Ideias de promoção para o Dia do Cliente. Veja como melhorar o seu faturamento!
Ter boas ideias de promoção para o Dia do Cliente pode ser um diferencial para alavancar as vendas do seu negócio.
Quem trabalha no varejo, afinal, sabe que para vender bem ao longo de todo o ano é preciso aproveitar as oportunidades que datas como essa trazem.
Para ajudar, preparamos este material listando algumas ideias de promoção interessantes para serem usadas no Dia do Cliente.
Confira!
O que é o Dia do Cliente?
Dia do Cliente é uma data do calendário comercial brasileiro celebrada em 15 de setembro.
A ideia é que estabelecimentos comerciais ofereçam promoções em homenagem às pessoas que consomem seus produtos ou serviços.
O evento foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, e hoje é parte dos calendários oficiais de mais de 10 estados – existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional com objetivo de oficializar a celebração em todo o país.
É importante destacar que essa data é diferente do Dia do Consumidor, que é celebrado em 15 de março e tem origem na década de 1960, nos Estados Unidos.
Ainda assim, sobram razões para prestar atenção nela, como veremos a seguir.
Por que investir no Dia do Cliente?
O primeiro motivo é óbvio: ter boas ideias de promoção para o Dia do Cliente pode ajudar seu negócio a aumentar as vendas em um período que não costuma ser marcado por muita atividade comercial.
Afinal, depois do Dia dos Namorados, em junho, e do Dia dos Pais, em agosto, a próxima data importante do calendário é o Dia das Crianças, somente em outubro.
Por isso, o Dia do Cliente pode ser a sua melhor chance de melhorar o faturamento em setembro.
Além disso, ao levar a clientela a gastar mais, seu estabelecimento pode aumentar também o ticket médio com as promoções.
Se você tem itens encalhados, esta pode ser também uma boa oportunidade para oferecê-los a um preço atraente para tentar acabar com o estoque.
E sua loja também pode apostar na fidelização das pessoas que aproveitaram as promoções e tentar emplacar novas vendas no futuro.
A partir do próximo tópico, vamos mostrar alguns exemplos de ações que podem ajudar você a aproveitar bem o Dia do Cliente.
8 ideias de promoções para o Dia do Cliente
Confira agora oito ideias para o Dia do Cliente que podem ajudar você a vender bem mais na data.
1. Concursos, enquetes e sorteio
Esse tipo de iniciativa ajuda a movimentar a loja e a manter o público engajado.
Você pode criar um concurso cultural, pedindo que os participantes enviem uma frase, façam um desenho ou tirem uma foto.
Crie um tema que tenha a ver com o que você vende, mas não inclua diretamente a sua marca.
Se preferir sortear um produto, use os números da
Esses cuidados são importantes para que sua empresa fique de acordo com a Lei 5.768/1971, que regulamenta a distribuição gratuita de prêmios.
Uma iniciativa mais simples, mas que também pode dar bons resultados, é criar uma enquete em suas redes sociais com uma pergunta que tenha a ver com seu nicho.
2. Descontos atrativos
Esse é o principal benefício que você pode dar, e o que vai realmente fazer a diferença na hora de vender.
Dê descontos maiores naqueles produtos que estão há mais tempo parados no estoque, mas não deixe de baixar também os preços dos itens que mais fazem sucesso para chamar a atenção do público.
3. Dê brindes criativos
Distribuir um brinde diferenciado pode ser uma das melhores ideias de promoção para o Dia do Cliente.
Procure dar algo que tenha a ver com seu segmento.
Por exemplo: se você tem uma loja de artigos esportivos, pode dar toalhas ou garrafas de água com sua marca.
Já uma boa ideia de lembrancinha para clientes de salão de beleza é dar pequenos espelhos de bolso.
Siga essa linha e pense em algo que agrade o seu público.
4. Crie ofertas especiais
Muito mais do que simplesmente oferecer descontos, crie ofertas diferenciadas que possam, de fato, despertar a atenção do público.
Veja algumas formas de fazer isso:
- Distribuir cupons de desconto, no formato tradicional de papel ou como código para compras na internet
- Dar descontos progressivos, que aumentam conforme o número de itens que cada pessoa comprar
- Oferecer condições diferenciadas de parcelamento
- Não cobrar o frete no e-commerce, desde que isso não comprometa sua margem de lucro.
5. Amostras grátis
Via de regra, as amostras grátis só trazem vantagens ao seu negócio.
Elas não dão apenas um gostinho especial do que você vende para que a clientela fique com ainda mais vontade de comprar, mas também são uma forma de acionar o gatilho mental da gratidão.
Em outras palavras, ao dar algo de graça, você desperta na pessoa um impulso de querer retribuir a gentileza, o que pode fazer a diferença na decisão de comprar ou não.
6. Lançamento de produtos
Todo mundo gosta de conferir novidades.
Por isso, se você estiver preparando um lançamento, seja de sua marca própria ou alguma empresa parceira, aproveite o Dia do Cliente.
Dependendo do seu segmento, você pode criar um artigo especial pela data e oferecer a um bom preço, como um presente ao seu público.
7. Recompense a fidelidade
Não basta ter as melhores ideias de promoção para o Dia do Cliente para atrair mais gente se você deixar de lado aquelas pessoas que já consomem no seu estabelecimento.
Por isso, crie vantagens exclusivas para esse público, como cupons de desconto e ofertas exclusivas.
Preservar o relacionamento com quem já compra com você é mais fácil do que captar novos clientes.
8. Invista em um bom atendimento
O atendimento em sua empresa precisa ser sempre satisfatório.
Mas você pode treinar sua equipe para caprichar ainda mais, já que o Dia do Cliente celebra a relação com o público consumidor.
Dê a cada pessoa que entrar na loja física ou fizer contato com o e-commerce um atendimento altamente personalizado, chamando cada cliente pelo nome e perguntando por suas preferências para oferecer soluções sob medida.
Estude os números do ano anterior e crie metas realistas
As ideias de promoção para o Dia do Cliente que apresentamos neste conteúdo podem ser decisivas para você fazer bons números em setembro.
Por isso, é importante definir metas de vendas realistas e alcançáveis, mas que não deixem de ser desafiadoras.
Quando você estiver preparando uma campanha para uma data como o Dia do Cliente, Natal ou Black Friday, por exemplo, observe seu desempenho no ano anterior.
Assim, você terá uma base para determinar a meta de faturamento deste ano, buscando sempre melhorar em relação ao passado.
E não se esqueça de garantir uma boa experiência para seu público.
Assim, as pessoas vão querer voltar a comprar com você.
Um momento importante para manter essa relação agradável é a hora do pagamento.
A cobrança precisa ser tranquila, pois qualquer problema nessa parte pode deixar quem estiver comprando bastante desconfortável.
Por isso, o ideal é aceitar todas as principais formas de pagamento sem problemas.
E você pode fazer isso de forma presencial mesmo, sem usar uma máquina de cartão.
É só usar o Cielo Tap, uma solução que permite