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Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir um posto de gasolina? Saiba tudo!

Publicado por Equipe Cielo

Se você procura saber como abrir um posto de gasolina, planejamento é a palavra-chave. 

Este é um ramo cheio de detalhes e exigências, e é preciso estar por dentro de tudo antes de começar a tirar a ideia do papel. 

Pensando nisso, preparamos este texto para explicar o que você precisa saber se quiser ingressar no ramo de combustíveis. 

Além da parte burocrática do negócio, apresentamos também os dois tipos de postos, com seus pontos fortes e fracos. 

Por fim, falamos sobre valores necessários e damos algumas dicas que certamente serão úteis para o seu sucesso. 

Então, siga a leitura e aprenda como abrir um posto de gasolina. 

Como abrir um posto de gasolina: primeiros passos 

A primeira etapa para uma iniciativa como abrir um posto de gasolina é elaborar um plano de negócios. 

Nesse documento, é importante mapear bem a região onde você pretende montar seu estabelecimento. 

Além disso, é importante levantar outras informações como: 

  • Dimensões e visibilidade do terreno 
  • Fluxo de veículos que transitam na rua ou avenida 
  • Viabilidade para a entrada do caminhão-tanque 
  • Quantidade de bombas e tipos de tanques 
  • Estudo do perfil do público-alvo 
  • Outros serviços, como lavagem e troca de óleo. 

Quais são as regras para abertura de um posto de gasolina? 

Saber como abrir um posto de gasolina inclui conhecer todas as regras burocráticas. 

E não são poucas. 

Para começar, é preciso precisa realizar um cadastro com os seguintes órgãos: 

  • Junta Comercial 
  • Receita Federal 
  • Secretaria da Fazenda do seu estado. 

Concluída essa etapa inicial, você poderá obter os seguintes números de registro: 

  • Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) 
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) 
  • Número da Inscrição Estadual. 

Em relação à prefeitura do seu município, são necessários: 

  • Aval do Plano Diretor Urbano (PDU) 
  • Requerimento à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). 

Algumas regras para o funcionamento do posto variam conforme o estado. 

No Rio Grande do Sul, por exemplo, é proibido instalar um novo posto a 500 metros ou menos de outro já existente. 

Portanto, é importante se informar na Secretaria da Fazenda na hora de fazer o seu cadastro. 

Quais são as licenças obrigatórias para o funcionamento? 

Não pense que basta fazer os registros que mostramos acima para um empreendimento de alta responsabilidade como abrir um posto de gasolina. 

A etapa seguinte é a obtenção das licenças obrigatórias para o funcionamento. 

Em relação à atividade específica de posto de gasolina, os licenciamentos exigidos são: 

  • Licença Ambiental: exigida por se tratar de uma atividade que envolve produtos com potencial poluente e risco de vazamento de óleo 
  • Licença Prévia: obtida após uma vistoria do terreno para verificar a adequação do novo posto, com pontos a serem cumpridos na implantação 
  • Licença de Implantação: verificação da instalação, realizada após a expedição da Licença Prévia, para autorizar o início das obras 
  • Licença de Operação: autoriza o funcionamento do posto, devendo ser solicitada antes da abertura 
  • Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros: expedida após vistoria e pagamento da taxa. 

Outra etapa importante é a autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Para isso, é preciso preencher a ficha cadastral e o requerimento padrão da ANP, além de cópias autenticadas dos seguintes documentos: 

  • CNPJ (em caso de posto de revenda) 
  • Inscrição Estadual 
  • Estatuto ou contrato social da empresa 
  • Alvará de funcionamento expedido pela prefeitura. 

As licenças precisam estar visíveis em algum ponto do estabelecimento. 

Além disso, caso você decida trabalhar com GNV (Gás Natural Veicular), precisará de ainda mais licenças. 

Sem contar toda a estrutura, com a instalação de tubos de alta pressão para fazer o abastecimento – isso se as tubulações de fornecimento estiverem disponíveis na sua região.  

Como avaliar as opções de bandeira disponíveis? 

Os postos de combustíveis são divididos em dois tipos: 

  • Bandeira branca: um posto que não carregue a marca da distribuidora, podendo ter uma marca própria 
  • Bandeirado: estabelecimento vinculado a uma distribuidora. 

Cada alternativa tem suas vantagens e desvantagens. 

A bandeira branca é mais adequada para quem tem conhecimento ou um bom assessoramento. 

Afinal, esse é um campo com muitas particularidades e a distribuidora pode oferecer um suporte para auxiliar em pontos como legislação e licenciamento. 

Sem esse vínculo, a tarefa será mais desafiadora, principalmente para quem está começando na área. 

Já o posto bandeirado deixa o proprietário mais dependente da distribuidora. 

Por outro lado, conta com toda a credibilidade que um posto bandeirado garante junto ao público, por ostentar uma marca conhecida. 

O importante é tomar essa decisão ainda durante a etapa de planejamento, pois ela vai impactar na fase de implantação do negócio. 

Tem como montar um posto de gasolina com pouco dinheiro? 

O investimento necessário para essa empreitada varia conforme vários fatores, como as dimensões de terreno, a tecnologia usada, os profissionais envolvidos na construção e detalhes como móveis e utensílios. 

Mas não se pode dizer que tem como abrir um posto de gasolina com pouco dinheiro. 

Para construir um posto voltado para carros de passeio, é preciso contar com uma área mínima de 900 metros quadrados. 

O custo para construir em um terreno com esses moldes pode variar entre R$ 600 mil e R$ 900 mil, além de um capital de giro acima de R$ 100 mil. 

O retorno deste investimento pode levar entre 16 e 18 meses, variando conforme fatores como a localização e o preço do combustível. 

5 dicas de como abrir um posto de gasolina de sucesso 

Agora que você sabe como abrir um posto de gasolina no que diz respeito à burocracia, confira nossas dicas para ter sucesso no seu empreendimento. 

  1. Estude bem o mercado de combustíveis

Como em qualquer área de negócios, seu sucesso depende do conhecimento do mercado de combustíveis. 

Um dos pontos mais importantes é a precificação, que como você já deve ter observado, varia conforme o estabelecimento. 

Por isso, vale fazer um mapeamento de dados como: 

  • Os preços que os concorrentes praticam 
  • A qualidade do combustível 
  • Outros serviços oferecidos. 

Além disso, considere também os seus gastos operacionais. 

Essas medidas são importantes porque, embora este seja um segmento com uma demanda constante, também tem alta concorrência. 

Por isso, você precisa apresentar preços competitivos e boas promoções, mas que não prejudiquem sua margem de lucro. 

  1. Avalie bem os locais disponíveis

A escolha do local é um ponto crucial para o sucesso do seu negócio. 

Procure escolher uma região plana, e que possibilite que um motorista veja o terreno e tenha tempo para decidir abastecer seu automóvel. 

Dê preferência para regiões com lombadas e semáforos, pois eles podem facilitar o acesso. 

Se possível, procure um terreno amplo, pois você pode alugar outra parte para um negócio complementar, como uma farmácia ou estacionamento, além de montar sua loja de conveniências. 

  1. Tenha parcerias com empresas locais

Esta é uma maneira de fidelizar seus clientes. 

O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre o comportamento de compra dos seus consumidores, identificando seus hábitos e preferências. 

A partir dessas informações, você pode mapear quais são os melhores negócios para fechar parceria. 

Uma boa maneira de fazer isso é com um programa de milhagem, em que o consumidor troca pontos acumulados no seu posto por algum produto ou serviço de uma loja parceira. 

Desta forma, você dá ao cliente um bom motivo para escolher o seu posto em vez de ir a um estabelecimento concorrente. 

  1. Treine muito o seu time operacional

Funcionários como frentistas e caixas são responsáveis pelo contato entre os clientes e o posto. 

Por isso, devem ser treinados não somente para garantir um atendimento cordial, mas também para prestar os serviços com bastante agilidade. 

A operação dos equipamentos de abastecimento e outros serviços, como troca de óleo e lavagem, é altamente complexa. 

Portanto, o treinamento é a melhor forma de evitar contratempos e melhorar a experiência do cliente. 

  1. Ofereça as melhores formas de pagamento

As formas de pagamento são um ponto sensível para postos de combustível. 

Cada vez mais, o dinheiro em espécie e o cheque são deixados de lado, e muitos clientes preferem pagar de outras formas. 

Portanto, seu negócio precisa estar pronto para receber por Pix e cartão de crédito e débito, no mínimo. 

Para isso, é preciso entender como funciona a cobrança de taxas das maquininhas. 

Além disso, procure contar com equipamentos sem fio, para que o motorista não precise descer do carro para fazer o pagamento. 

O mercado elétrico vai crescer e você pode lucrar com isso! 

Se você está pesquisando sobre como abrir um posto de gasolina, talvez seja o momento de pensar em uma ideia promissora: o abastecimento de veículos elétricos. 

As tendências de sustentabilidade já levaram ao crescimento desse mercado em vários países, como China, Alemanha e Noruega. 

Nesta entrevista, o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Adalberto Maluf, relata que o número de empresas do ramo dobrou em dois anos no país. 

Ou seja, é um mercado em expansão, e os primeiros a investir vão largar na frente diante da concorrência. 

Para ajudar na implantação do seu negócio, você pode contar com as soluções da Cielo. 

Nossas maquininhas de cartão aceitam 80 bandeiras, além do Pix. 

Elas permitem mapear dados de clientes para ajudar na tomada de decisão do seu negócio, além de garantir a transferência do valor para sua conta bancária em um processo bem simples. 

Conte com a Cielo para seu negócio chegar mais longe! 


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