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Black Friday

Erros na Black Friday: o que não fazer em seu negócio?

Publicado por Equipe Cielo

O comércio online está sempre animado para uma das datas mais esperadas do ano. A expectativa se justifica: o faturamento total da mega promoção deve ser 12% maior que de 2022, segundo o relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023“, divulgado pela Neotrust.

Os lojistas, no entanto, devem redobrar os cuidados para não perder vendas e “queimar o filme” com o cliente evitando alguns erros na Black Friday.

Conversamos com Vanda Karina Simei Bolçone, professora de administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), para saber quais deslizes podem prejudicar seu desempenho na data. Fique atento!

Erros na Black Friday: o que você não pode cometer se quiser vender mais?

A lista pode ser extensa, mas abaixo estão os problemas mais comuns que os empreendedores passam nessa época. Veja abaixo e programe-se para não cair em nenhum deles.

1. Falta de produtos

Um dos principais erros na Black Friday é se empolgar em anunciar promoções, mas não ter produtos em estoque, afirma a professora. O cliente gasta tempo, sai frustrado e você pode perder oportunidades para outros sites.

2. Problemas no SAC

Os canais de atendimento precisam estar de prontidão. “A resposta deve ser realizada da maneira mais rápida possível e, de preferência, personalizada”, frisa Vanda.

Para ela, não há nada mais grave do que fazer o consumidor esperar por uma mensagem. “Não dá para enviar um aviso ‘recebemos seu e-mail e responderemos em até sete dias úteis.’ Quem quer resposta nesse tempo?” questiona.

Vale a pena ler: Como encantar o cliente no primeiro atendimento

3. Promoção, pero no mucho

Nada irrita mais o comprador na Black Friday do que descobrir que o produto vendido teve o preço elevado para entrar em promoção. “Algumas empresas se queimam no mundo virtual e isso custa muito para ser superado”, diz ela. “Felizmente, esse é um problema cuja incidência é cada vez menor.”

4. Pensar apenas no seu site

Atualmente, algumas empresas funcionam como shoppings virtuais – vendendo produtos que são ofertados por outras lojas, servindo de vitrine para os negócios de menor porte.

“Com isso, empresas menores conseguem uma visibilidade maior, e consequentemente, mais vendas. No entanto, é preciso gerenciar o estoque com antecedência para saber se é possível suprir a demanda de um marketplace“, finaliza.

5. Aplicar o desconto sem pensar na margem

Pode parecer muito básico, mas este é um dos erros mais comuns na Black Friday, que acontecem em lojas online e físicas. Por este motivo, é importante você entender como ficará o valor final do produto, após o desconto aplicado pelo cliente.

Desta forma, não ficará no prejuízo em um dos momentos que você precisa ter mais lucro.

Ao fazer o cálculo do desconto que será oferecido, verifique se o valor líquido (a quantia que chegará à sua mão depois de descontar todas as taxas que devem ser aplicadas) realmente dará lucro para o seu negócio. Ao tomar este cuidado, você foge de um dos erros na Black Friday e ainda consegue ter a lucratividade esperada.

Esse texto pode ajudar: Como precificar seus produtos!

6. Deixar de oferecer kits com desconto

A dúvida é o que não fazer na sua Black Friday? Para isso, pensar em todos os detalhes faz muita diferença. Não basta apenas aplicar os descontos e pronto! Avalie as melhores possibilidades e as formas mais agradáveis que você pode oferecer ao seu cliente como, por exemplo, a criação de kits de produtos.

Esta é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio de sua loja. Porém, um dos erros mais comuns na Black Friday é não aplicar um desconto real. Portanto, cada kit tem que realmente valer a pena para os clientes.

7. Não pensar em “limpar” o estoque

A data é uma grande oportunidade para o varejo fazer aquela limpeza no estoque, mas, claro, tudo precisa ter um lucro. Porém, um dos erros para evitar na Black Friday é achar que os itens que estão parados por estarem fora da coleção, por exemplo, não devem ser vendidos.

Pelo contrário! Aproveite este momento para fazer ainda mais dinheiro com produtos que estão apenas pegando poeira no seu estoque. Você poderá ver lucro em itens que já estavam perdidos no seu negócio.

É mais uma forma de capitalizar, afinal de contas, teve investimento naqueles produtos que estão sem utilidade.

Uma das formas de dar este passo é criar uma seção no e-commerce ou fazer promoções específicas para incentivar os consumidores a comprar estes produtos. Um dos erros na Black Friday é achar que as pessoas só estão em busca de novidades. Algumas vezes, elas só querem comprar coisas baratas.

8. Esconder informações dos clientes

Outro ponto que é um dos erros na Black Friday que mais acontece são de empreendedores que não são transparentes com os seus consumidores. As redes sociais bombaram nesta época com as famosas postagens sobre a “Black fraude”.

Atualmente, todo mundo tem acesso a muita informação. Por este motivo, é quase impossível uma empresa passar em branco, principalmente, quando ela está tentando enganar o seu cliente no desconto, por exemplo.

Os órgãos de proteção ao consumidor recebem centenas de reclamações de plataformas que estão tentando enganar os clientes. Então, tome cuidado e já coloque este item na sua lista de erros para evitar na Black Friday.

As abordagens falsas podem ser muito prejudiciais para a imagem da empresa. Lembre-se: como forma de prevenção, os brasileiros já navegam antes em diversos sites para, quando chegar a Black Friday, entender se aquele desconto é de verdade.

9. Dar poucas opções de pagamentos

Ainda está pensando no que não fazer na sua Black Friday? A resposta é simples! Não deixar de oferecer aos seus clientes diversas formas de pagamento.

Este é um dos erros na Black Friday. O lojista pensa em diversos itens, mas esquece a experiência de compra e perde vendas.

Com o avanço da tecnologia, atualmente, a diversidade das formas de pagamentos pode ser um grande diferencial do seu negócio. Por este motivo, estude quais dos métodos que estão disponíveis e que você ainda não tem implementado na sua empresa.

Para isso, a Cielo oferece as melhores formas de pagamento para e-commerce, bem como soluções digitais e ainda as maquininhas de cartão ideais para cada tipo de negócio.

E então, sua empresa está atenta para evitar esses erros na Black Friday?

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