Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fazer um catálogo online? Aplique estas dicas e aumente suas vendas

Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora de loja de roupas ajusta cachecol em caixa de envio, que vendeu após fazer catálogo virtual.

Imagine chegar a um restaurante, sentar para fazer uma refeição e não ter acesso a um cardápio. Péssimo, não? Pior ainda é ter que esperar muito tempo até que um atendente lhe entregue uma versão física do material.

Pois este exemplo também serve para mostrar que é importante saber como fazer catálogo virtual e mostrar aos seus clientes os produtos e serviços que oferece.

Ter um catálogo de produtos online é uma estratégia essencial para empresas de qualquer segmento.

Com ele, é possível mostrar seu portfólio, detalhando informações que, muitas vezes, poderiam não estar disponíveis por uma simples questão de espaço em seu site ou nas folhas físicas.

E os catálogos digitais são importantes não só para quem tem loja virtual, mas também para quem atua apenas nos estabelecimentos físicos.

Afinal, eles podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora pelos seus clientes, ajudando na tomada de decisão na hora de fechar uma compra.

Quer conhecer outros benefícios de ter um catálogo online? Então, continue a leitura e saiba como montar o seu!

Por que sua empresa deve ter um catálogo de produtos online?

Antes de explicarmos como fazer catálogo virtual, vamos entender porque ele é um item tão importante para qualquer organização de sucesso.

Ele é uma excelente opção para ampliar a divulgação dos seus produtos e, consequentemente, impulsionar suas vendas online.

O catálogo de produtos online pode ser tão crucial para fechar uma venda quanto oferecer parcelamento ou disponibilizar diversas formas de pagamento.

Além disso, o catálogo virtual é mais sustentável e pode ser atualizado com frequência, diminuindo bastante os custos envolvidos na produção dos tradicionais impressos, por exemplo.

Mais do que um item de comunicação, ele é uma ferramenta de vendas e deve ser considerada como uma das principais peças do seu negócio.

Sabendo como fazer catálogo virtual, você consegue:

  • Aumentar o alcance do seu portfólio junto ao público-alvo. Afinal, ao contrário da versão impressa, você pode enviar seu catálogo por e-mail, aplicativos de mensagens ou disponibilizá-lo para download no seu site;
  • Oferecer informações mais detalhadas do seu produto ou serviço;
  • Explorar a interatividade, colocando links para que seu consumidor acesse diretamente sua loja virtual ou seus canais de contato a partir do próprio catálogo;
  • Ter versões customizadas do catálogo de produtos online, oferecendo apenas uma parte do seu portfólio para clientes específicos ou preparando edições especiais em datas com maior apelo comercial – como o Natal e a Black Friday, por exemplo.

Como fazer catálogo virtual?

Agora que você já sabe as vantagens de ter um catálogo de produtos online, vale também falar um pouco sobre como ele deve ser para ajudar nas suas vendas.

Para isso, separamos as principais dicas abaixo. Confira!

Otimize seu catálogo para celulares

É possível que sua equipe de vendas e grande parte dos seus clientes utilize o celular para acessar seu catálogo de produtos online em algum momento.

Por isso, ao pesquisar como fazer catálogo virtual, leve em conta essa tendência e considere importante que ele seja otimizado para visualização em telas menores.

O arquivo também não deve ser muito pesado para ocupar menos espaço nos aparelhos e evitar que não consiga ser acessado por causa de alguma conexão de internet lenta, por exemplo.

Explore as “chamadas para ação”

Pense no que você espera que seus clientes façam antes de saber como fazer catálogo virtual. Você quer que eles entrem em contato para negociar ou agendar uma visita? Ou quer levá-los diretamente ao seu site para concretizar a compra?

Para isso, use “call to action” (chamadas para ação).

Também conhecidas como CTAs, elas são um recurso textual para “chamar” o cliente a executar alguma ação como, por exemplo, “Ligue já”, “Visite nosso site” ou “Compre agora”.

Uma dica muito importante sobre como fazer um catálogo virtual é: explore o uso dos CTAs em links e botões interativos, que possibilitem o acesso direto ao canal que você deseja direcionar seu público-alvo naquele momento.

Detalhe bem as informações

Como falamos, o catálogo digital é uma ferramenta que pode ajudar na tomada de decisão dos seus clientes. E, para isso, nada melhor do que detalhar bem as informações sobre seus produtos e serviços.

Você pode até fazer uma descrição resumida para clientes que buscam uma informação mais objetiva sobre os itens do seu portfólio. Mas não deixe de oferecer mais detalhes em seguida, caso eles busquem saber mais sobre o produto/serviço.

Essa é uma dica muito importante sobre como fazer catálogo virtual, então indique as dimensões do produto (comprimento, altura, largura, peso e volume), assim como um descritivo dos principais recursos e especificações técnicas.

Não esqueça de dar orientações básicas de uso, critérios de utilização e informações adicionais como tempo de garantia e modelo. Se possível, informe também condições de logística e prazos de entrega.

Ah! E use imagens nítidas e visualmente atraentes que mostrem o produto por diversos ângulos.

Organize o conteúdo

Quando falamos sobre como fazer catálogo virtual, pode vir à mente apenas a parte visual do material, porém, deixar de lado a escrita é um grande erro que muitos cometem.

A disposição do conteúdo no seu catálogo de produtos online é essencial para manter a atenção dos clientes. Por isso, organize seus conteúdos por categorias e em ordem alfabética para facilitar.

Se precisar de referências, inspire-se na forma como a Amazon e outras lojas virtuais fazem essa organização.

Para saber como fazer um catálogo virtual, busque inspiração dos seus concorrentes não só para avaliar boas práticas, mas também identificar oportunidades de melhoria para o seu negócio.

Vale lembrar que, além da disposição, o que vai escrever deve estar bem revisado (pode parecer uma falha pequena, mas um texto errado tira a credibilidade de uma empresa) e de forma resumida e breve porque ninguém tem tempo de ler conteúdos grandes.

Inclua provas sociais e depoimentos de clientes

Um recurso importante no momento de aprender como fazer catálogo virtual é levar em conta que ele deve ter depoimentos de clientes sobre seus produtos.

As chamadas “provas sociais” são consideradas “gatilhos” poderosos para ajudar a concretizar uma venda.

Afinal, quem nunca experimentou uma comida ou viu um filme com base na recomendação de outra pessoa? Nos negócios, não é diferente, por isso a importância de saber como montar um catálogo digital sem deixar esse item importante de lado.

Utilizar estes depoimentos no seu catálogo de produtos online é uma maneira eficiente de “fazer com que seus clientes ajudem a conquistar mais clientes” para você.

Ou seja, ter um material online para ajudar nas vendas ajuda muito, mas saber como fazer catálogo virtual de forma certa, seguindo as dicas que demos aqui, vai ajudar muito mais no momento de fazer suas vendas.

Preparado para ganhar mais depois de repaginar seu catálogo?

Então não deixe de oferecer as melhores opções de pagamento escolhendo a maquininha de cartão ideal para seu negócio físico ou a solução completa para sua loja virtual!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288