Você está em:

Produtos e Serviços

Qual a melhor maquininha de cartão

Publicado por Equipe Cielo

As máquinas de cartão representam uma das ferramentas mais importantes para as empresas de qualquer porte. E na hora de escolher a melhor maquininha de cartão  para o seu negócio, muitos empreendedores ficam em dúvida: qual delas é a mais adequada?

 

Afinal, cada negócio tem necessidades diferentes e é importante escolher a opção que oferece a melhor proposta de valor como um todo.

 

A importância de ter uma maquininha de cartão

Antes de falarmos o que você deve observar para definir a melhor maquininha de cartão do seu empreendimento, vamos trazer algumas informações importantes:

 

  • Segundo a pesquisa Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, recentemente divulgada pelo Banco Central (BC), em 2020, o país registrou cerca de 134 milhões de cartões de crédito ativos, 167 milhões de cartões de débito e 23,7 milhões de cartões pré-pagos;
  • Isso representa, respectivamente, um aumento de 12%, 26% e 90% em relação ao ano de 2019;
  • Já uma outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, indica que o cartão de débito (32%) e crédito (30%) são os meios de pagamento mais utilizados em lojas físicas. Já o dinheiro é utilizado em 25% das transações em compras presenciais;
  • O mesmo estudo indicou que, motivados pela pandemia, 67% dos entrevistados mudaram a forma utilizada para fazer pagamentos – sendo que 23% deles passaram a usar mais o cartão de crédito e 21% passaram a utilizar mais o cartão de débito.
  • Além disso, o Pix se consolida como uma realidade nos meios de pagamento e já aparece como a segunda opção mais usada.

 

Esses dados ajudam a reforçar a importância que a maquininha de pagamento tem para lojistas de qualquer segmento.

 

Então, vamos ver algumas dicas sobre o que você deve levar em consideração na hora de definir a melhor  maquininha de cartão mais adequada para o seu negócio!

 

Tipos de maquininha

Para saber qual a melhor maquininha de cartão para você, o primeiro passo é conhecer e entender os diferentes tipos de máquina disponíveis.

  • Point of Sale (POS): é aquela maquininha fixa, que geralmente fica instalada em caixas ou balcões de pagamento. É conectada à linha telefônica ou à banda larga.
  • POS Wireless Outdoor (POO): é a maquininha sem fio, portátil. A conexão é feita através de chips de telefonia celular ou wi-fi. É muito utilizada em atividades e negócios onde é necessário levar a máquina de cartão aos clientes na hora de pagar, tais como restaurantes, serviços de delivery etc.
  • Transferência Eletrônica de Fundos (TEF): são as máquinas mais indicadas para grandes redes de varejo ou comerciantes com grande volume de transações.  Essa maquininha é integrada ao sistema de automação comercial do negócio e permite a emissão de notas e cupons fiscais, controle de estoque, financeiro e faturamento.

 

As necessidades do seu negócio

Para cada perfil de empresa, existe uma maquininha mais adequada. Por isso, é necessário avaliar e mapear as necessidades do seu negócio.

Por exemplo: se você precisa de mobilidade para levar a máquina até um cliente para pagar uma venda, esse fator deve ser considerado na escolha. Assim, uma máquina portátil e sem fio vai suprir melhor esse aspecto.

Por outro lado, se a jornada de compra dos seus clientes envolve a famosa etapa de “passar o cartão no caixa”, a máquina com fio ou a máquina banda larga podem ser opções melhores.

E se você é um microempreendedor ou profissional autônomo, escolher uma máquina menor e mais em conta, daquelas que cabem no bolso, pode ser a opção ideal.

 

Considere as bandeiras aceitas para decidir a melhor maquininha de cartão

Já pensou perder uma venda porque sua máquina não aceita a bandeira do cartão do seu cliente? Muito ruim, né?

Para evitar isso, considere maquininhas de cartão que aceitam o maior número de bandeiras. As máquinas da Cielo, por exemplo, aceitam mais de 80 bandeiras de cartões de crédito, débito e vale-refeição das principais bandeiras de cartão do Brasil e do mundo.

Além disso, elas oferecem a possibilidade de realizar vendas à vista ou parceladas. Afinal, as opções de parcelamento variam e podem chegar a até 48x.

Avalie as funcionalidades adicionais

Uma maquininha pode ser a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados, indo além do “passar cartão”.

Por isso, você deve considerar a possibilidade de ter outros serviços agregados a ela.

Aqui na Cielo, por exemplo, temos máquinas de cartão que oferecem funcionalidades adicionais e aplicativos que ajudam na gestão do seu negócio.

Com nossas máquinas, você também pode oferecer recarga de celular ou criar promoções de fidelização de clientes direto na maquininha com Cielo Promo.

Além disso, se seu estabelecimento tem muitos clientes que precisam fazer pagamentos em moeda estrangeira, na Cielo também é possível. E você recebe o valor já convertido em reais, com descontos nas taxas.

Observe as taxas

A melhor maquininha de cartão pode trazer benefícios e impactos direto no seu plano de negócios.

Afinal as taxas de aluguel e de transação podem ajudar você a garantir competitividade na oferta de preços aos seus clientes e melhor definição da sua margem de lucros.

Concilie a melhor solução de pagamentos para o seu negócio às taxas acessíveis.

Além disso, considere também os prazos de recebimento e a antecipação de recebíveis.

Analise o atendimento e suporte às suas necessidades

Outro ponto importante: busque saber como é o atendimento da empresa que irá oferecer as melhores maquininhas para o seu negócio e qual suporte ela oferece para suas necessidades.

E por “necessidades”, olhe para o seu empreendimento como “um todo”.

Então, além de, por exemplo, avaliar a reputação da empresa no Reclame Aqui e ver os canais de atendimento que ela disponibiliza – incluindo lojas físicas, observe se ela tem bons materiais de referência sobre os produtos/serviços e até como ela pode contribuir com o desenvolvimento do seu negócio.

Lembre-se: a maquininha de cartão é mais do que um “aparelho”; ela é a “porta de entrada” para inúmeras possibilidades que fazem muita diferença para você vender mais!

Que tal saber mais sobre a Cielo e ver como podemos simplificar e impulsionar o seu negócio?


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288