O que vender em feira livre? Sugestões de produtos e dicas para ganhar mais
Escolher o que vender em feira livre é desafiador, pois as opções são muitas. Se você está montando seu negócio, investir nesse setor é uma boa escolha para ganhar dinheiro. Somente na cidade de São Paulo, existem mais de 900 feiras livres, responsáveis pela geração de aproximadamente 36 mil vagas de emprego.
O dado foi levantado em um estudo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Então, se você quer entrar bem nesse mercado, confira abaixo o que vender em feira livre e leia até o fim para conferir dicas para ter bons resultados.
O que vender em feira livre?
Confira agora 13 dicas para acertar ao escolher o que vender em feira livre.
1. Frutas cítricas
Para quem trabalha com hortifrutis, essa é uma das principais opções. Frutas como limão, laranja e tangerina são ricas em vitamina C e muito usadas para sucos e outras finalidades. Tenha sempre bastante variedades de tipos para cada uma delas, como laranjas-de-umbigo, limão siciliano, e por aí vai.
2. Frutas vermelhas
Elas também são muito procuradas, pois podem ser usadas em doces e drinks, além de serem consumidas normalmente. Como elas são pequenas, o ideal é separar bandejinhas com algumas delas envoltas em um plástico transparente. Assim, os consumidores podem conferir a qualidade delas e escolher as que mais agradam.
3. Frutas tropicais
Frutas como abacate, banana, melancia e mamão são uma boa alternativa para você ter o que vender em feira livre, por serem boas fontes de nutrientes. Você pode vender separadamente por peso ou criar pacotes com diferentes frutas a preços atrativos.
4. Frutas exóticas
Em geral, frutas como kiwi, pitaya, granadilha e lichia têm um custo mais alto, pois dificilmente são plantadas em larga escala. Mas você pode recuperar seu investimento repassando esse custo no preço, afinal, muitas pessoas poderão pagar um bom valor por elas.
5. Outras frutas
Existem várias opções de frutas que não se encaixam nas categorias acima, mas podem ser bem lucrativas para seu negócio. Alguns bons exemplos são maçã, uva, pêssego, caqui e jabuticaba. Na hora escolher o que vender em feira livre, é importante levar em conta a época de cada fruta e ter muitas opções diferentes.
6. Verduras
As verduras ou hortaliças costumam fazer bastante sucesso nas feiras.
Veja alguns bons exemplos:
- Acelga
- Alcachofra
- Alface
- Agrião
- Brócolis
- Cebolinha
- Chicória
- Couve e couve-flor
- Espinafre
- Hortelã
- Repolho
- Rúcula
- Salsão.
Procure manter cada item bem higienizado e faça um controle de qualidade para evitar que o público encontre alimentos em más condições.
7. Legumes
Os legumes também são bastante procurados. Veja uma lista com boas opções para sua banca:
- Abobrinha
- Abóbora
- Alho
- Batata
- Berinjela
- Beterraba
- Cebola
- Cenoura
- Chuchu
- Moranga
- Pepino
- Pimentão
- Quiabo
- Rabanete
- Tomate.
Você pode vender esses produtos junto com as verduras que mostramos acima. Assim, é possível apresentar uma boa variedade para consumidores que procuram por ingredientes para cozinhar.
8. Cereais e grãos
Além de alimentos como lentilha, milho, arroz integral e feijão, você pode apostar em produtos naturais como granola, quinoa, trigo-sarraceno e aveia em flocos. Assim, é possível agradar um público que busca alternativas mais saudáveis para lanches e refeições.
9. Produtos coloniais
Esses alimentos feitos de forma artesanal, geralmente por trabalhadores rurais são uma alternativa prática, pois têm uma validade maior do que as frutas, verduras e legumes. Você pode comprar para revender ou até mesmo produzir os itens, se tiver conhecimento e os equipamentos adequados.
Veja alguns exemplos:
- Embutidos defumados (como salame e copa)
- Queijo
- Frutas em calda
- Geleia
- Linguiça
- Mel
- Pão caseiro
- Paçoquinha
- Rapadura
- Requeijão.
10. Sanduíches naturais
Em vez de vender, você pode usar ingredientes frescos para fazer sanduíches naturais. Faça recheios variados, com itens como salame, atum e frango desfiado. Você pode criar também uma versão vegana, com ingredientes como hambúrguer de soja ou grão de bico, cogumelos e bastante verduras. Esses são itens que garantem uma boa margem de lucro se forem feitos com capricho.
11. Sucos naturais
Para quem visita a feira, uma bebida refrescante pode ser uma boa pedida, principalmente em dias quentes. Por isso, aproveite para oferecer sucos naturais feitos na hora. Além de vender em copos plásticos, ofereça garrafas pet com uma quantidade maior para aumentar o ticket médio, ou seja, a quantia que cada consumidor gasta na sua banca.
12. Caldo de cana
Se você tiver equipamentos adequados, esta é uma boa opção para o que vender em feira livre.<%