Você está em:

Produtos e Serviços

Exemplo de funil de vendas: entenda como funciona e confira seis modelos

Procurando exemplo de funil de vendas? Veja um para cada situação ou contexto diferente e como agir em cada fase do funil para vender mais.
Publicado por Equipe Cielo

Duas mulheres e um homem vendedores estão sorrindo para a foto.

Se você procura por um exemplo de funil de vendas, é importante conhecer bem esse conceito e suas aplicações em diferentes cenários.

Afinal, a jornada da pessoa que se torna cliente pode ser diferente em lojas virtuais ou físicas.

Além disso, a ação desejada também pode influenciar nas etapas do funil.

Por isso, vamos mostrar neste artigo 6 exemplos de funil de vendas voltados para diferentes situações.

Exemplo de funil de vendas: veja 6 modelos para aplicar

Antes de conhecer cada exemplo de funil de vendas que vamos mostrar, é importante entender bem o conceito.

Funil de vendas é uma abordagem que separa por etapas o processo vivido por uma pessoa até se tornar cliente de um negócio.

Vamos ver cada uma dessas etapas em detalhes.

Etapas do funil de vendas

Ao conhecer as etapas do funil de vendas, veja como elas podem se aplicar em diferentes situações e modelos de negócios.

Topo do funil: descoberta

A primeira etapa é descrita como o topo do funil por ser o momento em que as pessoas recém conhecem a solução oferecida.

Portanto, ainda não perceberam que têm uma necessidade ou um desejo – ou seja, uma “dor” – que pode ser solucionada a partir desse produto ou serviço.

O avanço ocorre justamente a partir dessa percepção.

Meio do funil: interesse e consideração

Nessa etapa, o público já percebe seu problema ou sua oportunidade.

É comum vermos essa etapa dividida em duas:

  • Reconhecimento da dor: a clientela entende ter uma necessidade ou um desejo e começa a pesquisar sobre o assunto para buscar informações sobre como solucionar
  • Consideração da solução: a pessoa já entendeu quais são as soluções disponíveis e agora precisa decidir qual delas é a mais adequada às suas necessidades.

Fundo do funil: atração

Este é o momento da decisão de compra, em que a pessoa já sabe do que precisa e procura pela melhor solução possível.

Portanto, nesta etapa, é preciso se sobressair em relação à concorrência.

Muitos negócios ainda consideram a fidelização uma etapa pós-funil, em que a empresa precisa convencer quem fez uma compra a seguir consumindo suas soluções.

Como vimos, a definição acima é genérica e pode ser aplicada em diferentes situações.

Por isso, vamos mostrar a partir de agora alguns exemplos de funil de vendas voltados a diferentes situações e segmentos.

1. Funil de vendas para prospecção

Vamos começar com um exemplo de funil de vendas voltado para os primeiros contatos com consumidores.

No funil de prospecção, o objetivo final não é fechar a venda em si, mas buscar identificar quem são as pessoas mais propensas a comprar a solução.

As etapas nesse caso são as seguintes:

  1. Atração: essa etapa inclui diversas ações de marketing, como publicidade paga, estratégias de criação de conteúdo, SEO e ações de engajamento em redes sociais.
  2. Identificação de leads: a empresa procura destacar leads – ou seja, quem tem um possível interesse na solução – e buscar um meio de contato, que pode ser um e-mail
  3. Abordagem inicial: é o primeiro contato com cada lead, em que é realizada uma apresentação inicial da solução.

2. Funil de vendas de qualificação

Neste segundo exemplo de funil, o negócio já tem seus leads identificados, mas quer qualificar cada um.

Em outras palavras, o objetivo é dar prioridade a quem tem mais chance de comprar.

As fases são as seguintes:

  1. Atração: assim como no primeiro exemplo, essa etapa é realizada a partir de ações de marketing e publicidade
  2. Coleta de dados: a empresa analisa informações como a autoridade de compra (ou seja, a capacidade de tomar uma decisão final) e o momento no ciclo da compra de cada lead
  3. Segmentação: nesta etapa, leads com mais chances de conversão são priorizados conforme os dados coletados
  4. Qualificação: os leads priorizados passam por uma nova análise, que vai verificar se eles são SQL (Sales Qualified Lead), ou seja, são aqueles com maior chance de conversão.

3. Funil de vendas para promoção de produto

Agora, vamos mostrar um exemplo de funil de vendas em que o objetivo é a compra do produto.

Essas três etapas que vamos mostrar são usadas por profissionais que planejam promover a solução oferecida.

As etapas são estas:

  1. Ingresso baixo: é a apresentação de uma oferta a custo baixo, como uma demonstração gratuita uma modalidade mais barata, para que a pessoa perceba o valor daquela solução
  2. Qualificação: a partir da análise das informações disponíveis, a empresa identifica quem tem mais chance de compra
  3. Upselling: é uma apresentação de um outro produto com qualidade superior, a um preço mais alto, podendo ter junto uma oferta de desconto, para tentar fechar a venda.

4. Funil de vendas para lançamentos

Quando uma solução é lançada, o foco da empresa deve ser instruir os consumidores em relação a ela e aos problemas que busca solucionar.

Veja um exemplo de funil de vendas para esses casos:

  1. Inscrição: apresentação de um formulário para que quem consome receba informações sobre a empresa e suas soluções
  2. Educação: envio de conteúdos, de preferência em vídeo, com várias informações sobre a solução e o seu objetivo
  3. Atração: quando a clientela já tiver bastante informações sobre a solução oferecida, é o momento de apresentar a oferta com um CTA (Call to Action, ou chamado para ação, em português).

5. Funil de vendas para e-commerce

Por suas características, a venda pela internet tem um funil específico, com quatro etapas.

Além do topo, meio e fundo, neste segmento é preciso fidelizar os consumidores para buscar novas vendas, pois o custo para adquirir novos clientes é bastante alto.

  1. Atração: é o primeiro contato das pessoas com a empresa a partir das ações de marketing e publicidade
  2. Ativação: a partir de um interesse inicial, a empresa fornece conteúdos como vídeos e postagens de blog, podendo coletar dados de contato com formulários de inscrição em troca de e-books ou da participação de webinars
  3. Decisão: é o momento da decisão, em que a empresa apresenta a oferta
  4. Fidelização: a partir da compra, o negócio começa a construir um relacionamento para possibilitar novas vendas.

6. Funil de vendas para lojas físicas

O processo de vendas para um estabelecimento com sede física também tem suas particularidades.

Nesses casos, a comunicação é direta.

Por isso, confira agora como o funil de vendas funciona nesses casos:

  1. Atração: o estabelecimento busca convencer as pessoas a visitarem o local, a partir de vitrines chamativas, cartazes de ofertas e outras estratégias de marketing
  2. Interesse: na primeira abordagem, quem visita o estabelecimento é questionado sobre suas preferências para receber as primeiras sugestões, e começa a testar ou experimentar os produtos
  3. Decisão: a pessoa decidiu o que pretende comprar, mas ainda precisa comparar algumas opções, podendo pedir informações a quem estiver atendendo
  4. Ação: é o ato da compra e do pagamento, que faz parte do processo de compra e precisa ser o mais tranquilo possível.

Otimize o último passo do funil com as melhores soluções de pagamento

Em cada exemplo de funil de vendas que apresentamos aqui, ficou claro como esse conceito pode variar de acordo com fatores como a etapa do processo, a ação desejada e o tipo de estabelecimento.

Porém, existe um aspecto que nunca muda: a importância do momento da cobrança.

É preciso oferecer as possibilidades de pagar por diferentes meios com segurança e agilidade.

As soluções da Cielo permitem a cobrança presencial com as melhores máquinas de cartão.

Com elas, é possível aceitar diferentes bandeiras de cartão de crédito e débito, além de outros formatos, como o Pix.

E com o Cielo Tap, você nem precisa do equipamento, pois pode receber pagamentos por aproximação direto no celular.

E se você tem um e-commerce, pode integrar a página de checkout da Cielo ou enviar o link de pagamento direto a quem estiver comprando.

Além de todos esses recursos, a Cielo facilita a troca de ideias com outros empreendedores a partir de uma rede de comunicação exclusiva.

Participe agora da Comunidade Negócios em Movimento, exclusiva para clientes da Cielo!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288