Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar um brechó? Veja como ter seu negócio com pouco dinheiro!

Publicado por Equipe Cielo

A época em que comprar roupas era sinônimo de ir ao shopping está ficando para trás. Por isso, as pessoas que desejam empreender com pouco esforço financeiro buscam informações sobre como montar um brechó que realmente gere resultados satisfatórios. E vamos falar sobre isso nesse texto!

Se a gente voltar um pouquinho no tempo, vamos lembrar que os brechós eram associados a coisas velhas, mas, aos poucos, essa visão negativa tem ficado de lado. Mais do que preços acessíveis: trata-se de uma iniciativa sustentável dentro da estratégia de economia coletiva.

 

Sendo assim, será que abrir um brechó vale a pena? Pois é disso que vamos falar mais abaixo.

Assim como as grandes marcas, os brechós não se limitaram às lojas físicas, e invadiram o ambiente digital. É possível encontrá-los em redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo. Tem oportunidades para todos os gostos!

Está pensando em abrir esse tipo de negócio? Antes, veja algumas ideias criativas para brechó e dicas da Cielo para ter sucesso!

 

Aprenda como montar um brechó

Separamos as dicas mais importantes para quem pensa em vender itens usados abrindo um brechó. Anote tudo e veja como pode ser vantajoso e sustentável e aprimore aquelas que funcionarem melhor para o seu caso.

1) Defina o local

Ambientes físicos (bem localizados) e digitais podem se completar, ainda mais quando falamos de roupas e acessórios.

Conversamos com o Vagner Vital, de 29 anos, frequentador assíduo de brechós. Ele afirma que os consumidores têm o desejo de provar e querem tocar os produtos para verificar o estado das peças.

Por isso, se quiser saber como montar um brechó, investir em um ambiente físico é tão importante quanto ter perfis nas redes sociais. Porém, ao ter um local físico, você terá que lidar com outra situação: como sua lojinha deve ser?

Duas coisas que não você não poderá abrir mão: organização e limpeza. Se não houver atenção com esses pontos, os consumidores certamente irão se afastar.

Lembra daquela “fama” de os brechós serem comércios que vendem coisas velhas? Bagunça, roupas sujas, com “cheiro de guarda-roupa” são atributos que reforçam essa imagem antiquada. Então, atente-se a estes detalhes para não perder clientes.

Quer se destacar? Invista na aparência da loja e também estude sobre como montar um brechó online, pois assim diversifica suas vendas em dois canais. Um ambiente retrô e aconchegante, por exemplo, pode atrair mais consumidores e, mais que isso, fidelizá-los.

Leia mais: Negócios lucrativos para pequenas cidades

2) Estudo de mercado

Toda decisão que você tomar ao pensar como montar um brechó deve ser a partir de um estudo do mercado e/ou dos seus clientes. É necessário avaliar desde a localização do ponto de vendas até os produtos que serão disponibilizados no local.

Separar um tempo da semana para conhecer outros brechós que podem servir como inspiração é muito importante.

 

Além, é claro, de dar uma espiadinha no que os concorrentes diretos estão fazendo. Afinal, benchmarking é relevante para qualquer negócio.

3) Divulgação é necessária

Já sabe como montar um brechó? Então chegou a hora de divulgá-lo, pois não adianta ter um ambiente fantástico sem que as pessoas o conheçam.

Vamos dar outra dica rapidinho: não foque nos produtos. Produza ações que mostrem o porquê de as pessoas estarem consumindo cada vez mais em brechós, por exemplo.

Eu ouvi alguém falar em consumo responsável e sustentabilidade ou economia coletiva? Isso mesmo! Uma pauta que está em evidência é uma boa forma de atrair as pessoas para seu brechó.

Investir em anúncios nas redes sociais — principalmente no Instagram — é uma prática comum no setor. Com estas ações é possível construir segmentações que atinjam seu público-alvo de forma mais assertiva. Esta dica é ainda mais importante se o seu objetivo for aprender como montar um brechó online, já que todas as ações vão depender do ambiente digital.

Leia mais: Como abrir uma empresa em 3 pessoas

4) Produtos conservados

Ainda está em dúvida se abrir um brechó vale a pena devido a ‘fama’ antiga? Para desconstruir a imagem de lugar que vende produtos velhos é necessário se atentar à qualidade das peças adquiridas. Encontrou defeitos? Conserte-os antes de disponibilizá-los no seu espaço.

Além disso, cheiros desagradáveis podem afastar clientes e você deve levar isso em conta. Mesmo que a ideia seja saber como montar um brechó simples, esse item jamais pode ser deixado de lado.

 

Portanto, lave todos os produtos adquiridos para que eles fiquem com aspecto de novos e contribuam positivamente com a imagem do seu brechó.

Amaciantes e perfumes deixam as roupas com cheiros incríveis e com cara de novas! Vale a pena fazer este investimento.

 

Por que as pessoas vão ao brechó?

Essa pergunta é muito importante para quem busca dicas de como montar um brechó.

 

Você acha que o preço mais acessível e o consumo consciente são os únicos motivos pelos quais as pessoas têm comprado em brechós? Se sim, está enganado.

Segundo o nosso entrevistado Vagner Vital, que faz regularmente suas comprinhas em brechós, muitos se sentem atraídos pelos valores, mas este está longe de ser o único atrativo.

Vagner destaca que muitas pessoas buscam por peças quase exclusivas e que dificilmente achariam nas lojas populares. Logo, leve isso em conta em suas ideias criativas para brechó.

 

Além disso, ele afirma que é possível encontrar produtos muito cobiçados, mas que tinham um valor elevado, por um esforço financeiro muito menor nos brechós.

Condições de pagamento

É claro que quer vender muito, senão não estaria pesquisando como montar um brechó, não é mesmo? Por isso, você deve pensar nas formas de pagamento que seu público vai exigir.

Hoje, por menor que seja o seu negócio, não aceitar cartão é algo impensável. Ou seja, mesmo que queira saber como montar um brechó simples, não pode fugir dessa dica. A não ser que você não ligue de perder algumas vendas durante o dia. E isso nós sabemos que ninguém quer!

Neste caso, sugerimos a leitura do artigo em que explicamos as razões para ter uma maquininha em um pequeno negócio. Separe cinco minutos do seu dia e veja como essa forma de pagamento pode ajudar a potencializar os resultados do seu empreendimento.

 

E aí, já sabe como montar um brechó e vai colocar tudo em prática? Desejamos sucessos nesta sua jornada.

Ah, se quiser saber como montar um negócio com 5 mil reais, reunimos algumas dicas aqui no blog também. Leia quando puder!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288