Como saber se um comprovante de Pix é falso? Veja como identificar o golpe!
Quem trabalha com comércio precisa entender como saber se um comprovante de Pix é falso para evitar danos ao seu negócio. Afinal, o método instantâneo de pagamentos tem sido cada vez mais usado para compras. Por ser muito prático, estar sempre disponível e não ter limite no número diário de transferências, o Pix já se tornou o meio de pagamento mais usado no país, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Infelizmente, há pessoas que tentam aproveitar essa tendência para enganar quem faz vendas, causando prejuízo a empresas. Para evitar transtornos, acompanhe este artigo até o fim e entenda como saber se um comprovante de Pix é falso.
O que é um comprovante de Pix falso?
Comprovante de Pix falso é um arquivo de imagem ou no formato PDF criado para indicar de forma mentirosa que uma transferência pelo sistema foi realizada. Golpistas apresentam esses documentos fraudulentos em lojas físicas ou virtuais para alegar que fizeram algum pagamento.
Essa prática infelizmente acontece bastante em comércios que não usam sistemas modernos de cobrança, como máquinas de cartão ou intermediadores. Nesse caso, é preciso informar a chave para que a pessoa que está fazendo uma compra pague manualmente por Pix.
Depois, quem fez a compra deve apresentar o comprovante para confirmar o pagamento. No entanto, algumas pessoas mal-intencionadas criam esses arquivos falsos para fingir que pagaram por algo, quando na realidade o suposto pagamento nunca foi feito. Não se preocupe, pois tem como saber se um comprovante de Pix é falso. Vamos mostrar na sequência.
Como funciona o golpe do comprovante de Pix falso?
O golpe funciona a partir da criação de um arquivo falso, com o valor do preço do produto já incluído. Essa etapa pode ser feita a partir da edição de uma imagem, que simula a tela que aparece com a confirmação de um Pix pelo aplicativo de uma instituição financeira.
Outra possibilidade é gerar um arquivo em PDF (Portable Document Format, um formato usado para representar um documento. Esse falso PDF é parecido com arquivo gerado pelo app de um banco quando uma transferência por Pix é realizada.
Se o golpe for contra uma loja presencial, a pessoa exibe o documento na tela do próprio celular. Já se for um crime contra um comércio virtual, o arquivo é enviado para a pessoa responsável pela venda. Devido às semelhanças com um arquivo original, só tem como saber se um comprovante de Pix é falso observando alguns detalhes que vamos ver na sequência.
Como saber se um comprovante de Pix é falso?
Confira agora em 6 etapas como saber se um comprovante de Pix é falso.
1. Ligue as notificações do aplicativo do banco
A melhor forma de se precaver contra um golpe do comprovante do Pix é conferindo os recebimentos em seu próprio aplicativo. Nem todo mundo tem tempo para abrir o celular e ficar esperando as transferências, principalmente em um dia ou horário com bastante movimento. Por isso, o melhor a se fazer é acionar as notificações do aplicativo do banco responsável pela conta de destino das transferências.
Os passos específicos podem variar conforme o dispositivo, mas é fácil encontrar essa opção fazendo o seguinte:
- Vá nas configurações do aparelho.
- Procure o item relacionado aos aplicativos.
- Selecione o app do seu banco.
- Toque na opção para ativar as notificações.
Assim, você fica sabendo na hora quando recebe um Pix.
2. Observe a qualidade do comprovante
Como a edição é feita manualmente, é preciso observar a qualidade da imagem do comprovante. Imagens editadas costumam ter sinais como falta de nitidez, cores diferentes e textos com tamanhos diferentes. Olhe bem para o comprovante apresentado e procure por esses tipos de falhas. Por menores que pareçam, esses sinais podem demonstrar que um comprovante é falso.
3. Atente aos detalhes da imagem
Os comprovantes de transferência costumam ter a imagem da marca da instituição financeira. Essa parte da falsificação é a mais difícil. Por mais que se pareça igual à original, a cópia da imagem no comprovante falso tem algumas imperfeições. Por isso, já treine seu olho observando as marcas dos bancos mais usados pelo seu público para procurar esses detalhes que podem denunciar a falsificação.
4. Verifique data e horário
Essa dica vale mais para lojas físicas, em que é possível observar a pessoa fazendo o suposto Pix. Nesses casos, ao conferir um comprovante, procure se certificar de que o horário que aparece é o mesmo em que a pessoa fez a transferência pelo celular. Confira também o valor e se os dados de sua empresa estão corretos.
5. Cuidado com o agendamento
Nós temos abordado até aqui casos em que o golpe do comprovante do Pix é feito por meio de falsificação. Porém, existe também a variação em que a pessoa agenda uma transferência para outra data, para exibir o comprovante como se o pagamento já tivesse sido feito. Depois, ela cancela o agendamento, fica com o produto e deixa a empresa no prejuízo. Por isso, jamais aceite comprovantes de agendamento.
6. Extrato bancário
Conferir o extrato bancário é o último recurso para ter certeza de que uma transferência foi realizada. Por isso, se você não conseguiu identificar alguma suspeita de fraude, mas ainda não sente a segurança necessária para aceitar o comprovante, acesse o extrato da sua conta. Você pode fazer isso direto no seu celular pelo aplicativo da instituição financeira ou pelo computador, no portal internet banking.
O que fazer se você caiu no golpe do comprovante de Pix falso?
Nem sempre as lojas têm como saber se um comprovante de Pix é falso, portanto, o risco de cair em um golpe existe. Se isso acontecer com você, o primeiro passo é fazer um Boletim de Ocorrência (BO). O procedimento pode ser presencial, na delegacia mais próxima de onde você trabalha, ou pelo site da Polícia Civil do seu estado.
Depois, junte todas as provas possíveis. Pode ser alguma imagem de câmera de segurança da loja física ou o próprio comprovante falso, se tiver sido enviado. Com o BO e as provas em mãos, procure o seu banco e a instituição financeira mencionada no falso comprovante, explique a situação. É muito difícil reaver o valor perdido, mas esse procedimento pode ajudar a evitar novos golpes.
Treine seu time e fique alerta para outros golpes comuns
Até aqui, explicamos como saber se um comprovante de Pix é falso, além de mostrar como esse crime funciona e o que fazer se você foi vítima. Porém, é preciso ressaltar que existem vários outros tipos de golpes por aí. Por isso, é preciso se informar e manter sua equipe treinada para evitar contratempos desse tipo.
Uma forma de aumentar a segurança do seu negócio contra esses crimes é modernizando sua cobrança. Com as soluções da Cielo, você pode vender e receber pagamentos de uma forma muito mais segura, sem precisar conferir comprovantes. Em negócios presenciais ou no delivery, você pode usar uma das nossas máquinas de cartão ou receber pagamentos sem maquininha com o Cielo Tap.
Além de aumentar sua segurança, nossas soluções auxiliam no controle de vendas e liberam você e sua equipe para pensar somente em ideias criativas para aumentar suas vendas.