Especialista em marketing digital dá dicas de como fazer isso!
Você sabia que para precificar seus produtos é preciso incluir os custos da operação? Em palestra em Uberlândia (MG), o especialista em marketing digital e youtuber, Bruno Ávila destacou a necessidade de pensar no preço do produto levando em conta os investimentos para colocar aquele item na prateleira.
Confira os melhores momentos da palestra “Preço sobre o produto e retorno do investimento?” e veja o vídeo na íntegra e aprenda como calcular a precificação de um produto ou serviço.
Saiba o valor da produção completa
Ao buscar dicas de como precificar seu produto, você já parou para estudar quanto custa a produção de uma garrafa de água? Se pensou que o seu produto é só a matéria-prima, está com uma visão errada – e cobrando errado também.
Por exemplo, para que uma garrafa de água chegue até você, ela passa por uma cadeia de vários processos:
- Extração na mina;
- Análise laboratorial da qualidade;
- Produção da embalagem e da tampa;
- Desenvolvimento da identidade visual do logo e do rótulo;
- Envasamento;
- Transporte aos pontos de venda;
- Recepção, conferência, armazenagem e apresentação no ponto de venda.
Resumimos aqui apenas as etapas principais, nem falamos aqui das taxas e impostos que a produção de uma garrafa de água tem e que também é considerado como um custo. Mas já dá para perceber quantas pessoas, equipamentos e instalações estiveram envolvidos na produção dela?
Para quem busca saber como precificar seu produto, é importante listar todos os seus processos e analisar os custos que cada uma deles envolve na produção.
“Você precisa saber que o custo do seu negócio não é só o custo do produto que vende, e sim toda a estrutura que mantém o seu negócio de portas abertas”, explica o especialista em empreendedorismo Bruno Ávila.
Contas na ponta do lápis
É fundamental para quem quer aprender como precificar de forma correta incluir o custo de funcionamento da sua empresa no valor dos produtos de forma diluída e que não prejudique a sua competitividade diante dos concorrentes. É para isso que serve o controle financeiro do seu negócio que precisa ganhar mais prioridade em sua gestão.
“Parece simples, mas muitos empreendedores não fazem as contas e estão perdendo dinheiro por isso”, aponta.
Na correria do dia a dia, muitas vezes, os empreendedores se dedicam mais à venda do que para a gestão global do seu negócio, e aí onde muitos falham por não saber como precificar o seu produto.
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Negocie com fornecedores
Obter uma margem maior de lucro também influencia em como precificar seu produto. E para que você consiga aumentar a lucratividade e cobrir os custos operacionais da sua empresa, é preciso negociar muito bem todas as compras.
“Sejam os produtos que você vende no seu negócio, seja a operadora de internet. Quanto mais diminui os custos, mais aumenta a margem de lucro do negócio. E você vai conseguir isso somente se pensar no lucro do negócio, e não no lucro do produto“, ressalta Bruno Ávila.
Nessa hora, é fundamental que você já domine o controle financeiro do seu negócio, pois muitas vezes, pode valer a pena comprar em maior quantidade o que você precisa para produzir o seu produto obtendo preços mais baixos com os fornecedores.
Mas fique atento ao ritmo de vendas para evitar manter seu capital investido parado na linha de produção. Avalie em quanto tempo você terá retorno para tomar essa decisão.
Aprenda aqui como fazer um inventário de estoque.
Promoções aumentam mesmo as vendas?
Aqui também é preciso observar com atenção o que acabamos de citar no tópico anterior. Quando você tem o real valor do lucro do negócio, você começa a entender as promoções.
Só quando você vê a cadeia de processos para colocar seu produto na prateleira é que pode começar a pensar em trabalhar descontos e com muita cautela!
“Mesmo que você venda muito, esse desconto não vai pagar aquilo que investiu. Porque, quando você tem a real noção de quanto ganha de lucro, nem toda promoção que faz vender mais consegue cobrir o desconto que deu”, alerta Bruno.
Dar descontos deve ser uma “carta na manga” no controle financeiro do seu negócio e não uma prática cotidiana na hora de entender como precificar seu produto.
O preço do seu produto deve cobrir as despesas da sua produção e ainda te dar lucro. Quando você der um desconto, pense que só é seguro se ele abater, e muito pouco, a parte do seu lucro e não do custo.
Crie estratégias na hora de baixar preços
Companhias aéreas costumam baixar os preços das passagens em épocas de grande procura. Elas perdem dinheiro com isso? Não! “Isso só é possível porque parte do investimento em publicidade é usada para cobrir esse desconto, que pode chegar a 50%. Basta remanejar o dinheiro do caixa da sua empresa”, exemplifica Bruno.
Percebe como é importante conhecer de forma detalhada o controle financeiro do seu negócio até para criar promoções?
Faça um planejamento anual de vendas baseado em grandes datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, entre tantas outras para que você possa cobrir os descontos atrativos com parte da receita que dedica ao seu marketing.
Lembrando que a divulgação e a promoção são também custos que você deve incluir na hora de compreender como precificar seu produto.
Estas ações são muito importantes para fidelizar e conquistar clientes novos, ajudando o seu negócio a crescer. Portanto, não desista da publicidade, antes, faça dela uma aliada da sua empresa.
Agora que você descobriu como precificar o seu produto, aproveite também para saber por que ter um sistema de automação comercial no meu negócio pode garantir um melhor gerenciamento das vendas.