Promoções criativas para bares: veja como chamar clientes e aumente as vendas!
Promoções criativas para bares são uma forma de levar ao seu estabelecimento clientes que poderiam estar confraternizando em outro lugar.
Isso é importantíssimo em um segmento com um bom potencial de lucro, porém com forte concorrência.
Mas, atenção: não basta simplesmente ter qualquer ideia e sair fazendo – é importante seguir um planejamento com pelo menos três etapas.
Se quiser saber mais, leia este artigo até o final e confira como fazer promoções criativas para bares.
Promoções criativas para bares: por que fazer?
Abrir um bar pode ser uma iniciativa altamente lucrativa, mas para isso é preciso se destacar em meio à concorrência.
Apenas baixar os preços e esperar a clientela não é suficiente.
Criar promoções criativas para bares é uma forma de aproveitar o embalo da retomada econômica e obter bons lucros.
Para você ter uma ideia, o segmento de bares espera ter um crescimento de 5% no faturamento até o final de 2022, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Porém, nem todos os donos de bar estão tranquilos.
Um outro dado da Abrasi, veiculado pela Agência Brasil, mostra que 37% dos bares e restaurantes brasileiros tiveram lucro em julho de 2022.
Por outro lado, 26% ficaram no prejuízo.
Toda essa diferença dentro de um segmento pode ser explicada pela alta concorrência.
Afinal, somente no primeiro semestre de 2022, o setor de alimentação, que inclui bares, lanchonetes, restaurantes e food trucks, teve 154,1 mil novos negócios abertos no país, segundo a Serasa Experian.
Foi o setor com maior número de empresas criadas, com uma média acima de 1,2 mil por dia útil.
Com todos esses números, percebemos que, mesmo em um cenário de alta concorrência, há quem tenha ótimos resultados e também quem acabe no prejuízo.
E o que pode funcionar melhor para chamar clientes do que promoções criativas para bares?
Portanto, continue lendo para saber como fazer.
Planejando promoções criativas no bar
Antes de começar a criar suas promoções criativas para bares, é necessário elaborar um bom planejamento.
Afinal, há bares de muitos tipos e tamanhos, e voltados para diferentes tipos de público.
Portanto, a mesma ideia pode ser um grande sucesso em um bar e fracassar em outro.
Então para seu bar ficar na primeira alternativa sempre, vamos mostrar agora o que você precisa levar em conta na hora de planejar suas iniciativas.
Estude seu público e faça uma pesquisa de satisfação
Observar a clientela pode dar algumas boas dicas, como ver se o som está muito alto ou baixo, ou se a temperatura do ar condicionado está agradável.
Mas se você realmente quer conhecer o seu público, é preciso ouvir o que ele tem a dizer em uma pesquisa de satisfação.
E as redes sociais são grandes aliadas nessa missão.
Com elas, você alcança justamente o cliente que curte ou segue sua página e marca o perfil da casa em suas fotos.
Uma boa alternativa para conseguir muitas respostas é oferecer um pequeno brinde a quem participar, como um desconto ou uma bebida grátis.
Outra boa prática é criar um sistema de notas, que pode ser por números ou “emojis” (da carinha mais feliz até a mais triste) para que o preenchimento seja dinâmico e divertido.
Assim, você pode coletar opiniões sobre aspectos como:
- Atendimento
- Cardápio e carta de bebidas
- Qualidade e apresentação do alimento
- Tempo que a pessoa fica no bar
- Couvert artístico.
Você também pode fazer perguntas que ajudem a conhecer o perfil do cliente, como:
- Nome completo
- Idade
- Renda média
- Com quem costuma ir ao bar.
Ter essas informações é o primeiro passo para saber criar promoções criativas para bares.
Quais são os diferenciais do seu bar?
Todo bar tem uma proposta adequada ao tipo de público que pretende agradar.
É dentro desta ideia que precisa estar o seu diferencial.
Ou seja: aquilo que só no seu bar o cliente vai encontrar.
Lembre que um bom atendimento, bebida gelada, ambiente agradável não são diferenciais, mas obrigações que, se você não cumprir, vai perder clientes.
Já o diferencial é aquilo que vai além desses atributos.
Por exemplo: servir apenas cervejas artesanais, apostar em lanches “gourmet” exclusivos, oferecer drinks preparados por profissionais ou disponibilizar mesas de jogos como sinuca e pebolim.
E não podemos esquecer dos bares temáticos, dedicados a agradar um determinado tipo de público, como os fãs de alguma obra de ficção ou quem quer se sentir em uma grande metrópole como Paris ou Tóquio.
Portanto, essa é uma resposta que você precisa encontrar.
Analise o seu negócio e suas possibilidades, conheça seu público e defina seus valores e sua missão.
Depois de tudo isso, estabeleça suas prioridades.
Quais são os diferenciais dos bares mais lotados da sua região?
O terceiro passo importante antes de começar a definir promoções criativas para bares é observar o segredo do sucesso dos seus principais concorrentes.
Tire uma noite para conferir seus diferenciais.
Em alguns casos, o bar pode ter sucesso por causa da qualidade do atendimento, das bebidas e porções, ou até mesmo do couvert artístico.
Então para atrair o mesmo tipo de frequentadores, é preciso superar o concorrente.
Mas pode ser que seu cliente seja de outra faixa de idade ou renda média, o que o levaria a apostar em outros diferenciais.
Enfim, com todas as informações sobre seu público, seus diferenciais e seus concorrentes, você já pode começar a definir suas promoções criativas para bares.
Veja abaixo algumas dicas.
Como chamar clientes para bar: 8 dicas
Neste tópico, separamos algumas dicas para ajudar você a criar promoções criativas para bares.
Confira!
1. Tenha drinks e pratos exclusivos
Um bom diferencial é ter bebidas e pratos que o público só encontra no seu bar.
Para isso, é importante apostar na criatividade e no conhecimento sobre o assunto.
Se você serve cerveja, procure fabricantes exclusivos de bebidas de qualidade. Se o assunto é drinks e pratos, faça testes até encontrar aquela receita perfeita.
Contar com a opinião de especialistas, como um barman ou chef de cozinha, pode ajudar.
E não se acomode: vá criando novidades sempre e divulgando em suas redes sociais e plataformas de publicidade.
2. Atendimento de qualidade não é diferencial, é obrigação
O atendimento é a primeira impressão do seu bar.
Portanto, de nada adianta criar promoções para atrair a clientela se, logo ao chegar, as pessoas não forem bem recebidas.
Por outro lado, o cliente que ficar satisfeito ao visitar a casa pela primeira vez tem boas chances de voltar, além de trazer mais amigos.
Por isso, treine sua equipe levando em conta fatores como os seguintes:
- Conhecer os pratos e bebidas da casa
- Ser simpático e sorrir sempre, mesmo sob pressão
- Identificar e chamar pelo nome os clientes fiéis
- Saber manter o cliente seguro e sem desconfianças.
3. Promova drink em dobro no happy hour
Na hora de calcular os preços das bebidas, considere oferecer essa promoção que é um clássico nos bares.
A “happy hour” é a faixa de horário entre o fim da tarde e o começo da noite, quando as pessoas costumam se reunir depois do trabalho.
Sabendo calcular bem os preços, dá para ter bastante lucro com o aumento do movimento.
Você pode começar fazendo essa promoção em um dia por semana para avaliar o resultado.
Se não tiver certeza de que terá um bom público, condicione a promoção à chegada de um grande grupo.
Por exemplo: dose dupla para mesas com pelo menos seis pessoas.
4. Explore os grandes eventos esportivos
Partidas de futebol e até outros esportes, em tempos de Olimpíadas ou final de campeonato, são boas oportunidades de receber público.
Nesses casos, calcule a viabilidade de oferecer um desconto ou mesmo aquela dose dupla da happy hour para atrair consumidores.
Se o evento não tem transmissão em televisão aberta, a oportunidade é ainda maior.
Mas atenção: fuja das transmissões piratas!
Além de causar problemas judiciais, elas são inconsistentes e a qualquer momento o sinal pode cair, enfurecendo a “torcida”.
5. Implemente um programa de fidelidade
Há várias maneiras de fidelizar seus clientes.
Você pode apostar no tradicional cartão com 10 espaços preenchidos a cada ida ao bar, com um carimbo – e cada carimbada vale um drink grátis ou outra vantagem.
Ou, se quiser investir para impressionar seus clientes, crie um aplicativo para celular que registre os comparecimentos.
O importante é premiar o cliente recorrente, para incentivar ele a continuar visitando a casa.
Você também pode usar uma estratégia para adquirir novos clientes, dando um mimo aos frequentadores que levam amigos ao bar.
6. Crie promoções em períodos sazonais
Datas como Dia dos Namorados e Dia dos Pais têm tudo a ver com comemoração.
Por isso, nada melhor que atrair consumidores com boas promoções.
Você pode oferecer descontos ou bebidas grátis a casais de namorados, ou pais e filhos, conforme a data.
Mas não basta criar apenas uma ou duas por ano: elabore um calendário de promoções e seja consistente.
Uma alternativa é explorar datas menos conhecidas, mas que tenham relação com o bar, como o Dia da Cerveja, em 4 de agosto.
7. Ofereça brindes para elevar o ticket médio
Determine uma quantidade de comida ou bebida relativamente alta, mas possível de ser consumida em uma noite, e ofereça um brinde ao cliente que atingir a cota.
Pode ser um item relacionado ao bar ou até mesmo uma bebida a mais.
Você vai ver que muitos clientes vão entrar na onda, e você vai aumentar seu ticket médio (o valor gasto em média por um cliente com seu negócio).
Essa promoção pode ser individual ou coletiva – premiando um grupo que beber uma quantidade maior com um brinde mais atrativo.
8. Invista em uma decoração temática e espaço para fotos
Se tem algo comum em bares são aqueles clientes que fazem selfie para postar em suas redes sociais.
Ao marcarem o perfil do seu negócio em suas postagens, os clientes fazem uma publicidade gratuita e eficiente.
E quanto melhor for a aparência desse local, mais eficiente será a propaganda.
Além disso, um ambiente temático bem decorado passa a impressão de um local organizado e profissional.
Por tudo isso, este investimento tem potencial para dar um bom retorno ao seu estabelecimento.
Não se limite às promoções: ganhe o cliente na hora de pagar
Se você gerencia um bar, já deve ter visto alguém sem dinheiro na carteira chegar até a porta e perguntar se aceita cartão.
É uma cena comum, mas que mostra como formas de pagamento também são um diferencial.
O momento de ir para o caixa pode ser desconfortável caso haja alguma situação como o estabelecimento não aceitar determinado cartão ou a maquininha parar de funcionar.
Por isso, é importante contar com uma maquininha completa, que não precise de um celular para funcionar.
A Cielo possui várias opções de equipamentos para atender às suas necessidades.
Também oferecemos soluções que ajudam você a gerenciar sua empresa.
Com a antecipação de recebíveis, por exemplo, você pode receber todo o valor das suas compras no crédito como se fossem à vista.
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