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Quais as palavras que um vendedor nunca pode usar? Melhore a sua argumentação!

Sabe quais as palavras que um vendedor nunca pode usar? Veja como falar de forma mais assertiva com os clientes para fechar mais vendas.
Publicado por Equipe Cielo

Vendedora atendendo cliente de forma correta sem utilizar as palavras que um vendedor não pode usar, dentro de uma loja de roupas

Você sabe quais as palavras que um vendedor nunca pode usar se quiser ter sucesso em suas vendas?

Pois é, existem frases e expressões que podem colocar qualquer negociação a perder e devem ser evitadas a todo custo.

A seguir, vamos mostrar quais são esses termos e descobrir alternativas para afinar seu discurso de vendas.

Continue lendo o texto a seguir e aprimore a comunicação com seus clientes!

Existem palavras que um vendedor nunca pode usar?

Sim, há palavras e expressões que vendedores nunca podem usar, se quiser ter um bom índice de sucesso em suas negociações.

É claro que não existem regras fechadas sobre como deve ser o discurso de vendas, mas garantimos que alguns termos devem ser evitados para garantir uma comunicação eficaz com clientes.

Por exemplo, o uso contínuo de palavras negativas e evasivas atrapalha o andamento da conversa e pode gerar insegurança nos consumidores.

Por isso, é importante ter um direcionamento para construir sua abordagem de vendas com a linguagem certa, aumentando as chances de fechar bons negócios.

Qual é a importância de causar uma boa primeira impressão?

A primeira impressão é a que fica – e isso é especialmente verdadeiro na relação entre vendedores e clientes.

Logo, é fundamental que você consiga encantar seus clientes no primeiro atendimento, usando as palavras certas e os argumentos de vendas mais adequados para o perfil da pessoa.

Isso vai deixar consumidores mais abertos à abordagem e mais propensos a tomarem a decisão de compra.

Quais as palavras que um vendedor nunca pode usar?

Vamos conferir agora as palavras e expressões que devem ser evitadas por vendedores a todo custo.

Acompanhe.

Não!

Pode ser desafiador evitar o “não” durante uma venda, mas é um ponto importante para tornar seu discurso mais positivo e persuasivo.

Se a pessoa pedir um desconto muito grande, que você não tem condições de oferecer, por exemplo, você pode responder algo como “entendo que é importante ter um desconto, então, consigo até 5% no pagamento à vista, que tal?”.

Eu acho…

Dizer que “acha” algo é um sinal claro de despreparo aos olhos da clientela, pois vendedores sempre precisam ter certeza sobre as informações passadas.

E é claro que ninguém sabe tudo, então, se você tiver dúvidas sobre algum detalhe, prefira dizer “vou confirmar essa informação com a área responsável e retorno em breve com os detalhes”.

Você está errado

Se tem algo que consumidores não suportam é ter seus erros apontados durante uma venda.

Por isso, nunca diga que a pessoa está errada.

Em vez disso, use um discurso do tipo “entendo seu ponto de vista, mas os especialistas garantem que esse produto tem essa funcionalidade e pode oferecer os recursos que você procura”.

Quanto você pretende gastar?

Se você perguntar quanto uma pessoa pretende gastar em uma compra, ela sempre vai responder com o mínimo valor possível.

Por isso, evite essa abordagem e mostre que o seu produto tem um excelente custo-benefício, ressaltando os benefícios da oferta que justificam seu preço.

Tem esse, só que é mais caro

Nada pior do que oferecer um produto de qualidade superior e acabar com a sua oferta ressaltando o preço mais alto.

Esqueça o valor a mais que será gasto e foque nos benefícios que os clientes terão, de modo que o preço se torne apenas um fator secundário na negociação.

Acabei de chegar por aqui

Ninguém quer descobrir que a pessoa responsável pela venda acabou de chegar à empresa e tem pouca experiência.

Independentemente do seu tempo de empresa, mostre domínio e segurança ao falar sobre os produtos e não deixe que percebam que você chegou recentemente.

Isso não é problema meu

Na hora de fazer uma venda, é proibido dizer que não se pode resolver os problemas dos consumidores.

Em vez disso, faça tudo o que estiver ao seu alcance para resolver a situação e, se preciso, busque ajuda, fazendo o papel de intermediador.

É culpa de outro departamento

Vendedores competentes nunca empurram sua responsabilidade para outras pessoas ou áreas da empresa.

Por isso, se você deparar com uma situação em que outro departamento é o responsável, faça a intermediação para resolver o problema e evite “despachar” a pessoa para outra área.

Eu não posso fazer isso

Dizer que não pode fazer o que clientes pedem também é um erro crasso em uma venda.

Se for solicitado algo que está fora do seu alcance, explique que vai acionar a pessoa responsável e dar um retorno o mais rápido possível.

Se você não encontrou aqui, é porque nós não temos

Essa frase soa como uma grande afronta para qualquer pessoa que pensa em comprar seus produtos ou serviços.

Afinal, mesmo que um consumidor não tenha visto o que procura, o item pode estar em estoque ou guardado fora de sua vista.

Então, tenha educação nessas situações e, se realmente o produto não estiver disponível, ofereça alternativas.

Nunca reclamaram disso

Essa é a pior maneira de lidar com uma reclamação, uma vez que cada pessoa é única e tem suas demandas particulares em relação a um produto ou serviço.

Portanto, independentemente do que foi solicitado, procure resolver o problema da melhor forma possível.

É o melhor produto do mercado

Esse tipo de frase soa como um clichê e não é levada a sério pelos consumidores.

No lugar dessa afirmação, procure qualificar o produto de forma mais autêntica, dizendo algo como “o produto com o melhor custo-benefício do segmento, as melhores funcionalidades, o melhor suporte, etc”.

O produto foi feito para você

Outra frase que gera mais desconfiança do que interesse em consumidores.

Em vez de dizer que foi feito para a pessoa, diga que é desenvolvido sob medida para suas necessidades – se puder garantir e mostrar por quê.

Você nunca vai conseguir uma proposta melhor

Dizer que a pessoa não vai conseguir uma proposta melhor é um desafio para que ela procure a concorrência e tire a prova.

Em vez de usar essa expressão batida, diga que está à disposição e demonstre confiança, de modo que a pessoa entenda que é livre para decidir e que tem em mãos um bom orçamento.

5 dicas para atender melhor e vender mais

Para fechar, confira 5 dicas rápidas para vender mais e melhor:

  • Conheça bem o seu produto ou serviço para oferecer informações confiáveis
  • Entenda as dores da sua persona, estudando quais são os desafios enfrentados no dia a dia dos clientes e como seu produto/serviço pode ajudar a solucioná-los
  • Aprenda sobre linguagem corporal, adotando gestos, expressões e uma postura confiante diante dos clientes
  • Desenvolva a escuta ativa para entender as necessidades de cada pessoa e realizar uma venda consultiva
  • Domine os gatilhos mentais, como urgência (oferta por tempo limitado), escassez (últimas unidades) e prova social (outros clientes aprovam esse produto).

Invista em comunicação e melhore a experiência de clientes

Com as estratégias de comunicação certas, você pode criar uma experiência de clientes memorável e aumentar suas vendas.

O ajuste da linguagem é apenas o primeiro passo, mas também é preciso criar um bom script de vendas, utilizar frases de promoção para atrair clientes e apostar em técnicas de persuasão.

Além disso, depois que a venda for concluída, é importante que os clientes tenham conveniência e comodidade para escolher as melhores formas de pagamento.

Nisso, a Cielo pode ajudar sua empresa com as melhores soluções de pagamento para lojas físicas e virtuais.

Conheça nossas maquininhas de cartão campeãs e tudo o que temos a oferecer para o e-commerce!

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