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Dicas e Histórias de Sucesso

Por que fazer um catálogo online

Publicado por Equipe Cielo

Imagine chegar a um restaurante, sentar para fazer uma refeição e não ter acesso a um cardápio. Péssimo, não? Pois este exemplo também serve para mostrar por que fazer um catálogo online e mostrar aos seus clientes os produtos e serviços que você oferece.

Ter catálogo online é uma estratégia essencial para empresas de qualquer segmento. Com ele, é possível mostrar seu portfólio de produtos, detalhando informações que, muitas vezes, poderiam não estar disponíveis por uma simples questão de espaço no seu site.

E os catálogos digitais são importantes não só para quem tem loja virtual, mas também para quem atua apenas nas lojas físicas.

Afinal, eles podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora pelos seus clientes, ajudando na tomada de decisão na hora de fechar uma compra.  

Quer conhecer outros benefícios de ter um catálogo online? Então, continue a leitura!

Por que sua empresa deve ter um catálogo de vendas online?

Ter um catálogo virtual é uma excelente opção para ampliar a divulgação dos seus produtos e, consequentemente, impulsionar suas vendas online.

Ele pode ser tão importante para fechar uma venda quanto oferecer parcelamento ou disponibilizar diversas formas de pagamento.

Além disso, o catálogo online é mais sustentável e pode ser atualizado com frequência, diminuindo bastante os custos envolvidos na produção dos tradicionais catálogos impressos, por exemplo.

Mais do que um item de comunicação, o catálogo é uma ferramenta de vendas e deve ser considerada como uma das principais peças do seu negócio. Com um catálogo de vendas online você consegue:

  • Aumentar o alcance do seu portfólio junto ao público-alvo. Afinal, ao contrário da versão impressa, você pode enviar seu catálogo por e-mail, aplicativos de mensagens ou disponibilizá-lo para download no seu site;
  • Oferecer informações mais detalhadas do seu produto ou serviço;
  • Explorar a interatividade, colocando links para que seu consumidor acesse diretamente sua loja virtual ou seus canais de contato a partir do próprio catálogo;
  • Ter versões customizadas do catálogo online, oferecendo apenas uma parte do seu portfólio de produtos para clientes específicos ou preparando edições especiais em datas com maior apelo comercial – como o Natal e a Black Friday, por exemplo.

O que seu catálogo online deve ter

Agora que você já sabe as vantagens de ter um catálogo online com seus produtos, vale também falar um pouco sobre como ele deve ser para ajudar nas suas vendas.

Otimize seu catálogo para celulares

É possível que sua equipe de vendas e grande parte dos seus clientes utilize o celular para acessar seu catálogo em algum momento. Por isso, é importante que ele seja otimizado para visualização em telas menores e que o arquivo não seja muito pesado para não ocupar muito espaço nos aparelhos.

Explore as “chamadas para ação”

Pense no que você espera que seus clientes façam ao olhar seu catálogo online. Você quer que eles entrem em contato para negociar ou agendar uma visita? Ou quer levá-los diretamente ao seu site para concretizar a compra?

Para isso, explore o uso do “call to action” (chamadas para ação). Também conhecidas como CTAs, elas são um recurso textual para “chamar” o cliente a executar alguma ação como, por exemplo, “Ligue já”, “Visite nosso site” ou “Compre agora”.

Explore o uso dos CTAs em links e botões interativos, que possibilitem o acesso direto ao canal que você deseja direcionar seu público-alvo.

Detalhe bem as informações

Como falamos, o catálogo digital é uma ferramenta que pode ajudar a tomada de decisão dos seus clientes. E, para isso, nada melhor do que detalhar bem as informações sobre seus produtos e serviços.

Você pode até fazer uma descrição resumida para clientes que buscam uma informação mais objetiva sobre os itens do seu portfólio. Mas não deixe de oferecer mais detalhes em seguida, caso eles busquem saber mais sobre o produto/serviço.

Indique as dimensões do produto (comprimento, altura, largura, peso e volume), assim como um descritivo dos principais recursos e especificações técnicas.

Não esqueça de dar orientações básicas de uso, critérios de utilização e informações adicionais como tempo de garantia e modelo. Se possível, informe também condições de logística e prazos de entrega.

Ah! E use imagens nítidas e visualmente atraentes que mostrem o produto por diversos ângulos.

Organize o conteúdo

A disposição do conteúdo no seu catálogo online é essencial para manter a atenção dos clientes. Por isso, organize seus conteúdos por categorias e em ordem alfabética para facilitar.

Se precisar de referências, inspire-se na forma como a Amazon e outras lojas virtuais fazem essa organização. Busque catálogos dos seus concorrentes não só para avaliar boas práticas, mas também identificar oportunidades de melhoria para o catálogo do seu negócio.

Inclua provas sociais e depoimentos de clientes

Um recurso importante que seu catálogo online deve ter são os depoimentos de clientes sobre seus produtos. As chamadas “provas sociais” são consideradas “gatilhos” poderosos para ajudar a concretizar uma venda.

Afinal, quem nunca experimentou uma comida ou viu um filme com base na recomendação de outra pessoa? Nos negócios, não é diferente. E utilizar estes depoimentos no seu catálogo é uma maneira eficiente de “fazer com que seus clientes ajudem a conquistar mais clientes” para você.

 

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