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Saiba como um bom checkout de pagamento ajuda seu negócio a vender mais

Veja como otimizar o checkout de pagamento para reduzir o abandono de carrinho, aumentar conversões e melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
Publicado por Equipe Cielo

Mãos digitando em um notebook com ícones digitais flutuando, incluindo um carrinho de compras em destaque, representando o ambiente de e-commerce. A imagem simboliza o uso da tecnologia para facilitar o checkout de pagamento nas compras online.

O checkout de pagamento é a etapa final da jornada de compra online e o momento da verdade para qualquer e-commerce.

Se você está estruturando sua loja virtual ou começando a vender pela internet, vale um alerta: muitos empreendedores se concentram em produtos, divulgação e layout, mas acabam deixando o checkout de lado. 

Só que esse é um dos pontos críticos da experiência de compra.

Afinal, os clientes podem amar os produtos, mas se o processo de finalização for complicado, as chances de abandono de carrinho aumentam bastante.

Em outras palavras, facilidade é a palavra de ordem para quem compra pela internet. Já para quem vende, é imprescindível oferecer comodidade em todas as etapas da jornada.

Mas como fazer isso? 

Neste artigo, mostramos por que o checkout é tão importante, quando implementá-lo, como escolher a melhor solução e 5 formas de otimizá-lo para vender mais

Vamos juntos? 

💡 Quer dar um passo à frente agora mesmo? Conheça o Cielo Checkout e veja como simplificar sua página de pagamento com tecnologia e segurança.

Qual a importância do checkout de pagamento para as vendas online?

O checkout é uma das etapas mais importantes da venda online porque é ali que a decisão de compra acontece ou é cancelada. Um processo mal planejado pode levar ao abandono de carrinho e à perda de vendas.

Hoje, a jornada de compra deixou de ser linear. Os consumidores agora navegam por diversos canais antes de finalizar uma compra. É possível começar em uma rede social, buscar mais informações no Google, usar assistentes de IA e visitar marketplaces

Mas o final dessa jornada é no checkout da sua loja. Mas para que isso aconteça, essa página estratégica precisa estar funcionando redondinho. 

Um levantamento do Opinion Box mostra que 78% das pessoas já desistiram da compra na etapa final e 83% abandonaram o pedido por desconfiarem da página de checkout

Ou seja, um bom produto ou preço competitivo já não são suficientes. A página de pagamento precisa ser rápida, clara e confiável. Qualquer atrito nessa etapa vira carrinho abandonado. E carrinho abandonado, você já sabe: é venda perdida.

💡Leia mais: Veja como as estratégias omnichannel impactam a jornada dos clientes

Quando eu devo usar um checkout na minha loja?

O checkout online faz sentido a partir do momento em que a sua loja vende pela internet, seja por site, redes sociais ou aplicativos

Se os pedidos estão chegando de forma digital, o próximo passo é oferecer uma forma organizada, segura e prática para fechar essas vendas e isso acontece com um bom checkout.

Veja alguns sinais de que está na hora de implementar essa solução:

  • Você recebe pedidos por mensagens e precisa conferir manualmente cada pagamento.
  • Já perdeu vendas porque os clientes não encontraram a forma de pagamento que queriam.
  • Já está usando o Link de Pagamento, mas quer dar um passo a mais e transmitir ainda mais profissionalismo.
  • Precisa automatizar a finalização das vendas e integrar melhor com o estoque ou sistema de gestão
  • Quer reduzir os abandonos de carrinho e aumentar a conversão da loja virtual. 

Se qualquer uma dessas situações é familiar, o checkout integrado pode facilitar muito o seu dia a dia e ainda ajudar a vender mais.

Como escolher um bom checkout de pagamento para seu negócio?

Pessoa empreendedora utilizando um notebook em meio a caixas de pedidos no estoque de um e-commerce. A imagem ilustra a pessoa fazendo pesquisas para escolher um checkout de pagamento otimizado para facilitar o dia a dia das vendas pela internet.

A escolha do checkout de pagamento ideal começa com uma pergunta simples: o que a sua loja realmente precisa? 

Isso porque, uma operação pequena, que vende via redes sociais, tem demandas diferentes de um e-commerce com alto volume de pedidos ou vendas recorrentes.

Então, antes de decidir, vale comparar funcionalidades, taxas, facilidade de integração e suporte. 

Também é importante entender se o checkout permite personalização da página, oferece opções de pagamento variadas e tem recursos de segurança, como autenticação e antifraude.

Não por acaso, a Cielo é parceira de milhares de empreendedores e empresas brasileiras, de todos os portes e segmentos.

Temos soluções de checkout que atendem desde quem está começando no digital até quem precisa de uma estrutura robusta, com integração via API, pagamentos recorrentes, autenticações de segurança, cofre de cartões e muito mais. 

Tudo isso com o suporte de uma marca presente no mercado há 30 anos. Seja qual for o tamanho do seu negócio, existe uma solução Cielo que combina com ele!

Como otimizar o checkout para aumentar suas vendas?

Talvez mais importante do que implementar o checkout de pagamento é otimizá-lo. Afinal, a tecnologia muda rápido, e novas soluções para melhorar a experiência de compra online surgem o tempo todo. 

Quem empreende no digital precisa acompanhar esse ritmo. 

Otimizar o checkout significa remover obstáculos, ganhar a confiança dos consumidores e facilitar o caminho até a compra.

Além do frete e do prazo de entrega, que seguem como os principais motivos de abandono de carrinho, a pesquisa E-commerce Trends 2026 da Opinion Box, lista outros fatores que influenciam a decisão de compra online

  • Facilidade de compra (38%)
  • Opinião de outros compradores (31%) 
  • Formas de pagamento (32%) 
  • Descrição detalhada do produto (30%)
  • Agilidade no atendimento (17%)

Você percebe como esses pontos são gerenciáveis? Por exemplo, se a sua loja já tem boas avaliações e comentários de clientes satisfeitos, por que não inserir esses elementos diretamente no checkout?

No final das contas, otimizar é uma forma direta de aumentar a conversão e diminuir a taxa de abandono do carrinho.

Confira a seguir as dicas mais atuais para deixar o checkout da sua loja mais eficiente.

Infográfico com o título “Dicas para otimizar o checkout de pagamento”, apresentando cinco colunas: Experiência mobile, Navegação fácil, Variedade de pagamentos, Transmita segurança e Prova social. Cada dica traz orientações práticas para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a conversão. Ao final, a imagem destaca a frase: “Um checkout bem ajustado pode reduzir abandonos e aumentar suas conversões!”.

1. Garanta uma boa experiência do usuário

Quanto mais simples for o caminho até a finalização da compra, maiores são as chances de conversão. Cada clique a menos pode significar uma venda a mais.

Funis muito longos, formulários extensos e sistemas lentos dificultam a experiência e acabam afastando consumidores. Por isso, simplificar o checkout agora é um diferencial competitivo.

Hoje, salvar dados de pagamento já é prática comum entre consumidores que compram com frequência. 

Recursos como “comprar com 1 clique” ou agendamento de compras recorrentes estão ganhando espaço, justamente porque eliminam etapas e aceleram a finalização.

Então, para melhorar a experiência:

  • Simplifique os formulários: peça apenas o essencial e use preenchimento automático.
  • Organize os passos: divida o processo em até três etapas, no máximo.
  • Seja transparente: informe todos os valores logo no início, sem surpresas no final.

2. Ofereça opções de pagamento flexíveis e diversificados

Se tem algo que os consumidores valorizam na hora de finalizar uma compra é poder escolher como pagar. Ter opções transmite confiança, amplia o alcance e reduz o risco de perder vendas.

O ideal é combinar diferentes formas de pagamento para atender perfis diversos de clientes. As opções que seu checkout precisa oferecer são:

  • Cartão de crédito (com possibilidade de parcelamento)
  • Cartão de débito
  • Pix
  • Boleto bancário (ainda usado por quem não tem conta digital)
  • Carteiras digitais
  • Cartões multibenefícios

E com tantas alternativas surgindo, como o Pix Parcelado, pagamento recorrente e criptomoedas, é importante contar com um parceiro de pagamento que acompanhe essas inovações e conecte seu negócio às novas formas de vender.

💡 A Cielo oferece todas essas soluções e ainda personaliza integrações com o Cielo Conecta, de acordo com as necessidades da sua empresa.

3. Cuide da segurança do checkout de pagamento

Assim como é para você, a segurança também é uma preocupação central para os consumidores. 

Segundo uma pesquisa do Serasa Experian, divulgada pela CNN, 48% dos brasileiros já desistiram de uma compra por falta de confiança no site ou aplicativo.

A percepção de risco pode surgir por vários motivos: página com visual amador, ausência da marca nas redes sociais ou no Google, falta de avaliações e informações incompletas. 

Tudo isso levanta um sinal de alerta para quem está prestes a inserir dados pessoais e bancários. 

Para transmitir segurança e proteger as informações dos seus clientes, adote boas práticas como:

  • Utilize certificado SSL (Secure Sockets Layer), que garante a criptografia dos dados no momento do pagamento.
  • Implemente o protocolo 3DS (Three Domain Secure), que adiciona uma camada extra de verificação e ajuda a reduzir fraudes.
  • Exiba selos de segurança e de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
  • Mostre avaliações reais de clientes e política de reembolso clara.
  • Ofereça canais de atendimento visíveis e humanizados.
  • Marque presença em canais públicos, como redes sociais e buscadores.

Veja no vídeo como funciona o 3DS no e-commerce: 

4. Otimize o checkout para dispositivos móveis

Com 78% dos consumidores finalizando compras pelo celular, segundo a mesma pesquisa da Opinion Box, ter um checkout adaptado ao mobile é obrigação de qualquer e-commerce que quer vender mais.

O smartphone já faz parte da rotina das pessoas, e a expectativa é de uma experiência de compra fluida, sem precisar dar zoom ou digitar informações em campos apertados.

Então, veja o checklist para garantir um checkout eficiente no mobile:

  • Use layout responsivo: a página deve se adaptar automaticamente a qualquer tamanho de tela.
  • Otimize menus, botões e formulários: tudo precisa estar visível, clicável e fácil de preencher com o dedo.
  • Evite pop-ups ou etapas desnecessárias: cada clique a mais pode ser uma desistência.
  • Ofereça métodos de pagamento compatíveis com celular, como Pix, carteiras digitais e pagamento com 1 clique. 

5. Adicione prova social e garantias no checkout

Para fechar, incluir avaliações de clientes ou pequenos testemunhos sobre os produtos na etapa final é outra medida que ajuda a aumentar a confiança dos consumidores e a incentivar a finalização da compra. 

Além disso, apresentar uma mensagem sobre a política de devolução e garantias ajuda a transmitir segurança, o que faz com que o cliente se sinta mais confortável para concluir a transação. 

Conte com o Cielo Checkout para simplificar o seu processo!

Duas pessoas empreendedoras, sorrindo, em um ambiente de estoque e embalagens, representando pequenos negócios organizando seus envios. A imagem reforça o contexto de quem já vende online e precisa de um checkout de pagamento eficiente e confiável para profissionalizar ainda mais as vendas.

O Cielo Checkout é uma solução completa para quem busca um sistema de pagamento prático, seguro e fácil de integrar ao e-commerce.

Com a solução da Cielo, sua loja ganha uma página de pagamento pronta, que pode ser incorporada ao seu site ou aplicativo sem complicação. 

E o melhor: com as principais formas de pagamento do mercado disponíveis, como Pix, cartão de crédito, débito, boleto, QR Code e carteiras digitais.

Você também não precisa se preocupar com a complexidade da implementação. A integração é simples e nós da Cielo oferecemos suporte em todas as etapas.

O ambiente é 100% seguro, com proteção garantida pelos padrões internacionais de segurança da indústria de cartões. 

E falando em segurança, nós monitoramos todas as transações com inteligência artificial para identificar tentativas de fraude em tempo real. 

Também realizamos uma análise preventiva no e-commerce: quando detectamos uma movimentação suspeita, enviamos alertas aos bancos, que tomam as medidas necessárias para proteger a operação.

Tudo isso significa mais tranquilidade para sua empresa e confiança para os seus clientes.

E para você, lojista, a gestão das vendas é facilitada através do Minha Conta Cielo ou do App Cielo Gestão, onde você pode acompanhar todas as suas transações detalhadamente.

💡Simplifique a experiência de compra dos seus clientes e aumente suas vendas com o Cielo Checkout!

Conclusão

  • O checkout de pagamento é a etapa decisiva da venda online e precisa ser simples, rápida e confiável. 
  • É hora de implementar um checkout quando os pedidos aumentam, os pagamentos ainda são manuais ou quando há perda de vendas por falta de opções de pagamento
  • A escolha do checkout deve considerar, principalmente: segurança, variedade de meios de pagamento, integração e suporte técnico
  • A otimização do checkout deve ter foco em garantir uma boa experiência no mobile, oferecer diferentes formas de pagamento, cuidar da segurança e eliminar etapas desnecessárias na jornada de compra
  • O Cielo Checkout é uma solução completa para vendas online, com integração simples, suporte especializado e um ambiente seguro para proteger os dados dos seus clientes e aumentar suas conversões. 

💡Quer saber mais dicas para impulsionar seu e-commerce? Acompanhe o blog da Cielo e fique por dentro das melhores práticas para vender mais!

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