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Como fazer decoração para Copa do Mundo? Dicas para estabelecimentos, bares e restaurantes

Publicado por Equipe Cielo

Se você tem um estabelecimento comercial, temos uma pergunta: já sabe como fazer a decoração para Copa do Mundo? Como sempre, o evento promete mobilizar as pessoas por aqui, representando uma grande oportunidade de aumentar as vendas.

O relatório de audiência produzido pela FIFA mostra que o Brasil teve média de 23,7 milhões de espectadores por hora assistindo o evento em 2018 (a maior entre todos os países). No mundo, foram mais de 3,5 bilhões de pessoas com quatro anos ou mais assistindo ao torneio de seleções em algum momento.  Impressionante, não?

Por isso, nada melhor do deixar seu estabelecimento bem ambientado para deixar clientes e equipes motivados na torcida pelo hexa.

Precisa de dicas e ideias de como decorar para a Copa do Mundo? Então, continue a leitura e veja como caprichar na decoração e colocar o seu estabelecimento no clima do futebol!

O que você precisa saber para planejar a decoração para Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2022 acontece no Catar entre 20 de novembro (abertura) e 18 de dezembro (final). A competição reúne 32 seleções, que disputam 64 partidas no total. Na fase de grupos, que vai até 02 de dezembro, serão disputadas até quatro partidas por dia.

De acordo com a tabela oficial do evento, as partidas da 1ª fase acontecem em cinco horários: às 7h, às 10h, às 12h, às 13h e às 16h (já considerando o horário de Brasília).

A partir do dia 03 de dezembro, começam as fases eliminatórias e os jogos estão marcados para 12h e 16h. Nas semifinais, as partidas acontecem às 16h, enquanto a grande final e a disputa de terceiro lugar ocorrem às 12h.

Que dias o Brasil joga na Copa?

Cada seleção faz três jogos na fase de grupos da Copa.

Confira as datas dos jogos do Brasil nesta etapa da competição:

  • Brasil x Sérvia

Dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília)

  • Brasil x Suíça

Dia 28 de novembro, às 13h (de Brasília)

  • Brasil x Camarões

Dia 02 de dezembro, às 16h (de Brasília)

Conheça as principais regras para fazer promoções e a decoração para a Copa do Mundo

Não é difícil saber que a Copa do Mundo tem um potencial enorme de aumentar a receita do seu negócio e o clima de torcida pode ajudar a alcançar as metas definidas no seu planejamento de vendas. Mas isso não quer dizer que você pode se associar ao evento livremente.

A FIFA (Fédération Internationale de Football Association), entidade responsável pela Copa, estabelece regras rígidas para o uso das marcas do torneio e você deve estar por dentro das principais diretrizes para evitar possíveis ações judiciais.

Isso porque a marca oficial da Copa, assim como outras imagens relacionadas ao torneio – como taça, mascote, slogans e elementos da identidade visual do evento – são propriedades registradas e só podem ser usadas comercialmente pelos organizadores e pelos patrocinadores oficiais.

A proteção do registro inclui até o uso de termos como “Copa do Mundo da FIFA Catar 2022”, “Copa do Mundo da FIFA Qtar 2022”, “Copa do Mundo”, “Copa 2022”, “FIFA”, “Catar 2022” (ou “Qtar 2022”).

O mesmo acontece em relação à Seleção. O emblema, a imagem dos jogadores e o termo “Seleção Brasileira” são registrados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e não podem ser usados por quem não é patrocinador.

Apenas o uso editorial (em matérias jornalísticas/informativas) é autorizado para quem não patrocina o evento.

Então, nada de utilizar essas propriedades na hora de fazer promoções para atrair clientes, produzir brindes ou preparar a decoração para a Copa, hein?

Uma dica: você pode usar a palavra “Seleção”, assim como a palavra “Copa”, sozinha. No caso da segunda, ela nunca pode ser utilizada junto com o ano 2022 na sequência, pois isso configura um termo/marca registrada.

Posso transmitir os jogos da Copa no meu estabelecimento, bar ou restaurante?

Como estamos no país do futebol, de um jeito ou de outro, todo mundo se envolve com o evento. Por isso, além da decoração para a Copa do Mundo, é comum ver telões e televisores transmitindo as partidas em estabelecimentos como bares, restaurantes, padarias e até clubes.

Mas, será que isso é permitido pela FIFA? A resposta é sim. No entanto, é preciso seguir regras específicas, estabelecidas para preservar os direitos de patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão do evento.

Confira um resumo com as principais orientações para exibição pública de jogos da Copa:

  • A Fifa considera como um “evento público” todas as exibições de partidas realizadas fora de residências particulares;
  • Esses eventos podem ser classificados como não-comerciais ou comerciais (onde há cobrança direta ou indireta de ingressos ou qualquer promoção comercial como sorteios, distribuição de brindes ou qualquer forma de obtenção de lucro). No entanto, a comercialização de produtos e serviços que é feita normalmente pelos estabelecimentos pode ser mantida durante as transmissões;
  • Não pode haver nenhuma atividade comercial visando receitas adicionais, tais como cobrança de taxas diretas ou indiretas, ingressos ou venda de cotas de patrocínio;
  • Os estabelecimentos com televisões e telões instalados devem ter público inferior a cinco mil pessoas;
  • Os jogos devem ser exibidos na íntegra, incluindo intervalos comerciais e anúncios dos canais que estejam fazendo a transmissão. Edições ou alterações na transmissão original não são permitidas;
  • As partidas só podem ser exibidas ao vivo. Então, nada de mostrar reprises dos jogos no seu estabelecimento;
  • O nome do evento (Copa do Mundo FIFA Catar 2022) e suas variações, assim como as marcas e propriedades registradas, não podem ser usadas em peças e materiais exibidos/produzidos nos locais onde as transmissões públicas são feitas. Isso inclui lugares como shoppings, lojas de artigos esportivos, hotéis, bares, restaurantes, cervejarias, aeroportos, cinemas e teatros.

Em caso de dúvidas, consulte o documento (em inglês) que contém integralmente as regras da FIFA para exibição pública de jogos da Copa.

Como decorar para Copa do Mundo: escalamos uma seleção de 11 dicas e ideias para o seu estabelecimento ser campeão de vendas

Além da transmissão dos jogos, a decoração para a Copa do Mundo no seu estabelecimento motiva as pessoas a torcerem – e, de quebra, a consumirem seus produtos, é claro!

As bancas de jornal são um bom exemplo de como a competição pode ajudar a aquecer as vendas. De acordo com o nosso Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento desses estabelecimentos chegou a crescer 347,1% na semana seguinte ao lançamento do álbum da Copa, em comparação à mesma semana em 2021.

Esse aumento está diretamente relacionado à venda de figurinhas, que aumenta o fluxo de pessoas e acaba impulsionando a saída de outros produtos nas bancas.

O importante é não ficar de fora e pegar carona nas oportunidades de vendas que o evento traz para negócios de qualquer segmento!

E um detalhe: o horário das partidas coincide com o período em que as pessoas fazem as principais refeições. Então, bares, restaurantes, padarias e outros negócios que atuam neste segmento podem se beneficiar ainda mais do maior torneio de seleções do planeta.

Confira a seleção de 11 dicas e ideias que separamos para você ser um campeão de vendas na Copa!

1. Use bandeiras dos países na decoração

Considerando que marcas e outros símbolos da Copa têm uso restrito a patrocinadores do evento, vale usar a criatividade para criar a ambientação do seu negócio.

Uma dica é usar bandeiras dos países que vão participar da 22ª edição do evento (são 32 seleções ao todo).

Se preferir, reduza a quantidade de bandeiras, focando em usar apenas aquelas que representam os países que já foram campeões do mundo: Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, Uruguai, França, Espanha e Inglaterra.

2. Utilize elementos do futebol

Em época de Copa, dez em cada dez pessoas no Brasil acabam se interessando pelo esporte mais popular do mundo.

E uma boa maneira de não levar cartão vermelho por usar indevidamente marcas e outros elementos protegidos por registro é utilizar elementos do futebol nos materiais de comunicação, no seu e-commerce e nas peças das redes sociais do seu estabelecimento.

Bolas, apitos, camisas, bandeiras, cornetas e outros objetos podem ajudar a remeter a ideia do torneio nas suas peças, sem infringir as regras comerciais da FIFA e dão o tom perfeito para associar indiretamente seu estabelecimento ao evento.

3. Personalize os uniformes da equipe

Outra ideia interessante é personalizar os uniformes da sua equipe para fazer alusão indireta ao evento. Que tal produzir camisas imitando uniformes de futebol, com direito a número e nome de cada pessoa que trabalha no seu estabelecimento?

Se quiser gastar menos, compre chapéus, gorros, bonés, perucas coloridas e outros acessórios que podem dar um “charme” de Copa às roupas que sua equipe usa no dia a dia.

4. Use as cores da seleção

O Brasil é sempre um dos favoritos a conquistar a Copa. E nada melhor do que usar as cores da Seleção que mais venceu o torneio para ambientar o seu estabelecimento.

Use e abuse do verde, amarelo, azul e branco em faixas, bexigas, bolas coloridas, bandeirinhas e outras peças decorativas.

Vale também produzir cartazes com frases de incentivo como, por exemplo, “Rumo ao hexa”, “Aqui é o país do futebol” etc.

Bares e restaurantes podem incrementar o uso dos enfeites, usando toalhas, bolachas porta-copa, copos, talheres e outros utensílios com as cores brasileiras.

5. Monte um “espaço instagramável”

Um “espaço instagramável” é um local ambientado especialmente para atrair a atenção das pessoas e despertar nelas a vontade de tirar fotos ou fazer vídeos que são compartilhados nas redes sociais – em especial, o Instagram.

Então, se puder, vale a pena investir neste tipo de espaço para atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja física. E você pode oferecer pintura de rosto nas cores das seleções e acessórios divertidos para incrementar ainda mais as fotos!

Para ficar ainda melhor, crie uma hashtag específica para seu estabelecimento e incentive que ela seja utilizada pelas pessoas na hora de fazer a publicação nas redes. Isso aumenta o alcance da sua ação estratégica e ajuda a divulgar o seu negócio.

6. Crie cardápios temáticos para o período dos jogos

E se você tiver um bar, restaurante ou padaria, lembre-se: teremos muitos jogos da Copa sendo realizados exatamente na hora das principais refeições ou no happy-hour da galera.

Então, que tal criar cardápios temáticos, com pratos especiais e petiscos que só podem ser degustados durante as partidas?

Esse tipo de ação pode ter muito sucesso, pois mexe com dois gatilhos mentais muito usados para promover as vendas: o senso de urgência (já que o consumo só pode ser feito em momentos específicos) e a escassez (pois o menu especial vai deixar de ser oferecido assim que a Copa acabar).

E para quem não atua no segmento de refeições, vale adaptar a ideia para o seu próprio setor. Use a criatividade!

7. Ofereça bebidas e pratos típicos

Mais uma dica para quem tem estabelecimento no ramo das refeições. Durante a Copa, ofereça bebidas e pratos típicos relacionados às principais seleções do evento.

Tem uma pizzaria delivery? Faça promoções de sabores especiais relacionados a cada país durante o horário dos jogos – afinal, nada melhor que assistir uma boa partida de futebol comendo uma boa pizza!

8. Promova um programa de fidelização especial para o período

Outra ação interessante é promover um programa de fidelidade que dure até o fim da Copa.

Uma possível dinâmica para viabilizar a ideia é oferecer a cada cliente um cartão para marcar cada produto/serviço consumido durante o período da competição.

Ao acumular um determinado número de marcações, a pessoa ganha um desconto especial ou algum outro produto/serviço adicional sem custos.

Essa é uma boa forma de fidelizar clientes para vender mais e fortalecer o relacionamento com seu público durante a torcida pelo hexacampeonato da Seleção.

9. Prepare sua equipe de atendimento

Assim como as seleções se preparam para a Copa, sua equipe deve fazer o mesmo para “entrar em campo” e atender bem cada cliente.

Não esqueça que a demanda pode aumentar consideravelmente por causa do torneio de seleções e as pessoas que trabalham com você precisam estar preparadas para lidar adequadamente com isso.

Isso inclui bom conhecimento de produtos, serviços e promoções que estão sendo realizados especialmente para a Copa. Então, dedique um tempinho treinar cada integrante da equipe e se prepare para dar todo apoio quando necessário!

Afinal, todo mundo deve “vestir a mesma camisa” para oferecer o melhor atendimento possível!

10. Crie eventos para troca de figurinhas

Como vimos, o álbum da Copa mobiliza a torcida. E conseguir todas as figurinhas pode ser tão difícil quanto levantar a taça!

E você pode movimentar seu estabelecimento criando eventos de troca de figurinhas entre clientes. Você pode criar um espaço especial para isso ou aproveite os horários de menor movimento para incentivar a presença das pessoas que estão interessadas em completar o álbum.

Com certeza, muitas delas vão acabar consumindo seus produtos ou vão ter uma simpatia maior pela sua marca.

11. Agilize os pedidos e pagamentos

Com a expectativa de estádio, ops, estabelecimento cheio, é essencial agilizar os pedidos e pagamentos de cada cliente com a mesma rapidez que os atacantes das melhores seleções na hora do contra-ataque.

A agilidade nestas duas etapas contribui para proporcionar uma boa experiência para clientes e ajuda você faturar mais. Afinal, aumentando a rotatividade, você libera espaço para mais pessoas consumirem – principalmente quando falamos de bares, restaurantes e afins.

Neste caso, a dica é utilizar uma maquininha inteligente, que possibilite o envio dos pedidos diretamente do balcão/mesa para a cozinha e o fechamento da conta.

E aí, gostou das dicas? Então, coloque seu time em campo e ter um estabelecimento campeão de vendas. E, claro, ficar na torcida para que nossos craques tragam o troféu para a gente!

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