Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

O que vender na feira? Confira as melhores ideias!

Publicado por Equipe Cielo

A profissão de feirante existe há muitos anos e a participação da população neste segmento é cada vez mais frequente. Como exercer essa atividade e o que vender na feira para realmente ganhar dinheiro? É isso que vamos abordar nesse artigo, leia até o final e veja como ter sucesso nessa área.

O feirante é aquele profissional que vende produtos artesanais ou da agricultura familiar em uma barraca na feira. No Brasil, a atividade é exercida desde o século XVII e, mesmo com tantos supermercados, os consumidores preferem comprar produtos frescos e que não são produzidos em larga escala.

Esse negócio movimenta a economia do país e aproxima os consumidores dos produtores do campo. É por isso que saber como vender em feiras livres pode gerar um bom lucro, desde que siga as estratégias certas.

Vamos te ajudar a ter ideias diferentes para vender em feiras livres e investir mais nesse negócio. Bora lá?

Descubra o que vender na feira e como ter sucesso

Embora pareça que atuar em feiras livres seja algo simples, basta ir lá e oferecer algo, se você não tiver as ideias e estratégias certas, não conseguirá atrair o público.

É por isso que separamos algumas dicas importantes sobre o tema!

Defina o que irá vender

Quando falam de feiras, automaticamente as pessoas pensam na venda de legumes, verduras e frutas. Mas o feirante tem um leque de opções bem maior que esse. Produtos artesanais, pratos típicos, mel e outros itens são cada vez mais comuns de encontrar nestes locais.

É justamente por esse motivo que quando você for pesquisar quanto ganha um dono de barraca na feira, poderá ter respostas muito diferentes, pois depende de muitos fatores.

Antes de saber o que vender na feira, você tem que decidir se os produtos serão plantados em suas terras ou se irá comprá-los do produtor para revenda. Veja algumas ideias lucrativas!

Frutas e verduras

Frutas e verduras estão entre as principais vendas dos produtores e revendedores. O mercado de produtos orgânicos é um potencial em seu segmento. Considere esta opção.

Venda de cereais, grãos e temperos

Temperos naturais, grãos e cereais também são buscados nas feiras. Este mercado também está em crescimento e o feirante pode aproveitar essa tendência para investir nesses tipos de produtos.

Flores e mudas de plantas

As feiras são propícias para a venda desse tipo de produto. Você pode comercializar flores, plantas variadas, mudas de árvores frutíferas, temperos, vasos, fertilizantes etc.

Produtos artesanais

Compotas de geleia, biscoitos, pães e bolos artesanais oferecem qualidade e custo-benefício. Você pode revender esses alimentos ou produzi-los. O público enxerga valor no trabalho manual e sem conservantes, além de serem únicos, o que atrai a clientela.

Itens para casa

A oferta de ferramentas, utensílios domésticos e panelas na feira auxilia a vida do consumidor. Enquanto o cliente faz as suas compras semanais, pode lembrar de algum item que precise para a casa.

O importante, nesse primeiro momento, é pesquisar ideias diferentes para vender em feiras livres e ver o que pode fazer mais sucesso em sua região.

Estude o mercado

Pesquise o local em que deseja atuar, verifique qual tipo de produto tem maior demanda e aquele que ainda não é oferecido no local antes de decidir o que vender na feira.

Faça um levantamento entre os produtores que podem lhe fornecer os melhores produtos. Caso tenha a sua própria mercadoria, pesquise a oferta desse item em algumas feiras e avalie qual tem a melhor relação oferta-demanda.

Informe-se sobre a dinâmica do local: horário, dias de funcionamento e a utilização das barracas.

Entenda como os colegas atendem e divulgam seus produtos (você pode até mesmo se informar sobre quanto ganha um dono de barraca na feira e ter uma ideia nesse momento). A experiência do cliente conta e muito para fidelização e a famosa indicação boca a boca.

Como a Cielo tem muitos clientes que atuam nos mais diversos segmentos do mercado, aprendemos a entender a necessidade de cada um deles, desenvolvendo uma maquininha ideal para cada perfil.

Escolha o melhor fornecedor

Caso você não seja o produtor daquilo que irá comercializar, outro ponto importante é o fornecedor. A escolha deste profissional implicará diretamente no seu negócio e no que vender na feira. Considere a qualidade dos produtos, bem como preço, flexibilidade e serviço de quem irá fornecê-los.

Dicas!

Aproveite para investir nos produtos conforme a estação do ano. Por exemplo, na primavera, indica-se o consumo de alimentos cozidos, grelhados e assados. A combinação de frutas e legumes no preparo de sopas e sucos colabora com uma alimentação saudável e serve de “detox” para o organismo.

Mantenha sempre sua barraca organizada, de forma que atraia mais clientes com alimentos fresquinhos, com boa aparência e preços acessíveis.

Faça um estudo de mercado com a sua concorrência e verifique ideias diferentes para vender em feiras livres em cada estação do ano.

Tenha uma licença para atuar

É obrigatória a licença para atuar como feirante. O registro é expedido pela prefeitura a partir dos documentos pessoais, comprovante de residência, além do endereço em que trabalhará e as medidas da sua barraca.

Na prefeitura, você será informado sobre os procedimentos para a emissão da licença e deverá efetuar o pagamento de uma taxa anual.

Esse passo é muito importante, então você deve pensar nisso assim que souber o que vender na feira e antes de começar a atuar na área.

Formalize-se como MEI

A formalização garante direitos básicos ao profissional como, por exemplo: licença maternidade, aposentadoria e afastamento em caso de acidentes.

Para isso, o feirante precisa se formalizar como Microempreendedor Individual. Confira o passo a passo de como abrir uma MEI.

Ofereça as melhores opções de pagamento

Sim, não adianta oferecer os melhores produtos e saber o que vender na feira se quando o cliente chega para pagar, você aceita apenas em dinheiro. Muitas pessoas acabam desistindo quando as opções de pagamento são restritas.

Levando em conta que as pessoas gostam de pagar no crédito porque podem não ter o dinheiro na hora, você tem que oferecer uma maquininha de cartão.

São muitas as vantagens de ter essa opção, desde não perder uma venda até mesmo receber com segurança, então avalie sempre qual a máquina ideal para o seu tipo de negócio e solicite a sua.

Caso precise de ajuda, não deixe de entrar em contato.

Agora que você já sabe o que é necessário para exercer essa profissão, nos vemos em alguma feira por aí!

Leia também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288