Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar um brechó: tenha seu negócio com pouco dinheiro

Publicado por Equipe Cielo

Você possui muitas roupas que não estão sendo utilizadas? Transforme esse problema num negócio. Confira 4 dicas infalíveis de como montar um brechó

 
A época em que comprar roupas era sinônimo de ir ao shopping está ficando para trás cada vez mais rápido. Por isso, as pessoas que desejam empreender com pouco esforço financeiro buscam informações para entender como montar um brechó, que realmente gere resultados satisfatórios.
Se a gente voltar um pouquinho no tempo, vamos lembrar que os brechós eram associados a coisas velhas. Hoje, surgem comércios do tipo aos montes e, aos poucos, essa visão negativa tem ficado de lado. Mais do que preços acessíveis: trata-se de uma iniciativa sustentável.
Assim como as grandes marcas, os brechós não se limitaram às lojas físicas, e invadiram o ambiente digital. É possível encontrá-los em redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo. Tem para todos os gostos!
Está pensando em abrir seu brechó? Antes, veja algumas dicas da Cielo:
 

1) Defina o local do seu brechó

Ambientes físicos (bem localizados) e digitais podem se completar, ainda mais quando falamos de roupas e acessórios.
Conversamos com o Vagner Vital, de 29 anos, frequentador assíduo de brechós. Ele afirma que os consumidores têm o desejo de provar e querem tocar os produtos para verificar o estado das peças.
Por isso, investir em um ambiente físico é tão importante quanto ter perfis nas redes sociais. Porém, ao ter um brechó físico, você terá que lidar com outra situação: como sua lojinha deve ser?
Duas coisas que não podemos abrir mão: organização e limpeza. Se não houver atenção com esses dois pontos, os consumidores certamente irão se afastar.
Lembra daquela “fama” de os brechós serem comércios que vendem coisas velhas? Bagunça, roupas sujas, com “cheiro de guarda-roupa” são atributos que reforçam essa imagem antiquada. Então, atente-se a estes detalhes para não perder clientes.
Quer se destacar entre os brechós? Invista na aparência da loja. Um ambiente retrô e aconchegante, por exemplo, pode atrair mais consumidores e, mais que isso, fidelizá-los.
Leia mais: Negócios lucrativos para pequenas cidades
 

2) Estudo de mercado

Toda decisão que você tomar para o seu brechó deve ser a partir de um estudo do mercado e/ou dos seus clientes. Desde a localização do ponto de vendas até os produtos que serão disponibilizados no local.
Separar um tempo da semana para conhecer outros brechós que podem servir como inspiração é muito importante. Além, é claro, de dar uma espiadinha no que os concorrentes diretos estão fazendo. Afinal, benchmarking é relevante para qualquer negócio.
 

3) Divulgação é necessária

Já sabe como montar um brechó? Então chegou a hora de divulgá-lo, pois não adianta ter um ambiente fantástico sem que as pessoas o conheçam.
Vamos dar outra dica rapidinho: não foque nos produtos. Produza ações que mostrem o porquê de as pessoas estarem consumindo cada vez mais em brechós, por exemplo.
Eu ouvi alguém falar em consumo responsável e sustentabilidade??? Isso mesmo! Uma pauta que está em evidência é uma boa forma de atrair as pessoas para seu brechó.
Investir em anúncios nas redes sociais — principalmente no Instagram — é uma prática comum no setor. Com estas ações é possível construir segmentações que atinjam seu público-alvo de forma mais assertiva.
Leia mais: Como abrir uma empresa em 3 pessoas
 

4) Produtos conservados

Para desconstruir a imagem de lugar que vende produtos velhos é necessário se atentar à qualidade das peças adquiridas. Encontrou defeitos? Conserte-os antes de disponibilizá-los no seu espaço.
Além disso, cheiros desagradáveis podem afastar clientes. Portanto, lave todos os produtos adquiridos para que eles fiquem com aspecto de novos e contribuam positivamente com a imagem do seu brechó.
Amaciantes e perfumes deixam as roupas com cheiros incríveis e com caras de novas! Vale a pena fazer este investimento.
 

Por que as pessoas vão ao brechó?

Você acha que o preço mais acessível e o consumo consciente são os únicos motivos pelos quais as pessoas têm comprado em brechós? Se sim, você está enganado.
Segundo o nosso entrevistado Vagner Vital, que faz regularmente suas comprinhas em brechós, muitos se sentem atraídos pelos valores, mas este está longe de ser o único atrativo.
Vagner destaca que muitas pessoas buscam por peças quase exclusivas e que dificilmente achariam nas lojas populares. Além disso, ele afirma que é possível encontrar produtos muito cobiçados, mas que tinham um valor elevado, por um esforço financeiro muito menor nos brechós.
 

Condições de pagamento

É claro que você quer vender muito! Por isso, você deve pensar nas formas de pagamento que seu público vai exigir.
Hoje, por menor que seja o seu negócio, não aceitar cartão é algo impensável. A não ser que você não ligue de perder algumas vendas durante o dia. E isso nós sabemos que ninguém quer!
Então, que tal saber se vale a pena ter uma maquininha em um pequeno negócio? Separe cinco minutos do seu dia e veja como essa forma de pagamento pode ajudar a potencializar os resultados do seu empreendimento.
Ah, se quiser saber como montar um negócio com 5 mil reais, nós reunimos algumas dicas aqui no blog também. Leia quando puder!

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288