Carteiras digitais: o que são, como funcionam e quais são os benefícios?
Carteiras digitais são a nova tendência em pagamentos de compras online e em lojas físicas.
Elas funcionam da mesma forma que as carteiras físicas: permitem que você armazene diversas formas de pagamento em um único lugar, unindo cartões, contas bancárias, Pix e muito mais.
De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, 70% dos brasileiros já utilizam carteiras digitais para fazer pagamentos.
Além disso, 87% dos entrevistados consideram essa forma de pagamento segura.
Se você ainda não aceita carteiras digitais na sua empresa, esta é sua oportunidade de conhecer melhor esse método e suas vantagens.
Continue lendo e veja por que vale a pena investir nessa tecnologia.
O que são carteiras digitais?
Carteiras digitais, do inglês e-wallets, são plataformas que armazenam dados de diversas formas de pagamento de uma pessoa, como saldo em dinheiro, cartão de crédito e criptomoedas.
Elas podem ser habilitadas em computadores, smartphones e itens vestíveis como smartwatches (relógios inteligentes) e smartbands (pulseiras inteligentes).
Dessa forma, as carteiras digitais transformam esses aparelhos em meios de pagamento, permitindo transações online, via aproximação e via QR Code.
Por exemplo: você pode cadastrar todos os seus cartões de crédito e débito em uma carteira digital e usá-los em compras online, digitando ou copiando os dados, e em compras em lojas físicas, aproximando o celular de uma maquininha com NFC.
Assim, esse aplicativo cumpre o papel de uma carteira física, reunindo todas as suas formas de pagamento em um único lugar — só que com muito mais praticidade e segurança.
Além disso, as carteiras digitais têm uma série de funções em comum com as contas digitais, como extrato, transferências, pagamento de contas, empréstimos para empresas etc.
Elas também são usadas por empresas para receber o dinheiro das vendas e podem inclusive ser vinculadas a maquininhas de cartão e gateways de pagamento.
Para que serve uma carteira digital?
Uma carteira digital serve para concentrar todos os seus meios de pagamento em um único aplicativo, facilitando as compras online e offline.
Essa solução foi criada para tornar os pagamentos ainda mais práticos e democratizar o acesso às transações digitais.
Isso porque qualquer pessoa pode baixar e utilizar uma carteira digital gratuitamente e sem burocracia, mesmo quem está com o nome negativado.
Já as contas digitais, que funcionam de forma parecida, são vinculadas a uma instituição financeira e têm um pouco mais de exigências no processo de abertura, além da análise de crédito.
Logo, as carteiras digitais são o meio mais simples para fazer pagamentos online e em estabelecimentos físicos usando apenas um dispositivo móvel com o app instalado.
Como funciona uma carteira digital para pagamento
Existem várias formas de pagar com uma carteira digital nas suas compras online e offline.
Primeiramente, você precisa cadastrar os meios de pagamento que serão usados.
Hoje, é possível adicionar cartões de crédito e débito, cartões de benefícios, como vale-alimentação e vale-refeição, e contas bancárias de outras empresas.
Além disso, você tem a opção de fazer transferências de dinheiro para sua carteira digital via Pix ou TED.
Depois de configurar seus meios de pagamento, você terá as seguintes opções para pagar suas compras:
Nas compras online:
- Selecionar sua carteira digital na página de checkout (finalização da compra) do site ou app e escolher o meio de pagamento cadastrado;
- Usar um link de pagamento enviado pelo lojista para pagar com sua carteira digital.
Nas compras em lojas físicas:
- Usar a tecnologia NFC, aproximando o celular da maquininha com a carteira digital aberta e o cartão ou conta selecionado;
- Escanear um QR Code exibido na maquininha ou no monitor do caixa e pagar pelo app da carteira digital
- Escanear um QR Code impresso disponível na loja para pagar pelo app.
A vantagem é que o pagamento é instantâneo e, no caso das lojas online, você não precisa digitar os dados dos cartões e preencher formulários — todo o processo é feito pelo app integrado ao e-commerce.
Nas lojas físicas, você não precisa se preocupar em abrir a carteira ou usar cartões. Basta usar seu celular como meio de pagamento e selecionar o método que você preferir na tela.
Quais são os benefícios das carteiras digitais?
As carteiras digitais oferecem diversos benefícios para seus usuários.
Veja quais são as principais.
Agilidade para fazer pagamentos
Um dos grandes benefícios das carteiras digitais é a possibilidade de fazer pagamentos com rapidez e praticidade.
No checkout de uma loja virtual, por exemplo, é só selecionar a sua carteira e escolher um cartão salvo, sem precisar digitar a numeração, data de validade e código de segurança.
Nas lojas físicas, basta aproximar o celular da maquininha ou escanear um QR Code para fazer o pagamento instantaneamente, sem precisar abrir a carteira física.
Facilidade de uso
As carteiras digitais também são muito fáceis de usar e têm uma interface descomplicada.
O foco do aplicativo são os pagamentos, de modo que você já visualiza seu saldo e seus cartões e contas conectadas na tela inicial, sem precisar abrir outros apps.
Além disso, qualquer pessoa pode baixar e instalar uma carteira digital de graça — inclusive, quem não tem conta bancária.
Segurança garantida
Todos os dados armazenados nas carteiras digitais são criptografados e cada ação exige uma autenticação por senha, biometria ou reconhecimento facial.
Dessa maneira, suas informações financeiras ficam guardadas em segurança.
Informações centralizadas
Hoje em dia, é normal ter mais de uma conta bancária e vários cartões de crédito e débito, mas não é fácil gerenciar tudo isso.
Por isso, a carteira digital é a solução para centralizar todas as suas formas de pagamento em um só app e conseguir acompanhar totalmente as suas contas e cartões num mesmo lugar.
Quais são os tipos de carteiras digitais?
Existem vários tipos de carteiras digitais no mercado.
Veja quais são as mais usadas:
- Carteira digital mobile: é o tipo mais comum e tem suas principais funções acessíveis somente via dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou relógios inteligentes;
- Carteira digital desktop: também permite que a carteira seja acessada no desktop;
- Carteira digital nativa: é aquela que já vem instalada no celular, como acontece com a Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay;
- Carteira digital hardware: é um tipo de carteira digital que fica armazenada em um dispositivo físico como um pendrive ou token, geralmente usada para guardar ativos digitais (criptomoedas, NFTs etc);
- Carteira digital de criptomoedas: são aplicações desenvolvidas com a tecnologia de segurança e criptografia blockchain, que é muito mais sólida e utilizada para transações anônimas com criptomoedas.
Exemplos de carteiras digitais
Não faltam exemplos de carteiras digitais que fazem sucesso no Brasil.
Uma das mais aceitas em estabelecimentos são por exemplo o PicPay e o PayPal, que oferece uma conta de rendimento automático, parcelamento de boletos e ofertas de cashback.
Além disso, usuários de Android podem utilizar as carteiras Google Pay e Samsung Pay, enquanto usuários de iOS podem utilizar a Apple Pay em seus smartphones.
Na Cielo, os lojistas podem atender variados perfis de consumidores ao aceitar pagamentos feitos com as principais carteiras digitais do mercado, utilizando soluções como maquininhas, Link de Pagamento e o Checkout. Nestas duas últimas opções, também é possível contar com o Click to Pay, uma nova tecnologia de pagamentos que é bem semelhante às carteiras digitais.
O que é Click to Pay
O Click to Pay é uma tecnologia parecida com a da carteira digital e funciona da seguinte forma: primeiro, o consumidor cadastra o cartão de crédito e/ou débito no Click to Pay, usando o próprio site da solução, a página de pagamentos da loja que oferecer esse meio de pagamento ou o site do banco emissor do cartão.
Feito isso, os dados são armazenados no sistema da bandeira – por enquanto, no Brasil apenas a MasterCard e a Visa já aderiram a essa opção.
A partir do momento em que os dados destes cartões são armazenados, é possível utilizá-los para fazer pagamentos online com apenas um clique.
Ou seja, funciona exatamente como o nome da tecnologia indica: Click to Pay – ou “clique para pagar”, em tradução livre para o português.
Quais os benefícios do Click to Pay
Para quem está fazendo compras no e-commerce, o principal benefício do Click to Pay é a praticidade. Como as informações do cartão já estão armazenadas, não há a necessidade de reinserir estes dados a cada compra, proporcionando mais comodidade e rapidez na hora do pagamento.
E, se você está se perguntando se é seguro utilizar o Click to Pay, a reposta é “sim”.
Isso porque os números do cartão são tokenizados, ou seja, armazenados de forma criptografada junto às bandeiras (no caso, a MasterCard e a Visa).
Já para quem tem um estabelecimento, oferecer o Click to Pay como forma de pagamento pode ajudar a aumentar a conversão.
Afinal, esta opção reduz etapas na jornada de pagamentos e, consequentemente, diminui o abandono de carrinho e melhora a experiência do cliente.
Atualmente, algumas soluções de pagamento digital da Cielo, como o Link de Pagamento e o Cielo Checkout, já oferecem o Click to Pay como forma de pagamento.
Por isso, se você é cliente Cielo e utiliza alguma dessas soluções que mencionamos, não precisa se preocupar em fazer as integrações e habilitações necessárias para disponibilizar essa tecnologia para quem faz compras online no seu estabelecimento.
Por que oferecer boas soluções de pagamentos para seus clientes?
Com o crescimento das carteiras digitais, é essencial oferecer essa forma de pagamento para proporcionar mais conveniência aos seus clientes.
Afinal, os consumidores não olham apenas para preços e qualidade: eles também querem pagar de forma prática e rápida, com opções flexíveis como cartões de crédito, débito e Pix.
Aceitando carteiras digitais, você tem a chance de aumentar seu ticket médio, aumentar as vendas na loja física ou decolar seu faturamento na loja virtual.
Para isso, você pode contar com as soluções da Cielo e aceitar mais de 80 bandeiras de cartão de crédito e débito, Pix, QR Code, pagamento por aproximação (NFC), carteiras digitais e vouchers na sua loja online ou física.
Aqui, você pode vender usando uma maquininha de cartão, enviando links de pagamento ou até usando o WhatsApp.
Entendeu o que são carteiras digitais e por que é importante aceitar esse meio de pagamento no seu negócio?
Então, aproveite e vem ser Cielo também!