e oferecer uma experiência personalizada aos seus clientes, confira aqui!

Conclusão

E aí, te ajudamos a saber como vender mais no seu negócio?

Para resumir, oferecer diversas formas de pagamento inovadoras é fundamental para aumentar suas vendas e proporcionar uma melhor experiência de compra aos seus clientes.

Ao acompanhar as tendências do mercado e adotar soluções modernas, você se destaca da concorrência e conquista a fidelidade dos seus consumidores.

Para saber mais sobre as soluções da Cielo e como elas podem impulsionar o seu negócio, acesse o blog Cielo.

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