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Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender mais no final do ano? Veja como atrair novos clientes

Publicado por Equipe Cielo

papai Noel no final de ano em supermercado aproveitando os produtos a venda

Quando chega dezembro, muita gente espera ansiosamente pelas festas que movimentam essa época. Sabe o que isso significa? Promessa de aumento no faturamento!

Logo, se você tem um pequeno ou grande negócio, é importante se preparar e aprender dicas de como vender mais no final do ano. Para atender a alta demanda do período, é preciso se preparar com muita antecedência.

Como sempre, não existe receita de bolo e tudo pode ser adaptado conforme o tipo e tamanho do seu negócio, mas seguindo nossas indicações conseguirá ver um aumento significativo no fluxo do caixa. Ficou interessado? Então confira esse artigo e comece a se preparar!

Aprenda como vender mais no final do ano com 10 dicas poderosas

Você pode aumentar seu faturamento mudando muitos detalhes em seu negócio. Para isso, separamos os 10 mais importantes para melhorar os resultados durante este período.

1. Crie combos de presentes

Nessa época, é comum que as pessoas tenham vontade de presentear vários amigos e familiares. Mas nem sempre o orçamento permite.

Se você não sabe o que vender no fim de ano, uma forma de ajudar seus clientes a não deixar ninguém de fora da lista é combinar diversos itens da sua loja.

Assim, você vende os produtos por um preço único e motiva os consumidores a comprar tudo de uma vez.

Para motivar as compras por impulso, o combo deve ter um valor menor do que seria cobrado individualmente por cada item. Consequentemente, isso ajuda muito se quiser saber como vender mais no final do ano.

2. Valorize clientes leais

Sabe aquelas pessoas que compram com você o ano inteiro? É hora de buscar essas informações e usar os dados para elevar o seu faturamento. Faça uma lista das que mais consomem sua marca e valorize-as.

Entre as dicas sobre o que mais vende no final de ano, que tal criar um código promocional para quem comprou um determinado número de vezes na sua loja? Ou oferecer a ele um brinde especial ou frete grátis nas vendas virtuais?

Um simples reconhecimento pode funcionar como uma boa alavanca do negócio. E, de quebra, contribuir para aumentar ainda mais a fidelização desses consumidores.

3. Explore o FOMO

FOMO é a abreviatura das iniciais do termo Fear of Missing Out (medo de ficar de fora, em tradução livre). A expressão é usada para descrever a sensação que as pessoas podem sentir por não comprarem um determinado produto ou perderem uma promoção.

Não por acaso, o FOMO acaba sendo um gatilho muito utilizado por quem busca saber como vender mais no final do ano. Experimente fazer promoções relâmpago nas lojas físicas ou incluir contagem regressiva para marcar o fim de uma oferta no seu e-commerce.

Explore o senso de urgência para acelerar a decisão de compra dos seus clientes!

4. Promova uma liquidação

Aproveite o momento de alta na demanda e faça uma liquidação dos produtos que estão sem muita rotatividade no seu estoque.

Oferecer esses itens com descontos significativos ou até como brindes em compras acima de um determinado valor pode ser uma boa chance de incrementar suas vendas.

Ah! Não se esqueça que as liquidações podem ser uma ótima estratégia para as vendas de final de ano também. Afinal, muita gente recebe dinheiro ou cartões pré-pagos como presente de Natal – e esse é o momento para gastá-los!

5. Facilite o pagamento para seus clientes

As formas de pagamento são tão importantes na tomada de decisão de compra quanto o preço e as promoções. Afinal, é comum que o fim de ano crie um aumento de despesas e seus clientes precisam encontrar a melhor forma de pagar por tudo.

Dessa maneira, é importante facilitar a compra nas vendas de final de ano. Além de disponibilizar vários meios de pagamento, é essencial oferecer também opções de parcelamento.

6. Invista na decoração temática

Outra forma de como vender mais no final do ano é deixar a sua loja ou plataforma na internet no clima natalino. Isso ajuda a atrair clientes que estão no espírito das festas.

No caso de loja física, aproveite para utilizar os itens do ano passado, por exemplo. Já na loja virtual, uma brincadeira com o logo pode ser uma boa ideia para dar um ‘up’ na decoração.

7. Crie boas campanhas de marketing

Se você está precisando aumentar o faturamento, aposte nas redes sociais, e-mail marketing, anúncios online e outros canais de comunicação para promover suas ofertas e produtos de forma atraente.

Realize, por exemplo, transmissões ao vivo nas redes sociais para mostrar os bastidores de sua empresa durante a temporada de festas. Apresente os preparativos para eventos especiais, montagem de decorações, etc. E, claro, aproveite para falar sobre as ofertas e opções de presente.

8. Invista em programas de fidelidade ou recompensas

Oferecer incentivos para clientes fiéis, como descontos exclusivos ou pontos de recompensa que podem ser trocados por produtos ou serviços, é uma das formas de como vender mais no final do ano. Afinal de contas, as pessoas gostam de comprar em lugares em que “ganharão” algo.

Crie diferentes níveis dentro do programa de fidelidade, onde os clientes podem avançar com base em seu histórico de compras, isso pode ser um grande incentivo para ele gastar mais dinheiro no seu negócio. Cada nível pode oferecer benefícios adicionais, como descontos mais altos ou acesso antecipado a vendas.

Mais uma forma de aumentar as vendas de final de ano é incentivar os membros do programa de fidelidade a indicarem novos clientes. Ofereça recompensas especiais, como pontos extras ou descontos adicionais, sempre que uma nova pessoa se inscrever e fizer uma compra.

9. Ofereça entrega rápida e opções de frete grátis

Um aspecto que tem muito peso na decisão de compra é a questão sobre o prazo para receber a encomenda. Este tópico vai além de entender sobre o que mais vende no final de ano. As plataformas oferecem opções de entrega rápida e, se possível, frete grátis, especialmente próximo às datas comemorativas, saem na frente.

Faça parcerias com empresa de entrega ou, se a sua loja faz parte de um marketplace, verifique a possibilidade de trazer mais agilidade para este assunto.

Estabeleça um valor mínimo de compra para qualificar os clientes para o frete grátis. Isso incentiva a aumentar o ticket médio para evitar custos de entrega, sendo mais um jeito de como vender mais no final do ano.

10. Aproveite para fazer o lançamento de novos produtos ou coleções

Muitos empreendedores ficam em dúvida sobre o que vender no fim de ano. Que tal oferecer algo que o cliente nunca viu? Aproveite a temporada para lançar novos produtos ou coleções que possam atrair a atenção dos consumidores em busca de presentes únicos e exclusivos.

Lembre-se de adaptar essas estratégias de como vender mais no final do ano ao seu público-alvo e ao tipo de negócio que você possui. Isso vai garantir mais eficiência para as suas ações.

E não se esqueça de contar com as nossas melhores maquininhas de cartão para oferecer condições de pagamento facilitadas. Boas vendas!


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