Quais as palavras que um vendedor nunca pode usar? Melhore a sua argumentação!
Você sabe quais as palavras que um vendedor nunca pode usar se quiser ter sucesso em suas vendas?
Pois é, existem frases e expressões que podem colocar qualquer negociação a perder e devem ser evitadas a todo custo.
A seguir, vamos mostrar quais são esses termos e descobrir alternativas para afinar seu discurso de vendas.
Continue lendo o texto a seguir e aprimore a comunicação com seus clientes!
Existem palavras que um vendedor nunca pode usar?
Sim, há palavras e expressões que vendedores nunca podem usar, se quiser ter um bom índice de sucesso em suas negociações.
É claro que não existem regras fechadas sobre como deve ser o discurso de vendas, mas garantimos que alguns termos devem ser evitados para garantir uma comunicação eficaz com clientes.
Por exemplo, o uso contínuo de palavras negativas e evasivas atrapalha o andamento da conversa e pode gerar insegurança nos consumidores.
Por isso, é importante ter um direcionamento para construir sua abordagem de vendas com a linguagem certa, aumentando as chances de fechar bons negócios.
Qual é a importância de causar uma boa primeira impressão?
A primeira impressão é a que fica – e isso é especialmente verdadeiro na relação entre vendedores e clientes.
Logo, é fundamental que você consiga encantar seus clientes no primeiro atendimento, usando as palavras certas e os argumentos de vendas mais adequados para o perfil da pessoa.
Isso vai deixar consumidores mais abertos à abordagem e mais propensos a tomarem a decisão de compra.
Quais as palavras que um vendedor nunca pode usar?
Vamos conferir agora as palavras e expressões que devem ser evitadas por vendedores a todo custo.
Acompanhe.
Não!
Pode ser desafiador evitar o “não” durante uma venda, mas é um ponto importante para tornar seu discurso mais positivo e persuasivo.
Se a pessoa pedir um desconto muito grande, que você não tem condições de oferecer, por exemplo, você pode responder algo como “entendo que é importante ter um desconto, então, consigo até 5% no pagamento à vista, que tal?”.
Eu acho…
Dizer que “acha” algo é um sinal claro de despreparo aos olhos da clientela, pois vendedores sempre precisam ter certeza sobre as informações passadas.
E é claro que ninguém sabe tudo, então, se você tiver dúvidas sobre algum detalhe, prefira dizer “vou confirmar essa informação com a área responsável e retorno em breve com os detalhes”.
Você está errado
Se tem algo que consumidores não suportam é ter seus erros apontados durante uma venda.
Por isso, nunca diga que a pessoa está errada.
Em vez disso, use um discurso do tipo “entendo seu ponto de vista, mas os especialistas garantem que esse produto tem essa funcionalidade e pode oferecer os recursos que você procura”.
Quanto você pretende gastar?
Se você perguntar quanto uma pessoa pretende gastar em uma compra, ela sempre vai responder com o mínimo valor possível.
Por isso, evite essa abordagem e mostre que o seu produto tem um excelente custo-benefício, ressaltando os benefícios da oferta que justificam seu preço.
Tem esse, só que é mais caro
Nada pior do que oferecer um produto de qualidade superior e acabar com a sua oferta ressaltando o preço mais alto.
Esqueça o valor a mais que será gasto e foque nos benefícios que os clientes terão, de modo que o preço se torne apenas um fator secundário na negociação.
Acabei de chegar por aqui
Ninguém quer descobrir que a pessoa responsável pela venda acabou de chegar à empresa e tem pouca experiência.
Independentemente do seu tempo de empresa, mostre domínio e segurança ao falar sobre os produtos e não deixe que percebam que você chegou recentemente.
Isso não é problema meu
Na hora de fazer uma venda, é proibido dizer que não se pode resolver os problemas dos consumidores.
Em vez disso, faça tudo o que estiver ao seu alcance para resolver a situação e, se preciso, busque ajuda, fazendo o papel de intermediador.
É culpa de outro departamento
Vendedores competentes nunca empurram sua responsabilidade para outras pessoas ou áreas da empresa.
Por isso, se você deparar com uma situação em que outro departamento é o responsável, faça a intermediação para resolver o problema e evite “despachar” a pessoa para outra área.
Eu não posso fazer isso
Dizer que não pode fazer o que clientes pedem também é um erro crasso em uma venda.
Se for solicitado algo que está fora do seu alcance, explique que vai acionar a pessoa responsável e dar um retorno o mais rápido possível.
Se você não encontrou aqui, é porque nós não temos
Essa frase soa como uma grande afronta para qualquer pessoa que pensa em comprar seus produtos ou serviços.
Afinal, mesmo que um consumidor não tenha visto o que procura, o item pode estar em estoque ou guardado fora de sua vista.
Então, tenha educação nessas situações e, se realmente o produto não estiver disponível, ofereça alternativas.
Nunca reclamaram disso
Essa é a pior maneira de lidar com uma reclamação, uma vez que cada pessoa é única e tem suas demandas particulares em relação a um produto ou serviço.
Portanto, independentemente do que foi solicitado, procure resolver o problema da melhor forma possível.
É o melhor produto do mercado
Esse tipo de frase soa como um clichê e não é levada a sério pelos consumidores.
No lugar dessa afirmação, procure qualificar o produto de forma mais autêntica, dizendo algo como “o produto com o melhor custo-benefício do segmento, as melhores funcionalidades, o melhor suporte, etc”.
O produto foi feito para você
Outra frase que gera mais desconfiança do que interesse em consumidores.
Em vez de dizer que foi feito para a pessoa, diga que é desenvolvido sob medida para suas necessidades – se puder garantir e mostrar por quê.
Você nunca vai conseguir uma proposta melhor
Dizer que a pessoa não vai conseguir uma proposta melhor é um desafio para que ela procure a concorrência e tire a prova.
Em vez de usar essa expressão batida, diga que está à disposição e demonstre confiança, de modo que a pessoa entenda que é livre para decidir e que tem em mãos um bom orçamento.
5 dicas para atender melhor e vender mais
Para fechar, confira 5 dicas rápidas para vender mais e melhor:
- Conheça bem o seu produto ou serviço para oferecer informações confiáveis
- Entenda as dores da sua persona, estudando quais são os desafios enfrentados no dia a dia dos clientes e como seu produto/serviço pode ajudar a solucioná-los
- Aprenda sobre linguagem corporal, adotando gestos, expressões e uma postura confiante diante dos clientes
- Desenvolva a escuta ativa para entender as necessidades de cada pessoa e realizar uma venda consultiva
- Domine os gatilhos mentais, como urgência (oferta por tempo limitado), escassez (últimas unidades) e prova social (outros clientes aprovam esse produto).
Invista em comunicação e melhore a experiência de clientes
Com as estratégias de comunicação certas, você pode criar uma experiência de clientes memorável e aumentar suas vendas.
O ajuste da linguagem é apenas o primeiro passo, mas também é preciso criar um bom script de vendas, utilizar frases de promoção para atrair clientes e apostar em técnicas de persuasão.
Além disso, depois que a venda for concluída, é importante que os clientes tenham conveniência e comodidade para escolher as melhores formas de pagamento.
Nisso, a Cielo pode ajudar sua empresa com as melhores soluções de pagamento para lojas físicas e virtuais.
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