Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma sorveteria e encantar seus clientes

Publicado por Equipe Cielo

Nada melhor do que tomar um sorvete para aliviar o calor, não acha? Se você ainda está na dúvida e não sabe se realmente deve aprender como montar uma sorveteria, nós podemos ajudá-lo: trata-se de um mercado capaz de render resultados expressivos e sempre está em alta.
Para que você tenha um pouco mais de noção da força desse segmento, basta andar pelos centros das cidades ou até mesmo em bairros pequenos e notará uma grande quantidade de sorveterias e carrinhos que vendem açaí. Trata-se de um ramo forte, principalmente no verão.
Quer aprender a montar uma minissorveteria na garagem? Ou procura uma distribuidora de sorvetes para revenda? Esse conteúdo também pode ajudá-lo.
Vamos nessa!
 

Como abrir uma sorveteria: dicas para potencializar seu caixa

Assim como qualquer negócio, antes de entrar no mercado é preciso tomar algumas precauções para não se dar mal. Afinal, conhecimento é a sua primeira arma para conquistar o resultado que sempre sonhou.
Qual seu modelo de negócio?
Quando falamos em sorvetes, não podemos nos restringir apenas ao picolé ou sorvete de massa. Há outras alternativas e ter uma franquia, por exemplo, é uma possibilidade.
Hoje, contamos com sorvetes artesanais, o famoso gelato, os sorbets, as paletas mexicanas, entre outros. Você deve escolher a alternativa mais adequada para a realidade do mercado que deseja entrar.
Leia mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro
 

Analise seus clientes

Conhecer o público-alvo é crucial para o sucesso do empreendimento. Dessa forma, você entenderá as necessidades dos seus clientes e, assim, usará a melhor estratégias para atraí-los e satisfazê-los.
Para chegar a essa conclusão, responder às seguintes questões é fundamental:

  • Qual a faixa etária dos seus clientes?
  • Qual o poder de aquisição deles?
  • Como seria a sorveteria que proporciona uma melhor experiência a eles?
  • Qual o horário de mais movimento?
  • Eles frequentam o ambiente sozinhos ou com familiares e amigos?

 

Estudo de mercado

Por mais que você acredite entender de sorvete, não abra uma sorveteria sem antes estudar o mercado. É importante que você saiba o que os possíveis concorrentes estão — ou não — fazendo para conquistar a clientela.
Selecione os principais concorrentes e analise-os. Anote cada detalhe que você considera relevante na atuação. Essa análise pode se estender ao ambiente digital, pois muitos empreendedores marcam presença nas redes sociais para atrair um público maior.
Os pontos positivos constatados podem ser facilmente adaptados ao seu negócio. Os negativos devem ser evitados. Com isso, você será capaz de não cometer os mesmos erros da concorrência.
 

Localização

Seu sorvete pode ser extremamente saboroso e ter um preço justo, mas se a sorveteria não estiver bem localizada, todo esse trabalho vai por água abaixo.
Por isso, antes de definir o ponto comercial, estude a fundo a região. Ela deve ter um grande fluxo de pessoas, como lugares próximos a estações de trem ou metrô, escolas ou até mesmo em shoppings, em caso de franquias.
Se tiver que escolher entre uma sorveteria pequena, mas com fluxo de pessoas, e uma grande, mas afastada, fique com a primeira alternativa. Basta construir um lugar aconchegante, que o público se sinta à vontade, que o resultado virá naturalmente.
Leia mais: Como abrir um bar: guia para iniciantes
 

Equipamentos de uma sorveteria

Se deseja aprender como abrir uma sorveteria, inclua o custo dos equipamentos no seu planejamento financeiro. Para oferecer um atendimento de alta qualidade, isso será necessário.
Confira alguns equipamentos indispensáveis:

  • Freezers
  • Embalagens plásticas
  • Balança
  • Balcão para atendimento
  • Mesas e cadeiras
  • Liquidificador industrial
  • Batedeira industrial
  • Utensílios de armazenamento
  • Colheres para sorvete
  • Colheres descartáveis

Estes são alguns dos equipamentos que você deverá ter desde o início do negócio. Com o tempo e de acordo com a demanda, você notará que outros itens serão necessários.
 

Seleção de ingredientes

Um produto final de qualidade e com bom preço passa por uma seleção criteriosa de matéria-prima. Ou seja, comprar tudo no primeiro lugar que visitar pode ser uma má ideia e talvez dê prejuízos que são completamente evitáveis.
Você deve ter um foco muito grande na gestão de estoque. Busque a eficiência e o equilíbrio, pois você deve ter apenas mercadorias suficientes para o funcionamento da empresa. Com isso, você reduzirá o impacto no capital de giro.
Mas lembre-se: encontre o equilíbrio, pois a falta de mercadoria significa perda de vendas.
Portanto, faça uma pesquisa de tudo que pretende adquirir e tenha as medidas exatas. Com o tempo, você saberá calcular o quanto precisa rapidamente. E não esqueça de comparar os preços e comprar o produto de melhor qualidade.
Distribuidora de sorvetes para revenda
Trabalhar com fornecedores também é uma alternativa para quem deseja montar uma sorveteria. Assim como todas as dicas que demos, é preciso analisar com cuidado para não se dar mal.
Se você deseja comprar picolés, por exemplo, vale fazer uma lista com os fornecedores que podem lhe ajudar. Nessa lista, coloque tudo que fará a diferença na escolha da empresa.
Qualidade de picolé, preço e prazo de entrega podem ser algumas das exigências para selecionar um dos fornecedores do seu estudo.
Busque referências! Fale com pessoas que já tiveram parcerias com o fornecedor que pretende escolher e pergunte como foi a experiência. Essa análise pode minimizar a possibilidade de tomar uma decisão ruim.
Leia mais: Como abrir uma empresa em 3 passos
 

Divulgação

Infelizmente, seguir todas essas dicas não garante sucesso da sua sorveteria se as pessoas não souberem que ela existe. Por isso, você terá que fazer um investimento na divulgação do seu empreendimento.
Calma, não se assuste. Você não precisa fazer propagandas na televisão para que os consumidores conheçam. Com um esforço financeiro pequeno é possível ter resultado positivo.
Uma fachada atrativa, um ambiente aconchegante e uma plaquinha com as opções de sorvete na frente do estabelecimento podem fazer as pessoas que passam perto se interessarem pela sua sorveteria. Isso gera resultado.
Hoje, muitos consumidores estão nas redes sociais. Portanto, você também deve estar. Nesse ambiente, você pode realizar pequenos investimentos de mídia e atrair consumidores além dos que passam ao lado da sua porta. O melhor de tudo: você pode desenvolver campanhas segmentadas. Ou seja, que atinjam apenas o público com potencial de virar cliente da sua sorveteria.
Incrível, não acha?
 

Vai pagar como?

Já sabe quais serão as alternativas de pagamento que seus clientes terão? Hoje, grande parte dos pagamentos no comércio são no cartão de crédito e débito. Não aceitá-los pode ser um risco para saúde financeira da sua sorveteria.
E você não quer perder vendas, certo?
Com as máquinas da Cielo, além de potencializar seu faturamento, você irá proporcionar uma experiência de pagamento agradável aos seus clientes. E isso, hoje, é muito importante.
Vale lembrar que a maior parte das nossas máquinas não aceitam apenas cartões. Com elas, o consumidor poderá realizar pagamentos com QR Code e por NFC, mais conhecido como pagamento por aproximação, que pode ser feito com o próprio cartão ou com um smartphone.
Esperamos que nossas dicas ajudem você nesse grande desafio.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288