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Dicas e Histórias de Sucesso

Saiba como preparar seu restaurante para o Dia das Crianças

Publicado por Equipe Cielo

Saiba como preparar seu restaurante para o Dia das CriançasDatas comemorativas demandam atenção especial dos empresários. É o momento de proporcionar uma boa experiência ao consumidor e, claro, aumentar o fluxo na caixa registradora. No Dia das Crianças, nada como recorrer aos restaurantes para desfrutar de uma refeição diferente. No entanto, quem é pai sabe bem o desafio de encontrar um ambiente que seja acolhedor para os pequenos. Para ajudar os donos desse tipo de estabelecimento, conversamos com Marco Amatti, CEO da Mapa, instituição que presta consultoria a bares e restaurantes, e com Rodrigo Penteado, diretor de Produtos da Cielo, e reunimos dicas essenciais para atender melhor o público infantil e cativar toda a família. Confira:
 

1 – Cardápio especial

Pode não parecer, mas ainda é incomum ver espaços que dediquem parte do menu para atender exclusivamente as crianças. “O prato deles não deve ficar apenas na batata frita”, aponta Marco Amatti. Segundo ele, é importante oferecer opções, por exemplo, sem pimenta, dispor de apresentações mais divertidas para os menores e ter ingredientes simples para evitar a rejeição.
 

2 – Não abra mão das promoções

Agradar o consumidor é o caminho para o sucesso. Que tal presentear seu cliente, ou melhor, o filho dele, nesta data tão especial? Rodrigo Penteado, diretor de Produtos da Cielo, explica que o Cielo Promo pode ser uma solução interessante para cativar toda a família. “Com essa ferramenta, o empresário pode automatizar uma promoção. Ou seja, sem papel, sem carimbo. Tudo fácil e ágil. Na compra de um menu kids, é possível oferecer uma sobremesa ou um desconto especial na conta de quem tiver uma criança à mesa.” Dessa forma, os pais e os pequenos sentem que a empresa pensou neles. Uma solução interessante para quem está pensando em como vender mais.
 

3 – O consumidor de amanhã

Hoje em dia, as crianças têm maior poder de escolha. “As empresas precisam criar novos vínculos com o público infantil, que está muito mais perto de ser um formador da opinião familiar”, indica Amatti. “Um local que esteja interessado em se tornar ‘kids friendly’ precisa pensar em toda a esfera do negócio.” Isso nos leva à dica seguinte.
 

4 – Identificação com o estabelecimento

O consultor aponta três pontos básicos que são analisados em um restaurante: Produto: a comida é boa? Foi pensada uma boa apresentação? Serviço: por muito tempo, o garçom perguntava aos pais o que a criança queria comer. “Isso precisa ficar no passado”, diz Amatti. Sabendo ler e falar, eles querem escolher o que vão pedir. Ambiente: existe um espaço dedicado a elas? É um ambiente descontraído para que possam conversar e interagir à mesa? “A comida precisa ser vista como instrumento de integração, não de segregação”, lembra.
 

5 – Tenha espaços dedicados aos menores

Cadeirão e talheres apropriados para o público infantil garantem uma refeição mais confortável. Mas, se quer ganhar muitos pontos com a família, vale a pena ter outros atrativos para entreter as crianças enquanto os pais continuam à mesa. Um exemplo é ter monitores para distrair a turminha. Também facilita a vida dos pais o local que ofereça papel e giz de cera, jogos apropriados para cada idade ou até uma área de lazer, com balanço, escorregador ou jogos eletrônicos.
 

6 – Treine a equipe

É necessário que a brigada atenda o público infantil sem infantilizar o diálogo. “O garçom não pode falar com a criança usando diminutivos para tudo como se ela não fosse entender nada. Ofereça os produtos do menu infantil ou mesmo do menu tradicional de uma forma mais simples para os pequenos. Usar palavras mais curtas ou mais comuns já resolve o caso”, sugere Amatti.
 

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